O piloto explicando para ser tudo tão simples…. Video nota 10!, com destaque para a explicação dos controles do manete de aceleração (pitocologia!). Muito fácil, coordenar comunicação, radar, armas, controle aerodinâmicos, puxando até 9 Gs….
Parabéns aos Pilotos Brazucas da FAB!
[]’s
Deivid
Visitante
14 anos atrás
Pitocologia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito legal kk!!
Alexandre GRS
Visitante
14 anos atrás
Prezados,
Conceito HOTAS na prática.
Sds.
Marcelo Tadeu
Visitante
14 anos atrás
É isso aí Alexandre, a FAB totalmente ambientalizada em HOTAS e BVR, só falta o F-X2 ser definido, piloto nós temos!!!
É uma pena não poder colocar um radar e turbinas mais potentes nesses F5M, apesar da idade ainda é um bom e bonito caça.
Alexandre GRS
Visitante
14 anos atrás
Marcelo Tadeu,
Perfeito o seu comentário. É exatamente isso. Na verdade, o programa F-5EM, foi um dos maiores “stop gaps” da história rsrsrs (ok exagerei de propósito). O programa não somente retardou a defasagem de equipamento como também ampliou a capacidade doutrinária e profissional da FAB.
Um avião não voa por si só. São necessários pilotos para tal. Logo, o F-5EM tornou-se uma importante ferramenta de experimentação para o pilotos, preparando-os para novos desafios e, cumprindo é claro, o seu papel de defensor do espaço aéreo.
Sds.
Flick
Visitante
14 anos atrás
Já tinha verdadeira admiração pela força e seus guerreiros, agora, e com as dificuldades vivenciadas pelos contingenciamentos, e, com os milagres que fazem com aquilo de que dispôem, tornaram-se um pouco menores que os deuses.
zmun
Visitante
14 anos atrás
Dependendo do que vier no FX2, a parte do ” meu míssil, olha pro capacete”, pode esquecer.
E assim seguimos, pagando bem caro pra andar pra trás.
Vader, acho que vc virou fan desse almirante frances.
Mas isso foi muito bom ter acontecido. A verdade nua e crua. E vindo de quem vem, só mesmo tampando os olhos pra não ver.
abç.
Francisco AMX
Visitante
14 anos atrás
Bacana o vídeo!
Esta “trabalheira” que se tem no F-5M… pilotar e combater… fica muito mais simples com o FBW… que ele não tem… cometer erros num caça como este é o complicado…
Outro fato são que caças como o Rafale, com um nível de inteligência artificial elevado, colocam seus pilotos em certa vantagem… pois até mesmo a identificação precisa de alvos prioritários e que oferecem maior risco, são indicadas…
Com todo respeito a força, mas da pra ver a defasagem tecnológica, olhando o vídeo, fica bem claro isso, é como se comparando, os pilotos brasileiros ainda tivessem “Atari” enquanto os yankees ja usassem seus PS3 da vida… rs.
sds.
zmun
Visitante
14 anos atrás
No caso do Rafale, fica mais fácil porque ele não dispõem do todos os recursos padronizados. Daí é só fazer o feijão com arroz e não se preocupar com outras coisas que o caça não tem.
Brasileiro
Visitante
14 anos atrás
Que brinquedinho legal, imagina no F16 com toda aquela vista pra fora, show de vídeo.
Francisco AMX
Visitante
14 anos atrás
Só queria saber onde estão os HMD dos nossos F-5M… rsrsrs… alguém viu?
Sds!
Justin Case
Visitante
14 anos atrás
Chico,
Ouvi falar que o trabalho de integração do HMD foi concluído e certificado. Estaria no processo de instalação nas aeronaves. Talvez algumas já possam operar.
Abraço,
Justin
“Justin Case supports Rafale”
Fonkerr
Visitante
14 anos atrás
Francisco AMX, F 5 são da era metozóica ainda e só tinham potenciômetros.Hehehe…
Erikson
Visitante
14 anos atrás
Que acionamento foi aquele em 95 contra um tornado da RAF, não estou lembrado de algo parecido.
