F-X2: França acena com novas vantagens para o Brasil
Os gauleses estão calados, mas vivos. Comenta-se, que, após a fulgurante visita de Barack Obama ao Brasil, em defesa dos Boeings AF-18 para a FAB, a Dassault prepara um contra-ataque. O grupo francês estaria acenando com novas vantagens para o Brasil, como mais transferência de tecnologia. Os norte-americanos são líderes mundiais em alta tecnologia, mas reagem a transferi-la. Diante disso, Paris estaria disposta a ampliar as parcerias com a Embraer, para cativar Brasília.
Outra vantagem seria a instalação, em Paris, de unidade da Embraer para vender para a Europa. Informa-se que o principal executivo da Dassault, Jean Rosanvallon, vai desembarcar brevemente em Brasília.
Nesse jogo, a primeira informação foi a de que relatório da Aeronáutica dava a vantagem para o modelo Grippen, da sueca Saab. Depois, Lula, quebrando todos os protocolos, anunciou vitória da França antes do fim da licitação. E, agora, Barack Obama lança seus dardos. Ninguém duvida que os norte-americanos estão à frente, mas como resistem a transferir tecnologia, a vitória pode ser da França. Na bolsa de apostas, os suecos andam meio esquecidos.
FONTE: Monitor Mercantil, via Notimp
O que pode ser mais que “Transferência Irrestrita de Tecnologia”? Eles já ofereceram mundos e fundos, claro que a preço extorsivo, vão oferecer algo mais? E o preço? Vai continuar o mesmo?? Se os franceses quiserem ganhar mesmo, é só colocar o preço com 5% a maior em relação ao F-18 E SH na aquisição e oferecer uma “tabela congelada” por 30 anos dos spare parts. Mas ae corremos o risco de faltar peças no futuro. E na realidade, não adianta ficar sonhando com caças de 4.5ª/5ª geração se nem conseguimos modernizar os F-5 E Jordanianos e AMX. Em 2018,… Read more »
Ainda mantenho a minha posição. Os EUA estão com a venda no colo deles, só deixam escaparem se quiserem. Mesmo com a transferência “necessária” ao invés da irrestrita, eles tem mais chances. Primeiro, porque o que a Boeing oferece é o que a FAB precisa; segundo porque a transferência de tecnologia do Rafale não depende apenas da Dassault mas de vários outros fornecedores (e por isto é fantasiosa); terceiro, mesmo que pudessem transferir tudo o que prometem, iam transferir este conhecimento para quem? DUVIDO que as empresas brasileiras do setor de defesa possam absorver e utilizar todo este conhecimento. Além… Read more »
O grupo francês estaria acenando com novas vantagens para o Brasil, como mais transferência de tecnologia. Mais? Já não era “total” e “irrestrita”? Outra vantagem seria a instalação, em Paris, de unidade da Embraer para vender para a Europa. Informa-se que o principal executivo da Dassault, Jean Rosanvallon, vai desembarcar brevemente em Brasília. Por favor, alguém avise à Dassault que a Embraer já tem uma unidade na Europa, a Embraer Aviation International, com sede na França. Em vez do Jean Rosanvallon vir ao Brasil, ele pode ir na Embraer lá mesmo em Paris. Em resumo, só perfumaria. Abaixar o “precinho”… Read more »
Amigos, a França vai oferecer a transferência de tecnologias futuras no pacote do Rafale. Tipo o tele-transporte e canhões laser.
Por isso que poderão melhorar a atual proposta de Transferência Tecnológica Irrestrita.
Faço coro: ué, mas já não era “irrestrita”????? 😉 Lobbyzinho francês bem do ordinário… A verdade é que a visita de Obama, mas principalmente a de John McCain, além das cartas dos líderes dos dois partidos no US Congress, todos garantindo o cumprimento do contrato pelo Tio Sam, entornou de vez o caldo da Dassault. Se havia uma justificativa para não comprar o SH (e não havia, a não ser na cabeça dos paranóicos comunas e ufanistas), esta desapareceu das vistas, e o resultado é que o SH apareceu como superior, confiável e, acima de tudo, muito mais barato. Bateu… Read more »
Grifo disse:
1 de abril de 2011 às 13:09
Ia colocar exatamente isto.
