E caro Galante…. cada dia que passa o Orion esta mais perto… Belas fotos…
Vinícius Dutra
Visitante
13 anos atrás
Muito bacana! Dá pra ver que tá bem modernizado mesmo. Até trocaram aquele manche antigo.
Alguém sabe informar se esse avião já tinha FMS ou instalaram na modernização?
Gila
Visitante
13 anos atrás
Ele ja tinha… Mas foi modernizado.
Gila
Visitante
13 anos atrás
Ele ja tinha… Mas foi modernizado. So nao foram trocados os manches e as cadeiras…
FLIGHTER
Visitante
13 anos atrás
Faltou colocar dois volantes da F-1, umas pedaleiras cromadas, um chão com aguele anti-derrapante de aço igual ao assoalho de ônibus, mais um banco da RECARO (este banco parece muito desconfortavel) e um somzinho pois são muitas horas de patrulha, aí fica perfeito, ultima geração, qua qua qua
Alfredo.Araujo
Visitante
13 anos atrás
Esses P3AM da FAB chegam ao patamar dos P3C mais modernos ??
cláudio alfonso
Visitante
13 anos atrás
Muito bonito e poderoso. Excelente aquisição para a defesa do Brasil.
Clésio Luiz
Visitante
13 anos atrás
Talvês, talvês, o substituto desse avião, daqui a uns 10-15 anos, não precise ter a autonomia que ele tem. Me parece que o conceito do P-8 americano é de que o trabalho de vigilância marítima, monótono e de grande duração, seja feito por VANTs. Quando necessário, o patrulheiro se aproxima da área e toma conta do alvo.
Pode até ser que até lá eles resolvam apenas empregar VANTs armados, mas por enquanto a execução do ataque ainda fica por conta dos aviões tripulados.
Afonso
Visitante
13 anos atrás
Olhando a primeira foto (painel), fiquei tentando adivinhar o que são aquelas manchas no piso, próximas aos pedais, do lado esquerdo. Esquisito… ou esquisitas… Se for o que pensei e espero que não… no meu carro de coração (opalão 88), cubro com o tapete…
Brincadeira… Que venham os outros oito. E depois, os 390 novinhos. Se não… Haja tapete…
Vinícius Dutra
Visitante
13 anos atrás
Valeu pela informação, Gila. Eu pensava que o manche também fosse novo pois já vi foto de um P-3 com um modelo de manche ddiferente e bem mais antigo.
Vinícius Dutra
Visitante
13 anos atrás
E tá um verdadeiro glass cockpit!
Gila
Visitante
13 anos atrás
Em relacao a equipamentos esses P3 serao mais modernos que os P3 C….
Tadeu Mendes
Visitante
13 anos atrás
Perai gente…o manche do piloto esta com o revestimento rasgado, o piso entre o manche do piloto e os pedais esta estragado, o estofamento precisa ser trocado… Sera que o acabamento nao foi incluido no orcamento da recauchutagem? Ou sera que o aviao ja esta comecando a se deteriorar antes de entrar em acao? Da para ver que colocaram PFDs redundantes, 1 MFD, GPS, FMS redundantes mas ainda existem alguns instrumentos analogicos. De que qualquer forma, e melhor do que nada. Aeronaves ASW serao cada vez mais importantes para o Brasil. A minha pegunta e porque esses avioes nao foram… Read more »
Uma curiosidade sobre nossos p-3 . As marcas de um combate Os P-3A adquiridos pela FAB são aeronaves com muitas histórias na USN, mas existe uma em particular que merece destaque. O ano de 1975 foi particularmente trágico para os EUA no Sudeste Asiático. Entre abril e maio daquele ano as forças do norte e os vietcongs derrubaram o governo do Vietnã do Sul, aliado dos EUA e o Khmer Vermelho tomou o poder no Camboja. Pouco tempo depois, na tarde do dia 12 de maio, forças do próprio Khmer Vermelho capturaram um navio porta-containers de bandeira norte-americana, o SS… Read more »
Rod RRT
Visitante
13 anos atrás
Aquilo na parte de baixo do manche é um porta copo???
Será que o nosso está tão ruim assim ou vcs estão muito exigentes?
MatheusTS
Visitante
13 anos atrás
No P-3 são os pilotos que atiram ou os controladores de radares de mais censores.
Por que não pra ver muito bem as telas de armento só se forem as escondidas atrais do manche….
E realmente vem com porta copos kkkkk… Mais deve ser algo pra prender uma corda de segurança sei la….. ou porta copos =]
Darkman
Visitante
13 anos atrás
O trabalho ficou muito bem feito deu outra vida aos Orion.
