Faleceu no último dia 4 de março, na Rússia, o engenheiro e projetista de aviões Mikhail Petrovich Simonov aos 81 anos. Simonov era mundialmente conhecido como o “Pai do Flanker”, por ter projetado o caça Sukhoi Su-27.

Nascido em Rostov-on-Don, Simonov formou-se no Instituto de Aeronáutica Kazan em 1954 e tornou-se projetista de planadores metálicos. Transferido para o escritório da Sukhoi no final da década de 1960, Simonov comandou as campanhas de testes em voo do Su-24 e do Su-25, antes de aceitar o desafio de projetar um caça que estivesse no mesmo nível dos norte-americanos F-14, F-15, F-16 e F/A-18.

Pelos seus feitos Simonov recebeu duas das mais altas condecorações da extinta União Soviética.

Para conhecer mais sobre Simonov, vale a pena ler a entrevista dada por ele e publicada pelo jornal londrino The Telegraph. Clique aqui para ler a matéria.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato Oliveira

E pensar que temos condições de formar nossos ‘Simonov’ da vida e não o fazemos por falta de grana, que vai para programas como os “bolsa voto da vida”…

Wagner

HERÓI DA UNIÃO SOVIÉTICA

HERÓI DA FEDERAÇÃO RUSSA

descanse em paz, camarada, sabendo que seu trabalho ajudou a Pátria a garantir sua invencibilidade e seu poder aéreo.

GHz

Renato Oliveira disse:
8 de março de 2011 às 20:39

Fazemos os nossos Simonov sim, e alguns deles devem trabalhar como Auditores Fiscais, Banco Central, Bradesco, Santander, Itaú, IBOVESPA… ou então na NASA, MIT, JPL, CERN…

GHz

“BOVESPA”, em vez de “IBOVESPA”.

Renato Oliveira

Sim, GHz, por falta de ‘Sukhois’, ‘Boeings’ e ‘Lockheeds’ onde possam trabalhar recebendo dignamente…