Fiesp aposta que Lula optará por caça sueco
Virgínia Silveira
Representantes das indústrias do setor aeorespacial brasileiro acreditam que a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a escolha da nova aeronave de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), será favorável ao caça sueco Gripen. “A indústria brasileira tem a convicção de que a melhor aeronave e a melhor proposta de transferência de tecnologia é a do Gripen. A nossa visão é extremamente pragmática e coincidente com a da Força Aérea Brasileira”, afirma Jairo Cândido, diretor titular do Departamento de Indústria de Defesa (Comdefesa), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Segundo Cândido, se é a indústria nacional a que vai hospedar a tecnologia que será transferida pelos novos caças, não faz sentido que a opinião dela não seja levada em conta. “O presidente Lula e a presidente eleita, Dilma Rousseff, conhecem profundamente a posição da indústria brasileira sobre a questão dos caças e foram muito bem informados sobre o impacto dessa escolha no desenvolvimento futuro do setor”, afirmou.
Segundo fonte do setor aeroespacial, existem fortes motivos para que o caça francês Rafale, o preferido do ministro da Defesa, Nelson Jobim, não seja escolhido como a nova aeronave de combate da FAB. “O presidente Lula começou a mudar a sua preferência pelo caça francês Rafale em maio deste ano, depois que o presidente Nicolas Sarkozy deixou de apoiá-lo na questão do acordo nuclear proposto pelo Brasil e a Turquia”. Segundo a fonte, Lula teria se sentido traído por Sarkozi e sua atitude colocou em dúvida a consistência da proposta de parceria estratégica oferecida pelo governo francês ao Brasil.
A proposta do caça Rafale, de acordo com fontes do setor , custará ao Brasil por volta de US$ 8 bilhões, o dobro do valor da oferta do sueco Gripen. “Os US$ 4 bilhões a mais do Rafale são muito superiores ao valor dos recursos previstos para a reforma dos aeroportos brasileiros (R$ 6,4 bilhões) e também a todo o investimento já feito pela FAB no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), desde a sua criação”.
Outro fato que enfraqueceria o lobby de Jobim a favor dos franceses, segundo a fonte, é que ele não teria apoiado a campanha da então candidata Dilma Rousseff à Presidência da República. “O ministro fez um relatório que ignorou a avaliação da FAB e o comandante da Aeronáutica só assinou como se fosse ciente e não como se tivesse aprovado o que está escrito”. A assessoria de imprensa do ministro explica que Jobim manteve uma posição neutra durante toda a campanha presidencial, tendo em vista o cargo que ele ocupa dentro do governo atual, mas também não escondeu, em nenhum momento, a sua amizade com o candidato José Serra.
A mesma posição de neutralidade, segundo o ministério da Defesa, também vem sendo aplicada ao processo de seleção dos novos caças da FAB. “O ministro tem se mantido neutro e evitado falar sobre este ou aquele concorrente, exatamente para não antecipar a posição do presidente Lula, embora o ministério já tenha manifestado a sua preferência”. O parecer do ministro sobre os três concorrentes, segundo a assessoria da Defesa, já foi levado ao presidente Lula e será utilizado por ele como subsídio à decisão sobre o novo avião do programa F-X2.
Além da indústria aeroespacial e da FAB, o caça sueco conta ainda com a preferência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT) e do prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Luiz Marinho, que assinaram, em abril deste ano, uma declaração de apoio do movimento sindical à compra dos caças suecos pelo governo brasileiro. A declaração foi entregue ao presidente Lula com o objetivo de reforçar o lobby para a empresa sueca Saab, fabricante do Gripen.
A empresa afirma que a proposta sueca representará a geração de 6 mil empregos diretos e 22 mil indiretos no país. Duas empresas brasileiras, a Akaer e a Inbra Aerospace já foram contratadas pela Saab para desenvolver partes o caça Gripen NG. As duas empresas planejam construir uma fábrica de aeroestruturas em São Bernardo, local onde a Saab também prevê instalar, até o próximo ano, um centro de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.
