Informações sobre o F-X2 na CRUZEX V
Segundo um jornalista de Defesa que esteve falando com um dos mais altos oficiais da FAB na CRUZEX V, a escolha operacional da FAB foi pelo F-18, é a aeronave preferida do alto-comando e superou as demais em todos os testes de missão. No índice geral, incluindo transferência de tecnologia e parceria no projeto, o Gripen foi o campeão, por ser a solução ideal ao Brasil (foi a aeronave recomendada pela FAB em seu relatório ao MD).
Foi dito que o Rafale perdeu em todos os quesitos, não vai transferir tecnologia alguma, o que vai fazer é só colocar centros de manutenção aqui, e, inclusive, sua operação requer uma velocidade de vento que aqui não temos, e torna sua decolagem mais difícil do que a do F-5. Ele disse que o Rafale é o avião do pesadelo, que no relatório final do Jobim ao presidente foram retiradas todas as informações negativas com relação a aeronave, mas que o Lula está começando a olhar o Gripen com bons olhos e a Dilma também.
NOTA DO EDITOR: o jornalista presente na CRUZEX solicitou que seu nome não fosse citado.
BATE-PAPO ONLINE: converse com outros leitores sobre o F-X2 e a CRUZEX V no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.
Aleluia
O melhor caça para a FAB seriam os CAÇAS RUSSOS, assim estaríamos em pé de igualdade com a Venezuela.
ALÕ MPF!
Oxalá seja verdade e que esta verdade prevaleça, sob a pena de uma denúncia de improbidade administrativa.
Resumindo a notícia : o Rafale é uma JACA mesmo! 😀 ASDHASUHDASUHDHASDHAUHSUHDUHUHDA!!!!
E viva o MD, que ignorou tudo isso, e em nome da “Parceria Estratégica” está fazendo a FAB engolir a pior opção.
À FAB, parabéns pelo processo de seleção que estavam conduzindo de maneira perfeita até à reorientação do MD/GF.
[]’s
Este vai render 😀 😀
O pior cego é aquele que vê mas não enxerga!
….”que no relatório final do Jobim ao presidente foram retiradas todas as informações negativas com relação a aeronave”… ISSO É MUITO GRAVE!
Uma Ministro de Estado, chefe das forças armadas, alterando informações, importantes e sigilosas, se isso for verdade, deve ser exonerado de imediato, abrir inquérito administrativo e punir os envolvidos. Isso é alta TRAIÇÃO.
Não acredito que isso possa ser verdade. O senhor Ministro não chegaria a tanto.
Bom dia,
Essa foi engraçada.
“Sua operação requer uma velocidade de vento que aqui não temos, e torna sua decolagem mais difícil do que a do F-5.”
Será por isso que chamam de Rafale (rajada)? Talvez tenha sido este o motivo de fazerem a Cruzex em Natal. Lá tem sempre vento.
E deu para observar nas saídas. Nem dava para ver os Rafale decolando, pois eles sumiam após o fim da pista e só decolavam porque a terra é redonda.
Agora os nossos Mike e os A-37 com seis tanques decolavam igual foguetes.
Abraços,
Justin
Aliás de bom nesta matéria é belíssima foto do Super Hornet e suas garras. Galante, sempre nós despertando para a leitura de matérias com uma bela foto de entrada. Parabéns, por nos agraciar com tão belas imagens.
Aleluia mesmo. Deus existe.
Chega a ser irritante essa insistência.
Cruz credo.
Se a informação procede, e ainda existir alguém com moral e lisura nessa encrenca toda, o mínimo que deve ser feito é avisarem o grande Lulinha, a final de contas estão ocultando informações seríssimas do chefe maior. Impressionante não acredito que o Lula ainda não foi informado no pé do ouvido ” tem treta nesse relatório, abre o olho”. Claro tudo isso supondo que ainda existam homens de bem no país. E agora a pergunta: Onde está o Japa chefe mor da FAB que não solicita uma audiência urgente com o presidente e esclarece toda essa sujeira??? Ele vai botar… Read more »
Confesso que esta do vento eu também não entendi.
O Justin, mas já que você é o presidente da Rafale Supports Network, me explica ai o porque o Rafale só operou na CRUZEX com 3 tanques enquanto o F16 que tem um alcance muito menor ia com 2 e ainda com 4 AAM e o Rafale só com 2.
Então foi pro brejo a conhecida “teoria” pelo antigo CEO da Dassault “avião que voa bem tem que ser bonito”. Se for verdade o que foi divulgado este ministro tá levando um por fora!
Seria esse um dos motivos do EAU quererem motores mais potentes?
A Boeing que ter a oportunidade de fazer uma nova proposta a FAB no FX2. Acho que o Governo deveria ver o que eles tem de novo a oferecer ao Brasil. Quem sabe não vem aí uns F18 Sitent Eagle?