Acho que neste momento que estamos economicamente a coisa tende aos tampões e espero que passe essa crise.
Caso saia o FX2 concordo com o observador, neste momento acredito que os americanos estão na frente.
Mas ainda vamos ter muita coisa pela frente para resolver o FX2, ainda vamos ter 2011 todo pela frente e quem sabe somente em 2012 as coisas podem acontecer.
Abs.
Uma coisita: A SORTE do Rafale depende do F-X2 indiano, o MMRCA. Explico: Em teoria, o resultado do MMRCA irá sair por volta de JULHO/AGOSTO desse ano. Poderá acontecer algum atraso, mas ainda assim, o resultado sairá ANTES DO F-X2 ! O MMRCA é uma CONCORRÊNCIA do tipo MENOR PREÇO (há, inclusive, uma entrevista com um general indiano acerca disso). Sem querer me repetir, o PREÇO irá ser o fiel da balança no programa indiano. Vejam bem, guardado o fato de todos os ítens (montagem na Índia, transferência de tecnologia…) estipulados no edital da concorrência sejam respeitados. Como disse, CRONOLOGICAMENTE,… Read more »
Que pena os Estado Unidenses estarem na frente, eles sempre ajudaram no nosso desenvolvimento tecnológico no VLS deram um puta empurram não venderam o giroscópio e não permitiram que seus aliados vendem-sem, no desenvolvimento do do Piranha não venderam o buscador que prometeram, o que mandaram era maior forçando todo o re-projeto da cabeça do míssil e ainda por cima a qualidade desse equipamento era muito inferior impossibilitando o uso no míssil tendo a FAB que comprar da Africa do Sul, no desenvolvimento do MAR-1 ele também ajudaram o congresso americano não permitiu a venda das antenas para o míssil… Read more »
“…Falando em combate poxa 6 x 1 para o Rafale sobre o SH”
Onde foi isso? No Playstation?
E se não fosse a tecnologia americana/israelense, não estariamos voando Supertucano, F5M, R99 e alguma mais.
Pesquise mais sobre a França, como a pisada de bola deles já em 1932 e verá quem é parceiro mesmo …
Não Antonio, isso foi na Red Flag. mais me equivoquei não foi 6 x 1 como tinha dito e sim 6 x 2. http://www.aereo.jor.br/2008/11/05/rafale-bateu-o-fa-18e-na-red-flag-08-4 http://www.flightglobal.com/blogs/the-dewline/2009/11/rafale-beats-f-35-f-22-in-flig.html http://www.aereo.jor.br/2009/12/21/sobre-o-desempenho-brilhante-do-rafale-no-atlc-dos-emirados/ Bem sobre o f5M pode ser tecnologia Estadunidense/Israelense e dai só compramos não foi feito aqui que vantagem o Brasil teve, se tivesse alguma vantagem não estaríamos comprando agora e sim desenvolvendo e o R99 é graças a tecnologia aproveitada do desenvolvimento do amx que foi parceria com a Itália. O super tucano foi baseado em uma aeronave britânica pelo que eu pesquisei posso estar errado ta certo que tem muita coisa de tecnologia… Read more »
andersonrodrigues disse:
O super tucano foi baseado em uma aeronave britânica pelo que eu pesquisei
Caro Andreson Rodrigues
O Super Tucano foi baseado no Tucano H, uma aeronave desenvolvida para a concorrência JPATS da USAF.
O Tucano modificado pela Shorts (Reino Unido) é uma outra linhagem da família.
