O Gunship da Jordânia
Foram anunciados mais detalhes da versão gunship da aeronave de transporte IPTN CN-235. A aeronave será chamada de ACN-235-300 e será equipada com dois canhões M61A1 Vulcan de 20 mm na fuselagem dianteira esquerda e outra arma no lado direito. Um radar AN/APQ-180 também será instalado no lado direito da fuselagem a frente dos canhões. A aeronave terá um sistema de vigilância e sistemas de autoproteção. Um container no compartimento de carga levará quatro ou cinco operadores de sistemas.
A aeronave faz parte de um contrato para conversão de duas aeronaves para a Jordânia para apoiar suas tropas de Operações Especiais. A entrega deve iniciar em 2013. A ATK foi contratada para atuar junto com a empresa KADDB jordaniana.
Dois canhões? Se entupirem de munição até que pode fazer algum estrago.
A própria USAF andou flertando c/ a idéia de fazer um tipo de “mini-Spectre” no “Spartan” (C-27J), mas a coisa não foi prá frente.
Agora será algum tipo de contingência, antí “Primavera Árabe” no reino???
Pq levantar um desses na frente do vizinho, vai ser uma bela maneira de jogar dinheiro fora.
Maurício,
Seguramente o ACN-235-300 da Jordânia será um Gunship de porte pequeno para médio destinado a missões ‘anti-primavera’.
Sds,
Ivan.
Bem, Com 2 M-61 Vulcan de 20mm totalmente municiados, radar, sensor IR, mísseis tipo Hellfire, contêiner com tripulação, consoles para operação de armas e sensores, sistemas de ECM e auto defesa…………………. Vai ficar bem pesado………… O modelo C-295 num cairia melhor nesta função, visto seu maior tamanho e capacidade dos propulsores……….. alem é claro de maior autonomia sobre o campo de operação. Alem do mais, o modelo M-61 é bem “pequeno”, obrigando a aeronave à permanecer bem perto do inimigo, o tornando mais vulnerável aos manpads da vida. Eu acho que, se o C-295 fosse a versão usada, trocaria os… Read more »
Como geralmente esse tipo de aeronave opera contra forças assimétricas e à noite, o maior perigo é ficarem tão próximas a ponto de serem audíveis e alertar um operador de MANPADS. Também acho que um Vulcan é inadequado sendo melhor um canhão com maior alcance. Os americanos já acham que o Gau-12 é inadequado e houve planos de trocá-lo pelo Mk44 de 30 mm, que tem até mais alcance útil que um 40L60, mantendo a aeronave tão distante que fica inaudível e oculta pela escuridão. O uso de canhões de maior alcance e menor poder de fogo se justifica tendo… Read more »
Novas versões do Hellfire permitem que sejam lançados de grandes altitudes (até 8.000 m) e podem adquirir alvos situados a mais de 90° de cada lado.
Vassili disse: 13 de junho de 2011 às 13:12 Vassili, Concordo contigo…..os Vulcan de 20mm são muito pequenos para fogo de média altura…..e a baixa altura, combinado com o tamanho relativo do Casa C-295 e sua baixa velocidade…fica fácil para um MANPAD ou mesmo fogo de artilharia AA. Acho que ficou mais uma gambiarra do que algo efetivo….. e ficou muito lunge de um Hércules AC-130H GunShip, que usa: (Prior to circa 2000) Antes de: 2× 20 mm M61 Vulcan cannon 1× 40 mm (1.58 in) L/60 Bofors cannon 1× 105 mm (4.13 in) M102 howitzer (Current Armament) – Atual:… Read more »
Armamento das diversas versões de “gunship” em plataforma C-130 Hércules: “Armament AC-130A Project Gunship II 4× 7.62 mm GAU-2/A miniguns 4× 20 mm (0.787 in) M61 Vulcan 6-barreled gatling cannon AC-130A Surprise Package, Pave Pronto, AC-130E Pave Spectre 2× 7.62 mm GAU-2/A miniguns 2× 20 mm M61 Vulcan cannon 2× 40 mm (1.58 in) L/60 Bofors cannon AC-130E Pave Aegis 2× 20 mm M61 Vulcan cannon 1× 40 mm (1.58 in) L/60 Bofors cannon 1× 105 mm (4.13 in) M102 howitzer AC-130H Spectre (Prior to circa 2000) 2× 20 mm M61 Vulcan cannon 1× 40 mm (1.58 in) L/60 Bofors… Read more »
é uma lista respeitável essa do AC-130