“Segundo um jornalista de Defesa ” qual jornalista?Pelo que eu saiba os oficiais relamente não podem serem identificados,agora jornalistas também precisa de sigilo?
Acho que vai ser mais um passo para tras do brasil se comprarmos o rafale ou o hornet explico. O Brasil esta investindo na fabricação de misseis com a africa do sul A-DARTER e tambem os da mectron e nisto esta se gastando muita grana, a frança ou os eua não vão querer fazer a integração destes misseis e se fizer vai sair muito caro a ponto de ser muito caro ou praticamente inviavel. Muitos neste blog fala que o brasil precisa investir em tecnologia, para no futuro construir seu próprio avião de combate, então esta oportunidade do gripen é… Read more »
Vergonhoso!!!
É nessas horas que dá vergonha de ser brasileiro. O cidadão (Jobim) passa por cima de um relatório feito com o mais alto profissionalismo, usa dois pesos e duas medidas para avaliar as propostas feitas e escolhe a PIOR opção para o Brasil.
Coitada da FAB e da indústria aeronáutica brasileira….
Abs.
Rodrigo disse: 20 de novembro de 2010 às 9:33 “Confesso que esta do vento eu também não entendi. O Justin, mas já que você é o presidente da Rafale Supports Network, me explica ai o porque o Rafale só operou na CRUZEX com 3 tanques enquanto o F16 que tem um alcance muito menor ia com 2 e ainda com 4 AAM e o Rafale só com 2. Rodrigo, bom dia. Pelo que observei, todos os aviões operaram na Cruzex com a mesma configuração de tanques que usaram para o deslocamento. Os Rafale vieram com uma configuração supersônica de três… Read more »
ele esqueceu de dizer que o Rafale é o diabo 😉
O Rafale é tão “omni role” quanto o F16…
Seria o diferencial, pela idade dos projetos, se o Rafale conseguisse usar simultaneamente os modos ar-ar e ar-terra do radar…
Nem isto ele faz.
Agora este lance do vento, foi viagem demais…
A condição de vendo insuficiente só se aplicaria no caso do A-12.
Nem em SBMT que a pista é curta ele teria grandes dificuldades.
A alta carga alar da aeronave, devido a pouca area alar em m², não teria algo a ver c/ isso???
Além do fato de tb ser uma aeronave sub motorizada, operando em condições hot.
Se bem que assim, os F-16 em especial os chilenos tb teriam problemas, mas pelo menos eles tem turbinas boas e potentes.
Deixa ver se eu entendi bem. O ministro manipula um documento oficial da FAB, que aponta carências em uma das aeronaves concorrentes, edita o relatório enviado ao presidente (comandante em chefe, certo?), além de omitir tal infrmação para quem o delegou para o cargo. Traduzindo para o bom português: o ministro mentiu àos seus superiores. Vader, você é advogado, certo? Tal ato poderia ser caracterizado com crime? Increditável que esse fato esteja acontecendo e não há MPF, MPM, PGR e AGU procurando um exclareciemnto oficial. Estão comprando algo inferior, comprovado pelos técnicos, numa transação com valores acima do mercado. Se… Read more »
Não adianta o Sr. Nersão já declarou qie o Rafale é o escolhido e agora falta apenas o anúncio.
Uma pena que os americanos tem o problema dos embargos, senão certamente seria o F18/SH..
Esse anúncio já virou piada PAKFA já está voando, os americanos já pensam em outro caça e ainda não decidimos um vetor de 4G para a FAB.
Infelizmente todos são miolos, não resolvem logo isso.
Abs.
Somando essa notícia , com a requisição dos EAU por um motor mais potente, faz sentido…..
[]’s
Mauricio R. disse:
20 de novembro de 2010 às 10:21
Acredito que não. Natal é quente, mas não é o inferno 😀 😀
Acho que esta informação é mais para operação embarcada.
Até no CdG o Rafale não opera full.
A questão GRAVE não é se Rafale, Hornet ou Gripen sejam melhor do que o outro. A QUESTÃO GRAVE é justamente o comportamento do ministro em questão. Omitir dados negativos e fazer lobby por determinado concorrente é um fato PREOCUPANTE. Se tudo isso for verdade, já seria suficiente para o ministro ser afastado e investigado. O que tem por de tráz dessa preferência toda ? Isso começa a cheirar muito mal. Não duvido que a BOEING ou a SAAB joguem as verdades no ventilador. Espero que a DIlma seja rápida e AFASTE este senhor imediatamente. So por este fato, o… Read more »
“…os nossos Mike e os A-37 com seis tanques decolavam…”
Um é pouca asa, o outro muita asa, mas a turbina apesar do pc nos F-5; é a mesma.
