FAB monta esquema especial para chegada de Obama
Como parte do esquema de segurança montado para a visita do Presidente Barack Obama ao Brasil, a Força Aérea Brasileira irá conduzir ações de controle e defesa do espaço aéreo durante todo o período da presença do Presidente dos Estados Unidos, dos dias 19 a 21 de março. Haverá caças de prontidão, ações de segurança em solo e restrições de sobrevoo.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) emitirá informações aeronáuticas que terão como objetivo maximizar a segurança da comitiva do Presidente Barack Obama e reduzir os impactos sobre o tráfego aéreo civil. Em Brasília e no Rio de Janeiro, as medidas são semelhantes às adotadas em outros eventos, como a posse da Presidente Dilma Roussef, no dia 1° de janeiro.
Caças F-5EM, Mirage 2000 e A-29 Super Tucano permanecerão de prontidão para a defesa do espaço aéreo. O Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) também contará com aviões-radar E-99 e baterias de artilharia antiaérea, posicionadas em locais estratégicos.
Todos os aviões conduzindo a comitiva do Presidente Barack Obama serão monitorados pelos Órgãos de Controle da FAB enquanto estiverem sobrevoando o espaço aéreo brasileiro. Também ocorrerão ações de segurança no solo nos locais de embarque, desembarque e estacionamento das aeronaves.
FONTE: FAB
BATE-PAPO ONLINE: Converse sobre a visita do Presidente Obama ao Brasil com outros leitores no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.
Hehehehe.
Quer dizer que os veneraveis F-5 e os desdentados Mirage irao dar protecao ao espaco aereo em torno do Flight Path do Obama???
Galante e Poggio,
Voces estao sabendo se o Air Force One vira escoltado por cacas da USAF?
E de dar vergonha essa noticia (nada contra a FAB, ou EB ou MB) .
Por que nao pedimos ao Chile para emprestar-nos alguns F-16 ou ao Chavez para nos ceder alguns Sukhois para garantir o espaco aereo brasileiro durante a visita de Obama?????
Tu isso é medo do Chavez?
Menos, pessoal.
Qualquer maluco com um ultraleve ou outro avião de pequeno porte pode ser uma ameça em potencial, ainda mais num evento a céu aberto, como será o pronunciamento na Cinelândia.
É por isso, também, que os A-29 estarão de prontidão, para qualquer eventualidade envolvendo aviões de baixa performance.
Sem picuinha, mas recentemente se anunciou que os Mirage 2000 corriam o risco de não mais decolar, desprotegendo o DF, ou seja, a D. Dilma.
Agora, estão de protidão para o Dr. Barack, beleza, nada contra, vamos mostrar eficiência, mas, para o nosso dia a dia, os Juaguares são custosos. Porém, para visitas ilustres, estão de prontidão..
Bacana.
Jaguarres
Jaguares, me desculpem.
Caro César, É bom que estejam de prontidão pelo menos para isto. Imagine se o presidente deles sofre um atentado em nosso território. Seria o cúmulo do vexame. Coisa para perder a copa e as olimpíadas ao mesmo tempo. Não que eu fosse sentir saudade destes eventos, pois seus benefícios foram mais uma mentira engendrada pelo ex-presidente. É coisa para arranhar a nossa imagem lá fora para sempre. O Brasil passará a ser visto como o lugar mais perigoso do mundo. Só mesmo o fato de ninguém levar a sério a participação de brasileiros no atentado nos salvaria de uma… Read more »
“…baterias de artilharia antiaérea …”
Serão os Oerlikon 35mm do Exército? Sofreram alguma modernização?
Ou são os Bofors 40mm dos Fuzleiros Navais? Mistral ?
No mínimo constrangedor escoltar o Air Force One com F-5 e M-2000 . E boa pergunta, que sistema de artilharia antiaérea é esse? IGLAs??
Negócio é tomar um Dreher….
[]’s
Sem querer ofender a FAB, mas, os EUA deveriam trazer um esquadrão de F 15 ou F 16 para cuidar do Obama.
Vai deixar a segurança dele nas mãos da nossa valente, mas mal equipada, Força Aérea ??
Tragam os F 16, ou deixem um Nimitz na costa.
Se eu fosse o Obama e visse o estado operacional de nossa FAB, só entraria com um Nimitz do lado…
Nada contra o pessoal da FAB, que sei que é dedicado, mas, a situação econômica de nossa FAB deixa a desejar…
Srs. na verdade creio que os americanos são mais pragmáticos.
A sistuação de nossas Fas, para eles é muito mais uma oportunidade de negócios e não um problema. O problema é nosso !!!!
Clinton e Bush estiveram por aqui, há muita troca de informações, protocolos rígidos e a vasta experiência dos americanos. Creio que correrá tudo bem mas o que me incomoda é que mesmo essas visitas não mudaram quase nada nas relações entre os países principalmente no que se refere ao reaparelhamento das FAs. A pergunta é: E agora vai?
E lá no FORTE está a notícia:
“Cabral cobra Obama por vaga do Brasil no Conselho de Segurança”
Com a situação de nossas FAs permitir que o sr. Cabral consolide essa tremenda gafe que é muito temeroso !!! Aí sim seremos, e mereceremos, ser motivo de piadas ….
Cabral falando ao Obama :
” Pô meu, cade minha Vaguinha ? Daí mano, to precisando de um apoio, sacou ?? Uma vaguinha lá, o bagulho vai dar certo, blz, mermão ??”
Conhecendo ele, nao duvido que ele quebre o protocolo e fale desse jeito…
Piada essa heim !!!
Estamos no limbo e ainda ter que escoltar o avião do Obama.
Vergonha botar os F5M para escoltar o Obama.
Além disso essa visita não deve acrescentar muito no que diz o Fx2.
Outros assuntos devem ser discutidos.
Abs.