Com impasse dos caças, FAB teme apagão
Adiamento da decisão do governo sobre a compra dos aviões, ocorrida anteontem, surpreendeu concorrentes
Aposentadoria de caças Mirage-2000 pode fazer com que Defesa compre de emergência aviões para cobrir buraco
Igor Gielow
O adiamento na decisão sobre a compra dos novos caças da FAB (Força Aérea Brasileira), agora nas mãos da presidente eleita, Dilma Rousseff, trouxe de volta aos militares o temor de um apagão no sistema de defesa aérea do país.
Entre os concorrentes da disputa, houve surpresa com o resultado da reunião entre a presidente eleita e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ocorrida anteontem.
Já entre brigadeiros, além da decepção de ver o enredo que se arrasta desde 2001 sem desfecho, a Folha apurou que há a preocupação com a aposentadoria dos 12 Mirage-2000 que compõem a primeira linha de defesa do núcleo do poder do país.
Baseados em Anápolis (GO), os caças já haviam sido comprados como solução-tampão em 2005, quando a primeira concorrência para adquirir novos aviões foi cancelada pelo governo Lula.
Eles deverão parar de voar a partir de 2014 e, mesmo que o novo modelo esteja escolhido em 2011, dificilmente voará antes de 2015.
Aí surgem as mesmas opções anteriores para evitar o apagão: a compra emergencial de aviões para tapar buraco e a intensificação do uso das versões modernizadas do F-5, aviões da década de 1970 que ganharam recheio eletrônico novo e são elogiados.
No exercício militar Cruzex, em novembro, os F-5 derrubaram na simulação o visitante francês Dassault Rafale -ironicamente, o modelo apontado por Jobim para equipar a FAB.
Os brigadeiros preferiram em sua avaliação o sueco Saab Gripen contra o Rafale e o americano Boeing F-18. Porém, o comandante Juniti Saito enviou, no início do ano passado, ofício asseverando que os três aviões cumpririam o papel previsto.
Dilma agora deverá analisar o parecer de Jobim e, especula-se, o da FAB. Não há prazo, uma decisão é esperada para o início de 2011. A compra não custará menos de R$ 10 bilhões para 36 aviões, armas e logística.
“Estamos prontos para qualquer consulta”, disse Bengt Janér, da Saab. Dassault e Boeing não falaram.
A decisão pró-Rafale era dada como certa, embora a permanência de Jobim na Defesa mantenha o concorrente francês como favorito.
FONTE / INFOGRÁFICO: Folha de São Paulo
Se temos F5 melhores q o proprio Rafale….
Afinal, o preferido da FAB é o Gripen ou o F-18? Uma hora dizem que é o avião sueco, outra dizem que é o americano.
Qual é a verdade?
Eu tenho certeza que a DILMA vai escolher o gripen ng porque o ministro da economia Guido Mandega falou que vai der corte de gasto de 12bi á 29bilhoes.
“Afinal, o preferido da FAB é o Gripen ou o F-18? Uma hora dizem que é o avião sueco, outra dizem que é o americano.
Qual é a verdade?”
Rapaz, do jeito que a coisa tá ficando crítica eu acho que o preferido da FAB é o que chegar aqui primeiro.
Bem Pablo, o que você escreveu tem lógica.
Se: precisamos de um lote de caças
todos cumprem com o esperado
o Gripen NG proimete ser o mais barato (aquisição e manutenção)
haverá corte de verbas pelo GF
Então o NG poderá se encaixar.
“No exercício militar Cruzex, em novembro, os F-5 derrubaram na simulação o visitante francês Dassault Rafale -ironicamente, o modelo apontado por Jobim para equipar a FAB”
E até agora nada de confirmação…
A verdade é que o Brasil não sabe o que quer. O Brasil tá parecendo o individuo que não tem nada pra fazer vai e vai a uma loja de sapatos, faz o vendedor trazer uns 200 pares, experimenta e depois sai sem comprar nada. Politica de “mosca de padaria”… Coisa de país da falácia e da pataquada. Os concorrentes deveriam DOBRAR o valor dos caças para compensar os 10 anos de visitas reuniões, despesas e projetos que até agora não deram em nada. O Brasil não é um país sério.
