EUA relatam que FAB disse preferir caça F-18
O comandante da FAB (Força Aérea Brasileira), brigadeiro Juniti Saito, aparece em um despacho secreto da diplomacia norte-americana afirmando dar preferência aos F-18, aviões caça dos Estados Unidos, informa reportagem de Fernando Rodrigues, publicada na edição deste domingo da Folha.
Trata-se de referência a uma das maiores licitações da história da Aeronáutica, que pretende adquirir 36 aviões por um valor aproximado de R$ 15 bilhões. A preferência do Palácio do Planalto é pelos equipamentos oferecidos pela empresa francesa Dassault, que fabrica o Rafale.
Segundo a reportagem, em 31 de julho do ano passado, o telegrama secreto assinado pelo então embaixador norte-americano em Brasília, Clifford Sobel, dizia que Saito tomou a iniciativa de ter uma conversa reservada em jantar no dia anterior para o general Doug Fraser, comandante do Comando Sul. Na conversa, Saito disse que “não existia dúvida, do ponto de vista técnico, que o F-18 era o melhor avião”. Esse é o caça produzido pela empresa Boeing.
Esse despacho diplomático ao qual a Folha teve acesso é um entre milhares obtidos pela organização não governamental WikiLeaks. Além desse telegrama, a Folha teve acesso a vários outros que tratam da compra dos caças pelo Brasil.
FONTE: FSP via UOL
Todos os rumores levam a crer que a FAB prefere o SH. O mais difícil seria superar a barreira política de Brasília, mais complicada do que a propalada ausência de transferência por parte dos americanos (o que é uma falácia, pois já propuseram condições melhores até mesmo que as que estão fazendo com a Austrália).
E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? A FAB não Fala nada, que coisa.
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Como fica o FX2
Imagina o Gripen NG-MBR ( Ninguém Garante Mesmo Brasil), sobra ate para o F-18A++++ E/F, Basta só o Congresso Americano veta qualquer coisa, estamos lascados, lembra do ALX ( Super Tucano ) escolhido pelos Venezuelanos, que falta faz o Vídeo do Brigadeiro do CTA no Youtube, que falta.
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Parabéns Ministro Nelson Jobim o senhor já tinha avisado sobre esses tais Yankees, queremos o Rafale MERMUU
Essa licitação está parecendo conversa de salão de beleza, cada dia uma “fofoca” diferente. F-18 não, “please”…
E tomara que a FAB se torne um vespeiro!
Imaginem a pressao norte-americana ” Olhem, não vai dar para fornecer peças de F5 se vcs não comprarem o Hornet”…
“@wagner disse:
5 de dezembro de 2010 às 10:55”
uahuahauahuuauah….
Aí meu amigo, a CASA CAI!!!
uhuahuhauaha…. melhor comentario!
Wagner, se fosse você que estivesse vendendo os Vespões, a FAB já estaria operando os SH ou até mesmo F35… uhauhauah
Vamos de SU-35!!! E uns caças chineses!
Não dá para competir com a tecnologia americana, o F-18 é o melhor com ou sem transferência de tecnologia, não temos ainda condições e capacidade industrial para atender a FAB a curto prazo, seria melhor no momento comprar o F-18 e procurar desenvolver outro modelo a médio prazo, afinal ninguém vende a galinha dos ovos de ouro, cada um cria a sua.
Nossa, mas não era o Gripen NG o preferido da FAB? no relatório vazado no começo do ano?
Estranho este Wikileaks que derruba muita opinião de insiders mundo afora.
Vamos de Super Hornet pra ontem… Sou Boeing desde criancinha. O que não podemos é entregar a defesa deste país continental a um avião de brinquedo que não existe.
“Nos últimos meses, o esforço FRANCÊS de vendas vem se baseando em alegações ENGANOSAS, se não FRAUDULENTAS, de que seu caça envolve apenas conteúdo francês (o que o isentaria dos incômodos controles de exportação dos Estados Unidos).