Antonio M disse:
1 de abril de 2011 às 15:37
No Frenchstation.
ahahahahahahahaah
Caro Andersonrodrigues1979: Eu não disse que apoiava o SH. Tudo bem que os EUA sempre nos sacanearam, mas os tempos eram outros (guerra fria). E a França igualmente já nos sacaneou muito e continua a sacanear. Então não vejo diferença. Particularmente, prefiro o projeto do Gripen NG. relação custo/benefício excelente, ideal para uma força aérea com recursos limitados como a do Brasil. Não é nenhum F-22, mas podemos pagá-lo e pagar a sua hora/voo. O problema do NG não é a transferência de tecnologia ou o fato de ser um projeto. Não. Nada disto. O PROBLEMA SOMOS NÓS. O PROBLEMA… Read more »
andersonrodrigues1979 disse: 1 de abril de 2011 às 15:17 É até difícil impugnar um comentário super bem feito desses, mas vamolá… 🙂 Putz, pensei que tínhamos passado essa fase de antiamericanismo cheio de bobagens… “no VLS deram um puta empurram” (sic) Ah o nosso super bem-sucedido Programa Espacial Brasileiro… 50 anos de Programa… e ainda lançamos buscapés (by Rodrigo, hehehe) de 5 metros de altura do tipo que os nazistas lançavam em 1935… Nossa própria incapacidade gerencial e financeira é tão grande que conseguimos explodir em solo um foguete, tendo morrido mais de 40 técnicos e cientistas. E a culpa… Read more »
Srs Considerando que a FAB vive na pindaíba há anos e isto não deve mudar agora, por alguma mágica, a escolha do caça só pode ser o Gripen NG, como a FAB definiu (mesmo este pode acabar ficando para exposição em hangar, se as coisas não melhorarem quanto as verbas de custeio). O Rafale, pelos custos apresentados está fora de questão; não importando o resto, pois o custo de manutenção dentro da capacidade orçamentária da FAB é condição essencial. Pelo cenário atual, mesmo o SH está fora; se comprado vai acabar ficando no chão. Assim, é o NG ou então… Read more »
Não falo mais nada sobre a jaca. Se for analisar os custos, mesmo que DESSEM as jacas, no fim de 30 anos de operação (30 anos x 200 h/ano x 18000 euros = 108 milhões de euros, fora as armas, muito mais caras!!), ainda ficaria mais caro que o Gripen.
A jaca já era. Gripen ou SH já, qualquer um deles será excelente para a FAB, mas ainda sou mais SH, não por não confiar no Gripen, mas para evitar um repeteco do AMX e matar um grande projeto.
Fiquem calmos , que dia é HOJE? 1ª- de ABRIL …………..!!!!!!!!!
Os croissant de jaca azeda, estão de PAPO-FURADO.Só brincaderinha.
Eles perderam a chance com o Mollusco Megalomano, agora é pá- de- cal no Rafale.Para os franceses aprenderem um pouco de humildade, pois nos anos 80 tentaram acabar com o EPA/EFA , os europeus agora estam com um monte de EFA e o Rafale , cadê?
Grande Vader_Cps,
Falou tudo e falou bonito!
[]s
Noticia complementar na UOL : “01/04/2011 – 17h36 Franceses dizem ter acordos sobre caças com 42 empresas RAPHAEL VELEDA DE BELO HORIZONTE A Dassault Aviation, principal empresa do consórcio francês que tenta vender caças ao Brasil, diz já ter 60 acordos firmados com 42 empresas brasileiras para garantir a transferência de tecnologia. A definição da compra das aeronaves para a FAB (Força Aérea Brasileira) foi adiada após cortes no Orçamento de 2011. Em seminário para empresários em Belo Horizonte nesta sexta-feira, o diretor da Dassault Aviation, Jean-Marc Merialdo, afirmou que também busca acordos com universidades e centros de pesquisa para… Read more »
Nick disse:
1 de abril de 2011 às 21:08
“Vamos desenvolver o avião junto com os brasileiros e a indústria francesa irá pagar por isso”, disse.