Os dias passam e não se decide nada, como sempre…
Façam suas apostas quem nos fara a caridade3 de vender mais uma duzia dos super hiper ultra modernos caças F5? Chile, CIngapura, Irã?
Piloto da FAB que quer voar avião novo tem que ir pro GTE voar no Aerolula no Aeodilma e nos EMB 190, não adianta esperar gripens, rafales nem hornets.
A única prioridade é aviãozinho pros cumpanheiros…
Abraços
Senhores
Desde da Av militar do EB até hoje com a FAB, o foco sempre fo TRANSPORTE!!! A FAB só voa carga e cargueiros! E a razão é simples, enquanto um piloto de caça voa no máximo 3 horas por vôo, um carguiro voa em média 6 horas! Enquanto um caça leva 1 piloto, um carguiro leva 2 pilotos, mestre de carga e mecânico. Vejam, a FAB forma mais de 100 pilotos ano, onde estes vão voar, na caça é que não é!!
´Joaca
O governo brasileiro tem duas escolhas: adotar uma posição prudente e responsável reduzindo o excessivo gasto público ou adotar um caminho como o da Grecia, Espanha e os outros Pigs.
Não vejo mais como apostar na solução do Rafale, um avião supercaro e de qualidade e eficiências discutiveis. A solução mais viável sempre foi o Gripen. Podemos receber via leasing um lote de 14 caças enquanto o NG não sai das fabricas em São Bernardo.
Lecen disse:
8 de dezembro de 2010 às 13:15
Afinal, o preferido da FAB é o Gripen ou o F-18? Uma hora dizem que é o avião sueco, outra dizem que é o americano.
Pelo que andaram “jogando” na Web, o F/A-18 Super Hornet é o favorito tecnicamente (o mais capaz), ao passo que o Gripen NG foi o preferido comercialmente (preço de aquisição e manutenção + contrapartidas comerciais).
Quem está certo e quem está errado? Só o tempo dirá…
NG mais barato? quem garante isso? o caça existe? já tá pronto? Sobre este Igor Gielow e a Catanhêde, este são mais uns “vetores” da campanha de desestabilização do GF ou são convictos das benéficies do NG…rsrsrs? Agora que a decisão parece adiada indefinidamente, eles colocam pressão sobre o governo, por não decidir nada! (na verdade querem o NG – deve ser por convicção, pois são exímios conhecedores de aviação militar – huahuauhursrsrs) dizem que o Gripen é o preferido e o comandante Saito diz que a FAB quer o SH!… coisas conflitantes e paradoxais não faltam na linha deste… Read more »
Rapaz, do jeito que a coisa tá ficando crítica eu acho que o preferido da FAB é o que chegar aqui primeiro.(2)
Isso já foi explicado:
Pelo caça em si, a FAB prefere o Super Hornet.
A COPAC prefere o Gripen NG, por tudo o que foi exaustivamente explicado: menor preço de aquisição e operação, e maior transferência de tecnologia…
Assim, a decisão de FAB é pelo Gripen NG.
[ ]s
A solução é enterrar as caveiras de burro do F-2000 logo, foi um erro tremendo comprar caças que eram completamente destoantes dos outros esquadrões da FAB por um período tão curto, sem contar as limitações operacionais. Agora o único caminho é alugar uns Gripens C/D por alguns anos ate o Gripen E/F ser construído em São Bernardo.
Giordani RS disse:
8 de dezembro de 2010 às 13:31
Não foi confirmado o abate e nem vai ser. E mesmo que tenha abatido foi um exercício. Bem isso já foi discutido em outros posts.
Enfim, se derrubou não faz diferença.
E tem chovido….
Ah, gente…. Deixa de discussão boba! Nem o Lula tá levando FX-2 a sério, por que a gente vai levar??