Mas isso não precede. Uma análise da Administração de Segurança da Tecnologia de Defesa (DTSA) encontrou alta presença de conteúdo norte-americano, o que inclui sistemas de mira, componentes de radar e sistemas de segurança QUE REQUERERÃO licenças norte-americanas.”
[ ]S
Wagner, desculpe amigo, mas faz tempo que o Tio Sam não fornece nem rolamentos para os Mikes… O Brasil canabaliza aviões da Jordânia e outras fontes para mantê-los no ar. Este é o problema com o Tio Sam, dependencia de uma aprovação do Congresso Americano e com os abraços entre Lula e Mahmoud Ahmadinejad, a coisa fica cada vez mais complicada e distante da FAB. Snceramente, é culpa da FAB que retirou do FX2 o SU35 muito prematuramente. Paciência!
O postado acima, também é proveniente do WikiLeaks.
Quero ver o Brasil comprar o caça FRANCÊS !
Vão ter que justificar, e justificar MUIIIIIIIIITO !
[ ]S
Apesar de gostar muito do F-18SH,não confio nos americanos,olhem essa reportagem: Sugestão: Justin Case para o Plano Brasil Se vocês queriam vislumbrar partes da fria ação política que, todos sabem, afeta uma competição de caças na qual os americanos têm um concorrente, um extrato das mensagens recentemente vazadas pelo Wikileaks as apresentam. É simples (se você perdeu esse detalhe): de acordo com essas mensagens vazadas (entre a Embaixada dos EUA em Oslo e o Departamento de Estado), os norte-americanos negaram a liberação de um radar AESA americano para o Gripen NG em resposta a um requisito norueguês há dois anos… Read more »
eita cada dia uma novidade diferente!!! cada dia um aviao ganha um destaque… so sei de uma coisa: mesmo o F-18 sendo o melhor aviao em questao,ele nao vai levar o F-x2 nunca. ele e bom etal,mas o Mulla e o jobin ja falaram q nao querem dependencia americana,enatoa ssim sendo: ADEUS SUPER HORNET!! (q pena o melhor aviao por um preço bacana…) o engraçado e q o Mulla fala q tem medo de embargo amricano etals mas os EUA nao forneçe pçs pros nossos f5? e alguma vez eles barraram pçs de reposicao? armamentos e radares ate pode ser,mas… Read more »
Com relação ao caça em SI,
Na minha visão ele supera o Gripen NG nos quesitos carga paga e radar. No restante, o Gripen NG é até mais capaz que o Super Bug.
Com relação ao Rafale, equivale em alcance e carga paga, mas é melhor no radar, e perde na agilidade para combates WVR. Fora a questão logística, preço de aquisição e manutenção que destrói a opção francesa.
[]’s
Barca disse:
5 de dezembro de 2010 às 11:24
É tudo fdp..
A França também puxou o tapete da SAAB ao embargar componentes da Thales para o NG..
No fim o que iremos aprender a duras penas é o seguinte:
Chora menos, quem pode mais..
NG equivale ? ao Rafale em alcance e carga paga ??? HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA!… Read more »
NG equivale ? ao Rafale em alcance e carga paga ???
O Gripen NG na verdade tem maior alcance que o Rafale.
Para maior carga paga, recomendo um C-130.
Pessoal, recordando o depoimento de um alto oficial colhido pelo blog na Cruzex: http://www.aereo.jor.br/2010/11/20/informacoes-sobre-o-f-x2-na-cruzex-v/ Segundo um jornalista de Defesa que esteve falando com um dos mais altos oficiais da FAB na CRUZEX V, a escolha operacional da FAB foi pelo F-18, é a aeronave preferida do alto-comando e superou as demais em todos os testes de missão. No índice geral, incluindo transferência de tecnologia e parceria no projeto, o Gripen foi o campeão, por ser a solução ideal ao Brasil (foi a aeronave recomendada pela FAB em seu relatório ao MD). Foi dito que o Rafale perdeu em todos os… Read more »
“Será que os americanos ainda têm influência sobre o Gripen NG/IN, considerando que o motor do avião (F414G),”
A Índia selecionou a F-414 p/ o Tejas.
