Portões Abertos da BANT reúne 30 mil pessoas

8

A Esquadrilha da Fumaça esteve entre as atrações do evento

Oficinas infantis, aeronaves de seis países em exposição e apresentação da Esquadrilha da Fumaça foram as principais atrações do “Portões Abertos” da Base Aérea de Natal (BANT). O evento, incluído na programação da Cruzex V, atraiu cerca de 30 mil pessoas neste sábado, 13 de novembro.

Doriana Graciano de Moura estava entre os visitantes da BANT. Ela levava o neto Natan Graciano para realizar um sonho. “Ele tinha um grande desejo de ver um avião de perto e eu prometi que, quando tivesse férias, o traria no aeroporto. Hoje, como tive essa oportunidade, o trouxe aqui e valeu a pena vir”, garante Doriana. “Vim para olhar os aviões, fazer desenho, brincar, me divertir e gostei muito”, destaca Natan.

Além das aeronaves, a programação também incluiu oficina de recorta e cola para a montagem de miniaturas de aeronaves, simulador de voo do T-27 e a possibilidade de vestir um macacão de voo e registrar o momento com uma fotografia. Porém, o momento mais esperado do dia era a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. A demonstração foi aberta com uma saudação ao público. As aeronaves escreveram “boa tarde RN”, em seguida, impressionaram os visitantes realizando manobras arrojadas na aeronave T-27.

“É sempre bom ver a apresentação da Fumaça. A última vez que estive aqui, eu estava grávida, hoje trouxe meu filho para ver“, afirma Edna Délis. Ela acompanhava a demonstração ao lado do marido, o Segundo Sargento André Luiz Délis, e do filho Davi, de dois anos que vestia um macacão de voo, igual ao utilizado pelos pilotos da Fumaça. “Meu filho sempre fala que quer ser pilotar e, a medida que ele for crescendo, vamos estimular para que ele estude e siga essa carreira”, afirma André.

Segundo o comandante da BANT, Coronel Aviador Décio Dias Gomes, o evento é uma oportunidade de estreitar laços com a comunidade. “O ‘Portões abertos’ atingiu totalmente o nosso objetivo, tivemos uma boa interação com o público, a sociedade potiguar novamente nos prestigiou. Tivemos mais de 30 mil pessoas que adentraram nesta Base e puderam ver o que é a Força Aérea”.

FONTE: CECOMSAER

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
sandro

Testemunhei “in loco” o evento e posso afirmar que foi um sucesso absoluto. A maior atração além da gloriosa esquadrilha da fumaça, foi a oportunidade do esquadrão Poker e sua aeronave A-1B de deixar as pessoas subirem a bordo devidamente trajados para uma fotografia. A sensação de ser piloto mesmo que por apenas 45 segundos foi fantástico.

ivo

Foi ótimo de fato,e poder conversar com os pilotos estrangeiros também foi interessante.A propósito eu conversei com os chilenos e eles me disseram que não levaram o Aim-120,só o python IV,teoricamente isso não reduziria a capacidade deles de combate BVR na simulação?Agradeço quem responder a dúvida.

Gilmar

Hummm… O evento pode ter sido um sucesso, mas que ainda não aceito que não ocorra um ou outro vôo de uma aeronave da FAB, que não o EDA, ah isso não aceito.

Tales Henrique

Achei fraco, festa de avião tem que ter vôo, aqui em Natal e difícil acontecer apresentação com aeronaves, nem os xavantes e super tucano sairam do chão, apenas a EDA que já está um pouco batido, em fortaleza teve a EDA e sobre vôo na praia de iracema, no proximo precisa de mais criatividade da BANT.

CmteLucasM

É… o ‘Senta a Pua’ deu um baile na gente aqui em Fortaleza, depois da esquadrilha atrasar uma hora e meia, nada de F-5 dando razante nem hércules… Pra melhorar a FAB fecha o espaço aéreo nordestino pra brincar de topgun… A nossa economia agradece ^^

Rodrigo

CmteLucasM disse:
17 de novembro de 2010 às 21:23

Não tinha pensado nisto, estão fechando via NOTAM que aérea mais ou menos ?

CmteLucasM

TODA A FIR RECIFE
A aviação geral está toda parada, fecham por 4 horas quase todos os dias no período da tarde, muitos vôos parados, eu ia ficando retido em Aracajú se tivesse ido, o outro piloto só voltou noutro dia, vôo com empresário ou malote parado, a nossa economia não pode parar, que façam o exércício acima dos 5000′ pelomenos.
Outra, não tem a necessidade de fechar TODA A FIR RECIFE.

Luiz Vieira

Prezados, o tráfego aéreo não é prejudicado com a CRUZEX. Busquem informações! http://www.fab.mil.br/portal/operacoes_aereas/cruzex5/index.php?page=mostra&id=388