F-X2: Jobim anuncia mais uma data
O ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje que a decisão sobre o concurso para a compra de 36 caças que vão renovar a Força Aérea Brasileira deverá ser decidida ainda neste semestre.
“Esse assunto terá que se resolvido este ano – e ela (Presidente Dilma Rousseff) sabe disso – pelo menos neste semestre, no mínimo, uma vez que em 2016 começam a vencer os ciclos de vida dos Mirage 2000”, afirmou Jobim durante o programa “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação.
Na disputa estão o Rafale, da francesa Dassault, o Gripen NG, da sueca Saab, e o F18 Super Hornet, da norte-americana Boeing.
Em declarações anteriores, Jobim afirmou que a decisão sobre o concurso é política e admitiu que a França, com quem o Brasil tem uma parceria estratégia na área da defesa, tem vantagem na disputa.
Essa parceria com a França já permitiu ao Brasil adquirir 50 helicópteros de transporte EC-725, da Eurocopter, quatro submarinos convencionais – os Scorpènes – e o desenvolvimento de um submarino de propulsão nuclear.
Durante a entrevista, Nelson Jobim disse também ser favorável à instalação da comissão da verdade sobre os mortos e desaparecidos durante a ditadura militar brasileira.
Jobim garantiu não ter divergências com a nova ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que já avisou que defenderá a instalação da comissão da verdade.
“Estamos de acordo. Nós precisamos conhecer a verdade. Tem todo o apoio do Ministério da Defesa. O que não pode ter é retaliação. Estamos cobertos pela Lei de Amnistia. Queremos o conhecimento do passado para construir o futuro, e não para retaliar”, assinalou.
O projeto de lei que prevê a criação da comissão foi enviado ao Congresso em maio de 2010 pelo ex-Presidente Lula da Silva e ainda aguarda aprovação.
O ministro da Defesa rebateu ainda as críticas à presença de Lula da Silva e familiares numa base do Exército em Guarujá, no litoral de São Paulo, onde estão a passar férias desde terça-feira a convite do próprio Jobim.
“O Presidente que já deixou o mandato e deseja passar momentos de lazer com a proteção necessária o fará em ambiente do Exército. A decisão foi correta e eu acho as críticas absolutamente ridículas e sem fundamentação”, afirmou.
FONTE: Correio do Minho
NOTA DO BLOG: já perdemos a conta (e a paciência) de quantas vezes o ministro anunciou a conclusão do F-X2.
BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.
Tô achando que vai dar Grippen.
A mulher terá que cortar um monte de gastos por isso acho que ela vai escolher o
mais barato. Tá difícil do governo justificar estes gastos perante a opinião
pública.
Esse gasto não tras nenhum ganho eleitoral “mais direto” como o bolsa família,
aumento do salário mínimo, contrução de casas, estradas, portos, etc.
Se desse para adiar essa compra o governo ia adiar pra sempre. Mas os Mirage
2000 e F-5 não vão durar muito.
Amigos O Jobim fala demais e nao faz nada, nao eh a toa q eu, prarticularmente, de Nelson Fala Demais Jobim. O cara eh inteligente pacas, mas nao entende patavinas de aviaçoa, seja civil como militar. Melembro bem qdo o JJ 3054 caiu em CGH e ele flw, Vamos diminuir os slots de CGH e evitar voos acima de 1000 KM. De facto ffez, mas 1 ano depois, tudo voltou como antes no Quartel de Abrantes. Diminuiram sim os slots, mas a zorra que esta CGH nao tah no gibi. Para as condiçoes do Brasil o GRIPPEN tah muitissimo bem… Read more »
FAB 2401?
Esse era o avião presidencial, certo?