FONTE: Valor Econômico, via Notimp
SAIBA MAIS:
- Proposta da Saab para o Brasil é inédita no mundo
- Carta da CIESP aberta à nação
- Viggen, I’m your son! – parte 1
- Viggen, I’m your son! – parte 2
- Futuro brilhante para o Gripen, na visão da Saab e na opinião do Poder Aéreo
- Tudo o que você gostaria de saber (ou não) sobre o Gripen NG
- Os sistemas do Gripen e do Gripen NG BR
Acho quase impossível o governo optar pelo Gripen – se isso acontecer é sinal de fraquesa do posição do governo
Senhores… se o Lula foi traido ou não, não vem ao caso, o que importa para nós brasileiros é exatamente a transferência de tecnologia e diga=se de passagem: 4 bilHões de dólares a menos certo?
um abraço.
Legal, opinião para todos os gostos para ninguém reclamar. Mas estou me sentindo despristigiado, afinal ainda não saiu nenhuma notinha dando que meu preferido, o F/A 18 SH deverá ser o escolhido. Será que nem na Gazeta do Oiapoque, não vai aparecer nenhum aspone bem fontado, para dizer que o Obama ofereceu um P.A classe Kitty Hawk de gratis para banânia, e assim nosso grande timoneiro resouveu comprar os caças da Boing? Aposto que é só esperar um pouquinho que meu desejo se realiza.
mais lenha na fogueira!
Não considerem o maledeto “despristigiado”, eu seu que é “desprestigiado” mas com a dona patroa fazendo marcação sob pressão errar é humano. lol
http://www.flickr.com/photos/cruzex/show
Só acho que seria mais honesto informar também que o referido sr. Jairo Candido é diretor presidente do Grupo Inbra, diretamente interessado no resultado do processo. Somente esse fato desqualifica totalmente qualquer posicionamento desse senhor como representante da FIESP. Ao passar a notícia e suprimir a informação da relação desse diretor com uma empresa diretamente interessada no resultado da compra, cria-se a falsa idéia de que uma entidade apoia um dos competidores de forma unânime e coesa. O que, convenhamos, não pode ser a realidade pelos fatos apresentados e omitidos pela reportagem em questão. Esse mesmo senhor já deu entrevista… Read more »
Se o Gripen ganhar, podem ter certeza que foi graças a esses contratos com empresas nacionais que fizeram virar o jogo e quebrar as pernas dos franceses.
Se a Dassault tivesse feito o mesmo tempos atrás, essa concorrência já teria acabado.
A propósito, segue abaixo o link da Nota oficial da EMBRAER negando apoio a A, B ou C…..
http://www.embraer.com.br/institucional/download/1_140-Ins-VAC-Communique_FX2-P-09.pdf
Aguardemos o mesmo desmentido da FIESP
Só quero saber como o Lula vai explicar a opição pelo rafale……
Ah tá vamos ganhar o direito de vender rafales pra toda a america latina ;;ai eu pergunto pra quem ARgentina ;;Bolivia …..?Pelo amor de Deus ninguem tem grana pra bancar o rafale ,,,
vamos ter um caça exclusivo sem escala e carissima manutenção …
Bom vão ficar bonitos no Hangar .
Vplemes,
também gostaria que o SH fosse o escolhido, entretanto, seria uma compra com total ciência de que não haveria transferência de tecnologia. O que também não tenho esperanças em relação ao Rafale.
“Apenas” 4 bilhões, conforme minha opinião, não é um valor suficiente para exigir transferência de tecnologia, por que ambos os concorrentes devem ter gastado mais do que isso para a terem. Mas acredito que a Saab honrará sim com tal quesito.
Sendo assim, que venha o Gripen NG.
Por esse e outros motivos.
Só digo uma coisa para essa notícia: ha,ha,ha,ha,ha…
vplemes nesses 4 bi a mais está o custo da transferencia de tecnologia,mas vc tb tem que ver que na proposta da saab não vem o armamento do caça,mas quanto ao apoio da frança no caso do Irã,se o Lula se sentiu traido,o que ele pensa do Obama,do Premier CHINÊS,do presidente Russo,se formos por essa lógica estamos lascados!.
Vamos comprar caças de quem ?.
O anúncio está próximo,por isso essa onda de matérias,sobre a furada NG.
