Brasil lança foguete… na Suécia
O lançamento do VSB-30 V15 – TEXUS 49 ocorreu com sucesso, hoje, dia 29 Mar, às 6:00 h local, a partir do Centro de Lançamento de Esrange, em Kiruna – Suécia.
O Voo foi nominal, perfeito, e a carga útil recuperada. Segue os principais dados.
- Massa de carga útil: 379 kg;
- Apogeu: 268,2 km (nominal = 264,0 km);
- Tempo de microgravidade = 378 sec;
- Alcance = 92 km;
- ponto de impacto < 1 sigma;
- aceleração máxima do 1E = 7,9 g;
- aceleração máxima do 2E = 12,6 g.
O foguete alcançou a altitude de 268 km e a carga útil que continha quatro experimentos científicos, ficou por 06 minutos em ambiente de microgravidade e foi recuperada a 90 km do local do lançamento.
Neste lançamento, a ESA (Agência Espacial Européia) comemora 50 voos da carga útil TEXUS.
A Operação Texus 49 teve início em 18 de março e o lançamento somente ocorreu nesta data em virtude de condições meteorológicas desfavoráveis (fortes ventos balísticos) nos dias anteriores.
FONTE: IAE
Se para lançar este buscapé tem que ir até a Suécia, a coisa aqui vai de mal a pior.
Por que foi lançado na Suécia?
É os “ventos” não estão soprando bem pelos lados de Alcântara, embora não possamos esquecer o acidente de 2003, das perdas irreparáveis de 20 especialistas que provavelmente fazem falta a até hoje, pois havia previsão de lançamento em 25 de agosto daquele ano, em 20 de agosto ocorreu o primeiro teste de sequência de lançamento e o acidente ocorreu dia 22. Mas até hoje creio que existam alguns questionamentos, tais como: Será que as coisas estariam “muito diferentes” caso não houvesse ocorrido a acidente em 2003? E se houvesse ocorrido com sucesso o primeiro lançamento, como estaria o programa hoje?… Read more »
Sem comentários.
Tem o CLBI, também.
Já fui assistir muito lançamento lá de buscapé bem maior que este.
Mais um programa que respira com a ajuda de aparelhos…….
Leonardo, este aí está mais para zumbi.
Falta só o tiro na cabeça para parar de vez.
Senhores,
Este é um programa da Agencia Espacial Européia (Suécia /Alemanha) que lança, há muito tempo já, um vetor brasileiro de muito sucesso o VS-30, principalmente pelo custo mais barato e outros detalhes mais que não lembro de cabeça…..além de ser um derivado do Sonda-3
Qualquer modo, é o único foguete de sucesso do programa espacial mixuruca, mal gerido, e movido a verbas de conta gotas, brasileiro.
Sds.