Nelson Jobim conhece o P-3AM
A primeira aeronave P-3 Orion modificada pela Airbus Military para a Força Aérea Brasileira foi inspecionada hoje pelo Ministro da Defesa do Brasil, durante sua visita oficial à Espanha.
A aeronave é a primeira de uma frota de nove unidades que estão passando por um completo programa de modernização, incluindo a instalação do Sistema Tático Totalmente Integrado (FITS) da Airbus Military.
Assim como o FITS, a aeronave será beneficiada com uma nova suíte de sensores mais potentes, novos sistemas de comunicações, e um cockpit com modernos aviônicos. Os motores foram melhorados, e dependendo da condição de cada aeronave, a estrutura da fuselagem e asas estão sendo renovadas para permitir mais anos de efetiva operação.
A Força Aérea Brasileira empregará as aeronaves nas missões de patrulha marítima, guerra antissubmarino, e uma ampla gama de missões civis, incluindo vigiância de zonas de exclusão econômicas e busca e salvamento.
FONTE: Airbus Military
Espanha entrega ao Brasil um avião modernizado e amplia cooperação em Defesa
A Espanha disponibilizou, hoje, para o Brasil um avião P3 Órion de Patrulha, que foi modernizado pela Airbus Military, durante uma cerimônia com a participação da Ministra da Defesa Espanhola, Carme Chacón, e do Ministro da Defesa Nelso Jobim, que assinaram um acordo de cooperação.
A Base Aérea de Getade (Madrid) se destaca como o local de disponibilização deste equipamento para a Força Aérea Brasileira, a ser entregue de forma oficial em maio do próximo ano, segundo as fontes militares.
Este é o primeiro dos nove aviões P3 Órion usados, comprados dos Estados Unidos, pelo Brasil, que a Airbus Military modernizará em suas instalações em Getafe, para executar o serviço de patrulha do território brasileiro.
Para Carme Chacón, a entrega do avião é um “marco”, enquanto que para seu colega brasileiro é “vital” no controle e vigilância do território.
Após a assinatura do acordo de cooperação, a Ministra salientou a relação de confiança entre os dois países e a “prova disso – detalhou – é o acordo assinado hoje, que melhora a colaboração entre as Forças Armadas e a Indústria de Defesa de ambos os países.”
Graças a esse acordo, acrescentou Chacón, se buscarão novos desenvolvimentos em matéria de ciência e tecnologia e se ampliarão os programas de treinamentos e as missões de operações conjuntas.
A cooperação com o Brasil, em matéria de Defesa, permite gerar, na Espanha, empregos altamente qualificados “em um momento de grande necessidade”, destaca Chacón.
A este respeito, declarou que são no total cerca de 300 empregos diretos e 2.000 indiretos, que dependem dos programas de modernização e de construção estabelecidos em conjunto.
O acordo inclui visitas de delegações de alto nível, reuniões de peritos e de instituições de defesa, intercâmbio de instrutores e alunos das escolas militares, a participação em cursos de formação e especialização, participação em manobras e exercícios, visitas em navios da Marinha, e implementação de programas e de projetos de aplicação em desenvolvimento de tecnologia de defesa.
De sua parte, o Presidente da Airbus Military, Domingo Ureña, ressaltou que o Brasil é uma referência na América Latina e espera ampliar a colaboração no curto e longo prazo.
Para isso a empresa abrirá, em breve, um escritório no país sul-americano.
A cerimônia contou com a presença dos, entre outros, Secretário de Estado de Defesa, Constantino Méndez, Secretário Geral de Política de Defesa, Luis Cuesta, Chefe do Estado-Maior da Defesa (JEMAD), General José Julio Rodríguez e Chefe do Estado-Maior do Ar (JEMA), General José Jiménez.
FONTE: ADN.ES
Galante, 2 perguntas:
Onde está o post da SAAB que estava aqui ??????
Sumiu ???????????????????
E a matéria que lhe enviei ????? Vai postar ?????
[ ]s
Boa!!! Esses P3 ainda vão fazer história na FAB!!
Sugestão:
Por que você não escreve um artigo de opinião de como foram os exercícios lá em Natal ?
Nele, você poderia colocar também as opiniões dos participantes.
Seria algo diferente, inédito.
Você escreve bem e sabe dar o tom certo !
OBS: estou falando de um artigo profícuo, denso, e não des uma simples nota.
