Saab 2000 Maritime Patrol Aircraft oferecido para a Índia
Após ser retirado da concorrência do MRCA da Índia a SAAB agora planeja competir com o programa Medium Range Maritime Recce (MRMR) da Marinha Indiana oferecendo o SAAB 2000 na versão de patrulha marítima. O SAAB 2000 já está operacional no Paquistão na versão de Alerta Aéreo Antecipado.
Para missões de patrulha marítima o SAAB 2000 a 350 knots a 20 mil pés e atinge a área de operação a mil milhas de distancia em 3 horas. A autonomia é de nove horas e meia a uma distância de 2 mil milhas neste perfil. Em uma missão de vigilância de Zona Economia Exclusiva de 200 milhas o SAAB 2000 MPA pode operar por cinco horas e meia voando a 2 mil pés.
Entre outros sistemas a aeronave será equipada com o radar Selex Active Electronically Scanned Array (AESA) Maritime Surveillance Radar e poderá ser equipada com mísseis anti-navio RBS-15 ou Harpoon. A Marinha da Índia já encomendou oito P-8I Poseidon para patrulha de longo alcance e agora quer uma aeronave mais barata para complementar.
FONTE: Defense-Update
A produção dos Saab 2000 cessou em 1999. Todos esses modelos militares estão sendo oferecidos através de conversões de modelos civis usados.
Será q o ERJ-145 PM teria chances nessa? Ja que a Índia já utiliza o ERJ-145 AEW&C, seria uma boa chance de padronizar equipamento, mesmo q historicamente eles nunca padronizem nada…
A Saab algo em torno de 60-65 dessas aeronaves p/ converter, de acordo c/ o interesse dos possíveis clientes.
O ERJ-145 c/ radar AEW indiano, não se encontra operacional ainda e o ERJ-145MPA é somente mais um, disputando essa concorrência.