Para os mais entendidos, poderiam explicar as características que esse piloto de F-16 fala que não existem no F-5EM.
Valews!
SABRE
Visitante
14 anos atrás
Esse F5M já estão com HUD, na epoca do RF,eles estavam sem os HUD!
Galileu
Visitante
14 anos atrás
complicado, prefiro o F35 qualquer um que sai do flight simulator pilota!!! ahahhah
Fonkerr
Visitante
14 anos atrás
Pilotar F5 é como você jogar no videogame atari,antiguinhooo….O passado faz parte da vida,ainda mais dos pobrezinhos,sempre é bom ver uma Televisão daquelas a valvulas tipo colorado RQ preto e Branco.É sensacional.O F-5EM nos dá a mesma sensação.É o mesmo que você pegar o seu videocassete empoeirado dá uma limpeza e colocar as fitas para rodar, ou aquele tocador de disco de vinil,dá uma limpezinha e escutar os bolachãos com aquela pipoquinha dos discos estalando nossa é uma maravilha olhar o passado, F-5 nos traz essa realidade para o presente parabéns a FAB está com este sensacional vetor, porque ela… Read more »
Fonkerr
Visitante
14 anos atrás
Edgar disse:
5 de novembro de 2010 às 23:19
Galera, vejam o vídeo abaixo de um piloto de testes falando sobre o F-16, bem semelhante ao do F-5EM acima:
Para os mais entendidos, poderiam explicar as características que esse piloto de F-16 fala que não existem no F-5EM.
Claro Edgar o F-5 é o avô do F16.
StiffleR
Visitante
14 anos atrás
O Rafale está (ou estará? rs) equipado com um HMD: Se trata do Topsight que está (ou estava …) em teste desde 1995 no Mirage 2000. O Topsight usa câmera CCD duplo com campo de visão de 40×30 graus para mostrar imagens dos pods empregados em cabides externos (damocles & RECO NG) além do OSF (É usado para apontar sensores FLIR além de sensores de mísseis | Está configurado para missões ar-solo noturno no Rafale | Pode ser usado de dia se desejado | Capacidade de comando de voz com até 150 comandos e som estéreo indicando a direção dos… Read more »
grifo
Visitante
14 anos atrás
Caro StiffleR, se me permite apenas algumas informações adicionais sobre isso.
O Topsight é usado apenas no Mirage 2000-5 e não está integrado ao Rafale. O Rafale não tem nenhum HMD disponível nem existe ao que eu saiba uma data para tê-lo.
Já o Damocles está integrado ao Rafale, mas ainda não está operacional. Se ele estiver na Cruzex (não vi nada sobre isso) será em um Mirage 2000-5.
O OSF não tem mais canal de imagens IR, foi retirado no modelo F3 do Rafale. Atualmente o OSF somente tem canal de TV.
Nick
Visitante
14 anos atrás
Caro Fonkker,
A princípio a modernização do F-5 colocou no mesmo patamar e até supera o cockpit do F-16 do vídeo, MAS, o F-5 não tem o FBW, o que exige muito mais trabalho por parte do piloto para manter o controle aerodinâmico do caça.
O manete de aceleração do F-5 tem esses comandos, o do F-16 não é necessário.
Fonkerr disse: 6 de novembro de 2010 às 5:50 Pilotar F5 é como você jogar no videogame atari,antiguinhooo….O passado faz parte da vida,ainda mais dos pobrezinhos,sempre é bom ver uma Televisão daquelas a valvulas tipo colorado RQ preto e Branco.É sensacional.O F-5EM nos dá a mesma sensação.É o mesmo que você pegar o seu videocassete empoeirado dá uma limpeza e colocar as fitas para rodar, ou aquele tocador de disco de vinil,dá uma limpezinha e escutar os bolachãos com aquela pipoquinha dos discos estalando nossa é uma maravilha olhar o passado, F-5 nos traz essa realidade para o presente parabéns… Read more »
Prezado Wagner, a aerodinâmica do F-5 é incrível. Essas asas pequenas são o que permitem a ele ter uma manobrabilidade fantástica. Não se pode olvidar que até pouco tempo atrás o F-5 era usado como “agressor” em exercícios nos EUA.
