Naves da Nasa são aposentadas após 30 anos e mais de 130 missões

9

A nave Atlantis partiu nesta sexta-feira com quatro astronautas a bordo para uma última viagem que marcará o fim de três décadas nas quais os foguetes tripulados da Nasa (agência espacial americana) cumpriram mais de 130 missões e ajudaram a construir a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Denominado oficialmente pela Nasa como Space Transportation System (STS, sistema de transporte espacial), o programa de naves americanas foi iniciado nos anos 1970, como uma fórmula segura e barata de colocar satélites em órbita terrestre.

A construção da Columbia, a primeira das naves, foi concluída em 1975 e seu primeiro voo espacial foi realizado em 12 de abril de 1981. A missão tinha como objetivo colocar em órbita o satélite TDRS-A e marcou o princípio da exploração comercial do espaço.

Em 1982, a Challenger se uniu à frota de naves da Nasa e foi seguida pela Discovery, que realizou seu primeiro voo espacial em 1984; a Atlantis, em 1985; a Endeavour, em serviço desde 1992 e a Enterprise, que embora seja utilizada para testes, voou em missão espacial de abastecimento à ISS em 2002.

A Nasa viveu vários anos de êxitos sucessivos até que, em 26 de janeiro de 1986, a Challenger, que havia viajado ao espaço em dez ocasiões, se desintegrou aos 80 segundos da decolagem por uma falha no foguete propulsor. Os sete tripulantes morreram.

Após a catástrofe da Challenger, a Discovery foi a primeira nave que voltou do espaço em 1989 e, posteriormente, em 1995, a Columbia bateu o recorde de permanência fora da Terra (35 dias).

Em 1º de fevereiro de 2003, a Columbia, a nave mais antiga da Nasa, se desintegrou em pleno voo, pouco antes de aterrissar em Cabo Canaveral (Flórida) e após ter realizado uma missão científica de 16 dias na ISS.

No acidente, os sete membros da tripulação morreram e os voos de todas as naves da Nasa foram suspensos.

Em meados de 2005, após dois anos sem que as naves americanas realizassem uma missão espacial, a Nasa retomou os voos orbitais tripulados com o lançamento da Discovery, com o fim de prosseguir a construção da ISS.

No entanto, problemas similares aos que provocaram o acidente da Columbia levaram a agência espacial a suspender novamente o programa das naves por tempo indeterminado, até que foi retomado em 2006.

Desde então, a Nasa contou com três naves operacionais, Discovery, Atlantis e Endeavour. A Enterprise, embora tenha realizado uma missão à ISS em 2002, é utilizada sobretudo para testes.

Em 24 de fevereiro de 2011 ocorreu a última viagem da Discovery e em 1º de maio a Endevour concluiu sua 25ª e última missão espacial.

Em 2008, a Nasa comunicou sua intenção de retirar a pequena frota de naves e substituí-las por cápsulas com foguetes descartáveis, como parte do programa Constellation.

A missão de 12 dias que começou nesta sexta-feira e que terminará em 20 de julho com o retorno da Atlantis encerrará a era das naves espaciais.

FONTE: Terra/EFE / FOTO: NASA

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

Para quem cresceu vendo Kirk, Spock, Piccard, Data, Worf(lol), salvando a galáxia toda semana, fica difícil ver o programa espacial americano voltando para as cápsulas. 🙁

Que dureza…

[]’s

Mauricio R.

O futuro do programa espscial americano, será o X-37, se os militares deixarem a nasa brincar c/ ele.

Wagner

Acho decepcionante que estamos com tantos problemas no mundo e o programa espacial limita-se a ISS, sem tirar os meritos desta, é claro.

Cade o Hal 9000 ? kkkkk !!

Wagner

As pessoas não entendem a importância de programas espaciais, só querem as coisas de mão beijada, querem os celulares pequenos e colorido e não entendem a origem deles. Não entendem que a exploração espacial pode trazer grandes beneficios e soluções para nosso atordoado planeta. Quantas pessoas param e pensam no espaço, nas estrelas, no Universo ?? Nas infinitas possibilidades, a IDIC ( Startrek, citado pelo Nick) ??? Ninguém pensa nisso. Principalmente no Brasil. Aqui é certas redes de imprensa literalmente comandando a mente da população, um governo mais do que ineficiente, problemas sociais básicos e crônicos… Tudo aqui está invertido.… Read more »

Tadeu Mendes

Wagner, Muito bom post. Voce gastou um certo tempo escrevendo esse dialogo ficcional entre Mr. Spock e os membros da Entrerprise. Fizeste uma brilhante analogia e descreviste muito bem a situacao caotica da realidade sociopolitica brasileira. O Brasil ainda continua vivendo uma dicotomia irreparavel. O luxo, a riqueza, o progresso e a inteligencia; vivendo lado a lado com a miseria, a imundicia, o tribalismo urbano, a corrupcao politica, a mafia nas policias, o narcotrafico aguerrido e o homosexualismo descarado e arrogante; enfim, um amontado de lixo humano, mental e comportamental que vai aos poucos sufocando os que ainda respiram a… Read more »

Luis

E pensar que a NASA gastou aproximadamente US$ 170 blihões só no programa Apollo…

Wagner

Obrigado, Tadeu. Perguntinha : tá tão ruim assim aí dentro ?? Eu tenho uma amiga que está acho que na California, ela me falou que a situação estava piorando cada vez mais, mas aí o marido dela conseguiu um emprego num governo aí, nao sei em qual esfera ( nao sei se aí é tudo dividio em estadual, municipal e federal como aqui no BR) e melhoraram de vida. mas passaram por um bom sufoco. Daqui do Brasil a gente não tem uma percepção muito clara da crise nos EUA, para as pessoas comuns lá, e como meu ingles jamais… Read more »

Wagner

Tempo dannato sono andato a studiare la lingua italiana! Che paese schifoso di Berlusconi, e non riesco nemmeno a prendere la mia ragazza italiana! kkkkkkkkkkkkkkk!

Tadeu Mendes

Wagner, A situacao nos EUA e ainda bem melhor que a do Brasil, do ponto de vista da classe trabalhadora. (poder aquisitivo). O problemas mais graves sao: 1- O desperdicio de dinheiro em guerras no Oriente Medio, tentando estabilizar paises que nao querem o nosso modo de vida. 2- A imigracao (invasao) da mao de obra nao qualificada, de criminosos, de gente estremamente probre e sem escolaridade e de musulmanos (nada simpaticos ao nosso modo de vida), e no meio deles as “celulas” de organizacoes terroristas. 3- A transferencia da bases de manufatura para a China, o que causou a… Read more »