Gol ultrapassa TAM e assume liderança do mercado de aviação doméstico
RIO – A Gol assumiu pela primeira vez a liderança do mercado de aviação doméstico brasileiro em fevereiro. A companhia superou por pouco a TAM, com uma participação de 39,77% dos voos nacionais. O Grupo TAM (que compreende a TAM e a Pantanal), veio logo depois, com 39,59%.
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação (Anac), a Azul tem 7,96%, a Webjet, 5,89%, a Trip aparece com 2,77%, enquanto a Avianca tem 2,58%.
Nas rotas internacionais operadas por empresas brasileiras, a TAM manteve-se isolada na liderança do setor, com 85,85% do mercado. A Gol tem 12,92% e a Avianca, 1,22%.
De acordo com a agência, o volume de passageiros transportados no mercado aéreo doméstico brasileiro aumentou 9,34% em relação ao mesmo mês do ano passado. No mesmo período, a oferta aumentou 13,31%. A tendência de crescimento do mercado aéreo brasileiro se manteve, mas a taxa de ocupação caiu em relação a fevereiro de 2010: de 70,96% para 68,48%.
O mercado de voos internacionais operados por empresas brasileiras também apresentou crescimento em relação a fevereiro. A oferta aumentou 13,28% e a demanda, 12,19%. A taxa de ocupação nas rotas internacionais passou de 75,35% para 74,62%.
FONTE: O Globo
É uma vergonha um país com as dimensões do Brasil ter o mercado de transporte aéreo civil, em nível nacional, dividido por apenas 6 empresas, sendo que somente 2 possuem quase 80% do mercado. Esta liderança da Gol, com seus serviços “pé-de-boi” e a conhecida “educação” de seus comissários, que só faltam usar ferradura, é dureza. Na verdade, das 6, apenas a TRIP possui um serviço de bordo um pouco melhor, seguida pela TAM (o da Avianca eu não conheço, dizem que é bom). O da GOL e o da Webjet, uma tristeza. A Azul, com seus jatos Embraer e… Read more »