O Valor Econômico está sendo “neutra” nas notas…. uma para o Rafale e agora outra para o Gripen NG 😀 Nem há dúvidas sobre a preferência da Indústria pelo Gripen Ng, a Embraer inclusa. Marlos, essa nota, foi mais um “apaga incêndio” oficial, mas as palavras do sr VP da área de Defesa da Embraer deixaram bem clara a posição da mesma. E ainda mais com o apoio da CUT através do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho(peixinho do Lula) a posição do presidente, de escolher única e exclusivamente pela “amizade” com o Sarkozy fica dificil. Mas como existe uma… Read more »
Eiita polemica interminavel…
Latino é mais fácil explicar o RAFALE do que o gripen,explicar a compra de algo que foi vinculado que era bom e que seria ótimo para o Brasil,sendo que esse caça não existe,fora os riscos,ser maquiadora de fuselagem,tudo o que os suecos oferecem,os americanos oferecem,e até mais,tb os franceses,se não for o rafale,que seja o F18,que venha o tunel super sonico que o tio sam oferece. Latino procure amigo o audio da Sessão do Jobim,ele dá a pista de como está o processo,no audio ele deixa claro,Os americanos,melhoram sua proposta,os franceses tb,e os suecos reinteraram a importancia do projeto e… Read more »
É um direito da FIESP apostar no que quiser, mas isso não indica que irá ganhar tal aposta.
Acho que só nos resta aguardar!
Muitos reclamam do Gripen NG porque ainda não esta pronto e não vendeu nenhuma unidade. Pois bem…vejamos se as 90 unidades totais que serão alcaçadas com o lote previsto para o ano que vem fará alguma diferença: Os mais otimistas Rafalistas falam que o Rafale deverá custas 60 milhoes de euros a unidade, este preço só pode ser alcançado se não forem embutidos os custos de desenvolvimento, por tanto a escala do Rafale não influenciará este custo. Resta a diluição dos custos de produção, mas estes serão anulados em parte com a pretenção do Pres. Lula de instalar uma fábrica… Read more »
“O ministro fez um relatório que ignorou a avaliação da FAB e o comandante da Aeronáutica só assinou como se fosse ciente e não como se tivesse aprovado o que está escrito”. Estamos mal de comandantes então…. O que remete a uma afirmação que já li aqui. Se a FAB não quisesse qualquer um dos três concorrentes ela faria valer sua vontade. Apenas quem nunca teve contato com um oficial da FAB para imaginar que ela aceitaria passivamente qualquer tipo de imposição. Imaginar que a FAB é composta por oficiais tão “submissos” é uma forma de demonstrar o total desconhecimento… Read more »
Lenildo, apenas uma correção. A matéria contém o posicionamento de um diretor da FISP e não da entidade.
Posições de entidades e empresas são passadas via Notas Oficiais e não declarações a jornalistas.
Lembrando: Jairo Candido = Grupo Inbra = Caça-que-não-existe
e mais….
Luis Marinho = Jairo Candido = Grupo INBRA = Caça-que-não-existe = polo aeronáutico que não existe = ABCD MAIOR = factóides
Barca disse: 9 de novembro de 2010 às 8:46 Faz tempo que você fala que o anúncio está próximo. Não te deixa desiludido estes frequentes adiamentos ? ———————————— Nick disse: 9 de novembro de 2010 às 8:50 Foi-se o tempo que a CUT e a FIESP tinham poder para influenciar em algo. Sem falar que é muito estranho ver CUT e FIESP do mesmo lado. 😀 😀 😀 Você falou bem. O Marinho é prefeito de SBC, nem do ABC todo vem este apoio. ———————————— Barca disse: 9 de novembro de 2010 às 8:53 Precisa escutar áudio do Jobim ?… Read more »
Paulo Andrade disse:
9 de novembro de 2010 às 9:13
Difícil a FIESP desmentir, mesmo que não seja a opção oficial da entidade.
