Celso Amorim é o novo ministro da Defesa
Diplomata substituirá Jobim, demitido nesta quinta-feira após criticar ministras de Dilma
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, entregou há pouco uma carta de demissão à presidente Dilma Rousseff, em reunião no Palácio do Planalto. Segundo informou o Palácio do Planalto, o encontro entre Jobim e Dilma foi rápido e durou apenas cinco minutos.
Com a saída de Jobim, o ex-chanceler Celso Amorim assumirá a pasta da Defesa, segundo informou o Palácio do Planalto. Amorim já foi convidado para o cargo.
Jobim antecipou seu retorno a Brasília, previsto inicialmente para às 22h, para essa reunião com Dilma, após as repercussões negativas das declarações feitas à revista Piauí.
BATE-PAPO ONLINE: Converse sobre a demissão de Jobim com outros leitores no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.
Diz-se que um dos interesses da presidente da República era o de manter “a calma” no PMDB. Parece-me solução politicamente adequada.
Oh shit.
Minha nossa… Como diria um instrutor meu do EB: “Senhores, nada é tão ruim que não possa piorar”.
Nunca duvide do governo do PT. Eles sempre conseguem se superar…
Hiiiiiiii…… erei o nome mas acertei o dia e a hora !!
Caracoles….agora entendi tudo..era tudo um complô…. o NJ disse há dois dias atrás que tinha sido o Amorim que tinha escolhido o caça françês para o FX-2…tirando o dele e o do Ex-Presidente da reta….
Madona….. ma que porquera.
Ma que cosa maledeta … &$#@@*_%#@#@;*%#!!
Tradução: phodeu tudo !!
Sds.
Caro Vader, estou aqui tomando um excelente Chateau Dassault Gran Cru Classé para celebrar este dia tão especial, portanto perdoe se o teor alcóolico atrapalhar um pouco o raciocínio.
Eu gostei da indicação. Apesar das restrições ideológicas compreensíveis de sua parte, o novo ministro é um servidor público de carreira, tem a reputação de ser honesto, e aparentemente tem a grande virtude da humildade. Muito diferente do seu antecessor.
Especificamente sobre F-X2, esta é uma decisão da presidente e não se altera qualquer que seja o ministro.
Com Amorin, o discurso de “independência dus americanu” vai ser mais acentuado ainda. Rafale já levou, ou por outro lado , pode vir um SU-35 …
[]’s
Eu também vou tomar um vinho…… um “Chatô de SacoCheio” safra 1996….
Sds.
Grifo disse:
4 de agosto de 2011 às 21:20
Pois eu de minha parte caro Grifo, apenas não digo que o queijo fedido já levou porque a chave do cofre ainda tá na mão do italiano. E esse aí não pode nem ouvir falar em gasto com defesa.
Uma coisa é certa: com o barbichinha no governo esqueçam o Super Hornet.
Abraços.
O Amorim obedece a presidente. Se ela quiser o Rfale, então será, caso contrário não será ele a convence-la.
Todavia há um sopro novo e diferente. Ele é, ao menos, é diplomata de carreira e não “político” de carreira.
Caro Vader, sobre isso quero apenas lembrar que: – Não existe nenhuma declaração do novo ministro favorável ao Rafale depois da puxada de tapete que o França fez com o Brasil no caso do Irã. – Ao contrário, o novo ministro declarou aos jornais da França no ano passado que não existia mais preferência nenhuma pelo Rafale. Vou procurar depois o link para a notícia, que só foi noticiada na mídia francesa. – O novo ministro esteve diretamente ligado às negociações de comércio Mercosul-União Européia conduzidas no ano passado, quando a França sabotou o acordo ao recusar negociar os produto… Read more »
A última vez que o MD foi um servidor de carreira foi o Viegas. Também um diplomata. E quem era vivo lembra o desastre que foi.