O avião do presidente Russo têm turbinas P&W, isso é globalização. A APU do Gripen é Francês, e por ai vai…Acredito que o Super Bug deve ter alguma componente chinês, ou tawaines, ou mesmo francês/brasileiro. Quem sabe? Agora em termos de risco de projeto, o Super Bug dá um show nos demais e sua presença é bem diferente do filhotinho Gripen NG. Quanto ao Rafale é um excelente vetor, mas em tempos de vacas magras no Mundo, peca por excessiva tecnologia local Francesa. O que é bom em termos de independência, mas cara para se manter, pela escala de produção.… Read more »
Tirando uns 3 a 5 comentaristas aqui, o restante das opiniões são tão consistentes quanto uma gelatina fresca. rsrsrs. Daqui não sai nenhum pensamento estratégico porque comentam de acordo com a versão do dia. Nunca devemos esquecer que não se trata de compra de aviões e sim caminho tecnológico para desenvolvimento da nossa expertize.
Perguntas: Por que o Brig. Saito tomou a iniciativa de ir lá ter uma conversa reservada com o embaixador estadunidense? Sob ordem de quem? Do Jobim? Do Lula? Iniciativa própria? De acordo com as respostas, isso poderá provar a manobra do Saito para postergar a entrega do relatório final ainda em agosto de 2009, para depois da votação no Congresso estadunidense daquela lei que autorizava a exportação de alguns componentes na proposta da Boeing. Se a COPAC quer um outro caça, se o MD/GF quer um outro também diferente, por que cargas d’água o Comando da FAB (Saito) trabalhou pra… Read more »
Logo, complementando, a dependência de fornecedores externos a Suécia mata a opção SAAB Gripen NG no FX2. Seria o mesmo que convencer os fornecedores do Eurofighter Typhoon a transferir tecnologia ou mesmo liberar a venda de seus componentes a um país que vive de braços dados com Iran, Venezela, Bolívia, Equador, etc…
Não sei ainda porque a SAAB continua investindo em propaganda e lobby sabendo que suas chances são mínimas.
Grifo, o Gripen JAS 39 tem menor alcance do que o Rafale, o NG QUANDO existir, terá que COMPROVAR o mero desejo de projeto/marketing da SAAB…
O alcance SUPOSTO do NG SERIA superior ao Rafale, afirmativa esta a ser verificada no futuuuuuro… O papel aceita tudo…
Caro Rosan Amaral disse: 5 de dezembro de 2010 às 11:43 Nunca devemos esquecer que não se trata de compra de aviões e sim caminho tecnológico para desenvolvimento da nossa expertize. Você acredita mesmo em Trasferência de Tecnologia? Em caminho tecnológico para desenvolvimento da nossa expertize? O que teremos no final das contas é talvez a fabricação local de alguns componentes destes vetores. Produção, não desenvolvimeto. O que hoje é feito com o F35 na Tuquia, Israel, etc. Eu não acredito em papai Noel que entrgará de graça ou a um $$$$$ salgado preço alguma tecnologia destes vetores a FAB… Read more »
O pilotos brasileiros querem Corvettes ao invés de Renaults à preço de Ferraris.
Black Hawk
Os Eua já vetaram sim peças de f-5, inclusive obrigaram a FAB mandar a embraer fabricar uma nova.
No caso em questão, a peça foi modificada para diminuir a potência dos motores, inclusive tem o vídeo neste blog, se quiser posso procurar.
e mesmo? quer dizer q os EUA barram pçs pro f5? eita ai desanimou tudo!! eita mas de qualquer forma todos os avioes finalistas do fx-2 depende dos EUA!! ai complica porque querendo ou nao todos os avioes ocidentais dependem de alguma coisa made in EUA… so os caças russos e chineses sao 100% idenpendentes dos EUA… o restante tudo tem alguma coisa americana,q pode ser embargado pelos EUA.. e agora? 3 saidas nada interessantes: 1-pega o rafale e depende da franca e dos EUA independentemente 2-pega o gripen e depende da suecia e dos EUA 3-pega o super hornet… Read more »
Senhores, não são apenas os processadores do avião. Os processadores usados no radar Thales RBE-2, em especial os processadores de sinais digitais (FPGAs na sigla em inglês) que trabalham os sinais vindos da antena, são todos americanos e não existem similares.