Será que eu entendi? Ele está dizendo que os franceses estão pagando para fornecer sua tecnologia para o Brasil????? MUHAUHAUHAUHAUHAUHAUH!!!!
——————————————————————————————–
Fica calmo Nick !!!!!!
Trata-se da pegadinha do 1º de abril.
Uma coisa não podemos acusar os franceses: eles são bem espirituosos, divertidos e GOSTAM DE PREGAR PEÇAS NA GENTE !!!!!!
Esses franceses são uns traquinas.
Pegadinha do Parceiro Estratégico Malandro. Saci, Fú-Fú !
[ ]S
Zé…………..esta deu na veia…..
ahhahahahahahahahahha
Não deu ném tempo prá correr pro banheiro…..
Ahahahahahahhahahahahahah……Foi boa …..Parceiro Estratégico….
É parceria CARA-CÚ …………estes croissant são bem espirituosos…….!!!!
Antonio M disse:
“Pesquise mais sobre a França, como a pisada de bola deles já em 1932 e verá quem é parceiro mesmo …”
Caro Antonio M, explica aí um pouco sobre a 1932 e a França.
Abraços
Bem Vader não estamos aqui para discultir nosso nivel de conhecimento ou estudo, e sim um noticia, mais de qualquer forma concordo com você quando disse que precisamos desenvolver tecnologia por nós mesmo, mais acho que todo país precisa de parceiros para ganhar não ter que ficar re-criando a roda.
E acho que devemos fazer a escolha que venha a trazer mais beneficios ao povo brasilerio.
andersonrodrigues disse:
de qualquer forma concordo com você quando disse que precisamos desenvolver tecnologia por nós mesmo, mais acho que todo país precisa de parceiros para ganhar não ter que ficar re-criando a roda.
E acho que devemos fazer a escolha que venha a trazer mais beneficios ao povo brasilerio.
Concordo plenamente. Onde eu assino?
Vader disse:
1 de abril de 2011 às 17:30
Santa paciência……. sugiro a vc copiar o mesmo texto e arquivar para os que ainda choram que “os americanu comem criançinhas ” e pobrezinhos dos “brazucas…. pobres e indefesos” (sic).
Mas reconheço que dou uma boas risadas em suas respostas aos anti….
KKKKK.
Sds.
Vader,
Sera que o amigo poderia me explicar o que a palavra trolleiro significa??
Obrigado.
Vader,
Seu cometario foi no alvo. O Brasil tem que aprender a fazer, e nao esperar com a mao aberta, como se pedisse esmola.
E mais ainda. Quando voce menciona e nos remete a Alemanha dos anos 30, ja usei esse mesmo exemplo ao comentar em um outro blog.
Ja se passaram 70 anos, desde os primeiros testes com a V-1, e o Brasil ainda esta na idade do buscape….essa foi de doer Rodrigo. Rsrsrsrsrs.
Mas e a pura verdade.
Eu me ponho a imaginar aonde estaria a Alemaha hoje se nao tivessem perdido aquela guerra???????????
ivanildotavares disse: 1 de abril de 2011 às 22:27 Caro Ivanildo, Li uma reportagem sobre a revolução de 1932, onde Getúlio Vargas quis comprar equipamento militar francês inclusive pagando parte do valor adiantado. Simplesmente o governo francês alegou “razões humanitárias” e embargou a venda, sendo que ainda não haviam fornecido nada e recebido algum $$ para isso. E ainda demoraram para devolver a grana. O governo de GV então conseguiu adquirir junto aos EUA tudo que precisava, inclusive o moderno caça Boeing 256 sem problemas. E por causa desse desgaste com a França, o Brasil ficou 40 anos sem adquirir… Read more »
andersonrodrigues1979 disse:
1 de abril de 2011 às 22:43
Pois justamente o que fizemos com a Embraer monstando o Xavante e fabricando peças do F5 quando ainda estava e produção via parceira com a Northrop (americana !!!!) é que conseguimos tecnoloiga para a Embraer amadurecer e estar entre as melhores do mundo.