Vem nuvens negras por aí. Acho que os Comandantes das Forças podem já ir pedindo pra patroa mandar passar o pijama…
Grifo disse:
4 de agosto de 2011 às 21:47
Sinceramente Grifo, em minha opinião você está sendo um pouco inocente. O megalonanico pra peitar os EUA venderia até a mãe, vestida de calcinha e cinta-liga.
Não tenho ilusão nenhuma quanto a esse cabra.
Abraço.
Mas Vader, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Os tempos eram outros e o apoio ao MinDef era otro tb. Não que seja gde coisa agora. Mas parece haver uma vontade de… empurrar a questão militar um pouco adiante. mas o passo é de tartaruga…
O Grifo escreveu bem sobre o Amorim. Ele não parece ser um serviçal gaulês.
A bola está com a Dilma. Penso que os caminhos serão outros e serão ditados mais pelo perfil economico, mas…
“Rafale já levou”
Caro Nick,
Fique tranquilo, se fosse p/ o Rafale levar alguma coisa teria sido no gov. anterior, o Lula não fechou c/ o Rafale pq foi traido pelo Sarko, simples assim, não me parece que a Dilma fosse simpatica ao Rafale e a Boieng ta bem assanhada nos ultimos dias.
Mais eu ainda acho que o F-X já era há muito tempo.
No entanto um bom termometro disso será o MRCA, se o Rafale não vencer lá, não será aqui que vencerá.
[]s
asbueno disse:
4 de agosto de 2011 às 21:52
Amigo, tomara que eu esteja errado. Respeito a sua opinião e a do Grifo.
Mas não coloco nem uma unha encravada no fogo por esse sujeitinho.
Abraço.
Militares consideraram Amorim a pior escolha possível para a Defesa. Segundo fontes das Forças Armadas, há resistência contra o ex-chanceler devido às suas decisões ‘completamente ideologizadas’ durante o governo Lula BRASÍLIA – A indicação do ex-chanceler Celso Amorim para o Ministério da Defesa já está provocando reações contrárias em Brasília. Militares dos altos comandos das Forças Armadas consultados pela reportagem consideraram esta “a pior escolha possível” que a presidente poderia ter feito. Segundo esses interlocutores, Amorim contrariou “princípios e valores” dos militares nos últimos anos quando esteve à frente do Ministério das Relações Exteriores e até ex-ministro Nelson Jobim contornava… Read more »
Obrigado Baschera
Já está no FORTE
http://www.forte.jor.br/2011/08/04/amorim-seria-a-pior-escolha-possivel/
PS: por essas e por outras que não acredito muito na melhora
Esse é o verdadeiro processo de “pioria contínua” (quem trabalha com ISO 9001 sabe o que é isso). RIP.
Esse cara é muito fraco e paçífico para ocupar essa pasta. Não me surpreenderia se ele quiser fazer uma redução das FAs do país pois, “OBrasil é um país paçífico e não tem inimigos”.
Agora é que a turma do “Grêmio Estudantil Che Guevara” vai à louuuucura……
Eu de minha parte, pra comemorar, não vou de vinho francês não, mas pra não quebrar a corrente vou de comida francesa, um belo e suculento “arrozê com ovê”.
É pessoal, melhor a gente trocar de profissão, de hobby ou de país porque o assunto Defesa já era por aqui…
O novo ministro é somente um aspone, é mais fácil ele se indispor c/ os militares devido a tal da Comissão (Parcial) da Verdade (de Acordo c/ os Interesses do Fórum de SP), algo mais próximo de seu perfil esquerdóide.
Senhores, A presidente já disse que a decisão é para 2012. E ponto final. Veremos até lá para onde sopram os ventos econômicos mundiais e brasileiros. O FX-2 tem tudo para não sair. Além disto, veremos também se o Celso Amorim se segura no cargo até lá. E a decisão será dela. Ela pode escutar os assessores, mas não vai deixar outra pessoa decidir, aceitando o embrulho fechado, como fazia o seu antecessor. E quanto ao apoio do Celso Amorim, depois que os franceses o fizeram de palhaço no episódio Irã/ONU duvido que continue apoiando a compra do Rafale. Daí,… Read more »