Se o F-18 foi um dos finalistas do FX-2 não é por acaso, realmente ele deve ser o mais capaz operacionalmente ou acham que a USNAVY ia confiar todos variados tipos de missões a único avião se este não fosse capaz ? Iria confiar em uma jaca voadora como o Rafale por exemplo? Não. Meu voto é pro Gripen NG sempre, e tomara que a “DILMANDONA” perceba as vantagens deste avião para o Brasil, Agora se não for possível o Gripen então que seja o Hornet, porque em uma compra de prateleria com pouca transferencia de tecnologia é melhor comprar… Read more »
“Traduzindo para o bom português: o ministro mentiu àos seus superiores.”
Mas daí não vá pensar que o superior dele não soubesse das mentiras.
Como de costume, ele vai dizer que não sabia de nada…
“NOTA DO EDITOR: o jornalista presente na CRUZEX solicitou que seu nome não fosse citado.”
“..jornalista de Defesa que esteve falando com um dos mais altos oficiais da FAB na CRUZEX V…”
Sem fontes, não existe discussão. Apenas especulação.
Para mim, não é o Rafale que é a Jaca.
O FX-2 sim é a Jaca.
É isso que dá demorar tanto para fazer uma escolha.
Esta é para rir! apenas isso! a do vento então… quem fala/escreve um bobagem desta pode ter crédito?
Sds!
Mauricio R. disse:
20 de novembro de 2010 às 10:29
“Um é pouca asa, o outro muita asa, mas a turbina apesar do pc nos F-5; é a mesma.”
Acho que os motores são diferentes, até na concepção. O do A-37 usaria compressor centrífugo e o do F-5, compressor axial. Talvez tenham origem no mesmo fabricante.
Abraço,
Justin
“Justin Case supports Rafale”
Isso de ministro mentir, já aconteceu coisa até pior: “… Elio Gaspari José Alencar, talento de ficcionista Usando o general Francisco de Albuquerque subiu a escada do vôo da TAM que manobrou pelo pátio de Viracopos para recolhê-lo, sabia o que estava fazendo. Quando foi vaiado pelos passageiros, viu que as conseqüências vêm depois das causas. São coisas da vida. Mais perigoso para a segurança de um país e para a moralidade de um governo é saber-se que o ministro da Defesa, José Alencar, informou o seguinte ao presidente da República, na segunda-feira: Albuquerque chegou ao aeroporto 51 minutos antes… Read more »
acho que a jaca é uma arapuca de pega malandro. Mas se a FAB aceita esse tipo de manobra, deveria ser extinta, pois não honra altura a sua história.
como a fonte não tem nome, prefiro acreditar que isso aconteceu de fato.
Isso tudo terá um custo politico internacional muito caro para o Brasil. Nas entrelinhas os EUA estão mandando um recado. Estamos comprando inimizades com parceiros importantes e poderosos a troco de nada. Será que vale a pena pagar este preço ? Vale a pena complicar as coisas a troco de nada ? Qual a vantagem em azedar as relações com os EUA ? Ganhamos o que com isso ?
Chico AMX,
Essa vou ter que concordar contigo…. rídiculo essa do vento…..auhuaha….. o rafale poe um f-5 debaxo da asa e decola com ele…. tem uma T/W ratio, infinitamente superior… isso ae foi brincadera (de mau gosto)….
agora, Rafale NJ … ta díficil mesmo, esse jogo bem sujo…
e que a velha guarda prefere material amercicano, não é novidade pra ninguém… mas tá longe de ser a melhor opção, como o prórpio texto diz…
que venha o MONOreator de facil manuntenção/atualização/operação, com tecnologia de ponta, lá do norte (mais ao norte..rss)!
Sds.
Francisco AMX concordo com vc é pra rir mesmo,acho que inves de procurar furos jornalisticos desse nível,se poderia descobrir algo mais interessante do rafale do desempenho do caça,pois ele é um dos três finalistas,esse jornalista é bom teve acesso a algo altamente confidencial.
Porque até o momento a cobertura tem sido fantastica por parte do Blog da Cruzex.já que o blog conversou com esse jornalista,ela poderia pegar algumas das informações sobre a proposta da Saab,e coloca-las mesmo que por alto aqui.
Grande Jornalista,esse cara é bom……………
Pra quem alterou artigos da Constituição Federal, mudar algumas informações em um relatório da FAB beira à irrelevância.