“…inclusive obrigaram a FAB mandar a embraer fabricar uma nova.”
Só um detalhe, a Embraer não sabe nada de fabricar peças de F-5, então é mais fácil se isso realmente ocorreu, a própria FAB ter feito isto em algum dos seus parques de manutenção.
“…a peça foi modificada para diminuir a potência dos motores,…”
Não teria sido mais fácil obte-la da própria GE, em Petrópolis???
Grifo, o Gripen JAS 39 tem menor alcance do que o Rafale, o NG QUANDO existir, terá que COMPROVAR o mero desejo de projeto/marketing da SAAB…
Caro Gilberto Rezende, já voado e comprovado pela Força Aérea Brasileira. Rafale = menor alcance e maior consumo de combustível.
“…em especial os processadores de sinais digitais (FPGAs na sigla em inglês) que trabalham os sinais vindos da antena, são…”
Ou em outras palavras, os franceses rodaram, rodaram e ainda estão presos aos mesmos problemas desde 2002.
A tecnologia dos caras é mesmo, maravilhosa!!!
Gilberto Rezende-Rio Grande/RS disse:
5 de dezembro de 2010 às 11:36
O Blog está hospedado nos EUA, cuidado sua informações estão sendo copiadas e você rastreado pela NSA.
Caro Gilberto Rezende,
A refererência da equivalência é o F-18 E Super Bug em relação à Jaca 🙂
Eles se equivalem em termos de carga paga e alcance. Mas como eu disse, o Super Bug tem radar AESA superior ao do Rafale, que ainda está sendo implantado.
O Gripen NG, mesmo com o motor mais potente, mais carga paga e maior alcance em relação à versão C/D, seria ainda levemente inferior à esses quesistos em relação aos outros 2 concorrentes do FX-2.
[]’s
Mauricio R. disse:
5 de dezembro de 2010 às 12:11
O processador é da Motorola dentro do Rafale é de 84!
Ora, jamais foi segredo algum que do ponto de vista OPERACIONAL o Super-Hornet é superior aos outros concorrentes. Tanto que sempre foi o preferido do Cmt Saito, do Alto Comando e dos pilotos da FAB. E o relatório da FAB demonstrou a superioridade operacional do SH, o que só prova duas coisas: 1. Que a análise da COPAC/FAB foi absolutamente CORRETA, pois apesar da maior operacionalidade do SH classificou o Gripen NG como o melhor, após levar-se em conta os quesitos ToT e preço de aquisição e custos de manutenção; 2. Que a sempre odiada, combatida e detonada Folha de… Read more »
Ah sim, sem nunca esquecer que o Gripen NG terá SUPERCRUISE, o que aumenta enormemente seu alcance em velocidade supersônica, dado que o pós-combustor aumenta exponencialmente o consumo.
Sds.
Qual afinal a surpresa da FAB preferir o F-18? • É dos três concorrentes o com maior escala de produção. • Possui o radar mais avançado. • Maior leque de armamentos já integrados. • Melhor qualidade de cauda logística. • O mais provado em condições de combate. • Custos de aquisição inferiores. Contra ele existem apenas slogans. “EUA não transferem tecnologia” “Temos que ser independente dos EUA” Contra estes slogans de “DCA Estudantil” eu digo o seguinte. 1) Os EUA transferem na pratica a mesma coisa que outros países transferem de tecnologia. 2) Para ser independente dos EUA teríamos que… Read more »
15 bilhões ???
Nem começou o processo (estes últimos 8 anos não contam) e já estão superfaturando !!!!