Vão ser de uma grande ajuda ao Brasil
Abs.
General
Visitante
13 anos atrás
Por fora até que tá bonito,mas por dentro………
Nick
Visitante
13 anos atrás
Até que ficou bom o painel, semi-full-glass cockpit…
Esperemos que eles aguentem pelo menos uns 15 anos de operação, sem maiores problemas.
[]’s
ditingo
Visitante
13 anos atrás
O manche está bem feioso, antiquado.
Mas tenho certeza da eficiência eletrônica, daquele rabo traseiro.
Bela plataforma.
Engraçado, parece a barra de direção de uma kombi.
E os pedais de um fusca recheado de aviônicos.
kkkkk
É o triunfo dos P-3 Orion sobre a Kriegsmarine.
Leandro
Visitante
13 anos atrás
Em proposta de “trabalho” alguém sabe me dizer se há uma diferença muito grande entre os P-3 (adquiridos pela FAB) e os P-99 que a EMBRAER propõe no site dela?!?!
Nick
Visitante
13 anos atrás
Caro Leandro,
Lendo o descritivo do produto EMB-145 MP, ele tem as mesmas funções do P-3 AM que a FAB está recebendo… Mas do ponto de vista operacional os P-3 são mais adequados, pelo menos para o Brasil , com esse litoral e todo o Atlantico Sul. Talvez para países com uma faixa litorânea menor, os EMB-145 MP seriam mais adequados.
No caso da Embraer, o ideal ainda considero adaptar a célula de um ERJ-195 de alcance extendido, que teria alcance e capacidade carga mais adequados a realidade da FAB.
[]’s
andeso
Visitante
13 anos atrás
Uma pergunta de um LEIGO(EU), a embraer não poderia fazer engenharia reversa nisto e projetar uma aeronave para essa função já que o tamanho do P3 perece ser mais adequado para a extensao do território Brasileiro do que o tamanho do P99? Alguém sabe se a embraer tem algum projeto ou sonham em projetar VANT que faça o serviço dos P99 ou dos P3 Orion?
andeso
Visitante
13 anos atrás
Sobre o post anterior meu, leia-se EMB-145 MP onde estiver digitado P99.
cmte.felix
Visitante
13 anos atrás
Senhores,
Esse cockpit é a suite presidencial dos cockpits de aviões.
Carlito
Visitante
13 anos atrás
“Tadeu Mendes disse:
9 de dezembro de 2010 às 17:27
…A minha pegunta e porque esses avioes nao foram para a MB?
O que que a FAB entende de ASW?”
A nossa Constituição permite que a marinha opere aeronaves de asa fixa apenas se forem embarcadas. Este não é o caso do Orion, que opera a partir de bases terrestres.
E quanto à FAB entender ou não de ASW, esta tarefa está sob responsabilidade da força aérea há décadas. Se a FAB não entende de ASW no Brasil, então ninguém mais entende…
RolandTFlackphayser
Visitante
13 anos atrás
Se fosse só para colocar uma telinhas de LCD e instalar computadores, acho eu que não seria necessário pagar uma naba pra os espanhóis fazer um trabalho que Embraer tiraria de letra.
Luiz Padilha
Visitante
13 anos atrás
Vcs estão focando apenas o painel do P3BR e se esquecendo do FITS que é o que importa.
Baschera
Visitante
13 anos atrás
Luiz Padilha disse:
9 de dezembro de 2010 às 20:53
Bem dito Padilha…. êta pessoal exigente…. só falta pedir estofamento igual à Ferrari.
O que realmente importa é o cumprimento da missão e o FITS, e este não vão deixar fotografar… assim como praticamente não existem fotografias dos consoles dos R-99 e E-99 do Esquadrão Guardião.
Latino disse:
Os P-3A adquiridos pela FAB são aeronaves com muitas histórias na USN, mas existe uma em particular que merece destaque.
Eu já li este texto em algum lugar 😉
Mauricio R.
Visitante
13 anos atrás
“…um trabalho que Embraer tiraria de letra.”
A Embraer não demonstrou interesse, pois o seu produto fora preterido pela escolha da FAB.
É por essas que necessitamos de capacidade alternativa, deixa lá a Embraer vender ERJ enquanto tiver quem compre, que do lado de cá o restante do setor cuida.
Qnto a fazer o serviço c/ os espanhóis, marcamos uma tremenda bobeira, pois somente nós fizemos esse serviço c/ eles, tdo o resto foi lá no Tio Samuel e se deu bem melhor.
