Processo de compra de caças completará 12 anos sem definição

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Passados 11 anos, o governo ainda discute a compra dos caças, tendo como prazo mais próximo para uma nova definição o ano de 2012

 

Severino Motta, iG Brasília

Em julho de 2000, o então presidente Fernando Henrique Cardoso deu o primeiro passo para a compra de uma esquadrilha de caças para o governo. Naquele mês nascia o projeto FX, que previa gasto de US$ 700 milhões para a aquisição de até 24 aeronaves.

A ideia original era substituir a antiga frota de F-103 Mirage, que continua a ser usada* em operações da Força Aérea Brasileira (FAB). A compra dos caças era parte do Programa de Fortalecimento do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, com orçamento da ordem de US$ 3,3 bilhões.

Hoje, passados onze anos, o governo ainda discute a compra dos caças, tendo como prazo mais próximo para uma nova definição o ano de 2012. Entre idas e vindas, o projeto agora se chama F-X2, prevê a compra de 36 aeronaves multiuso e tem custo entre R$ 10 bilhões e R$ 25 bilhões.

À medida que as cifras e o número de aviões subiu, cresceu também a competição entre os concorrentes. O favorito iniciante, a Rússia, perdeu espaço no páreo e ficou desclassificado perante os finalistas Dassault (da França), Saab (da Suécia) e Boeing (dos EUA).

Aliás, na Rússia, em 2002, FHC já dera o tom da disposição brasileira em comprar as aeronaves: “Nós não estamos com pressa para comprar aviões pois não há ameaça de guerra neste momento “, declarou a uma agência de notícias do país.

Anos mais tarde, a Dassault chegou a ser declarada vencedora pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em conversa com o colega francês Nicolas Sarkozy. De novo, porém, não houve decisão final tomada formalmente.

No começo deste ano, era grande a expectativa de que Dilma Rousseff tomasse a decisão final sobre o caso, mas ela resolveu prorrogar qualquer nova decisão para 2012, tendo em vista a falta de clima para compras bilionárias em meio a um drástico corte de gastos do governo.

O iG conversou com as três empresas finalistas nesse concorrência que se alonga por mais de uma década. Descobriu ironias, autoelogios e uma verdadeira guerra sendo travada entre as fabricantes de armas que tentam garantir a venda de suas aeronaves.

FONTE: iG

*NOTA DO EDITOR: a reportagem do iG cometeu vários erros, entre os quais confundir duas gerações do Mirage. Devido ao próprio atraso na definição do F-X original, os F-103 (designação da FAB para seus Mirage III EBR/DBR recebidos a partir do início dos anos 1970 e pertencentes a uma geração que entrou em serviço na França nos anos 1960) foram desativados em 2005 e substituídos, anos depois, por caças Mirage 2000  franceses usados (geração que entrou em serviço em meados dos anos 1980 na Força Aérea Francesa) e que na FAB receberam a designação F-2000.

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joseboscojr

A potência da M88-2 está errada e é ligeiramente menor que a do F-404, tanto a potência seca quanto em PC.
Já a relação potência/peso é favorável ao Rafale, o que sempre me fez questionar acerca da alegada falta de potência do mesmo.

asbueno

“A ideia original era substituir a antiga frota de F-103 Mirage, que continua a ser usada* em operações da Força Aérea Brasileira (FAB).” Ao confundir alhos com bugalhos lança-se uma nuvem na competência do autor do texto em colocar informações precisas. Mas tudo bem, é o comum na imprensa não especializada. ——————————————————————————————– FHC: “Nós não estamos com pressa para comprar aviões pois não há ameaça de guerra neste momento “. De fato. Deixemos para a véspera. Não somos Índia ou Paquistão. Mas todos sabemos que a proficiência na operação de sistemas e as doutrinas associadas requer anos de “prática”. ——————————————————————————————–… Read more »

Grifo

Seria bom alguém avisar para o iG que o motor do Super Hornet e do Gripen NG é o F-414 e não o F-404, e que os números usados comparam a potência dry de um motor contra a potência wet do outro. Os dados de alcance também estão misturando tipos diferente de configuração e de missão.

Fora isso parece ser uma boa matéria.

joseboscojr

Tem razão Grifo.

Guilherme Poggio

joseboscojr disse:

A potência da M88-2 está errada e é ligeiramente menor que a do F-404

F404? Mas o que ele faz aqui? Nenhuma aeronave do F-X2 possui esse motor.