A Helibrás (parceria com os franceses!!!) está a quanto tempo funcionando e qual proojeto de helicóptero nacional foi desenvolvido!?!?!?
Ah sim, o F5M ter “derrubado” o Rafale na Cruzex5, não merece destaque nenhum ?!!?
andersonrodrigues1979 disse: 1 de abril de 2011 às 22:43 De maneira alguma, não quero discutir nível de conhecimento mesmo. Meu papel não é esse, até porque sei menos do que a maioria por aqui. Só gostaria que o amigo refletisse nas coisas antes de escrever. Sem conceitos pré-formados. Sem hipocrisia. Usando a LÓGICA. E acima de tudo se livrasse das malditas lendas da internet, do tipo: – Os AIM-120 da FACh ficam armazenados nos EUA; – O F-22 foi abatido por Rafales inúmeras vezes; – Nos testes de Leh (Índia) o Super Hornet precisou de tanques de oxigênio para decolar;… Read more »
Vader disse:
2 de abril de 2011 às 9:11
Cara não sou anti-americano e nâo tenho nada contra eles, usei exemplo da internet porque fica mais facil.
da uma olhada nesse video
http://www.youtube.com/watch?v=GURWeWJsyR8
De novo este vídeo ?!?
Começa a ler os memorandos dos slides e procure entender.
O Brasil gera desconfiança desde os tempos de autrora …. O governo GV foi para o lado aliado após os EUA terem “feito” a usina de Volta Redionda entre outras coisas. Vários membros do seu governo eram simpatizantes do nazi-fascismo e co a derrocada dos mesmos preferiram ficar do lado vencedor. Atualmente, temos um governo que simpatiza com Ahmadinejhad, Evo Morales, Hugo Chaves e que até pouco tempo atrás chamava KAdaffi de irmão e líder. Reclamou e bradou contra os acordose manoras militares entre EUA e Colômbia mas, nenhuma nota de repúdio à Chaves que pemitiu que bombardeiros Tupolevs “passeassem”… Read more »
mesmo que a FAB ganhe tudo isso, não vão dar verba para voar com os Rafale…
Nosso problema não é qual avião, é a falta de vontade politica de manter uma FAB eficiente…
Antonio
Acho que a Dilma não mantem muito mais simpatias pelo Irâ,,,
Wagner disse:
2 de abril de 2011 às 11:00
Que pelo menos ela “honre as calcinhas que veste” pois bajular um líder de país que ainda permitie apedrejar mulheres até a morte por causa de adultério (mesmo com o marido morto!), a repressão contra os indignados com sua reeleição fraudolenta que entre tantos outros provocou o assassinato de uma jovem chamada Neda, não poderia simplesmente ignorar tais fatos.
andersonrodrigues1979 disse: 2 de abril de 2011 às 10:25 Nem preciso acessar ao link para saber que é o vídeo do Brig Venâncio. Acho que já decorei a URL de tanto que postaram aqui… 🙂 Entenda uma coisa: não existe “bonzinho” no mundo. Nações não tem amigos, tem interesses comuns. Ninguém dá nada de graça pra ninguém. Não existe almoço grátis. Mas os EUA pela primeira vez na história estão se ligando que precisam DE FATO do Brasil, tanto quanto precisamos deles. Essa é uma oportunidade única. É a hora de deixar o passado pra trás, apagar os rancores, esquecer… Read more »
Caro Antonio M,
Obrigado pelos esclarecimentos.
Abraços
Vader disse:
“…até porque sei menos do que a maioria por aqui”
Com certeza você é um dos que mais acrescenta conhecimento, sem puxassaquismo algum. Os seus comentários me levaram, por exemplo, a me inteirar sobre o F35 e suas potencialidades, ao interesse por geopolítica, etc.
Abraços