Trailer de ‘Paths of Hate’, prêmio de melhor filme no Anima Mundi 2011
Acabo de voltar da exibição em São Paulo dos premiados do Festival Anima Mundi 2011, quando tive a grata surpresa de assistir “Paths of Hate” (Caminhos do Ódio), cujo trailer você pode conferir acima. Se um dia você se deparar com a versão integral, que tem dez minutos de duração, não perca a oportunidade de ver. Apesar do pequeno estranhamento, para quem sabe reconhecer aeronaves, de ver um Bf-109 E mesclado com versões ainda mais antigas combatendo um Spitfire com cara de Mk IX ao invés de modelos mais antigos que seriam mais coerentes, no caso Mk I ou Mk II, isso é apenas um detalhe que não ofusca o belo trabalho.
A animação polonesa dirigida por Damian Nenow ganhou o prêmio de melhor filme na opinião dos diretores Anima Mundi e do júri profissional no festival que acabou neste domingo. No site oficial (clique aqui para acessar e saber mais do filme), constam também prêmios de festivais em Vancouver, Dallas, San Diego e outros. Veja, mais abaixo, alguns ‘screenshots’ do filme.
Para os fãs de animação, uma exibição técnica de alta qualidade. Para fãs de aviação, um “dogfight” de tirar o fôlego entre um Messerschmitt e um Spitfire. E, para quem gosta de uma boa história, uma reflexão sobre os demônios escondidos na alma humana e sobre toda a humanidade que se perde com a obsessão, até as últimas consequências, de aniquilar o inimigo.
Muitos leitores do Poder Aéreo já “voaram” esses e outros caças num simulador de combate. Pois que atire o primeiro projétil aquele que nunca teve um vislumbre, ainda que ligeiro, dessa demoníaca obsessão em destruir um inimigo, perseguindo-o desde o ar rarefeito até o último metro de céu. Ou de chão.
VÍDEO: youtube IMAGENS: Paths of Hate
Simplesmente fantástico!
Eu tinha recebido um trailer muito pequeno no qual não conseguia ver o combate tão intenso. Agora melhorou pacas. Como o Poggio disse: Fantástico!
Para variar essas produções apresentam os alemães com cara de mau e fanáticos assassinos, dando sim a impressão de “obsessão demoníaca”. E se me permite o editor, poucas coisas são mais nobres do que um duelo legítimo até a morte entre dois homens, os dogfights lembram antigos cavaleiros medievais, os cruzados, que lutavam não com obsessão mas com honra, por Deus, pelas suas nações ou simplesmente por suas vidas. O filme parece bom mas creio que o erro do modelo do Bf-109 vai ainda mais longe, pois o radiador do caça apresentado lembra o do motor Jumo, portanto um modelo… Read more »
Tem um livro de um piloto alemão, cujo nome me foge a memória agora, em que ele relata várias interceptações de Spitfires de reconhecimento (equivalentes ao MK. IX), por Me-109Es de um esquadrão de retaguarda da Luftwaffe. Num desses encontros, por vacilo do piloto do Spit, que falhou em perceber a aproximação do inimigo, o Spitfire acaba sendo abatido, se eu não me engano próximo aos fiordes noruegueses.
Clésio, Pode ser que você esteja se referindo ao livro do Heinz Knoke, que serviu num esquadrão mais ao norte do fronte ocidental nos primeiros anos da IIGM, não tenho mais certeza se baseado no norte da Alemanha ou já na Holanda, cobrindo as ilhas Frísias. O livro está num caixote, mas, se não me engano, foi um dos últimos esquadrões da frente oeste a trocar seus Emils por Friedrichs. Capaz que o Spit de reconhecimento do livro, fotografando “despreocupadamente” a base de Kiel fosse um MkV bem aliviado no peso, mas poderia ser sim um dos primeiros Mk IX.… Read more »
Roberto, De fato, já tinha percebido que havia características dos modelos B/C/D na cobertura do motor do Bf-109, mas achava que era só uma “licença poética” do desenhista para deixar o caça com mais “cara de mau”, pois o capô pintado de amarelo engana, dando a entender ser um Emil. E tem o close da cabine, com o canopi de painéis transparentes bem retos nas laterais, introduzido na versão E-4. Mas, olhando bem as asas, percebe-se a ausência dos radiadores de água sob cada uma (assim como, sob a asa do Spit, vê-se um par de radiadores simétricos, o que… Read more »
Prezado Nunão,
Sem dúvida.
Nós entusiastas e como você diz, “puristas, somos tentados à uma crítica mais documental, daí percebemos certas imperfeições.
Mas você, acertadamente, considera o filme como obra artística que transmite não só um mero relato mas todo o drama de uma guerra.
Afinal, o que seria de um Apocalypse Now, se Coppola não nos transmitisse todo aquele “horror”.
Não nos deixe de nos informar se souber qualquer outra novidade do Paths of Hate.
Grande Abraço.
Prezado Nunão,
Peço sua atenção.
Apenas lembrando, um ótimo lugar para se usar esse nosso rigorismo seria esse:
http://www.youtube.com/watch?v=fNJ8rIEPLOo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=fNJ8rIEPLOo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=mjZkEcOiJ30&feature=related
Penso que todas essas maravilhas da computação gráfica tenham origem comum.
Simplesmente perfeito…
Caramba, Roberto. Achar algum erro nesses vídeos aí, à primeira vista, tá difícil!!! Belas cenas!
É o livro do Heinz Knoke mesmo Nunão.
MInha resposta:
” UAU”……… demais………….
Falando em animação………. alguêm já ouviu falar sobre um anime chamado Zipang????????? imagens muito boas. Fala sobre um destróier da JMSF que acaba por voltar no tempo………. e vai parar bem no meio da II GM.
Mesma coisa de um filme americano. Mas esqueci o nome dele.
abraços.
Vassili disse:
Mesma coisa de um filme americano. Mas esqueci o nome dele.
The final countdown, ou Nimitz volta ao passado
http://www.amazon.com/Final-Countdown-Two-Disc-Limited/dp/B00019GHQ6
Andava pelas “internets” procurando este filme e encontrei um blog com este “making of”: http://updateordie.com/blog/2011/08/23/57062/ . Também está no Vimeo: http://www.vimeo.com/27716580.
Tal video tem mais cenas (seria spoiler?) e demosntra algumas técnicas utilizadas na animação. Achei bem interessante.
Legais os links, Tiago, obrigado por compartilhar!
A animação vista na tela grande (foi o caso do Anima Mundi 2011) é uma experiência excelente. Pena que agora só na telinha do computador
Saudações!
olá Nunão
O vídeo completo está na rede:
http://www.youtube.com/watch?v=o_KyUDkKsY8
Concordo, em tela grande deve ter sito uma experiência e tanto…
Já pensou uma sessão do “Red Tails” aberta pelo “Paths”?
Abraços
Tiago
Valeu, Tiago
Vale um novo post. Obrigado!