Uma análise sobre as investigações do acidente com o voo AF447
A investigação do acidente ocorrido com a aeronave que realizava o voo
AF 447 parece encaminhar-se para a mais torpe das acusações: Falha Humana! A descrição dos eventos ocorridos no acidente e sua investigação consequente parecem carregadas de meias-verdades. Vejamos…
Clique aqui para ler o trabalho completo no site da OBSERVO.
Amigos, A falha humana, para mim, não é a mais torpe das acusações. Falha humana é a principal e mais frequente das causas de acidente, sejam aéreos, terrestres, navais, domésticos, etc. Quando se fala em falha de fabricação, de manutenção, de projeto, sempre há o homem que realiza essas atividades, e que, por ser humano, falha. Quando se fala em problema meteorológico, há a influência do planejamento, da análise de risco. Por isso é que se analisam os fatores contribuintes. Não são só os fatores contribuintes DO ACIDENTE, mais importantes são os fatores que contribuíram para uma FALHA HUMANA. Tentar… Read more »
Se o publico quiser engolir essa estoria de falha humana, isso e problema dele. (considero um desrespeito da fabricante para com os heroicos pilotos), Mas para mim, foi falha digital (nao mecanica), ou seja, foi falha no computador do flybywire e no computador do FADEC. A Airbus esta fazendo de tudo para enconbrir um problema tao grave, que poderia colocar quase toda a frota de Airbuses no chao por razoes de seguranca. O proprio acidente da TAM em Congonhas deve ter sido por falha nos sistemas (turbofan + spoilers), agravado pelas condicoes adversas de clima (chuva) e pista (faltava grooving… Read more »
Não adianta, os interesses da fabricante falam mais alto.
Quantas aeronaves mais terão que cair até que algo seja realmente feito?
Ontem, logo depois de este “post” ser inserido, três comentaristas, habituais do “site”, comentaram-no. Todos expressam suas respeitadas opiniões pessoais. À vista da relevância do que dizem, a OBSERVO é de replicar desta forma: “ tplayer disse: 8 de julho de 2011 às 22:37 Não adianta, os interesses da fabricante falam mais alto. / Quantas aeronaves mais terão que cair até que algo seja realmente feito?” Com efeito, tem razão! Quantas aeronaves mais terão que cair? No fim, os “inte-resses da fabricante” não serão maiores que o valor da Vida! “ Tadeu Mendes disse: 8 de julho de 2011 às… Read more »
Excelente analise daquilo que se chega a grande “massa” pelos meios de imprensa de grandes midias e os aspectos “mais” tecnicos sobre a “anomalia” em questão. Na minha visão, opinião inteiramente pessoal, ser culpa(causa x efeito) de toda anomalia da atividade aeronautica causa ultima ação humana depende da metodologia que se aplica ao observar a atividade seja ocasionada por uma anomalia ou em ações de prevenção de anomalias. Anomalia foi utilizado como termo generico a incidentes/acidentes e/ou qlqr outra atividade diferenciada do padrão de atividades pré, inter e pós vôo que comprometa a segurança da atividade fim, levando em consideração… Read more »
Caro Franco Ferreira, não vou entrar no mérito da opinião, até por não ter conhecimento técnico para tal, mas um erro factual mereceria correção. O artigo fala que a Air France e a Airbus seriam estatais francesas. Na verdade nenhuma das duas o é. A Air France foi privatizada na década de 90 e hoje a participação do governo francês é de menos de 20% das ações. Já na Airbus o governo francês tem apenas 15% de participação. Acho que seria correto dizer que o governo francês tem interesse no sucesso de ambas as empresas, não só como acionista (mesmo… Read more »
Mas Grifo, não teriam recuperados as caixas para que pudessem criar sua própria versão dos fatos?
Eu sei, isso seria muito teoria da conspiração.
Só sei que anda caindo muito Airbus por ai e sempre as causas são apontadas como não sendo falha do equipamento…
Grifo e Joker disseram. De ambos aprendemos algo. Tenho a mais absoluta certeza que a OBSERVO vai corrigir, também, estes erros.
Franco Ferreira