Ivan

Vários enganos técnicos, como é comum em matéria especializada escrita sem o suporte de um especialista. Com os dados dos propulsores, podemos avaliar a qualidade da pesquisa. ► Snecma M88-2M-88 Dry thrust:____________11.250 lbf = 7.711 kgf. Afterburning thrst:______17.000 lbf = 5.102 kgf. ► P&W F-414 (e não a F-404) Dry thrust:____________15.000 lbf = 6.803 kgf. Afterburning thrst:______22.000 lbf = 9.979 kgf. ► P&W F-404 GE400 Dry thrust:____________11.000 lbf = 4.989 kgf. Afterburning thrst:______16.000 lbf = 7.257 kgf. ► P&W F-404 GE402 Dry thrust:____________11.000 lbf = 4.989 kgf. Afterburning thrst:______17.700 lbf = 8.028 kgf. O erro fica claro, comparando os valores.… Read more »

Ivan

Grifo e Bosco,

Se o autor não conhece sequer a motorização dos concorrentes do FX2, como podemos acreditar no restante dos dados.

Credibilidade se conquista.

Sds,
Ivan.

DrCockroach

“Será que consultar um especialista é assim tão caro?” Prezado Ivan, nao eh nao, eu posso ajudar….err “dry” eh o oposto de “wet” hummm, errr…. ok, ok, talvez eu encaixe mais na segunda questao do Ivan: “Será que publicar informações erradas é tão banal?” 🙂 Curioso p/ saber se toda esta movimentacao do IG “caiu do ceu” ou existe alguma movimentacao mais forte nos bastidores? O executivo da Boeing falou que foi informado que a decisao sai este ano. Acho que falta na materia tb eh especificar qual seria a missao dos 36 jets. Eh necessario comparar os meios com… Read more »

DrCockroach

“qual” = “quais”…

Sumarizando o comentario anterior, e citado o Clinton:
“It’s the economy, stupid!”

[]s!

RA5_Vigilante

Sem contar os dados dos motores, foi publicado o perfil do Hornet no diagrama, e não do SH (olhar LERX e entradas de ar).

No mais era hora de comprar os jatos, qualquer que seja, todos bons tecnicamente (desconsiderando os custos). É uma vergonha essa demora, a FAB merece coisa boa.

Ivan

Dr. Barata,

Efetivamente usar ‘Wet’ em substituição a ‘afterburning’ melhora o entendimento e ainda deixa a planilha mais ‘arrumada’.
Afinal ficam 2 (duas) palavras de 3 (três) letras com sentidos opostos.
Dry vs Wet.
Vou corrigir no meu arquivo.
(Fico devendo esta consultoria…)

Quanto a frase:
“It’s the economy, stupid!”.
Acredito que foi de James Carville, o ‘marqueteiro’ de Clinton na campanha presisdencial de 1992.
(Paguei…)

Grato,
Ivan. 🙂

DrCockroach

Prezado Ivan,

Um segredo nosso aqui, mas por favor nao espalhe p/ os demais membros do Blog que, tenho certeza, nunca suspeitaram.

O DrCockroach nao tinha a menor ideia do que estava escrevendo a respeito do “wet” and “dry”, mas irei corrigir agora: p/ mim isto nao passa de um estereotipo burgues martelado nas mentes dos colonizados que nao percebem a transcedencia da dialetica dos “secos & molhados” do armazem do seu maneh da esquina…. 8)

[]s!

P.S.: lembrando de sua terra: a onde anda o Ricardo_Recife?

Ivan

Dr. Barata, Muitos amigos do cyberespaço ficam apenas no cyberespaço… … infelizmente! Eu, Ricardo_Recife, Guppy e outros moramos na mesma cidade, possivelmente até em bairros próximos, mas somos amigos virtuais. É um novo mundo onde as pessoas almoçam olhando para a tela do seu smartphone sobre a mesa e preferem um expresso no cybercafé ao cafezinho encostado no balcão olhando o movimento da rua. No almoço ou jantar na casa dos meus pais, já bastante idosos, a regra geral é deixar o celular sobre um móvel grande de madeira logo na entrada… Pessoalmente procuro aplicar esta regra no dia a… Read more »

Clésio Luiz

Os dados de velocidade do Rafale e do Super Hornet estão errados.

Nick

Multiuso é bom… povão vai comparar os caças ao Veja 🙂

E estão cotando as compras dos 36 caças entre R$10 bilhões e R$25 bilhões?? Não era entre R$4.5 bilhões e R$10 bilhões? Algumas imprecisões nessa matéria…

No mais, meus pêsames ao Brasil por essa série de desgovernos.

[]’s

ivanildotavares

Ivan disse:

“Eu, Ricardo_Recife, Guppy e outros moramos na mesma cidade, possivelmente até em bairros próximos, mas somos amigos virtuais.”

