Ministro da Defesa da Bulgária visita Saab – entre os assuntos, o Gripen
A Saab informou que o ministro da Defesa da Bulgária, Anuy Angelov, visitou no dia 3 de fevereiro as instalações da Saab, em Linkoping, onde são produzidos os caças Gripen. O Ministro encontrou-se com autoridades da Defesa Sueca e da Saab, como parte de uma visita bilateral oficial à Suécia.
O delegação búlgara foi recebida pelo Vice Presidente Executivo e chefe da área de negócios aeronáuticos da Saab, Lennart Sindahl. Foram discutidos assuntos sobre a modernização da Força Aérea Búlgara e as possibilidades da Suécia fornecer caças Gripen à Bulgária.
Segundo Sindahl, a “Bulgária é um importante mercado para a Saab e nós vemos uma forte possibilidade de desenvolver os laços industriais entre nossos dois países”. O Ministro Angelov deverá também encontrar-se com o Ministro da Defesa Sueco Sten Tolgfors e o Presidente e CEO da Saab, Håkan Buskhe.
Recentemente, o Ministério da Defesa Búlgaro emitiu um Pedido de Informações (Request for Information) para caças multitarefas para a Força Aérea Búlgara, sendo o Gripen um dos competidores. A empresa informou que tanto ela quanto a Suécia mantém-se totalmente comprometidos com o proceso de modernização da Força Aéra Búlgara, oferecendo caças Gripen novos e totalmente interoperáveis com a OTAN, num acordo intergovernamental.
FONTE / FOTOS (P. Kustvik): copywright Saab AB
LEIA TAMBÉM:
Pelo visto lá os políticos são mais rápidos que aqui…
Um ou dois esquadrões de Gripen bem armados já estaria bom demais para a Bulgária, um país pobre e pequeno. Pior que bem ou mal ela fica próxima da Turquia e da Grécia, ambos países bem fornidos de armamento (a Turquia em breve muito mais que a Grécia, por conta do F-35). E não muito longe de Rússia e Irã.
Mas infelizmente talvez até mesmo o Gripen esteja acima das possibilidades desse país. Provavelmente eles acabem pegando algum F-16 MLU que esteja dando sopa.
Ufa, ainda bem, imagina a tragédia que seria esses caras comprando os “nossos” Gripen C/D, com os equiparemos a FAB e a MB, após o cancelamento dos upgrades dos AMX/A-1 e dos A-4 e a sumária desativação dos M-2000…
Ah, me desculpem, estava sonhando acordado!!!