Morte de bin Laden revela helicóptero secreto
Uma equipe foi infiltrada no Paquistão pelo ar a partir da fronteira com o Afeganistão. Foram pelo menos 40 minutos dentro do espaço aéreo alheio sem serem detectados até o último minuto.
Agora surgem imagens de um desconhecido helicóptero que caiu sobre a mansão onde se encontrava Osama bin Laden. Abatido ou não, os destroços do helicóptero foram fotografados e depois rapidamente cobertos por um pano. Por que esconder destroços de um helicóptero?
A resposta para esta pergunta está em algumas fotos divulgadas. Parte da estrutura apresenta aspectos furtivos, muito semelhantes ao projeto do extinto helicóptero de ataque Commache. São formas lisas e angulares.
Alguns começaram a especular sobre uma provável versão stealth de um helicóptero de transporte. Provavelmente uma versão bastante modificada de um H-60 Blackhawk.
A fotos da cauda do helicóptero apresentam características stealth com um rotor de cinco ou seis pás.
É possível que as equipes SEAL envolvidas no ataque de domingo passado tenham usado uma versão modificada MH-60 Black Hawk. Oficialmente a Casa Branca não confirmou nem negou que tipo de helicóptero foi usado.
Inicialmente o plano era para as equipes SEAL descerem pelas técnicas de “fast rope” a partir de dois ‘Black Hawks pairados, mas de acordo com a Casa Branca e funcionários da defesa, um dos helicópteros apresentou uma falha mecânica e que fazer um pouso forçado.
Porém, existem controvérsias. Alguns especialistas acreditam que seja uma aeronave completamente nova e não uma versão modificada do MH-60.
Os especialistas agora estão especulando que o helicóptero misterioso pode ser um descendente do abandonado RAH-66 Comanche. O Comanche, em desenvolvimento desde 1984, atingiu a fase de protótipo e foi cancelado em 2004.
Acredita-se que os militares da EUA mantiveram alguns exemplares do Comanche para uso em missões de alta prioridade, como a invasão de domingo passado.
FOTOS: Reuters/AP/David Cenciotti weblog
É claramente um design furtivo de algum heli de grande porte, mas não tem nada a ver com o rotor de cauda do Comanche, cujos estabilizadores horizontais/profundores (?) eram sem enflechamento algum, ao passo que o da foto é em leve enflechamento (não deu pra entender se é positivo ou negativo). Por outro lado, o rotor de cauda do Comanche era embutido e o do heli da foto é externo à fuselagem. Isso nos remete àquela velha questão das tecnologias americanas avançadíssimas, projetadas nos “Hangar 51” da vida, e que sequer chegam ao conhecimento de nós meros mortais. No entanto… Read more »
Foi revelada uma pequena ponta do que está atrás do “pano preto” do tio Sam.
No mínimo dez anos na frente da concorrência.
Pena que não temos pessoas como vc editando jornais e revistas de grande porte.
Muito interessante esses destroços. Sem dúvida logo logo teremos notícias acerca dessa aeronave.
Além da furtividade ao radar e IR, um heli deve ter furtividade acústica.
Vamos ver qual o trunfo tecnológico que os americanos guardavam na manga a sete chaves.
Pra mim não parece ser um Comanche modificado, tendo em vista o sistema antirotacional. O Comanche usava um fan carenado (Fenestron) e esse parece ser um rotor “convencional”.
Sem dúvida esta será a notícia do século. Para os entusiastas é mais interessante que a própria morte do Bin Laden.
Só de curiosidade e totalmente off-topic, o US Army começou esse ano a usar no Afeganistão um kit adaptável às granadas de morteiro calibre 120 mm, guiada por GPS/INS. Precisão (CEP) de menos de 10 metros.
Sem o kit a precisão é cerca de 150 m.
