Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Observador

Li que foram construídos dois protótipos do YF-23: um era o Blackwidow II e outro era o Gray Ghost.

Um negro e o outro cinza.

Será que este aí não era, na verdade, o “fantasma cinza” ?

Observador

Pelo que lembro, ele perdeu a disputa para o YF-22 porque seria mais caro, menos manobrável e porque seu design era heterodoxo demais para o pessoal da USAF.

Será que temos algum estudioso do YF-23 na área para falar melhor a respeito?

Rogério

Observador disse:
22 de julho de 2011 às 19:25

Deve ser esse:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/archive/2/2b/20080209201431!Northrop_YF-23_DFRC.jpg

[]s

Vader

Ao contrário do que disse o piloto no final do vídeo, eita bixo feio da p… 😉

Mas é o tal negócio: fazer um protótipo voar é até “fácil”. O problema é viabilizá-lo.

Nick

Discordo fortemente do Vader. Feio é o F-35 hahahahaha!

O YF-23 tinha um design avançado demais talvez…. Dizem que perdeu porque era menos manobrável, mas há controvérsias sobre isso nos fóruns.

E olhando o PAKFA, nota-se de onde os russos tiraram inspiração, aliando o desenho do SU-27 com o YF-23.

[]’s

Rogério

Tb discordo do Vader acho esse avião lindo, era o meu preferido no ATF e até outro dia eu usava ele de avatar.

[]s

Tadeu Mendes

Caro Nick,

Assim nao…rsrsssrs. O F-35 e um caca bonito, se parece a uma nave espacial.

Mas como o Pentagono ja esta se mexendo para ecomendar o projeto do proximo bombardeiro estrategico (que sera Stealth), o YF-23 tem todas as chances de se reincarnar na USAF.

Se parece com o J-20 ou nao???? Os chineses sao uns grandes f….da…p…a.

Tadeu Mendes

Caro Wagner,

Se voce olhar bem para o YF-23, e der um tempo para se acostumar com essa belissima aerodinamica (basta alguns segundos), e voce vai acabar concordando comigo.

E um design fantastico para 1990. E os russos e chineses ainda estao tentando fazer alguma coisa. Rsrsrsrsrsrsrs.

Tadeu Mendes

So para arrematar:

Para mim, a Nothrop Grumman e MacDonnel Douglas sempre foram os celeiros des genios, da industria aeroespacial americana.

Soyuz

O YF-23 será por muitos e muitos anos lembrado como o melhor caça do mundo que jamais entrou em serviço. Este tipo de mística acompanha também outros projetos que ficaram no protótipo, o Osório é o exemplo brasileiro deste fenômeno. A orientação de projeto do YF-23 era razoavelmente clara. Produzir um avião para vôo supersônico em empuxo seco e também com pós combustão com capacidade de combate aproximado a níveis aceitáveis para um caça de quarta geração, porem com o menor RCS que permitisse cumprir estes objetivos. O projeto aerodinâmico do YF-23 é uma volta às origens da aviação supersônica… Read more »

Baschera

Soyuz,

Excelente análise.
Nem sempre o “melhor” é realmente o melhor….

Uma coisa que não lembro, se é que houve divulgação, é o preço estimado, na época, do YF-23. O do F-22 sabemos que é bastante salgado…..

Sds.

Roberto F Santana

Na época, eu acompanhava essa competição através de revistas.
O que ficou estranho na época, é que todos esperavam que o YF-23 ganhasse e pouco depois da divulgação do vencedor, Metz, que é o piloto de testes da Northrop que aparece no vídeo, passou a ser o piloto chefe do programa do YF-22!
Fica a pergunta para Paul Metz, será que o protótipo do F-22 só com potência militar, conseguia girar por dentro de um F-16 full ap?

Observador

Caro Rogério:

É, a foto mostra exatamente o que eu falei. E, para mim, o avião do filme é o Gray Ghost.

Caro Vader:

Ele não é feio, é que o seu design é muito, muito incomum.

Feio mesmo é o Boeing X-32, que perdeu para o X-35, precursor do seu favorito, o F-35.

Aquele avião (X-32) merecia uma matéria especial só pela sua feiúra.

joseboscojr

Um dos pontos que mais contaram a favor do YF-22 foi sua configuração facetada, que provia um maior ângulo de visada para o míssil Sidewinder que ficava em baias laterais específicas. O YF-23 tinha um único compartimento de armas para mísseis BVR e WVR e possivelmente os mísseis Sidewinder teriam que ser ejetados e operar no modo LOAL ou estavam presos às “portas”, com “FOV” (ângulo de visada) limitado, o que não deve ter agradado na época. E embora os bocais do YF-23 fossem muito mais eficientes em reduzir a assinatura térmica proveniente dos motores, não eram vetoráveis e a… Read more »

Vader

Observador disse:
24 de julho de 2011 às 21:28

Com certeza caro amigo, o X-32 é mais feio que espancar a mãe… 🙂

Abraço.

joseboscojr

Observador,
Dê uma olhada nessa matéria sobre o X-32:http://planobrasil.com/2011/01/15/boeing-x-32-a-flecha-perdida/

Tadeu Mendes

O X-32 deveria ser batizado de Albatroz…rsrsrssrsrs.