Ta aí o natal,… depois ano novo,…. e vem o carnaval……
Giordani RS disse: 8 de dezembro de 2010 às 13:31 Politicagem. Muito provável a FAB não querer “jogar gasolina na fogueira” justamente por causa de sua predileção pelo Gripen ou F18 por causa da pareceria estratégica com a França. A FAB sempre quis equipamento norte-americanos. Operou os Thunderbolt na 2WW e outros como oP40 e, antes foi plenamente atendida pelos EUA em 1932 enquanto os franceses nos deram o cano, época da revolta de 32 e que já contei por aqui antes. O Gripen nos traria muito know how e o F18 é consagrado e muitas vezes provado em combate… Read more »
Caro Vinicius Dutra, Chico AMX, não tem nada de paradoxal, Como o ZE explicou: O F-18 E seria o caça preferido entre esses 3 concorrentes, mas como proposta, o Gripen NG levou. Ou seja a análise feita pela COPAC não compreende apenas os caças operacionalmente, mas também componentes de compensações comerciais/industriais e financeiros, e aspectos ligados as transferência de tecnologias. Os 3 atendem as necessidades operacionais da FAB. Mas a questão é analisar qual a melhor proposta, em todos os aspectos. Por isso o Gripen NG levou. Sobre a nota, acredito que tudo pode ocorrer: Desde a confirmação do Rafale… Read more »
Politicagem. Muito provável a FAB não querer “jogar gasolina na fogueira” justamente pela sua predileção pelo Gripen ou F18, por causa da parceria estratégica com a França.
Nem o Mirage IIIEBR e nem o 2000, é viável realizar um retrofit ?!??!!?
Compensará num futuro próximo com o Rafale, caso a FAB queira manter o caça atualizado?
A FAB tem que sair do muro e bater o pe´ e´esse caça que eu quero ponto final fica nessa chatice os concorrentes podiam era abandonar este fx2 e procurar outros paises nao compra F18 por causa da dependencia americana o GRIPEN porque ele tem componentes americanos o rafale por causa do custo nao temos tecnologia suficiente para construir um caça temos que escolher a melhor opçao para pais se FAB e os policos nao consegue escolher faz uma votaçao e deixa o povo escolher garanto que a escolha vai ser acertada
“…Mas eu diria que o deadline para o Rafale é 19/12/2010….”
Creio que não. Estamos no Brasil e isso será decidido apenas depois do carnaval!!!
ziriguidum ….
Parabéns à sempre combatida e maltratada Folha de São Paulo, que acertou literalmente TUDO em relação ao tema, tendo inclusive acertado qual foi o escolhido da FAB na avaliação final do FX2 (Gripen) e qual foi o vencedor no quesito operacional (Super-Hornet). Um periódico que cobriu o assunto com isenção e, embora não conte com um “jornalista especializado” no tema, pôde contar com as excelentes fontes de Eliane Cantanhêde, num trabalho investigativo fantástico, raro de se ver num país em que a imprensa está cada vez mais dependente do financiamento público para sobreviver e, assim, entregue ao mais puro peleguismo… Read more »
A solucao tampao e’ negociar uns 12 cacas de pronta entrega ate’ 2013.
O F-18 SH via FMS (mais barato) pode ser uma solucao. Em paralelo negociar o leasing dos Grippen da Rep. Checa.
O suprimento definitivo seria negociado e com calma ao longo do ano.
Por favor nada de aviao velho e fora de linha de producao (tipo Mirage 2000 recondicionado).
Na pior das hipoteses seguir os exemplos do Chile (F-16 ++) ou da Africa do Sul Grippen de linha com os up-grades possiveis.
Sobre o embate F5 x Rafale, já foi explicado que a Cruzez não é um jogo de guerra onde se testam as habilidades dos pilotos ou desempenho dos caças, mas um treinamento sobre comando. Não há uma disputa mas o controlador do treinamento pode criar situações especificas para um ou outro lado. É possível que os F5 tenham abatido os Rafales sem que isso signifique nada em relação aos pilotos ou caças. A Cruzex não é um treinamento com a red flag. Sobre o apagão na FAB, o risco é verdadeiro mas é menos grave do que aparece na nota.… Read more »
Duas alternativas bem simples:
– FX-2 com o “NG” e emprestimo de 12 Gripens até sua chegada; ou
– FX-2 com SH e uma venda casada de ST para os EUA.
Simples assim.
E por favor vamos para com a balela de TT ou parceria estratégica! ok?