O grande problema da asa pequena do F-5 não é a falta de sustentação, mas a pouca carga-paga e o pouco combustível que ele pode carregar internamente.
Madvad
Visitante
14 anos atrás
Vader, peraí..
o F-5 é ágil, em termos de rapidez de rolls, é um caça “ardiloso” por assim dizer..reações rápidas..
Mas em termos de curvas sustentadas, e demais quesitos ele nunca foi espetacular.
Perde energia muito rapidamente, é sub-motorizado..em manobras verticais, é nítida sua desvantagem..
Ele era utilizado como Agressor, não por ser ótimo em agilidade, e sim por ser o caça ocidental que julgavam mais parecidos com os Mig-21 e similares do Pacto de Varsóvia na época.
claudio (R.J)
Visitante
14 anos atrás
Madvad disse:
6 de novembro de 2010 às 10:37
Fico imaginando se o Cap. Não levou uns dias de cadeia por isso…
Na FAB Atual, onde até painel de T-25 é coberto em eventos por “segredo militar”..
Outra coisa nítida, é a posição em que o piloto fica..com a coluna quase totalmente ereta, parece uma cadeira de cozinha.
que diferença da ergonomia de um caça moderno com o Falcon..
Tudo autorizado e coordenado pela ACS (comunicação social). O Cap deve ter é recebido elogio;
Ahhh, fácilnho….
Pra que ficar anos e anos na AFA,
Basta um curso On-line pra tirar o breve de piloto de combate !!!
Kkkkkkk
Muito bom! Imagine todos estes procedimentos no “calor” do combate?
Putz, se ele quizesse eu trocava a minha eng quimica tranquilo.
Muito bom video ;;;já ,me sinto pilotando um f-5m ,,
Vetores americanos como são bons imagino nossa fab com f-16 ou super hornets ;;;
sds
Passei vontade!
Hahaha! 😀
O piloto explicando para ser tudo tão simples…. Video nota 10!, com destaque para a explicação dos controles do manete de aceleração (pitocologia!). Muito fácil, coordenar comunicação, radar, armas, controle aerodinâmicos, puxando até 9 Gs….
Parabéns aos Pilotos Brazucas da FAB!
[]’s
Pitocologia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito legal kk!!
Prezados,
Conceito HOTAS na prática.
Sds.
É isso aí Alexandre, a FAB totalmente ambientalizada em HOTAS e BVR, só falta o F-X2 ser definido, piloto nós temos!!!
Facinho… 🙂
É uma pena não poder colocar um radar e turbinas mais potentes nesses F5M, apesar da idade ainda é um bom e bonito caça.
Marcelo Tadeu,
Perfeito o seu comentário. É exatamente isso. Na verdade, o programa F-5EM, foi um dos maiores “stop gaps” da história rsrsrs (ok exagerei de propósito). O programa não somente retardou a defasagem de equipamento como também ampliou a capacidade doutrinária e profissional da FAB.
Um avião não voa por si só. São necessários pilotos para tal. Logo, o F-5EM tornou-se uma importante ferramenta de experimentação para o pilotos, preparando-os para novos desafios e, cumprindo é claro, o seu papel de defensor do espaço aéreo.
Sds.
Já tinha verdadeira admiração pela força e seus guerreiros, agora, e com as dificuldades vivenciadas pelos contingenciamentos, e, com os milagres que fazem com aquilo de que dispôem, tornaram-se um pouco menores que os deuses.
Dependendo do que vier no FX2, a parte do ” meu míssil, olha pro capacete”, pode esquecer.
E assim seguimos, pagando bem caro pra andar pra trás.
zmun disse:
5 de novembro de 2010 às 20:49
“Dependendo do que vier no FX2, a parte do ” meu míssil, olha pro capacete”, pode esquecer”
Pois é, mais essa ainda, a JACA não tem HMD… Preço de F-35 por uma tralha que não tem o que um F-5 tem…
http://www.aereo.jor.br/2010/08/16/entrevista-com-o-almirante-alain-silvy-sobre-o-estado-das-negociacoes-do-rafale-com-o-eau/
kkkkkkk
Vader, acho que vc virou fan desse almirante frances.
