Sukhoi Superjet 100 nas cores da Aeroflot
A SuperJet International, “joint venture” entre a Alenia Aeronautica (51%) e Sukhoi Holding Company (49%), liberou as fotos do primeiro Sukhoi Superjet 100 de série, nas cores da Aeroflot.
O Superjet é um novo jato regional que vai disputar o mercado de aviões de 75-100 assentos, mesmo nicho dos E-jets da Embraer.
A SNECMA é parceira de risco no projeto,que desenvolveu a turbina SaM146 juntamente com a NPO Saturn. A Boeing atuou também como consultora no projeto.
Outros fornecedores de componentes Superjet 100:
- Avionics – THALES
- Control systems – LEIBHERR
- Environmental control system – LEIBHERR
- Landing gear – MESSIER DOWTY
- Fuel System – INTERTECHNIQUE (ZODIAC)
- Interior – B/E AEROSPACE
- Fire protection system – AUTRONICS (CURTISS WRIGHT)
- Oxygen system – B/E AEROSPACE
- APU – HONEYWELL
- Crew seats – IPECO
- Hydraulic system – PARKER
- Electrical system – HAMILTON SUNDSTRAND
- Engine vibration sensors – VIBRO-METER
- Wheels, brakes – GOODRICH
O avião deveria ter sido entregue no final do ano passado, mas a certificação russa só deve sair no final deste mês e a certificação da EASA (European Aviation Safety Agency) deve sair em 2012. O avião já tem quase 200 encomendas.
Recentemente o primeiro ministro russo Vladimir Putin fez pressão para que a Aeroflot e suas subsidiárias comprem mais jatos feitos na Rússia, ao invés de comprar jatos da Airbus e da Boeing. A Aeroflot tem 40 Superjets encomendados, com opção para mais 15 adicionais.
COMPARE:
BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.
Se as informações da matéria estiverem corretas, a primeira entrega ocorrerá 3 anos depois do previsto.
Os custos também derraparam.
O segredo do sucesso será o pós venda, ou seja, a assistência, o fluxo de peças…
O pós venda russo é “famoso” no mundo todo.
Quero ver quantas empresas vão se deixar seduzir pelo pós venda do Grande Urso.
Aliás, eles irão ter que montar uma rede bem amalgamada. Veremos…
[ ]s