“O processador é da Motorola dentro do Rafale é de 84!”
Rodrigo,
Em uma thread no Strategy Page discutiam-se variados aspectos do desenvolvimento do Rafale X F-18SH e um dos que chamavam mais a atenção, era que a Thales já teria em 2002 um protótipo funcional do seu radar AESA.
Ocorre que aquela época o conteúdo tecnológico americano desse radar beirava o proibitivo.
Daí o meu comentário.
Elizabeth disse:
5 de dezembro de 2010 às 12:59
Ótimo comentário.
O Brasil precisa ACORDAR e parar de fazer politica de porta de faculdade. Os Americanos não confiam nos brasileiros porque o Brasil sempre teve uma postura de pais mediocre. Foram décadas e décadas de falta de posicionamento e vivemos todo este tempo na base da falácia, ideologia barata e mediocridade politica. Qual foi a posição do Brasil ao longo da história ? Na verdade o Brasil agora quer o respeito dos outros países, quer ser levado a sério porém internamente o Brasil quase nunca se levou a sério. Criticamos os EUA mas nós nunca nos respeitamos. O Brasil não tem… Read more »
“…opte pelo bloco Russo os Russos tb não nos respeitarão.”
A China, não nos respeita.
Vide o satélite Cerbs e problemas variados c/ as exportações de soja e minério de ferro.
Concordo que é sonho de Alice este papo de Transferência de Tecnologia e então o que temos é que de alguma forma conseguir as garantias mínimas para que o Super Hornet seja o vencedor do FX2. Para mim, o melhor vetor para a FAB neste momento, o com menor risco envolvido, mas o GF têm que colocar seus diplomatas em férias e deixar o NJ negociar com os Americanos.
Não tenho dúvidas que o correto é seguir a vontade dos pilotos da FAB.
Super Vespa para ontem em Anapólis…
Juniti Saito um traidor??? O comandante da FAB (Força Aérea Brasileira), brigadeiro Juniti Saito, aparece em um despacho secreto da diplomacia norte-americana afirmando dar preferência aos F-18, aviões caça dos Estados Unidos. A preferência do Palácio do Planalto, no entanto, é pelos equipamentos oferecidos pela empresa francesa Dassault, que fabrica o Rafale. Em 31 de julho do ano passado, o telegrama secreto assinado pelo então embaixador norte-americano em Brasília, Clifford Sobel, dizia que Saito tomou a iniciativa de ter uma conversa reservada em jantar no dia anterior para o general Doug Fraser, comandante do Comando Sul. Na conversa, Saito disse… Read more »
Se for comprovado, que o comandande da FAB se reuniu com estrangeiros sem conhecimento de seus superiores, para debater assuntos de segurança nacional, acho que isso se caracteriza traiçao, nesse caso ele nao deveria ser apenas expulso da FAB como tambem preso.
“Rodrigo disse:
5 de dezembro de 2010 às 12:15
Mauricio R. disse:
5 de dezembro de 2010 às 12:11
O processador é da Motorola dentro do Rafale é de 84!”
Rodrigo, o processador usado no Rafale é o PowerPC 740,
http://en.wikipedia.org/wiki/PowerPC_7xx
Discossão sobre processadores: do Rafale e F22
http://www.strategypage.com/militaryforums/6-59600/page17.aspx
Poker; Como disse acima. O Brasil quer “participar da festa na base do jeitinho”… como se os EUA fossem bobos. Dizemos que os EUA não servem porem sabemos que a tecnologia é DELES. Incrivel a trapalhada e falta de foco e posição do governo brasileiro. E depois queremos que os Americanos nos levem a sério ? E depois de toda esta trapalhada verde e amarela a tal “parceria tecnológica e TT” ficou sem moral e credibilidade mesmo com os franceses ou suecos. Estaremos sempre debaixo do olhar desconfiado e de reprovação do verdadeiro dono da tecnologia: Os EUA. Repito: BURRICE… Read more »