Ivan
Visitante
13 anos atrás
Maurício, A forma que vc escreve deixa uma impressão de hostilidade com a Embraer. Evidentemente pode ser apenas uma impressão, nada mais. Realmente o processo de modernização dos Orion Br não interessava a Embraer, nem deveria, pois o número de unidades era e é muito pequeno, além de ter que concorrer com o próprio fabricante americano e com a solução FITS da EADS/Casa européia. A Embraer não pode e não deve atender todas as demandas aéreas das nossas Forças Armadas. Vc tem razão quando argumenta que necessitamos de capacidade alternativa e tenho certeza que concordam com vc em São José… Read more »
E caro Galante…. cada dia que passa o Orion esta mais perto… Belas fotos…
Muito bacana! Dá pra ver que tá bem modernizado mesmo. Até trocaram aquele manche antigo.
Alguém sabe informar se esse avião já tinha FMS ou instalaram na modernização?
Ele ja tinha… Mas foi modernizado.
Ele ja tinha… Mas foi modernizado. So nao foram trocados os manches e as cadeiras…
Faltou colocar dois volantes da F-1, umas pedaleiras cromadas, um chão com aguele anti-derrapante de aço igual ao assoalho de ônibus, mais um banco da RECARO (este banco parece muito desconfortavel) e um somzinho pois são muitas horas de patrulha, aí fica perfeito, ultima geração, qua qua qua
Esses P3AM da FAB chegam ao patamar dos P3C mais modernos ??
Muito bonito e poderoso. Excelente aquisição para a defesa do Brasil.
Talvês, talvês, o substituto desse avião, daqui a uns 10-15 anos, não precise ter a autonomia que ele tem. Me parece que o conceito do P-8 americano é de que o trabalho de vigilância marítima, monótono e de grande duração, seja feito por VANTs. Quando necessário, o patrulheiro se aproxima da área e toma conta do alvo.
Pode até ser que até lá eles resolvam apenas empregar VANTs armados, mas por enquanto a execução do ataque ainda fica por conta dos aviões tripulados.
Olhando a primeira foto (painel), fiquei tentando adivinhar o que são aquelas manchas no piso, próximas aos pedais, do lado esquerdo. Esquisito… ou esquisitas… Se for o que pensei e espero que não… no meu carro de coração (opalão 88), cubro com o tapete…
Brincadeira… Que venham os outros oito. E depois, os 390 novinhos. Se não… Haja tapete…
Valeu pela informação, Gila. Eu pensava que o manche também fosse novo pois já vi foto de um P-3 com um modelo de manche ddiferente e bem mais antigo.
E tá um verdadeiro glass cockpit!
Em relacao a equipamentos esses P3 serao mais modernos que os P3 C….
Perai gente…o manche do piloto esta com o revestimento rasgado, o piso entre o manche do piloto e os pedais esta estragado, o estofamento precisa ser trocado… Sera que o acabamento nao foi incluido no orcamento da recauchutagem? Ou sera que o aviao ja esta comecando a se deteriorar antes de entrar em acao? Da para ver que colocaram PFDs redundantes, 1 MFD, GPS, FMS redundantes mas ainda existem alguns instrumentos analogicos. De que qualquer forma, e melhor do que nada. Aeronaves ASW serao cada vez mais importantes para o Brasil. A minha pegunta e porque esses avioes nao foram… Read more »
Uma curiosidade sobre nossos p-3 . As marcas de um combate Os P-3A adquiridos pela FAB são aeronaves com muitas histórias na USN, mas existe uma em particular que merece destaque. O ano de 1975 foi particularmente trágico para os EUA no Sudeste Asiático. Entre abril e maio daquele ano as forças do norte e os vietcongs derrubaram o governo do Vietnã do Sul, aliado dos EUA e o Khmer Vermelho tomou o poder no Camboja. Pouco tempo depois, na tarde do dia 12 de maio, forças do próprio Khmer Vermelho capturaram um navio porta-containers de bandeira norte-americana, o SS… Read more »
Aquilo na parte de baixo do manche é um porta copo???
Vcs podem comparar o cockpit do nosso P3BR com esses aqui dos Orions pelo mundo.
http://www.flickr.com/photos/vasada/4091828701/lightbox/
http://www.avioesemusicas.com/blog/wp-content/uploads/2009/03/p3_fulljpg.jpeg
http://nueveg.files.wordpress.com/2008/07/9_orion-cabina.jpg
Será que o nosso está tão ruim assim ou vcs estão muito exigentes?
No P-3 são os pilotos que atiram ou os controladores de radares de mais censores.
Por que não pra ver muito bem as telas de armento só se forem as escondidas atrais do manche….
