Depois do Bison, foi a vez do Jaguar cair
Caça indiano matou uma camponesa no solo
Um caça monoposto Jaguar da Força Aérea Indiana (IAF) caiu hoje, vitimando seu piloto e uma camponesa que trabalhava em um campo agrícola. Este é o segundo acidente com um caça da IAF esta semana.
A aeronave de ataque, que havia decolado da base aérea em Gorakhpur às 12:10, caiu próximo à aldeia de Dilahi Firozpur, cerca de 50 km da base, informou Azamgarh L. Ravi Kumar. O avião explodiu matando uma camponesa de 18 anos, identificada apenas como Ruma, disse ele, acrescentando que duas outras mulheres que trabalhavam na área também foram feridas no acidente. O nome do piloto não foi divulgado.
Uma equipe IAF chegou ao local do acidente e retirou o corpo do piloto, disse ele. Na terça-feira, um avião de caça MiG-21 caiu no aeródromo Naal no distrito de Rajasthan Bikaner, matando o piloto. Em 4 de fevereiro, um avião MiG-21 “Bison” caiu aparentemente devido a um problema no motor, durante um voo de rotina em Sheopur Madhya Pradesh, mas o piloto ejetou em segurança.
Em 2010 ocorreram 10 acidentes com aeronaves da IAF, incluindo quatro MiG-27 e dois aviões MiG-21. O Ministro da Defesa disse em Lok Sabha na segunda-feira que 24 acidentes com aviões de caça ocorreram nos últimos três anos, em que quatro militares e cinco civis perderam a vida. Destes acidentes, 23 por cento foram devido a erro humano, segundo ele.
FONTE: Sakaal Times
Tantos acidentes e com taixas de erros humanos tao significativas me faz lembrar daquela entrevista do piloto paquistanes servindo com os turcos, catando aquela marra toda de como eles sao melhores do que a OTAN porque vooam mais “seat of their pants”.
Bem sera que os indianos tambem tem menos regras e procedimentos e adoram “seat of their pants”? Seria essa uma das razoes de atricao tao alta? Seria interessante um estudo serio nesse sentido.
No papel a IAF é enorme, razoavelmente moderna e poderosa. Mas o histórico em combate e de operação deixa muito a desejar.
Tenho minhas dúvidas na capacidade dos indianos de operar tantas e tão diversas aeronaves em um conflito intenso e/ou prolongado.
Sou mais nossos pilotos brasileiros com seus poucos Mikes bem mantidos.
Claro, eu seria muito mais ainda se fossem nossos pilotos com Rhinos ou Gripens bem mantidos rsrsrs
Marine,
Acredito que o problema da IAF é a cadeia logística pesada, com diversas aeronaves de diversos fornecedores diferentes com idade avançada e falta de recursos para manutenção.
Eu (e alguns amigos indianos) acho que a Índia deveria ter menos esquadrões e aeronaves, porém mais modernos e operando em capacidade plena. Eles nem mesmo conseguem formar o número de pilotos necessários pra quantidade de aeronaves que possuem!
Marine, boa colocação. Se levarmos em conta os acidentes e a porcentagem de falha humana, tá mais do que na hora de se rever diversos conceitos na ESTRUTURA e na FORMAÇÃO dos componentes da IAF. Quanto aos marrentos voando “seat of their pants” – coisa típica de fanfarrão que vai se encontrar com o criador mais cedo porque ‘acha que se vira com o que tiver na mão”. Voar ou treinar de qualquer jeito com equipamento sem manutenção adequada não dá vantagem para ninguém – indisciplina, marra e equipamento ‘meia boca’ causam tantas baixas quanto o inimigo. A história tá… Read more »
Olá, Almeida vc é um comediante, kkkkkkKKKKK Não tem como comparar os alvos voadores F-5, contra os caças novos Indianos e pilotos com experiencia real, leia bem real, não em bricadeira de top-gun. Ah lembre-se de dar uma olhada na ultima escaramurça entre os Paquistanese e Indianos, os F-16 Paquistaneses ficaram com os rabo no meio das pernas enquanto os Migs e Mirage voavam sem ser incomodados. Os problemas são com os caças mais antigos, que em breve serão substituidos por mais Su-30 zeros e MMRCA sem falar no 5º G que esta a caminho. Não queira comparar um pais… Read more »
Almeida, Pessoalmente penso que os fatores para tantas percas sao diversos, ou seja, com certeza nao existe uma unica razao. Sendo assim concordo que a cadeia logistica deve ser o maior problema mas mesmo assim acho plausivel que, se no Paquistao houver essa cultura de “seat of their pants”, ela tambem possa existir na India. Claro sao hipoteses minhas que no momento nao passam disso. Cfsharm, Concordo plenamente com o que disse. Tem muita coisa a ser mudada na IAF para reverter essa tendencia de que eles tem tido. Eu pessoalmente nao sei se arranco os cabelos ou se dou… Read more »
Amigos, Por falar em Índia, vejam notícia sobre os motivos da eliminação do MiG-35 da competição indiana MMRCA: http://www.flightglobal.com/articles/2011/08/04/360364/engines-and-radar-to-blame-for-mig-35-failure-in-mmrca.html Engines and radar to blame for MiG-35 failure in MMRCA contest By Vladimir Karnozov DATE:04/08/11 SOURCE:Flight International Radar and engine performance shortcomings were to blame for the MiG-35 failing to make the shortlist in India’s medium multi-role combat aircraft (MMRCA) contest. The revelations are contained in feedback from India to Russia’s arms export agency, Rosboronexport. The MiG-35’s radar, the Zhuk-MAE active electronically scanned array (AESA), from Russia’s Phazotron, failed to achieve the required acquisition and tracking ranges. And its Klimov RD-33MK… Read more »
Marine,
Seu dilema tem fácil solução! RSRSRS. Se for o inimigo dê risada, mas se forem da irmandade ou aliados – é de arrancar os cabelos!
Brincadeiras a parte, realmente estes papos marrentos são tragicômicos!
Vixi maria. A brucha está solta na Índia
Daqui a pouco vai acabar os aviões da índia e o Paquistão deve está adorando isso.
“Sou mais nossos pilotos brasileiros com seus poucos Mikes bem mantidos” Almeida, este tipo de comentário me remete a exemplos passados na guerra aérea. Em 1982 a Argentina tinha uma força aérea para os padrões sul americanos muito acima da média. Eles tinham as melhores aeronaves do continente, Mirage-III, Dagger, A-4 as tinham em maior número e seus pilotos eram os que mais voavam anualmente. A argentina também se orgulhava de possuir algumas capacidades únicas na América do Sul, operavam embarcados em porta aviões, possuíam sistemas de armas baseados nos SUE armados com Exocet, capacidades que o Brasil 30 anos… Read more »
Qnto ao acidente, c/ o Jaguar da IAF:
“Now the normal drill during such training is to pull up to at least 500 feet, turn around, descend at your initial point and go back for the sim attack.”
“…began turning around at less than 300 feet, bleeding altitude all the while.”
(http://livefist.blogspot.com/2011/08/early-data-on-yesterdays-iaf-jaguar.html)