Vinícius Dutra disse:
8 de dezembro de 2010 às 13:49
…carnaval que em alguns estados dura o ano inteiro, ai vem pascoa, festa junina….dia das crianças, natal, ano novo, e o ciclo se abre para mais uma nova rodada novelesca….
Realmente, como disseram os franceses no nosso FX-1 ou FX-1.2 sei lá “…o Brasil não é um pais sério!” Sério? “Cêis tão di brincadera!”…
É a mais triste constatação da realidade…. que se danem nossos pilotos que juraram pela própria vida defender esta nação! Eles que se explodam no ar, que se desintegrem…
a mesma rede de intrigas que sepultou o FX-1 (além da crise economica e claro) ajudou a sepultar, ao menos e o que parece, o FX-2
Meus filhos 🙂
– O Saito disse que o SH era superior tecnicamente em JULHO/2009.
– O Relatorio da COPAC foi concluido em DEZEMBRO/2009 e avaliou SETE quesitos, o tecnico era apenas um deles.
Os quesitos sao:
“aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, compensação comercial (Offset) e transferência de tecnologia.”
[]s!
Que infelicidade e indecisao cronica !
Ja’ chega de tanta enrolacao.
http://www.conversaafiada.com.br/mundo/2010/12/05/ue-mas-a-fab-nao-queria-o-caca-sueco/
Opa, Rafale a preço de Gripen NG (6 bi). Eu fala pra vocês que neste negócio sueco têm muita gordura.
Mas os processo todo foi contaminado e agora é tarde. Temos um impasse dificil de ser resolvido neste ano, neste governo.
Eu aposto que vamos de Mikes até 2020.
[ ]s
Notaram que somente esses Rafales foram abatidos na Cruzex, nenhum outro caça o foi!
Todos sabem que o meu preferido é o Gripen NG, mas justiça seja feita, a Folha se equivocou. Explico: Eles colocaram uma tabela de “Prós” e “Contras”. Nela, podemos ver que um dos argumentos contra o Super Hornet é o tal do bicho papão do EMBARGO. Nada mais errado ! Senhores, quaisquer dos 3 países podem EMBARGAR o Brasil. Como exemplo, eu darei a FRANÇA. A França EMBARGOU o Paquistão. E isto não foi há 10 ou 20 anos atrás, mas em 2010, vale dizer, AGORA. Nesse exato momento, a França está EMBARGANDO o Paquistão ! Quanto ao ítem “prós”,… Read more »
Prezado Galante, Como postei ontem, a proposta da SAAB de financiamento segundo Bengt Janer eh a seguinte: “Nossa proposta prevê 100% de financiamento do valor do contrato, estimado em US$ 4,5 bilhões, que é metade do preço do concorrente francês, oito anos de carência, 15 anos para pagar e juros de 4,21% ao ano”. http://issuu.com/abcdmaior/docs/inovabcd_00/13?mode=a_p Serah que eh isto mesmo ou foi um erro de digitacao da revista. Esta informacao eh critica. Algum editor poderia contatar a SAAB e pedir confirmacao. Um prazo de carencia tao expandido resolve muitos problemas. Para se ter uma comparacao, os Helis (e Subs) foram… Read more »
“DrCockroach em 08/12/2010 às 14:28
P.S.: Percebi a volta das materias do Nunao. Seja bem-vindo novamente! (estou puxando o saco do chefe p/ nao levar um dos x*x*s famosos dele ).”
DrCockroach, obrigado pelas boas-vindas. Estava de férias, viajando.
Sobre os “x*x*s famosos”, estamos sempre aperfeiçoando os métodos de moderação, e creio que minha ausência foi mais do que bem coberta com a aplicação desses métodos e o trabalho de novas pessoas.
Mas estamos pensando em proibir também a puxação de saco.
(rsrsrsrsrsrsrs!)
Dois erros do GF.
Uma foi comprar um avião presidencial perneta (Aerolula) e o outro foi arrumar 12 Mirage 2000 meia boca como caça tampex.
Se tivessem já comprado o avião presidencial certo e 36 Mirage 2000-5 armados com Micas, nós poderíamos esperar tranquilamente um caça de Quinta Geração lá pelo ano 2030 DC.
