Beriev encerra trabalhos no terceiro A-50 indiano
A agência russa RIA Novosti informou em sua edição do dia 4 de novembro que a companhia Beriev completou os trabalhos de modificação e adaptação na terceira e última aeronave de alerta aéreo antecipado (AWACS) A-50 ‘Mainstay’ para a Índia. As outras duas aeronaves já se encontram em atividade na Força Aérea da Índia e estão baseadas em Agra.
A versão indiana, denominada A-50EI, utiliza como base a aeronave de transporte militar russa Il-76MD e está equipada com um sistema de radar Phalcon de origem israelense. A empresa IAI, com suas instalações no aeroporto de Ben Gurion (Tel Aviv), é responsável pela integração.
“Terminamos os trabalhos no avião e enviamos o mesmo para Israel em outubro, onde o mesmo receberá todos os equipamentos eletrônicos, e depois será entregue ao cliente”, informou uma fonte da empresa russa à agência RIA Novosti.
Informações divulgadas pela imprensa indiana dão conta de que outras duas aeronaves do mesmo tipo ainda podem ser adquiridas futuramente. Além dos A-50, a índia também terá seu AWACS “caseiro” quando integrar os sistemas desenvolvidos no próprio país com a plataforma EMB-145 produzida pela Embraer.
FONTE/FOTO: RIA Novosti/Beriev
LEIA TAMBÉM:
Que beleza depois que vendemos o EMB-145 para a Grécia e o México agora vamos vender para a Índia.
Falcon, essa venda já tem um bom tempo, más foram vendidas apenas a aeronave EMB145, sem os eletrônicos e radares da Ericson.
A India introduzirá radares e sensores próprios, que serão instalados nessa plataforma da Embraer.
Alguem ai sabe qual o raio de detecção do A-50?
RLL
falam em cerca de 400 km, compatível com um E-3 Sentry
Seria possível colocar probes de reabastecimento dos AWACS da Embraer?Sempre achei isso uma falha de projeto que prejudica o potencial da aeronave.
Bruno acho que sim porque hoje li em um jornal indiano que a versão da Índia do EMB-145 vai poder ser reabastecida em voo .
Russia e India se ajudando, ótimo !