Caro Conterrâneo,

Infelizmente não moro na nossa querida cidade do Recife desde 1976, quando embarquei no “Ary Parreiras-G21” rumo ao Rio de Janeiro. Claro que voltei à terra natal várias vezes, de férias e em outras ocasiões, mas resido na cidade de Niterói-RJ.
Bom,

Salve Oh! Terra dos Altos Coqueiros,
De Beleza Soberba e Estendal
Nova Roma de Bravos Guerreiros
Pernambuco Imortal, Imortal

Saudações,
Ivanildo (o GUPPY)

Nautilus

Além dos erros apontados ainda tem os erros no gráfico de raio de combate. Do jeito que está, parece que o raio de combate do Super Hornet é o maior, quando na verdade é o pior dos três. A questão é que colocaram o alcance de translado do super Hornet, com o alcance do Rafale em missão de ataque em perfil Hi-Lo-Hi com combustível externo e com o alcance do Gripen NG em missão de interceptação supersônica. Ou seja: estão comparando laranjas com maçãs e com pêras. Uma verdadeira salada de fruta!

Fernando "Nunão" De Martini

Nautilus, Se não me engano, colocaram o raio máximo do Gripen NG para missão de patrulha aérea de combate, que preconiza um voo subsônico na ida e na volta e um período de patrulha (esqueci o tempo de patrulha que a fábrica divulgou para esse alcance, mas acho que é de 30 min) com uns 5 minutos de combate, se tanto. Para interceptação supersônica, o raio dos caças modernos em geral é bem menor do que esse. Pelo que já pude ver de dados disponibilizados aqui e ali de várias aeronaves, normalmente varia entre 300 e 700 km, conforme a… Read more »

Ivan

Ivanildo GUPPY Tavares,

Quando estiver na terrinha vamos tomar um café encostado no balcão do Paço da Alfandega, de um ‘boteco’ da Rua do Bom Jesus ou mesmo no Shopping Recife observando o movimento da rua… ou do rio… mas sempre das conterrâneas.
He he he…

“Esses montes e vales e rios,
Proclamando o valor de teus brios,
Reproduzem batalhas cruéis.
No presente és a guarda avançada,
Sentinela indormida e sagrada
Que defende da Pátria os lauréis.”

Sds,
Ivan, do Recife.

ivanildotavares

Ok, Ivan.

Ainda tem a água de côco em Boa Viagem!

Forte Abraço

DrCockroach

“Jobim comanda lobby francês na Defesa” http://www.brasil247.com.br/pt/247/poder/9837/Jobim-comanda-lobby-franc%C3%AAs-na-Defesa.htm Nao vejo maiores problemas da Dassault, atraves da promotora/lobista GIFAS (Groupement des Industries Françaises Aéronautiques et Spatiales) ter patrocinado a visita dos parlamentares, inclusive do lider da Frente Parlamentar da Defesa, p/ fazer um lobby pro-Dassault (e um deles, adivinhem qual…) saiu repetindo como macaco de auditorio que o que importa eh a ToT… bela Frente… O problema eh que na epoca, lembro de ter lido, que dois parlamentares confirmaram que o convite foi dado a eles por intermedio do NJ. Entao, seria o Min. Def. garoto de recado de uma associacao lobista??…… Read more »

Vader

Reportagenzinha mequetrefe…

asbueno

Caros,

Recentemente o NJ deu entravista ao UOL, na qual ele declarou voto em Serra na última eleição.
Li que setores do PMDB creem que ele fica no MinDef até o fim do mês (deste ou do próximo?).

Abraços.

tplayer

“mas certo eh que alguma solucao (ou remendo) deve ser dada em breve ou estaremos sem defesa aerea adequada.”

Mas nós já estamos sem defesa aérea adequada desde 2005. Afinal não temos interceptadores aptos.

Fernando "Nunão" De Martini

Aí eu discordo em parte, Tplayer. Comparados aos Mirage III que deram baixa em 2005, totalmente obsoletos, sem radar efetivo e que ofereciam uma capacidade típica de vetores dos anos 1960/1970 em pleno século XXI, os Mirage 2000 que os substituíram alguns anos depois ao menos colocaram o 1ºGDA num patamar de capacidade dos anos 1980/1990. Quantitativamente, creio que os Mirage 2000 C ainda são a espinha dorsal do Armée de l’ air em defesa aérea (embora, qualitativamente, a primeira linha seja o Mirage 2000-5 e, crescendo aos poucos em quantidade, o Rafale). Agora, se o Mirage 2000 C pode… Read more »