Dilma deve anunciar compra do Rafale em quatro meses, dizem franceses
Ministério da Defesa da França diz que manteve conversas com Jobim e Patriota e está confiante na conclusão do negócio
A decisão brasileira sobre a compra eventual de aviões de combate franceses Rafale deverá ser anunciada “em três ou quatro meses” pelo governo da nova presidente, Dilma Roussef. O prazo foi divulgado pelo Ministério da Defesa da França nesta quarta-feira, em Paris. Cabe a Dilma, agora, tomar a decisão sobre a aquisição de 36 caças, destinados a modernizar a Força Aérea Brasileira.
As autoridades francesas acreditam que as mudanças políticas no Brasil e as prioridades de orçamento da presidente não devem causar prejuízos ao Rafale, em relação a seus concorrentes. E esperam “boas notícias para o ano que chega”.
O ministro da Defesa, Alain Juppé, conversou sobre o assunto no sábado, em Brasília, com os titulares da Defesa, Nelson Jobim, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota. “Acho que podemos ficar confiantes”, declarou ele na terça-feira, recusando-se, no entanto, a fazer anúncios de fatos “antes que sejam decididos”.
O Rafale da Dassault disputa a compra com o F/A-18 Super Hornet da americana Boeing e com o Gripen NG da sueca Saab, num negócio avaliado entre 4 e 7 bilhões de dólares.
Além disso, conversações sobre a venda do Rafale foram retomadas com Abu Dhabi, após o encontro de meados de dezembro, em Paris, entre o presidente Nicolas Sarkozy, o príncipe herdeiro, xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, e o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos.
A França e os Emirados negociam desde 2008 a venda de 60 caças construídos pela Dassault.
FONTE: Veja (Com agência France-Presse)
Primeiro, teve aquela nota publicada há 2 dias, que ALGUNS, USANDO UMA INTERPRETAÇÃO SELETIVA, afirmaram que o Rafale já estava escolhido. Não era isso que dizia o artigo do Les Echos. Agora, os franceses querem colocar a Dilma contra a parede com esse joguinho idiota. Até parece que, conhecendo a Dilma como conhecemos, ela irá se curvar a pressões. A notícia fala em decisão em 4 meses. Quero ver ! Quero ver se essa decisão sair…se ela será assim tão favorável aos franceses ! Só para analisar a seriedade da notícia: ela fala da volta das conversações e a POSSÍVEL… Read more »
Crux credo, vade retro, rsss
Bom é isso ai, Ano Novo, nova temporada de datas para o anuncio do Rafale, mais a pergunta que ninguem responde é: Se está td certo desde 2009 pq já não anunciaram?
[]s
Puxa 1º Abril francês é hoje… kkkkkkkkkk
Mas digamos que seja verdade, pelo amor de Deus para a Terra que eu quero descer dela, um caça que ninguém quer e o Brasil compra. Paaaaaaara a Terra!
Os franceses estão certos…
Eles cansaram de esperar as definições de datas pelo Brasil e agora criaram uma para eles.
Não somos um país rico, temos sérios problemas sociais, porque vamos comprar o mais caro de todos( aquisição e operação).
Na minha opinião, deveríamos ir de Gripen( custo e aceitável capacidade) e participar diretamente do PAK – FA ou qualquer outro posspível de 5° geração. Assim, estaríamos recebemdo o Gripen daqui a 3-5 anos e o de 5° geração há 10 e 15 anos. Teríamos desta forma uma verdadeira evolução.
Interessante saber que agora é o Ministério da Defesa da França que decide as datas para o F-X2…
Novidades da jaca… Depois de demorar uma eternidade para chegar no teatro de operações, os Rafale embarcados no CdG passaram um mês voando no Afeganistão sem lançar uma única bomba:
http://www.marianne2.fr/blogsecretdefense/Les-avions-du-Charles-de-Gaulle-ont-realise-180-missions-en-Afghanistan-mais-sans-larguer-de-bombes_a85.html
Depois desta impressionante demonstração do poderio bélico francês, o CdG agora já está navegando de volta para casa.
Como diz o folheto de propaganda da Dassault, o Rafale é “provado em combate”…
Grifo disse:
6 de janeiro de 2011 às 11:34
Inacreditavel…
Na verdade uma “bomba” caiu… no fundo do mar.
[]s!
Quando eu falo que francês faz de tudo menos combater, tem gente que critica.
Vejam os nros e motivos de baixas dos franceses no Afeganistão, que vocês entenderão o q eu digo.