Se os F-5 abatem Rafales, para que adquirir outro caça? Vai de F-5 mesmo. Os contribuintes agradecem.
O Nosso Guia anda tao indeciso que ateh parece o DrCockroach dirigindo:
– “Devo ir por aqui ou por lah!? Por este caminho ou aquele!? Ai ai ai, o cruzamento estah chegando…Por onde devo ir?…ok, ok, por aqui!… NAAOOO!! eh melhor por lah!!! ok ok ainda consigo desviar…. UFA!!! consegui!… Putz, errei! Era melhor o outro caminho… 8)
[]s!
P.S.: Sou otimista, acho que vai dar Gripen!
PPS: Ontem o NJ se encontrou com o Saito. O que serah que disse? Aposto que tentou, novamente, “filtrar” a informacao que a Dilma solicitou.
Se o F-X2 morrer, uma solução seria os Gripens estocados na Suécia, convertendo-os para o padrão E/F.
Correção: d.C ou A.D. e não DC.
Correção: d.C ou A.D. e não DC.
Rssrss……
Caramba nem dá pra acreditar que querem comprar + f-5 .
Desse jeito teremos F-5M (E)
O e é de eternos .
A verdade é que a FAB ferrou a si própria. A FABN eo Jobim, que quer que a sua opinião conte mais que a dos técnicos, se é que a opinião dos técnicos é aquela mesma que a FOIA de SP fala, pois eu não acredito mais em nada que sai naquele jornal….. A marinha agiu apenas nos bastidores e o estaleiro dos submarinos nucleares esta em plena construção. O exército fez o mesmo que a Marinha, e o contrato dos Guaranis foi assinado…. A FAB vazou informações para reporteres inescrupulosos e melou toda a negociação. Esta colhendo o que… Read more »
Amigos, acho melhor a gente começar um bolão
“Qual será o próximo caça-tampão da FAB”, porque do jeito que tá andando é o que parece que vai acontecer (infelizmente), por mim tinha que vir QUALQUER UM dos 3, pois o importante é que se compre um novo caça (e logo)
Sds
Isso me lembra tema de um filme ” A Historia Sem Fim “
Parece um enrola trouxa. Vão enrolando, enralando, até chegar o próximo governo e dizer: ” Não tenho compromisso nenhum com vcs, o Rafale não me interessa.”
Daí o atual diz: ” Olha, vcs viram como a gente tentou, mas não depende mais da gente agora.”
E que venha o Gripen.
Torço pelo Gripen e o F-18….
O F-18 é literalmente um “canivete com asas” ,o bicho faz tudo na US Navy,em termos de utilidade se compara ao venerável A-1 Skyraider ,é um avião extremamente robusto feito pra operar em NAes……Já o Gripen oferece a melhor e mais barata proposta,os suecos são sérios e fazem produtos de qualidade…A Scania já foi da Saab,quem questiona a excelente qualidade dos caminhões e onibus que ela fez e faz? Isso é só uma amostra da qualidade dos produtos suecos…E também,levemos em conta que ambos são filhos bastardos do F-5….
Abraços!
Paulo Cezar disse:
8 de dezembro de 2010 às 14:45
Excelentes afirmações. Embora também ocorreram outros empecilhos, como as rasteiras que o nosso parceiro estratégico andou pregando.
Acho que devido essas coisas, a França perdeu a oportunidade que tinha e, com os cortes que são necessários, pode-se ter esperanças desse processo resultar em Gripen NG.
Acho que a melhor solução para a FAB não para de vez seria fazer como a FA do Chile, adquirir alguns F-16 de segunda mão e atualizá-los pelo menos para o padrão Block-50/52, quem sabe se com a ajuda de empresas israelenses (que foram responsáveis junto com a Embraer pela atualização do f-5) levá-los ao mesmo nível de eletrônica do F-16-I Soufa. Poderíamos continuar a usar o míssil BVR Derby israelense, os Pythons em estoque e o Piranha 2 em desenvolvimento. Daí poderíamos pensar numa aeronave de 5a geração (ou UCAVs?) como próximo passo. Quanto ao FX-2, adeus, e que… Read more »