Se o Gripen for o escolhido, quanto tempo levaremos para vê-lo voando e operante na FAB ? Ou teremos uma edição do “AMX 2 A volta de Jason” ? Se o Rafale não voa porque tem manutenção cara, o Gripen tb não deverá voar tão cedo… Até a burocracia e a politicagem permitirem quem sabe em 2050 veremos o primeiro “Grifo” como muitos aqui dizem ligando a primeira turbina… Em resumo: “Mudam-se as moscas mas a m… é a mesma”. Se algum aqui do forum tiver esperanças de ver um Gripen voando com as cores da FAB terá que viver… Read more »
Não sei pq Rodrigo. Se a EMBRAER desmentiu um diretor, pq a FIESP não poderia fazer o mesmo? Ou vc acredita mesmo que essa seja uma opinião da entidade? Basta dar uma olhadinha na “pequena” lista de diretores do setor de Defesa da FIESP para ter uma noção que unanimidade ali será algo impossível…. Vou colar a listinha….. DEPARTAMENTO DA INDÚSTRIA DE DEFESA – COMDEFESA Diretor Titular: Jairo Cândido Diretores: Álvaro Henrique Vianna de Moraes Antonio Luiz da Costa Burgos Antonio Marcos Moraes Barros Carlos Alberto Antunes Carlos Arazans Loeches Carlos Erane de Aguiar Carlos Frederico Queiroz de Aguiar Celso… Read more »
Caro Rodrigo,
Mas é o “B” do ABC que conta, visto que é onde nasceu o PT, e é a “cidade-natal” do Lula. 😉
Sobre a CUT e FIESP estarem do mesmo lado, é estranho mesmo… mas é aquela história: Faturamento para as Indústrias, e Empregos para a CUT 😀
[]’s
Pra quem tem memória curta:
Carta da CIESP aberta à nação:
http://www.aereo.jor.br/2010/04/08/carta-da-ciesp-aberta-a-nacao/
Caros Amigos Rodrigo, Fábio, Paulo Andrade, Nick, Galante, Póggio, Nunão e demais Amigos do Blog.: Além do “Saab Gripen” ser mais barato a industria brasileira iria ter maior participação neste caça. Além da participação da “Embraer” outras pequenas industrias no setor eletronico teriam considerável participação neste caça. No primeiro momento a FAB iria adquirir 36 caças, mas, se tiver maior participação da industria brasileira com certesa a FAB iria chegar nos 120 caças como é o seu desejo e sonho. O “Saab Gripen” sem sombras de dúvidas seria melhor opção tanto na geração de empregos como na transferencia de tecnologia.… Read more »
Paulo Andrade disse:
9 de novembro de 2010 às 9:30
Quando interessa eles são unânimes, vá por mim.
No seminário de Defesa que teve aqui mês passado, com a presença do Nerso..
A FIESP desceu a ripa na proposta do Rafale e no avião, sem dó e elogiaram rasgadamente o programa do EC725.
Para você ver como não existe coerência de político e nem ideologia por trás disto.
O que eles querem é investimento no estado e o da Dassault será pequeno.
Neste ponto a proposta da SAAB é imbatível e olhe que eu não sou gripeiro.
Nick disse:
9 de novembro de 2010 às 9:32
Como já falei…
Tirando o ABC o PT já é morto aqui faz tempo.
Tanto faz a nível estadual a opinião de um prefeito e ainda mais do Petê.
As centrais sindicais entraram em luta fratricida faz muito tempo e perderam muito poder de mobilização.
Também já eram.
A FIESP que poderia contar com o apoio do Governo do estado, faz parte da oposição.
Ou seja…
São apoios que não acrescentam em muito, mas pelo menos tem algum..
Os franceses somente o do GF..