Também o lançador de granadas XM25 começou a ser usado no ano passado. Esse lançador de 25mm usa granadas que explodem no ar,num ponto predeterminado por um telêmetro laser. Eficaz contra pessoal protegido atrás de paredes e em trincheiras.
Pode até ser uma aeronave nova, embora acredite mesmo que seja algum kit de furtividade aplicado em um Blackhawk, visando redução da assinatura de radar e ruído, pois é praticamente inviável a aplicação de rotores do tipo Fenestron (ou fan-in-fin) utilizado pelo Comanche, este tipo de rotor diminui o arrasto induzido das pás devido estarem situada em um envoltório que faz parte do estabilizador vertical, melhorando a eficiência aerodinâmica, ruído e vibração, no entanto, não oferece a mesma capacidade de compensação de torque que um rotor de cauda convencional, principalmente se tratando de uma aeronave de maior porte como o… Read more »
Se for baseado no UH60 ele virou um helicóptero praticamente novo. O maior problema em aproveitar o projeto do Black Hawk sem dúvida seria criar os trens de pouso retráteis, que obrigaria um reprojeto completo.
Como deve ser especializado em infiltrações furtivas não precisa de cobertura de fogo, mas deve contar com uma suite optrônica bem ampla para possibilitar operações noturnas com o máximo de eficiência.
Será interessante ver esses sensores. Provavelmente serão parecidos com a solução proposta para o Comanche.
Devo confessar que estou ansioso por novas informações e já começo a acreditar na existência do Aurora. rsrssss
E só especulando, mas será que a técnica fast rope é feita a partir da porta lateral ou de um alçapão central, como seria mais indicado a um helicóptero furtivo?
Bosco,
Creio que seja mais furtivo um alçapão central, mas acho que não faz muita diferença, pois precisam da furtividade para penetrar no espaço aéreo, a partir do momento que chegue a ponto de desembarque, seja por fast-hope ou outra técnica, o fator surpresa já estará garantido.
Bosco,
Até onde eu sei, o Sikorsky S-92 é um helicóptero com trem de pouso retrátil derivado do Brack Hawk S-70.
Mas posso estar enganado.
Abç,
Ivan.
Ivan, Como o S-92 é também baseado no S-70, ele poderia ser a base do “Silent Hawk” (???) com muito mais propriedade. Sem falar que por ser maior e ter maior autonomia, seria uma plataforma bem mais eficiente. Leo, Sei que seria um “excesso de preciosismo”, rsrssss, mas já que projetaram um heli furtivo para operações especiais inserção e extração de comandos não custa nada ter o cuidado de mantê-lo furtivo durante a fase final. A porta lateral aberta e o “guincho” poderiam dar um reflexo monstro por alguns instantes nas telas de um radar bisbilhoteiro e por toda a… Read more »
Isso lembra o F-117, que ninguém viu ninguém sabia.
Pode ser um S-70 ou 92 extremamente modificado.
[]’s
Por que um alçapao ventral? Uma rampa traseira é mais furtiva que portas laterais e mais apta a fazer tanto fast rope quanto desembarque, alem de permitir mais tropas que um alçapao no meio.
Eita, aí si fomos surpreendidos novamente:
Esta e tantas outras “surpresas”, tanto do agora quanto do passado, remetem-me a um pensamento: ESTAMOS COMPRANDO TECNOLOGIA DE CAÇAS, HELIS, SUBMARINOS, BLINDADOS E SABE-SE MAIS O QUE! Perguntas: E aí? o que faremos com ela? Teremos competência, atitude e compromisso em progredi-la? Pesquisar através de nossas necessidades, objetivos e visão de futuro, novas soluções, em vez de comprá-las novamente? Teremos condições de desenvolver não só nossa indústria no setor de defesa, mas criar empregos, tradição, personalidade perante o mundo. Ter conhecimento, desenvolvido ou comprado, é apenas um item do quesito inteligência. Inteligência é o que faremos com a informação… Read more »