[ ]s
Creio que eles estão no prazo. Ponto para a, salvo engano, CASA !
Bem, uma das primeiras coisas a se fazer é acabar com o Oba-Oba da pesca ilegal no Brasil.
O que há de pesqueiros japoneses pescando ilegalmente: é uma festa !
Para isso, também devemos dar uma atenção aos navios de vigilância marítima.
[ ]s
Boa tarde senhores.
Ficou bonito, e espero que bons, pena que os USA não queseram vender a FAB os P3 mais modernos (porque sera?)
Para quem oferece os super f18 , os P3 modernos não são nada.
Anão ser que tenha algum ” caroço neste angú” .
É por essas e outras , que não dá para acreditar nos USA. Um simples
P3 uma fersãozinha mas nova , e eles nos nega , e oferecem para outros.
É pra refletir.
SDS
Saito /Jobim:
esta dupla tem de continuar
Bah…nem acredito…uma novela chegando ao fim…
Ate hoje não entregaram estes aviões?
Pela imagem acredito que seus motores são os velhos Allison já usados nos C-130, mas já que ele foi completamente revisado pela Airbus, a FAB não deveria ter optado pelos novos TP400-D6, muito mais potentes e economicos?
Acredito que isso deveria ser função da MB, mas já é outra história.
Que voe, pelo menos.
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Off total
Não sei se alguém já tinha visto, mas está no WL.
http://www.collateralmurder.com/
gente me esclareçam uma duvida se o P-3 é uma avião de função naval, por que a FAB o opera? não deveria a Marinha opera – lo?
Pergunta:
– Qual deles tem mais capacidade, o C-295 naval do Chile ou esse P-3 modernizado??
– Se a parte de sensores do P-3 é melhor, não teria como colocar ela numa célula nova dos C-295?
– E aquele Embraer que foi desenvolvido pra ser naval? não serviria?
Previsao de entrega?
Abracao
FAB 2401
Caramba! agora que vão entregar o primeiro P3-Br???
Quando que vamos receber o nono então?…
Será que já vai vir com alguns mísseis anti-navio Harpoons?
9 é o suficiente?
E os Bandeirulhas? Como ficarão após a modernização? Alguma notícia?
P3, Bandeirulha e R99 somados e “linkados” formarão uma força muito interessante.
“Saito /Jobim:
esta dupla tem de continuar”
Saitopode ser maso Jobim? um MD que comporta como caixeiro viajante da Dassault?!?!?
E a decisão/concretização do P3 foi muito antes dele assumir.
Esses P-3 estão fazendo historia mesmo, quando chegar aqui vão pro Museu da Tam, virá escoltando o caça escolhido no F-X2,3,4….isso se o Min. da Defesa, não deixar pra anunciar o vencedor no meio do ano de 2011!!
Alguem pode me diser se o P-3 pode decolar de porta-aviões?
Deivid disse:
Não pode.
Quem escolheu as células de P-3 foi a própria FAB, os EUA não se negaram a vender versões mais novas, até porque, se compraram células beeeeemmmm usadas no AMARG.
E concordo, esse programa tá demorando tanto que quando chegar a ultima aeronave, a primeira já estará dando baixa.
Paulo R: boa tarde. A resposta à tua pergunta está no WL e no dia-a-dia das falas do nosso presidente e do Amorim e do Topotop. Não sou americanista mas, friamente, com os pés no chão, não tiro as razões deles.