Mas isso foi muito bom ter acontecido. A verdade nua e crua. E vindo de quem vem, só mesmo tampando os olhos pra não ver.
abç.
Bacana o vídeo!
Esta “trabalheira” que se tem no F-5M… pilotar e combater… fica muito mais simples com o FBW… que ele não tem… cometer erros num caça como este é o complicado…
Outro fato são que caças como o Rafale, com um nível de inteligência artificial elevado, colocam seus pilotos em certa vantagem… pois até mesmo a identificação precisa de alvos prioritários e que oferecem maior risco, são indicadas…
sds!
Com todo respeito a força, mas da pra ver a defasagem tecnológica, olhando o vídeo, fica bem claro isso, é como se comparando, os pilotos brasileiros ainda tivessem “Atari” enquanto os yankees ja usassem seus PS3 da vida… rs.
sds.
No caso do Rafale, fica mais fácil porque ele não dispõem do todos os recursos padronizados. Daí é só fazer o feijão com arroz e não se preocupar com outras coisas que o caça não tem.
Que brinquedinho legal, imagina no F16 com toda aquela vista pra fora, show de vídeo.
Só queria saber onde estão os HMD dos nossos F-5M… rsrsrs… alguém viu?
Sds!
Chico,
Ouvi falar que o trabalho de integração do HMD foi concluído e certificado. Estaria no processo de instalação nas aeronaves. Talvez algumas já possam operar.
Abraço,
Justin
“Justin Case supports Rafale”
Francisco AMX, F 5 são da era metozóica ainda e só tinham potenciômetros.Hehehe…
Que acionamento foi aquele em 95 contra um tornado da RAF, não estou lembrado de algo parecido.
Show de bola, adoro o F5
Galera, vejam o vídeo abaixo de um piloto de testes falando sobre o F-16, bem semelhante ao do F-5EM acima:
http://www.youtube.com/watch?v=tfb2L-blz4Y
Para os mais entendidos, poderiam explicar as características que esse piloto de F-16 fala que não existem no F-5EM.
Valews!
Esse F5M já estão com HUD, na epoca do RF,eles estavam sem os HUD!
complicado, prefiro o F35 qualquer um que sai do flight simulator pilota!!! ahahhah
Pilotar F5 é como você jogar no videogame atari,antiguinhooo….O passado faz parte da vida,ainda mais dos pobrezinhos,sempre é bom ver uma Televisão daquelas a valvulas tipo colorado RQ preto e Branco.É sensacional.O F-5EM nos dá a mesma sensação.É o mesmo que você pegar o seu videocassete empoeirado dá uma limpeza e colocar as fitas para rodar, ou aquele tocador de disco de vinil,dá uma limpezinha e escutar os bolachãos com aquela pipoquinha dos discos estalando nossa é uma maravilha olhar o passado, F-5 nos traz essa realidade para o presente parabéns a FAB está com este sensacional vetor, porque ela… Read more »
Edgar disse:
5 de novembro de 2010 às 23:19
Galera, vejam o vídeo abaixo de um piloto de testes falando sobre o F-16, bem semelhante ao do F-5EM acima:
http://www.youtube.com/watch?v=tfb2L-blz4Y
Para os mais entendidos, poderiam explicar as características que esse piloto de F-16 fala que não existem no F-5EM.
Claro Edgar o F-5 é o avô do F16.
O Rafale está (ou estará? rs) equipado com um HMD: Se trata do Topsight que está (ou estava …) em teste desde 1995 no Mirage 2000. O Topsight usa câmera CCD duplo com campo de visão de 40×30 graus para mostrar imagens dos pods empregados em cabides externos (damocles & RECO NG) além do OSF (É usado para apontar sensores FLIR além de sensores de mísseis | Está configurado para missões ar-solo noturno no Rafale | Pode ser usado de dia se desejado | Capacidade de comando de voz com até 150 comandos e som estéreo indicando a direção dos… Read more »
Caro StiffleR, se me permite apenas algumas informações adicionais sobre isso.