E realmente vem com porta copos kkkkk… Mais deve ser algo pra prender uma corda de segurança sei la….. ou porta copos =]
O trabalho ficou muito bem feito deu outra vida aos Orion.
Vão ser de uma grande ajuda ao Brasil
Abs.
Por fora até que tá bonito,mas por dentro………
Até que ficou bom o painel, semi-full-glass cockpit…
Esperemos que eles aguentem pelo menos uns 15 anos de operação, sem maiores problemas.
[]’s
O manche está bem feioso, antiquado.
Mas tenho certeza da eficiência eletrônica, daquele rabo traseiro.
Bela plataforma.
Engraçado, parece a barra de direção de uma kombi.
E os pedais de um fusca recheado de aviônicos.
kkkkk
É o triunfo dos P-3 Orion sobre a Kriegsmarine.
Em proposta de “trabalho” alguém sabe me dizer se há uma diferença muito grande entre os P-3 (adquiridos pela FAB) e os P-99 que a EMBRAER propõe no site dela?!?!
Caro Leandro,
Lendo o descritivo do produto EMB-145 MP, ele tem as mesmas funções do P-3 AM que a FAB está recebendo… Mas do ponto de vista operacional os P-3 são mais adequados, pelo menos para o Brasil , com esse litoral e todo o Atlantico Sul. Talvez para países com uma faixa litorânea menor, os EMB-145 MP seriam mais adequados.
No caso da Embraer, o ideal ainda considero adaptar a célula de um ERJ-195 de alcance extendido, que teria alcance e capacidade carga mais adequados a realidade da FAB.
[]’s
Uma pergunta de um LEIGO(EU), a embraer não poderia fazer engenharia reversa nisto e projetar uma aeronave para essa função já que o tamanho do P3 perece ser mais adequado para a extensao do território Brasileiro do que o tamanho do P99? Alguém sabe se a embraer tem algum projeto ou sonham em projetar VANT que faça o serviço dos P99 ou dos P3 Orion?
Sobre o post anterior meu, leia-se EMB-145 MP onde estiver digitado P99.
Senhores,
Esse cockpit é a suite presidencial dos cockpits de aviões.
“Tadeu Mendes disse:
9 de dezembro de 2010 às 17:27
…A minha pegunta e porque esses avioes nao foram para a MB?
O que que a FAB entende de ASW?”
A nossa Constituição permite que a marinha opere aeronaves de asa fixa apenas se forem embarcadas. Este não é o caso do Orion, que opera a partir de bases terrestres.
E quanto à FAB entender ou não de ASW, esta tarefa está sob responsabilidade da força aérea há décadas. Se a FAB não entende de ASW no Brasil, então ninguém mais entende…
Se fosse só para colocar uma telinhas de LCD e instalar computadores, acho eu que não seria necessário pagar uma naba pra os espanhóis fazer um trabalho que Embraer tiraria de letra.
Vcs estão focando apenas o painel do P3BR e se esquecendo do FITS que é o que importa.
Luiz Padilha disse:
9 de dezembro de 2010 às 20:53
Bem dito Padilha…. êta pessoal exigente…. só falta pedir estofamento igual à Ferrari.
O que realmente importa é o cumprimento da missão e o FITS, e este não vão deixar fotografar… assim como praticamente não existem fotografias dos consoles dos R-99 e E-99 do Esquadrão Guardião.
Sds.
Latino disse:
Os P-3A adquiridos pela FAB são aeronaves com muitas histórias na USN, mas existe uma em particular que merece destaque.
Eu já li este texto em algum lugar 😉
“…um trabalho que Embraer tiraria de letra.”
A Embraer não demonstrou interesse, pois o seu produto fora preterido pela escolha da FAB.
É por essas que necessitamos de capacidade alternativa, deixa lá a Embraer vender ERJ enquanto tiver quem compre, que do lado de cá o restante do setor cuida.
Qnto a fazer o serviço c/ os espanhóis, marcamos uma tremenda bobeira, pois somente nós fizemos esse serviço c/ eles, tdo o resto foi lá no Tio Samuel e se deu bem melhor.
Maurício, A forma que vc escreve deixa uma impressão de hostilidade com a Embraer. Evidentemente pode ser apenas uma impressão, nada mais. Realmente o processo de modernização dos Orion Br não interessava a Embraer, nem deveria, pois o número de unidades era e é muito pequeno, além de ter que concorrer com o próprio fabricante americano e com a solução FITS da EADS/Casa européia. A Embraer não pode e não deve atender todas as demandas aéreas das nossas Forças Armadas. Vc tem razão quando argumenta que necessitamos de capacidade alternativa e tenho certeza que concordam com vc em São José… Read more »