Nota Oficial 01 – Acidente com avião
C-98A da FAB
O Comando da Aeronáutica lamenta informar que por volta das 13h30 desta terça-feira, 2 de agosto, um avião C-98A Grand Caravan (matrícula 2735 e número de série 2130*) do 5° Esquadrão de Transporte Aéreo da Força Aérea Brasileira acidentou-se no município de Bom Jardim da Serra (SC), a 135 km de Florianópolis.
A aeronave partiu de Canoas (RS) às 11h35 com destino ao Rio de Janeiro com oito pessoas a bordo.
Um helicóptero H-60 Blackhawk do 5°/8° GAV decolou de Santa Maria (RS) em direção ao local do acidente com uma equipe de resgate.
Brasília, 2 de agosto de 2011.
Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
COLABOROU: Rafael Barretto Cruz* / FOTO: Emerson Oliveira/UOL
Que ano, não me lembro de outro com tantas quedas de aeronaves da FAB.
Pior tplayer é que, com os contingenciamentos nas verbas, especialmente de manutenção, essa tendência é aumentar.
Ainda não tinha visto os Caravan com essa pintura nova. Visto que essas aeronaves dificilmente seriam usadas na linha de frente em um cenário de combate de média ou alta intensidade, não seria melhor o padrão anterior, de melhor visualização em casos de acidentes como esse?
Senhores, por esta foto dos destroços infelizmente acho que não escapou ninguém. Uma pena mais vidas perdidas neste ano tão ruim para a FAB.
Sim Grifo, morreram todos os 6 ocupantes, inclusive o comandante do esquadrão, um grande perda para a FAB, com esta são 9 pilotos este ano.
O tempo estava muito ruim, ventava muito e nevava, seguramente contribui para a queda do Caravan.
Olá,
Lamentavel, mas antes de levantarmos hipoteses é bom verificar se houve a manutenção periodica por exemplo.
Pelo visto o clima deve ter sido decisivo como disse nosso amigo Juarez.
Lamentavel…….
É cedo para dizer, mas a combinação tempo ruim, região de serra, e piloto experiente e conhecedor da região já matou muita gente antes.
Tragédia e perda irreparável para pelo menos oito famílias com esposas, mães,pais, filhos e amigos. Deveriam colocar o traseiro do irresponsável que escolheu essa porcaria para transporte de pessoas, isso não é um avião, é uma caixote que por um efeito inexplicável da natureza consegue voar um pouco. Tive um colega que voou uma droga dessas e dava graças a Deus todos os dias por sair vivo de cada voo. Não dá para entender como a Força Aérea depois de disponibilizar um C-130 para os bispos e padres comunistas da CNBB baterem perna Brasil a fora e arrisca seus homens… Read more »
Senhores, a aeronave era novinha em folha. Registro do seu recebimento, em Dezembro último.
Como fica a reposição dessas aeronaves?
Já foi um Super Tucano e dois Caravan