Executivo da Lockheed Martin previu ‘redefinição’ do F-X2 em 2009

Em entrevista ao site britânico flight global, o presidente da Lockheed Martin para as Americas, Ron Covais, afirmou que a situação econômica mundial forçará uma redefinição do projeto F-X2 pelas autoridades brasileiras. Assim sendo, haveria espaço para a participação do F-35, produto em desenvolvimento da Lockheed, numa etapa posterior.

“Na minha opinião o F-X2 vai voltar para a gaveta” disse o executivo da Lockheed. ” E desta forma retomaremos as discussões com o Brasil durante a LAAD”, completou.

A Lockheed participou da concorrência com o F-16, mas foi eliminada junto com o Eurofighter Typhoon e o Sukhoi Su-35.

Os integrantes da Lockheed que virão para o Brasil para participar da LAAD acreditam que o F-X2 ser´anovamente adiado e que um “caça-tampão” será escolhido neste meio tempo.

A opinião do executivo da Lockheed segue na mesma direção da posição adotada pelos russos. Após a eliminação do Su-35 da concorrência do F-X2, eles já ofereceram participação da Embraer no projeto de um caça de quinta geração, e apresentaram uma nova proposta para ser reexaminada.

Pelo cronograma da FAB, a decisão do vencedor será em setembro deste ano e a disputa está entre o Boeing F/A-18E/F Super Hornet, o Dassault Rafale e o Saab Gripen.

A Lockheed não tem mais o interesse de divulgar o F-16 na América Latina, mas está apostando fortemente na venda de alguns exemplares do C-130J na região.

NOTA DO BLOG: o texto acima foi publicado em abril de 2009 aqui no Poder Aéreo.

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ZE

O Sabichão Mór da Defesa já disse que o F-35 é muito para nós !!!!!! Na verdade, acho que ele está certo,pois não teríamos dinheiro para operá-lo. Se os 21.000 dólares por hora de voo do Rafale já são ph…, imagina a hora de voo do F-35. Teremos que ir, ou de Super Hornet, ou de Gripen NG. Aliás, esses caças bastam para enfrentar porcarias como a Venezuela. Eles estão mais preocupados de tirar os Sukhoi do chão do que qualquer outra coisa. É lógico que eu não vou falar da Bolívia e do Paraguai, pois como vocês estão percebendo,… Read more »

Baschera

Caaarrmmma.. Zé…. rssss.

O Covais (êta nominho…) na verdade consultou a Mâe Dinah….. já o Nerso Joban consultou o Paínho, aquele personagem do Chico Anísio…..

Sds.

koslowa

O FX-1 não saiu porque a Embraer queria decidir o melhor caça para a FAB e na visão desta seria o Mirage-2000BR.

O FX-2 não saiu porque o Sr. presidente da Republica e o Sr. Ministro da defesa queriam decidir o melhor caça para a FAB e na visão destes seria o Rafale.

E o FX-3? Sera que finalmente a FAB tera a oportunidade de escolher ela mesmo o que considera o melhor caça para suas necessidades?

Vader

Exatamente Elizabeth, perfeito. Já passou da hora de os malditos políticos deixarem a FAB decidir o sapato que melhor lhe serve, porque SÓ ELA sabe onde lhe aperta o calo.

Sds.

Ivan

Elizabeth,

Preciso seu ponto de vista.

O mais importante é deixar a FAB decidir.

Sds,
Ivan.

Tadeu Mendes

Amigos,

Qual parte ou setor da FAB deveria decidir sobre os cacas; os Brigadeiros ou os cacadores do GDA???

Acho que o segundo grupo deve ter a mesma preferencia que eu: SH.

Sera que estou longe da realidade???

Vader

Tadeu Mendes disse: 19 de janeiro de 2011 às 21:37 Longe Tadeu: os caçadores do GDA operam os restolhos Mirage-2000C/D e, como pobre quando come melado pela primeira vez se lambuza todo, eles acham o máximo as traquitanas francesas. A FAB não é uma democracia. Quem tem que decidir é o AC, assessorado pela COPAC. Aliás, militar tem uma cabeça muito esquisita (aqui, aí e em qualquer lugar): “amam amar tudo que eles tem”, e odiar tudo que os outros tem. Se vc perguntar pra 90% dos recos do EB, dirão que o FAL é o melhor fuzil do mundo,… Read more »

Vader

PS: no short-list do FX2 consta que os brigadeiros, a começar pelo próprio Cmt Saito, são SH desde criancinha.

Rodrigo

Vader disse:
19 de janeiro de 2011 às 21:56

Perfeito, tenho esta mesma visão…

Em aviação isto é muito comum, não sei se é porque o comandante tem que ter absoluta confiança na máquina acaba levando a isto.

Eu tenho colegas que dão opiniões que beiram o ridículo sobre as quase sobrenaturais qualidades das naves que voam…

O leque é variado! R44, 206,407, Esquilinho, Esquilão, 109, etc..

Pessoalmente eu não vejo nada demais em ver as coisas como elas são de verdade, mas assim como são as pessoas são as criaturas ahahahahaah

Justin Case

Vader e Rodrigo, boa noite.

Concordo em parte.
Os pilotos amam e defendem até a morte o seu equipamento, em comparação com o concorrente de mesma geração.
Agora, se for para operar um novo equipamento, eles mudam fácil e voluntariamente. Sabem escolher bem inclusive.
O problema é que a maioria dos pilotos tem horizonte estratégico curto. Com raras exceções, avaliam, no máximo, o período que em que vão operar a nova aeronave.
Planejamento de longo prazo, aspectos logísticos, tecnologia, desenvolvimento industrial, política de relacionamento industrial?
Não pergunte para pilotos.
Abraços,

Justin

Justin Case

… relacionamento internacional…
Sorry!

Justin