Berkut cabe lembrar amigo que depois da escolha vira a público as propostas,o mesmo aconteceu na época dos subs,foi a mesma coisa,tanto que depois da escolha as matérias bombasticas cairam por terra,a mirinha lançou na sua página uma excelente demonstração do por que da escolha. Fique tranquilo amigo todas as três são empresas sérias,e a Dassault não seria louca de arriscar perder algo que pode chegar a mais de 100 aeronaves,porque o brasil vai comprar mais caças. É engraçado existe um maravilhoso mundo sueco,os suecos chegam e falam vamos criar mais de 30000 empregos,os americanos com todo o poder da… Read more »
Alguém já escutou a entrevista do Jobim, na Cruzex V?
então escutem, vão descobrir que o Brigadeiro Burnier afirmou que qualquer um dos finalistas escolhido será um presente de natal para a FAB…
logo, ele, um representante do alto escalão da FAB aceitar um “lixo” de caça, como tentam emplacar aqui, que seria o Rafale, é algo fora da realidade por demais! falar que o Rafale não operaria aqui por causa de vento? dizer que ficou em último em tudo? isso é ser sério? nada!
Sds!
Uma pergunta se essa do vento for verdade,o rafale M,tem dificuldades em pousar num porta-avioes,os ventos franceses são diferentes dos nossos,o Rafale se for operar numa base no RS,terá se ser uma versão gaúcha,se for operar no RJ será uma versão carioca,em SP uma versão paulista…..rsrrsrs,pois caso contrario o dito caça terá dificuldades em pousar,e o gripen vai colocar mais essa grande tecnologia de ponta no NG,adaptação de pouco e decolagem as várias variantes de vento do Brasil.
Quer dizer q o Jobim estava enganando o Lula ???
kkkkkkkkkkk
Fora Jobim !!!
Espero q a dulpa Lula/Dilma escolham o Gripen
Torcia muito pelo Rafale, por ser um baita avião, mas vendo q não tem transferencia de tecnologia, e vendo as ações reais da Saab em termos de trasferencia de tecnologia, torço agora pelo GRIPEN NG
GO GRIPEN NG !!!
A França/Dassault desaprendeu a fazer um caça??? nunca meus amiguinhos! os Mirages são aparelhos fantásticos! o III fez história nas mãos da mais experimentada FA depois da USAF… , Israel respeita tanto este produto que até copiou o mesmo!
O Rafale é uma evolução fenomenal dos Mirages… e isso encomoda muita gente! normal!
Sds!
Ao ler isso tenho que concordar com aqueles que aqui dizem que o Lobbym, digo Jobim é um fanfarrão… Essa da “velocidade de ventos que não temos” se verdadeira a informação não tornaria o Rafale uma jaca em nossas mãos? Lamentável o desfecho deste cambaleante FX-2… Se contraria o conhecimento técnico a opção francesa não deveria ser a tempos preterida? Porque deixar que esta opção chegasse entre os finalistas? Nesses assuntos, em uma boa prática, não deveria ter peso 3 o julgamento técnico daqueles que irão operar o equipamento? Precisamos de homens sérios e comprometidos com o Brasil no poder.… Read more »
Perguntem a esse jornalista se o rafale precisa de um mastro e uma vela para voar.
Pois ele requer uma velocidade de vento que não temosssssssssssss.
“Foi dito que o Rafale perdeu em todos os quesitos, não vai transferir tecnologia alguma, o que vai fazer é só colocar centros de manutenção aqui, e, inclusive, sua operação requer uma velocidade de vento que aqui não temos, e torna sua decolagem mais difícil do que a do F-5.”
“…que depois da escolha as matérias bombasticas cairam por terra,a mirinha…”
Mas o “presente de grego” da tecnologia das baterias, foi após a escolha.
Ofereceram licenciar a tecnologia de uma empresa, mas essa empresa disse, não!!!
Aí sairam correndo atrás de um genérico e o pior é que a MB aceitou isso!!!
Barca, não é preciso ser um genio pra deduzir, que os americanos são bem melhores na “prestação de serviços” do que seus concorrentes… não falo isso pq eu tenha alguma admiração por eles, mas pelos fatos… Franceses são latinos e como nós mesmo, têm uma cultura mais “burocrata” por assim dizer… e como tal, torna-se mais difícil a convivência mútua… minhas palavras são dirigidas ao dia-a-dia em que teremos com nossos parceiros…. Em nenhum momento, disse que a Dassault seja uma empresa negligente… mas com certeza, mais inflexivel e menos criatiava na relação fornecedor/cliente. Em particular prefiro o Gripen, justamente… Read more »
preza*
Francisco AMX essa do vento vai ser a nova pérola da turma,temos que chamar tb o Ibama,pois derepente o rafale é um caça não ecologico e recíclavel.
“…o III fez história nas mãos da mais experimentada FA depois da USAF… ,”
E assim que pode, trocou-os pelo A-4 Skyhwak e pelo F-4 Phanthom.
“Israel respeita tanto este produto que até copiou o mesmo!”
Israel pagou por uma versão própria, o Mirage V, foi caloteado e aí sim desenvolveu sua própria versão, c/ a turbina americana J-79 no lugar da turbina francesa.
Turbina francesa ruim, vem de longe!!!