E o electra mandou lembranças…
Amigos do Blog, transcrevo em seguida as melhores informacoes que obtive sobre os nossos P-3 AM em uma Revista de Inteligencia do Chile. E’ bastante esclarecedora… ” Brasil está en el proceso de recibir nueve P-3A adquiridos de segunda mano pero sometidos a un profundo y extenso programa de extensión de vida y modernización. Pero su interés en esta aeronave también es de larga data. En 1998 el gobierno solicitó a las autoridades estadounidenses autorización para adquirir quince ejemplares de segunda mano de la versión Charlie del Orión. Tras meses de dilación, Washington finalmente rechazó esa solicitud, ofreciendo a cambio… Read more »
Em resposta a alguns comentários acima: -A primeira célula já deveria ter sido entregue, mas houve problemas estruturais na célula, e levará uns meses para consertar. -Previsão de entrega entre 2011 e 2013. -Os Bandeirulhas modernizados serão transferidos para os outros esquadrões do 7° Grupo e ainda vão operar um bom tempo. -Nove é um bom número de aeronaves, mas não sei dizer se é o ideal.Tais aeronaves tem um alcance impressionante( 1500 mn com três horas orbitando a estação) -Os P-3AM serão as aeronaves de patrulha mais capazes da América do Sul, em termos de armamento, eletrônica e alcance.Então… Read more »
Continuacao e termino do artigo chileno “En el aspecto estructural, se están cambiando las vigas de las alas, lo que extenderá la vida útil de cada avión inicialmente en 15 años. El motor ALLISON T56-A-10 está siendo recuperado y transformado mediante reemplazo de partes en un T-56-A-14. En total, el proceso completo, incluyendo la instalación del sistema táctico FITS, que incluirá componentes como un radar ELTA 2022, un procesador acústico SPAS con capacidad de manejar sonoboyas a través de 99 canales separados; demandará cerca de 3 años de trabajo en cada avión, aunque se trabaja en varios aparatos a la… Read more »
Até que enfim…
Já começava a achar que esses P-3 eram lenda…
Ta bonito mas o nono vai chegar la pra meados de 2030 quando o primeiro fx for entregue
FSNeto disse: 3 de dezembro de 2010 às 16:54 gente me esclareçam uma duvida se o P-3 é uma avião de função naval, por que a FAB o opera? não deveria a Marinha opera – lo? Bem isso acontese porque a marinha não pode operar aeronaves de asa fixa de bases terrestres, assim o P-3 não pode operar sobe o A-12 não pode ser da marinha…. Pergunta porque a marinha pode operar os A-4 de bases terrestres e não pode operar um P-3 delas??? (Acho isso muito errado, a marinha que é responsavel de patrulhar as fronteiras maritimas sendo por… Read more »
Alias o P-3 esta otimo nunca vi um assim…..
FSNeto disse: 3 de dezembro de 2010 às 16:54 Lenda: Dizem que a FAB já os “ofereceu” …. mas a MB disse não… mesmo se a FAB mandasse os aviões e a “verba” junto…. . Na verdade, amigo, a MB não pode, por lei, operar aeronaves de asa fixa…. a não ser que sejam embarcados (como por exemplo os A-4 do NAe A-12 São Paulo). Deivid disse: 3 de dezembro de 2010 às 17:59 Você já viu o tamanho de um P-3 ?? Nem que fosse um super-porta-aviões da classe Nimitz seria viável….. um P-3 é muito pesado para ser… Read more »
Engana-se quem acha que estes P-3Br serão lixo ou velharia….. a sua modernização (das células) foi muito mais lenta e complicada do que o previsto, por isto o atrazo (tá… também atrazaram os desembolsos… mas isto é outra história….).
A suíte FITS de última geração e os armamentos made in USA à bordo (também muito sistemas made in Brasil) ….. serão o que de melhor se terá no Atlântico Sul para SAR e ASW.
Sds.
“Paulo R disse:
3 de dezembro de 2010 às 16:26
Boa tarde senhores.
Ficou bonito, e espero que bons, pena que os USA não queseram vender a FAB os P3 mais modernos (porque sera?)”
Paulo, estes aviões deixaram de ser fabricados há anos. Mesmos as versões mais recentes teriam que passar por um amplo processo de modernização.
A FAB comprou os aviões que estavam disponíveis e ao preço que poderiam pagar. O que foi comprado nos EUA foram apenas as células, já que o “recheio” foi todo refeito na Espanha.
acho que deveriam ter um probe de REVO
“souzat19 disse:
3 de dezembro de 2010 às 20:55
acho que deveriam ter um probe de REVO”
Eu também acho que deveriam ter, mas não sei se isso é economicamente e/ou tecnicamente viável.
Antes tarde do que nunca.
Olhando melhor a foto…. encontrei um “Flir” logo à frente do trêm de pouso dianteiro, abaixo do “bico” do P-3Br.
Parece ser um tipo retrátil ou estou enganado ??
Qualquer modo, trata-se de um moderno Flir IR Star Safire III.
Sds.
