Para presidente da IATA, infraero está sucateada
A aviação brasileira está despreparada para suportar a demanda de passageiros durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A constatação é do presidente da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), Giovanni Bisignani. O executivo detonou o modelo de gestão dos aeroportos pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e culpou a Petrobras pelos altos preços das passagens no país, sob o argumento de que a estatal cobra muito caro pelo querosene de aviação. A Iata defende a urgência de reformas no Brasil para que o sistema não entre em colapso nos próximos anos.
No entender de Bisignani, a situação mais grave é a da infraestrutura. “O modelo da Infraero, responsável por 94% dos aeroportos, está quebrado. Treze dos 20 terminais mais movimentados não conseguem suportar sequer a demanda atual. São Paulo, responsável por 25% do tráfego nacional, encontra-se em estado crítico, com capacidade e serviços insuficientes”, criticou o presidente da Iata. Uma das prioridades apresentadas pela entidade é o fim das tarifas mais caras em horário de pico.
Procurada pelo Correio, a Infraero informou que, até 2014, pretende investir cerca de R$ 9 bilhões nos 67 aeroportos, sendo R$ 5,23 bilhões nos terminais diretamente relacionados às 12 cidades-sede da Copa do Mundo que, juntas, concentram 87% do tráfego aéreo nacional. A estatal afirma ainda que o plano está em execução e segue dentro do cronograma. Entre as obras em andamento estão as reformas nos Terminais 1 e 2 do Aeroporto Tom Jobim (Galeão, no Rio de Janeiro), iniciadas em 2008 e orçadas em R$ 687,4 milhões, a instalação do módulo operacional no Aeroporto de Viracopos (Campinas-SP), iniciado em dezembro do ano passado e orçado em R$ 2,9 milhões, além da manutenção na pista de pouso, táxis, pátio e sistema de navegação aérea do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), iniciadas em 2004 e orçadas em R$ 254 milhões.
A associação internacional pede também mais transparência e segurança e alerta que o aumento de preços não pode ser usado como solução para a incapacidade de atender a demanda. Com relação ao valor dos combustíveis, a Iata acusa a Petrobras de elevar os preços em US$ 400 milhões ao ano. “Não há justificativa para que o combustível de aviação brasileiro seja 14% mais caro do que no resto da região”, disse Giovanni Bisignani. Dados da Iata apontam que, enquanto no mundo o gasto com combustível equivale a 29% dos custos das empresas, no Brasil esse valor sobe para 37%. A diferença significa elevação no preço das passagens. Procurada pelo Correio, a Petrobras disse que adota preços conforme as práticas internacionais de mercado.
Reajuste
Desde a última segunda-feira, as tarifas de embarque estão até 20% mais caras. Os valores foram reajustados por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A determinação é de que os aeroportos ofereçam descontos nas tarifas nos horários menos movimentados e as aumentem em horários de pico. Os reajustes das tarifas aeroportuárias serão anuais, com base na inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
FONTE: Correio Braziliense, via Notimp
Putz, precisou vir um gringo para dizer o ÓBVIO ULULANTE! A Infraero é um ANTRO! Um LIXO! Uma caixa-preta do desperdício, da ineficiência e do aparelhamento político. Os aeroportos brasileiros são uma PIADA DE MAU GOSTO! O aeroporto de Santiago dá de 10 a 0 em QUALQUER aeroporto brasileiro. O aeroporto de Montevidéu, cidade com 1,3 milhão de pessoas, capital de um país com 3,4 milhões de pessoas, é melhor do que qualquer aeroporto que tenhamos aqui. Sabem o que o Uruguai produz? Carne, trigo, papel e muamba! O PIB do Uruguai (US$ 40 bilhões) é um pouco maior do… Read more »
Por que esperaram o LuLLa deixar o poder para começarem a fazer esse tipo de crítica ?!?!?!?!!? Por que se calaram ?!?!?!?
Está certo mas, podiam ter começado a criticar bem antes ….
A INFRAERO é o destino de muita gente de pijama azul.
O querosene realmente é caro, mas ele não falou sobre os impostos absurdos pagos para importar sobressalentes, na demora da SRF em liberá-los quando chegam ao Brasil e na nossa ridícula legislação trabalhista…
Para quem não sabe, esta semana a ANAC liberou um aumento das taxas de embarque.
Ah Rodrigo, talvez te interesse: o SAC aqui de SBKP simplesmente fechou, por conta dos cortes de orçamento, e a inscrição pras provas já está sendo feita só online ou em SP.
Na escola em que curso PPA tá rolando um papo de que a prova online vai mesmo acabar.
Ou seja: a coisa tá preta, e a tendência é que piore muito. Quem não brevetar logo corre o risco de não conseguir mais.
E depois esse governinho miserável vem falar que quer desenvolver a aviação civil… que piada…
No seu caso é simples basta fazer a prova aqui em SP, para obter a CHT, quem mora longe de um grande centro que vai se f….
No caso da prova, seria mais simples contratar uma Prometric da vida que faz as provas de certificação para as mais variadas instituições e tem muitos espalhados pelo Brasil.
Criar uma estrutura só para a ANAC, realmente deve ficar muito caro e sub-utilizada. Realmente isto só poderia sair de mente de funcionário público.
Está gostando do PPA?
Demais o PPA. Mas não vejo a hora de ir mais pra diante, com o IFR e o principal: voar.
Abs.
Realmente a Anac esta um lixo….3 meses e a “mesma” nao me entrega minha CHT de piloto privado PPA. Estou sem poder realizar meu exame teorico para PCA, e assim dar continuiadade as minhas necessarias horas de voo, que por sinal nao sao nem um pouco baratas.
Na Faculdade que frequento a maioria do pessoal que pilota ou esta direta ou indiretamente ligada com a aviacao no Brasil sabe que isso aqui e uma vergonha e que vamos passar vergonha num futuro bem proximo….Agora vou voltar a estudar altimetria por que se ficar pensando na Anac a gente fica loco.
Eu estou com CCF vencido e preciso arrumar dois dias de ausência aqui, para me “internar” no HASP.
O meu de segunda classe rapidinho eu tirei no Dedalus.
Poderiam acabar com esta frescura de não poder tirar o de primeira classe em clínica privada.
Tirei o meu primeiro CCF lá na terra do “grande Satã”. Levou pouco mais de uma hora em clínica particular. Quando tentei validar no antigo DAC, a burocracia não deixou.
É bom ver outras pessoas mostrando a zona que está a aviação civil, para não falarem que sou só eu da “direita reacionária” que só critica o PT!
FULLYSPOOLED disse:
16 de março de 2011 às 16:52
Putz, 3 meses pra entregar a CHT!!! Isso quebra as pernas de qualquer um…
Rodrigo disse:
16 de março de 2011 às 17:27
Essa palhaçada de só se tirar CCF de 1a classe no HASP precisava acabar mesmo.
Abs.