Suécia na Líbia: OTAN quer mais do que Gripens
–
Primeiro Ministro Sueco confirmou que OTAN quer uma participação maior do país no conflito da Líbia
–
Segundo reportagem publicada pelo jornal sueco The Local na quinta-feira, 2 de junho, a Suécia poderia ser solicitada para ampliar sua presnça militar no conflito da Líbia, conforme requisição da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
O OTAN quer estender as operações em andamento na Líbia por mais 90 dias, e requisitou apoio urgente para o governo sueco, segundo a agência de notícias TT. Na quarta-feira, 1º de junho, o Primeiro Ministro Sueco Fredrik Reinfeldt confirmou o pedido do General Anders Fogh Rasmussen, da OTAN, para que a Suécia continue ajudando com reconhecimento aéreo, com a possibilidade de mais tropas suecas se juntarem à força naval. A ajuda adicional também poderia ser empregada em operações de informação.
O Governo Sueco tem que tomar uma decisão até 22 de junho, mas mesmo com o prazo tido como curto, há possibilidades de uma resposta positiva. O porta-voz dos Sociais Democratas para relações exteriores, Urban Ahlin, disse que o partido está disposto a se comprometer com o assunto, se certas condições forem atendidas.
Segundo Ahlin, “será muito mais fácil chegarmos a um acordo, agora que está claro que a OTAN não pedirá apenas por oito caças Gripen, mas por coisas que já havíamos apontado, como embargo de armas, operações navais e abordagem de grandes navios.” O partido também deixou claro que quer ver um comitê de ajuda humanitária para a Líbia, assim que o regime de Gaddafi seja destituído do poder.
FONTE: The Local
FOTO: Forças Armadas Suecas
Daqui a pouco vão pedir a volta do tio Sam…..
E no final destes 90 dias irão pedir mais 90……
Daí no final destes outros 90 dias……
Se a coisa fôsse séria, a tal ajuda humanitária, o Gaddafi já estaria sentadinho no colinho do Capeta junto com o Bin Laden……
E pensar que tem gente que torce pelo fim do Império norte-americano do Mal…para estes Eu sempre pergunto: O que aconteceu com a humanidade quando Roma caiu?
Olá,
A queda do grande Irmão não é um bom negocio, já que quando a aconteçer serão provavelmente os Chineses que vão assumir o posto.
Ruim com eles, muito pior com eles, o ideal seria o meio termo, como no tempo da guerra fria, mas em um patamar menos hostil.
Abraços,
“A democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras que têm sido tentadas de tempos em tempos.”
Winston Churchil
Desculpem o “clichê” mas certas verdades me parecem definitivas. É muito melhor com “eles” pois regimes onde as liberdades individuais não valem nada, não deveriam se equiparar em condições igualitárias com quem vive em democracias. Sei que não é bem assim mas …….
*errata=muito pior sem eles
Libya: UK Apache helicopters used in Nato attacks
http://www.bbc.co.uk/news/uk-13652388
[]s!
“Cockpit footage of strikes on Libya targets” (inclui de um Apache)
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/africaandindianocean/libya/8556887/Cockpit-footage-of-strikes-on-Libya-targets.html
Interessante que nao foi publicado nada dos Predators que estariam voando na Libia.
Suecia esta reavaliando se continuarah atuando na Libia, o Parlamento pode decidir por uma reducao das operacoes.
O que parecia um provavel deadlock no inicio, agora pode estar configurando a saida do Gadaffi (vivo ou morto). Semana passada 5 generais desertaram (aparentemente com apoio do servico secreto italiano) e passaram a apoiar os rebeldes. Segundo eles, somente 10 generais ainda apoiam Gadaffi (medo ou tribo?).
[]s!
P/ nao me acusarem de vies, aqui segue as imagens dos helis franceses, comparem:
“Night strikes by French Tigre helicopters”
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/africaandindianocean/libya/8556413/Night-strikes-by-French-Tigre-helicopters.html
[]s!
“Saab fighter jet guns for orders”
http://www.bbc.co.uk/news/business-13641934
O segundo video mostra o instrutor britanico examinando o Gripen… poderia ser considerado sexual harassment 🙂
[]s!