Sugiro trocar o Saito pelo Chip Foose… A FAB ADORA reformar avião velho…
Bom, na minha visão de leigo, pelo que entendi o que fizeram com o avião seria o mesmo que pegar a “carroceria” de um MAVERICK antigo e colocar: Motor 3.0L V6 Banco de couro e elétricos Painel digital Freios ABS e air bags Premium sound com MP3, DVD, bluetooth e jukebox Alarme e rastreador Vidros elétricos verdes Ar condicionado digital Direção hidráulica Rodas de liga leve com pneus de última geração E mais alguns opcionais… Ou seja, pegaram um avião que já era bom e reconstruíram ele com as melhores tecnologias disponíveis. Não sei se foi a melhor escolha recosntruir… Read more »
“Você já viu o tamanho de um P-3 ??
Nem que fosse um super-porta-aviões da classe Nimitz seria viável….. um P-3 é muito pesado para ser catapultado, e jamais poderia pousar em um NAe…”
Baschera,
Se é possivel ou não um P-3 decolar ou pousar em porta-avioes não sei, mas um C-130 de tamanho e peso semelhante ao P-3, decolou e pousou diversas vezes, em 1963 no USS Forrestal, até ligeiramente menor no comprimento que um “Nimitz”, mas devido aos riscos, não houve interesse na continuidade em se ter um “COD” gigante operando regularmente.
abraços
Dalton, pousar um C-130 em um NAe não significa necessariamente que ele pode ser operado em um NAe. Este procedimento foi feito apenas em caráter de teste. Até conseguiu-se pousar um Hercules, mas não decolar. Também não haveria espaço para acomodá-los…
Agora convenhamos, que belíssima operação foi essa de fazer pousar um C-130 em um porta-aviões, hein!
Bom fim de semana a todos!
???
Carlito disse:
3 de dezembro de 2010 às 21:06
A autonomia do P-3AM é de aproximadamente 14 horas.Não há a necessidade de REVO.E mesmo que isso fosse possível, 14 horas de voo são exaustivas, e eu duvido muito que a tripulação aguentaria outras 14 depois do REVO 😀
Agora só precisa comprar pelo menos uns 40 Harpon, pra não dar nada, não vem dizer que comprou 9, isso sim é terrível………
“A este respeito, declarou que são no total cerca de 300 empregos diretos e 2.000 indiretos, que dependem dos programas de modernização e de construção estabelecidos em conjunto.”
Quais seriam esses acordos? Pela forma como ela fala parece que nós assinamos contratos de construção de algo. O que seria?
Concordo Carlito… foi apenas uma experiencia, mas nada prática, pois o convoo precisava estar limpo e como apenas cerca de metade da ala aerea pode ser estocada no hangar o restante teria que estar no ar e apenas pousar quando o C-130 tivesse descarregado sua carga e decolado, sem mencionar o risco de um acidente de grandes prporções. O C-130 até que teria uma certa utilidade operando de bases avançadas na Europa ou Asia, não necessitando de espaço permanente a bordo, mas certamente um P-3 não teria utilidade nenhuma e como o tamanho e peso de ambas aeronaves é semelhante,… Read more »
Fico pensando uma coisa .
Será que a Embraer não teria condições de fazer essa modernização?
O melhor seria que já iria estudando para construir o p-390.
Um ja foi entregue,mas o translado que seria em dez/10,foi postergado para
Jan/11,no 1 semestre de 2011 virão 3 unidades,no segundo semestre mais
3 unidades e o restante em 2012.As asas necessitaram de reforço estrutural
para o voo antisubmarino,que é mais baixo com mais turbulencia e o desgaste é maior,o atraso foi problemas de verba e tambem integração dos sistemas,
segundo o site Flight Global,os P-3 da US Navy tambem estão sendo
reforçados nas asas,e serão usados por mais vinte anos,junto com os novos
Poseidon.
Carlito,
Sim, muito bem lembrado…o caso do C-130 no CVN-59 Uss Forrestal nos anos 60… o colega Dalton colocou mais ou menos o que eu ia responder.
Mas, se não me engano, este Hércules foi apenas um teste, bem sucedido, porém o mesmo não tinha carga paga à bordo… e convenhamos, o risco é altíssimo e as condições para pouso e docolagem devem ser tais (vento ..etc) que tornariam a operação excepcionalmente bem sucedida.
Mas não sei se um P-3 teria as mesmas aptidões para tal feito.
SDs.
O assunto colocado pelo Carlito é interessante….. o pouso e decolagem de um C-130 de um porta vaiões…..
Para quem quiser ver o vídeo, vai o link abaixo…..
http://www.youtube.com/watch?v=A41ZBow1mbg
Sds.
Errata: Em vez de ” porta vaiões” leia-se porta-aviões….. sorry.
Sds.