Gostei da precisão do NJ para definir o FX-2, “ainda este semestre”, ou seja, pode ser de janeiro a junho de 2011, tá igual previsão de babalorixá do “Fantástico” no início do ano, margem de erro de 1000%. Quanto à “Comissão da Verdade”, vão revirar o quê? Já é mais do que sabido o que ocorreu, vão procurar culpar alguém ou descubrir alguma coisa nesta altura do campeonato? Ampliar o “Bolsa Tortura” para a companheirada? Os Generais Leônidas Pires e Newton Cruz já relataram vários fatos dos “anos de chumbo” (que são anos de latão perto do aconteceu na Argentina… Read more »
O Ministro Nelson “marcador de datas” Jobim já perdeu a sua credibilidade há séculos. O pior é que não foi com as inúmeras datas furadas apontadas por ele. Ele começou a perder a credibilidade no dia seguinte em que o Lula, naquele fatídico 7 de setembro de 2009, atropelando a LICITAÇÃO em ANDAMENTO, e contra quaisquer práticas da boa Administração Pública, anunciou o Rafale como vencedor ! Em ato de desespero para não melar a LICITAÇÃO, ele desmentiu o Presidente da República. Tempos depois, em uma posição de força para tentar enfiar o Rafale na goela de todo mundo, ele… Read more »
Ao amigo Guilherme
Sim o FAB 2401 era o antigo aviao presidencial.
KC137 2401 C/N 19840/679 ex VARIG PP-VJY
Abracao
FAB 2401
Rapaz, esse 2401 é uma biblioteca ambulante, ainda vou ter um filho assim. 😉
Sim o FAB 2401 era o antigo aviao presidencial
E ainda na ativa, apesar de não estar mais configurado para transporte presidencial.
Iraque comprando Rafale? huá huá huá……….O Iraque é um país destruído, com a economia que deve estar indo aos trancos e barrancos e eles vão comprar Rafale?? Tá bom…..me engana que eu gosto. NO mínimo os americanos vão repassar alguns F-16 da ANG para eles. Quanto ao Jobim, ele está mais desgastado que o Valdir Pires no episódio do 1º caos aéreo. Eu, no lugar dele, teria vergonha de vir a público e ficar dizendo que “……dentro de 6 meses tomaremos a decisão”. Se a Dilma for pragmática, como tem aparentado ser até o momento, vai descartar de vez o… Read more »
“Embaixada em Paris pode ser o destino de Jobim
O ministro Nelson Jobim (Defesa) tem demonstrando que ama tanto Paris quanto os caças Rafale, que a França tenta empurrar ao Brasil por R$ 20 bilhões. Jobim ama tanto tudo aquilo que agora quer ser nomeado embaixador brasileiro em Paris, quando em abril deixar o cargo de ministro. É o prazo que a presidenta Dilma Rousseff estabeleceu para bater o martelo na compra bilionária dos caças”
http://www.claudiohumberto.com.br/principal/
Jah vai tarde… e o Genoino, aceitou o convite p/ a boquinha no MinDef? Brrrr…
[]s!
Dr.Barata,
Caso o NJ deixe o ministério em abril e vá para casa, em Porto Alegre ou Paris, quem seria o possível novo Ministro da Defesa?
O Genuíno?
Sds,
Ivan.
Prezado Ivan,
Nao sei, mas em condicoes normais isto seria um ensaio p/ colocar o Genoino como futuro ministro. Ou NJ tem saida anunciada e ele disse que:
A posição que ele assumiria seria de assessor direto ao ministro. Ou seja, vou colar o Genoino em mim”, afirmou Jobim, no programa “Bom Dia Ministro”.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/856339-jobim-confirma-convite-a-genoino-e-diz-que-vai-colar-no-deputado.shtml?skin=folhaonline&comment=136738&reply=1887168&type=comment&done=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fpoder%2F856339-jobim-confirma-convite-a-g
Nao acho que tenha sido o NJ que colou o Genoino nele, mas o contrario: o partido aquele que colocou o Genoino no NJ.
Mas ter o dito cujo como MinDef seria uma esculhambacao tao grande que acho que nao terao coragem de fazer.
[]s!