Operação dos jatos chineses K-8 autorizada pela Fuerza Aérea Boliviana
A Força Aérea Boliviana (FAB) disse na terça-feira que seis aviões K-8 chineses montados na Bolívia serão usados nas operações antidrogas.
“Após testes intensivos, a FAB autorizou a operação de seis aviões chineses, que se tornarão ferramentas importantes para interceptar o tráfico aéreo de drogas”, disse Tito Garandillas, comandante general da FAB, em uma cerimônia de abertura de uma escola de treinamento para helicóptero.
O evento, que contou com a presença do presidente Evo Morales, ministros e representantes militares e civis, foi realizado em Chimore, na Província de Cochabamba, onde se localiza uma base operacional para instrutores, pilotos e técnicos.
Garandillas também informou que os seis aviões modernos aumentarão a segurança do espaço aéreo boliviano.
Sob o acordo de US$ 57,8 milhões assinado em 2009, 29 contêineres contendo peças para montagem tais como simulador de voo K-8, peças de reposição e ferramentas chegaram na Bolívia em junho.
O K-8 Karakorum, também conhecido como Hongdu JL-8, é um avião a jato leve de dois lugares e usado para combate desenvolvido conjuntamente pela China e pelo Paquistão. Com uma velocidade máxima de 850 quilômetros por hora, o avião pode ser usado tanto no treinamento de pilotos como na defesa aérea.
FONTE: China Radio International
NOTA DO PODER AÉREO: O “muy amigo” Morales preferiu comprar o K-8 da China no lugar do Super Tucano do Brasil.
Olá,
Para “caçar” traficantes(eu pessoalmente duvido já que é o trafico e o gas que geram divisas por lá…) eles servem e com sobra, além de manter a FAB no ar mesmo que limitadamente.
Mas o que me chamou a atenção foi o esquema de cores, de muito bom tom e aparentemente camuflado na parte debaixo, muito bonito mesmo.
Abraços,
Depois das pinturas espalhafatosas dos T-33, eu espero qualquer coisa.
“O “muy amigo” Morales preferiu comprar o K-8 da China no lugar do Super Tucano do Brasil.” Caro Poggio, Infelizmente esta ‘demonstração de amizade’ não foi a primeira do governo Evo Morales… e não estou falando de expropriação de refinaria ou renegociação a baioneta de contratos de gás. Vc mesmo, em junho de 2010, noticiou a aquisição do novo avião presidencial, um Falcon Dassault 900 EX Easy, sem considerar uma aeronave brasileira concorrente como os Legancy 600 ou mesmo um Lineage 1000. http://www.aereo.jor.br/2010/06/07/novo-aviao-presidencial-de-morales-chega-a-bolivia/ http://www.aereo.jor.br/2011/02/23/embraer-e-a-empresa-que-mais-cresceu-no-mercado-de-aviacao-executiva-em-2010/ Mas é sempre bom saber quem são os amigos… …e quais são os concorrentes. Sds, Ivan,… Read more »
Mesmo com estas demonstrações de amizade do governante do país vizinho, nossas forças armadas demonstram invejável habilidade política, mantendo relações mais que amigáveis com as forças armadas da Bolívia.
http://www.aereo.jor.br/2010/07/14/fabs-realizarao-exercicio-conjunto/
http://www.aereo.jor.br/2010/08/25/operacao-bolbra-i/
O governante passa e os soldados ficam.
Deixar uma semente de boas relações conjuntas, e não aqueles discursos populistas, pode ser útil para ambos os países no futuro.
Sds,
ivan, o antigo.
Também achei a pintura muito bonita!
É como cantava o Benito de Paula…”Ei amigo…charlie brown…”
Vai ser uma tendência na AS a compra de equipamento bélico de qualquer procedência, até de Marte! Isso é inadmissívil!!!! Enquanto o itamaravilha, com seus néscios, preocupava-se em defender o arhmanejad e o lula ia abraçar o sírio bashir, a diplomacia chinesa vinha defendr os interesses de SEU país…Daqui há pouco o paraguai aparece de K-8 e uruguai de J-10…
Giordani,
O J-10 combina mais com a Argentina, na troca por comodities que é só o que se exporta da América Latina…
Ivan.