O Topsight é usado apenas no Mirage 2000-5 e não está integrado ao Rafale. O Rafale não tem nenhum HMD disponível nem existe ao que eu saiba uma data para tê-lo.
Já o Damocles está integrado ao Rafale, mas ainda não está operacional. Se ele estiver na Cruzex (não vi nada sobre isso) será em um Mirage 2000-5.
O OSF não tem mais canal de imagens IR, foi retirado no modelo F3 do Rafale. Atualmente o OSF somente tem canal de TV.
Caro Fonkker,
A princípio a modernização do F-5 colocou no mesmo patamar e até supera o cockpit do F-16 do vídeo, MAS, o F-5 não tem o FBW, o que exige muito mais trabalho por parte do piloto para manter o controle aerodinâmico do caça.
O manete de aceleração do F-5 tem esses comandos, o do F-16 não é necessário.
Histórico do F-5 EM:
http://www.alide.com.br/joomla/index.php/component/content/article/78-edicao-40/302-f-5mike-do-primeiro-conceito-ao-primeiro-voo
[]’s
Fonkerr disse: 6 de novembro de 2010 às 5:50 Pilotar F5 é como você jogar no videogame atari,antiguinhooo….O passado faz parte da vida,ainda mais dos pobrezinhos,sempre é bom ver uma Televisão daquelas a valvulas tipo colorado RQ preto e Branco.É sensacional.O F-5EM nos dá a mesma sensação.É o mesmo que você pegar o seu videocassete empoeirado dá uma limpeza e colocar as fitas para rodar, ou aquele tocador de disco de vinil,dá uma limpezinha e escutar os bolachãos com aquela pipoquinha dos discos estalando nossa é uma maravilha olhar o passado, F-5 nos traz essa realidade para o presente parabéns… Read more »
Quase igual ao meu X-52 Saitek !!!!! Pena que ainda não tive tempo ou paciência para um Lock-On, só mesmo no IL-2.
Senta a Puá !
Li em algum lugar que o F5 tem asa mu8ito pequena e por isso falta de sustentação, se isso é verdade, pq não aumentaram o tamanho da asa ?
Fico imaginando se o Cap. Não levou uns dias de cadeia por isso…
Na FAB Atual, onde até painel de T-25 é coberto em eventos por “segredo militar”..
Outra coisa nítida, é a posição em que o piloto fica..com a coluna quase totalmente ereta, parece uma cadeira de cozinha.
que diferença da ergonomia de um caça moderno com o Falcon..
@wagner disse:
6 de novembro de 2010 às 10:31
Prezado Wagner, a aerodinâmica do F-5 é incrível. Essas asas pequenas são o que permitem a ele ter uma manobrabilidade fantástica. Não se pode olvidar que até pouco tempo atrás o F-5 era usado como “agressor” em exercícios nos EUA.
O grande problema da asa pequena do F-5 não é a falta de sustentação, mas a pouca carga-paga e o pouco combustível que ele pode carregar internamente.
Vader, peraí..
o F-5 é ágil, em termos de rapidez de rolls, é um caça “ardiloso” por assim dizer..reações rápidas..
Mas em termos de curvas sustentadas, e demais quesitos ele nunca foi espetacular.
Perde energia muito rapidamente, é sub-motorizado..em manobras verticais, é nítida sua desvantagem..
Ele era utilizado como Agressor, não por ser ótimo em agilidade, e sim por ser o caça ocidental que julgavam mais parecidos com os Mig-21 e similares do Pacto de Varsóvia na época.
Madvad disse:
6 de novembro de 2010 às 10:37
Fico imaginando se o Cap. Não levou uns dias de cadeia por isso…
Na FAB Atual, onde até painel de T-25 é coberto em eventos por “segredo militar”..
Outra coisa nítida, é a posição em que o piloto fica..com a coluna quase totalmente ereta, parece uma cadeira de cozinha.
que diferença da ergonomia de um caça moderno com o Falcon..
Tudo autorizado e coordenado pela ACS (comunicação social). O Cap deve ter é recebido elogio;
Legal Cláudio, dessa maneira então é ótimo =)
Né? 🙂