A posição da indústria nacional é amplamente reconhecida deste novembro do ano passado. No mesmo Valor Econômico a Fiesp/Ciesp – através de Almir Fernandes, diretor de São José dos Campos, e de Jairo Cândido, diretor do Departamento da Indústria de Defesa – defende o Gripen como melhor solução de defesa, observando que “pelo menos 30 das cerca de 50 empresas da cadeia Aeronáutica brasileira acreditam que a Saab oferece melhores oportunidades de participação dessas empresas no desenvolvimento de tecnologias estratégicas, desde a fase de projeto até o nível de produção”. Walter Bartels, Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), também… Read more »
Para quem tem memória curta:
Proposta da Saab para o Brasil é inédita no mundo
http://www.aereo.jor.br/2010/05/20/proposta-da-saab-para-o-brasil-e-inedita-no-mundo/
Paulo Andrade, obrigado por esclarecer
“Clésio Luiz disse: 9 de novembro de 2010 às 8:21 Se o Gripen ganhar, podem ter certeza que foi graças a esses contratos com empresas nacionais que fizeram virar o jogo e quebrar as pernas dos franceses. Se a Dassault tivesse feito o mesmo tempos atrás, essa concorrência já teria acabado.” Que bom Clésio, isso mostra o real interesse do fornecedor, pior são uns e outros que estão interessados na sua própria industria e não investiram nenhum vintem fechando parcerias com industrias locais, os vintens que eles gastam é pagando champagne e festas pra politicos(caso não lembrem pagaram até a… Read more »
Caros Nick e Rodrigo, Moro em São Bernardo e sei muito bem o que esse pessoal do PT “fez de bom” para a cidade… podemos resumir em uma palavra:: “NADA”. Isso aqui foi o trampolim financeiro para a busca do poder do pessoal da esquerda brasileira… eles viram naquele cidadão barbudo o melhor porta-voz possivel para o desenvolvimento do projeto de poder deles… de resto a minha Região que tinha o padrão de vida similar ao da Belgica (é só pegar os livros antigos de geografia e historia da decada de 60/70 para voces ressucistarem o temo “Belindia”… onde o… Read more »
Logo logo Rodrigo, você vai tirar o chapéu para saudar a chegada do Rafale F-3 na FAB. E com o chapéu na mão você vai dar a Deus ao Gripen NG que nunca será fabricado.
Carlos Augusto disse:
9 de novembro de 2010 às 9:55
Carlos Augusto, a Suecia fabrica e compra quase que sozinha seus proprios caças a mais de 60 anos, alem do mais ela ja se comprometeu a comprar o NG o que fará com Brasil ou sem Brasil, sem o nosso apoio a unica diferença é que o caça vai entrar em operação mais tarde, mas não se esqueça que existem mais de 200 Gripens pelo mundo e uma meia duzia de operadores, se o avião “não Voasse” não teria ido para a India fazer os testes.
Imperador disse:
9 de novembro de 2010 às 9:51
Não me precisa me explica, amigão.
Eu sou natural de Sto André!
—————————————–
Carlos Augusto disse:
9 de novembro de 2010 às 9:55
Eu não uso chapéu,
mas veremos o comandante da FAB com o seu chapéu na mão( não lembro o nome daquele chapéuzinho da FAB) pedindo grana para poder voar de Rafale o mínimo necessário.
Isto você pode esperar tranquilamente.
Nick disse: 9 de novembro de 2010 às 8:50 Tem momento que penso como Você (solução dupla para os Caças), mas ela não tem fundamento, salvo se os Franceses derem para trás no negócio dos Submarinos e dos Helicópteros. A solução dos Caças vai nos mostrar até que ponto nossos Governantes estão comprometidos com o desenvolvimento tecnológico do País. Mesmo que Eu não goste do Gripen, já estou sendo favorável a sua aquisição, tudo com fundamento nos ( verdadeiros ) pareceres da FAB, da EMBRAER, e da FIESP. Qualquer pessoa com bom senso sabe que os melhores pareceres vêm daqueles… Read more »
Srs
Trata-se de uma decisão dificil, para quem seja o governante!
O jogos de interesses são muito grandes,mas temos que ver o aspecto
geo-politico poderá sofrer mudança como caso da Otan.Minha humilde opinião, é que temos de diversificar. Nossa Amazonia Azul, teria que ser defenddida pelo Sukhoy-34,sob a reponsabilidade da FAB em base terrestre. Daria a FAB mais 18 NG- e para nosso porta-aviões Receberia 12 Rafale. O pais que tivesse o melhor comportamento na logistica, então poderiamos padronizar os vetores.
Não consegui entender. Como Jobim pode ser neutro quanto a escolha dos caças se ele mesmo está fazendo lobby para os franceses no Oriente Médio (segundo a imprensa noticia).
Da mesma forma não consigo entender a neutralidade do Ministro se cabe a ele indicar qual a melhor opção e é publico que a FAB teve que mudar o relatório final para se adequar aos interesses politicos do Governo.
Quanto a suposta indignação do Lula com o presidente frances, dispensa comentários.
