Secretário francês virá ao Brasil para ampliar aliança militar
Brasil e França discutem contratos militares na próxima semana
Brasil e a França abordarão na próxima semana a situação dos contratos militares entre ambos os países. Paris quer garantir a ampliação da alinça na área militar durante uma visita do secretário de Estado francês para Comércio Exterior, Pierre Lellouche, de 25 a 27 de abril.
Lellouche se reunirá com o ministro de Defesa, Nelson Jobim, para falar sobre o “avanço dos contratos em curso e promover a oferta francesa em um setor em que a aliança se reforçou amplamente”, afirmou um comunicado divulgado nesta quinta-feira pelo Governo francês.
Embora não tenha sido feita nenhuma referência explícita no comunicado do departamento do Comércio Exterior, a França reiterou nos últimos anos seu interesse em vender ao Brasil 36 aviões de combate Rafale, que concorrem com os FA-18 do americano Boeing e com os Gripen do sueco Saab.
Lellouche aproveitará sua visita ao Brasil para promover outros setores franceses, como o agroalimentar e o da indústria náutica, através de um encontro com os expositores franceses no salão Rio Boat Show.
O secretário de Estado inaugurará o pavilhão francês da feira Expovinis de São Paulo, onde 60 expositores estarão presentes. Durante sua estadia no Rio de Janeiro, percorrerá as instalações do teleférico de tecnologia francesa no Complexo do Alemão e exporá aos governadores do Rio, Sérgio Cabral, e de São Paulo, Geraldo Alckmin,”a experiência francesa em matéria de organização e gestão de grandes eventos” para garantir, principalmente, a segurança nas cidades e nos aeroportos.
Lellouche encerrará sua visita ao Brasil com um discurso para investidores com o objetivo de promover o atrativo da França.
Não acredito que essa visita vá acrescentar nada no processo do FX2, assim como foi a visita dos americanos.
Mas um capitulo desta novela sem fim !!!
Abs
Lero-lero…lero-lero… FHC, Lula e Dilma usam e abusam da fórmula mágica do “afago”. Afagam os militares, prometendo-lhes os meios necessários e funcionais para a mínima realização de suas tarefas constitucionais; Afagam os franceses,prometendo-lhes a compra Rafaele; Afagam os suecos, prometendo-lhes a compra de Gripen; Afagam os EUA, prometendo-lhes a compra de seu F-18; e agora, afagam os Russos prometendo-lhes a compra de seu Su-35; E assim os governantes vão levando, em banho-maria, todos estes incautos e inocentes… Tem que ser muito ingênuo para achar que o governo e seus asseclas vão tomar alguma decisão concreta a cerca do finado “éfexis”,… Read more »
O Rafale já é feio na pintura original, com a da FAB fica pior ainda.
Caro tplayer, aparência é o que menos importa, se beleza fizesse a máquina o A-10 seria um dos piores aviões do mundo…
A jaca é ruim por ser cara. Eu, pessoalmente, não gosto do design francês – nem aviões nem carros – mas há quem goste.
Se a jaca custasse metade ou menos do que custa, e fosse compatível com armas padrão OTAN, a conversa seria outra.
No mais, a notícia não acrescenta nada. Acredito em coisas mais tangíveis, como Papai Noel, mas F-X2 só com o IOC mesmo.
Tomara que eles pressionem a gente como andam fazendo com a Índia. Só assim pra eles cairem fora logo dessa palhaçada.
Saco cheio dessas noticinhas de lobby francês. Tá, tá bom, já sabemos que os franceses sabem fazer lobby sujo como ninguém…
Quanto ao FX2, só vai se definir pelo cansaço: quando duas das três empresas cansarem de se fiar nas palhaçadas do gf e desistirem do Brasil a coisa se define.
Corremos o risco de ter o novo caça da FAB escolhido por exclusão.
Não tem um assento ejetor vencido, p/ mandar esse cara passear…