Só acho que seria mais honesto informar também que o referido sr. Jairo Candido é diretor presidente do Grupo Inbra, diretamente interessado no resultado do processo.
Caro Paulo Andrade, quer dizer que o diretor do departamento de indústrias de defesa da FIESP é ligado a uma indústria de defesa? Que novidade.
Interessante ver que o grupo Inbra está listado como parceiro da Dassault em http://www.rafale.com.br/index.php?id=6&area=6&release=41, portanto realmente está interessado no resultado.
A Carta da Diretoria Regional da CIESP de São José dos Campos nada mais é do que uma carta da Diretoria Regional da CIESP de São José dos Campos. Não representa a entidade FIESP como um todo e nem poderia, uma vez que é evidente que em uma associação patronal cada um puxará a sardinha para seu lado e a unanimidade será impossível. Não enxerga isso quem não quiser. Haverá diretores pró-caça-que-não-existe assim como haverá diretores pró-Rafale e pró-Super Hornet. Aguardemos o desfecho. Simples e claro. Apenas tenhamos a certeza de que a FAB não aceitará um vetor que não… Read more »
Alexandre Galante disse:
9 de novembro de 2010 às 9:39
“Pra quem tem memória curta”
Ahahahaha, Espartano Galante, muito boa a colocação… Tá cheio de gente aqui que precisa tomar “Memoriol” de garrafa, rsrsrs…
Todo mundo sabe que o Gripen deu um CHEQUE-MATE técnico, financeiro, social … no FX-2 faz tempo, espero que a escolha seja muito técnica respeitando as preferências das pessoas e instituições que pesquisaram , estudaram e principalmente comunicaram às autoridades encarregadas de decidir.
Boa sorte Brasil.
Exatamente Grifo. A diferença é ser listado como parceiro e depois ser dado como contratado por outra parte. Leu a notícia completa? Pois é. Ou seja, devo então aceitar como verdade a posição de um diretor de uma associação patronal que é parceiro da Dassault e é contratado pela SAAB como uma voz de confiança? Fique com ela meu caro, eu prefiro aguardar e analisar tudo com senso crítico. A propósito, a esposa dele também é diretora do mesmo departamento. Já já ela dá uma entrevista também….E o pior, o blog publica, como é sua regra e alguns acreditam como… Read more »
Rodrigo disse:
9 de novembro de 2010 às 10:06
Rodrigo, pra galera que toma “Memoriol” se recordar do custo baixinho da hora-vôo da JACA:
http://www.aereo.jor.br/2009/12/31/quanto-custara-o-rafale-para-o-contribuinte-brasileiro/
A FAP (Força Aérea PeTralha) vai voar pra car. de JACA… hehehehehe…
Sds.
KKKKKKKKKKKKKKKK, agora leiam esse texto http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/101109_glo_lula_rafale.html
é brincadeira, esse assunto só virou essa festa de matérias pela total incompetência do GF/MD/FAB, cada qual com suas “razões”, no mais eu já não tenho esperanças de mais nada, a final de contas o que menos conta nessa história toda é a nação. Não temos nem dinheiro para treinar nossos pilotos com F-5, Supet Tucano, agora imaginem com a jaca…..estou até vendo as manchetes, “FAB adota meio expediente, corta verbas de alimentação, falta de recurso, etc…..”KKKKKKKKKKK Brasil o país da piada pronta.
Ah , que bom que o Luiz MArinho apóia o Gripen, fico mais tranquilo…tsc,tsc…o que esse cara entende de aviação????
Que burrice. Virão os Gripen, que além de ser uma aeronave pequena para o Brasil, usa quase metade de componentes dos EUA e mais uma vez vamos ficar nas mãos dos norte-americanos. Nos anos 90 queriam nos vender F-16 sem AIM-9L e AIM-120, agora nos anos 2010 vão conseguir fazer o mesmo, só que através dos suecos.
Mas, na política vale tudo mesmo…
Antes de algum mal entendido…
Se a esposa do sr. jairo candido der uma entrevista o blog a reproduzirá como é sua norma e regra, ou seja, colocar para discussão tudo o que for publicado sobre o tema.
“O pior” a que me referi é o fato de que, provavelmente, alguns tomarão isso como verdade sem analisar os interesses por trás das declarações.