F-X2: Presidente Lula confirma decisão para este ano
Rafael Bitencourt
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje que a decisão sobre a compra de 36 caças supersônicos para a Força Aérea Brasileira (FAB) será tomada antes do fim de seu mandato.
Antes do anúncio, Lula informou que se reunirá com a presidente eleita, Dilma Rousseff, e o ministro da Defesa, Nelson Jobim. “Por uma questão de responsabilidade, tive de esperar o fim do processo eleitoral”, afirmou Lula ao conceder entrevista coletiva ao lado de Dilma.
A presidente eleita chegou a rebater críticas feitas ao Trem de Alta Velocidade (TAV), o trem-bala que interligará as cidades do Rio, São Paulo e Campinas. Ela ressaltou não faltar recursos para realização do projeto, pois não dependerá de verba da União. “A maior parte dos recursos será empregada pelo setor privado”, afirmou.
“É um absurdo considerar o trem-bala inviável”, afirmou Dilma, que considera o trem-bala fundamental para atender a demanda por transportes na região. Segundo ela, críticas similares ao projeto foram feitas contra a construção do metrô no Brasil na década de 1980.
FONTE: Valor Online
Um doce para quem acertar a escolha.
Tchan, tchan, tchan….
Agora é que vai ficar bom.
A diversão começa agora !!!!!!!!!
[ ]s
Um verdadeiro democrata, comprometido com os interesses do Brasil.
COMENTÁRIO EDITADO
O pessoal esqueceu que quem manda ainda é o Lula com o Nelson Jobim. Não vão mudar a música agora.
Sinceramente, tenho minhas duvidas que esta decisao sairia agora…
Não vejo a hora de eu ir na base aérea de Canoas e ver um vetor novo!!!
Será??
Com a palavra, a nova presidente. Se for com Lula (que queira ou não está apalavrado com Sarkozy desde o ano passado) e Jobin, preparem os scargots.
Vamos aguardar, quem sabe, no dia ultimo dia da Cruzex?
[]’s
Com certeza a decisão será muito contestada e contrária a opinião pública (apesar do pouco público que acompanha a questão).
Se a decisão apresentasse um certo risco político, como o Gripen, teria sido anunciada no começo do ano.
Sinto muito, vamos de Rafale. É o fim da capacidade combativa da força, e mais uma oportunidade de desenvolvimento, ainda que tardia, perdida.
ops, se a decisão NÃO apresentasse um risco político…
Eu aposto no binomio Grippen NG + … ?
A combinacao High-low me parece a mais lucida …
High – F-5M
Low – F-5 Jordania
Milan,
Pensamento positivo pelo menos …
High – M2000-9 + F-5M
Low – Xavante + T-29 Super Tucano
Agora é sério, anunciar qualquer dos concorrentes sem apresentar um plano viável para mantê-los operacionais, irá gerar mais problemas do que se continuarmos com os vetores atuais, independente da nova escolha no FX-2.
Já que o Lula quer marcar o final de sua passagem, tendo em vista que quer entrar pra história “deste pais”, tendo em vista que quer ser o novo lider mundial, a escolha é certa e já foi determinada:
120 Rafales F3 + 120 Gripens Ng + 120 F18 SH.
Todo mundo feliz e Lula Secretário Geral da Onu por aclamação!
espero que, dessa vez, realmente haja uma decisão… mas se o NJ conseguir convencer a Dilma, será o Rafale mesmo, infelizmene…
Dilma irá se reunir em Seul com Sarkozy
Pode apostar que a jaca vem aí….
Vixe!!
Este post vai bombar
Pode anotar: mais de 250 comentarios…
Felizmente o resultado sairá este ano! Tomara que junto com a construção da fabrica brasileira de caças agente entre também em um projeto de um caça de 5ª geração com o país vencedor da concorrência.
É vamos de Rafale, ao menos será o mais bonitinho para tirar fotos no hangar.
Muita calma nesta hora.
Decisões que podem ser tomadas:
1. Cancelamento da compra (lembrem-se de 2003);
2. Escolha de um dos três concorrentes;
3. Aposta em um caça nacional;
4. Abertura do F-X3-TA para caça monoreator de treinamento e ataque;
5. Abertura do F-X3-C para caça bireator de combate;
Vai saber!?
Vamos falar a verdade. Esse processo está uma bagunça. Me dá nojo ler coisas a respeito.
Senhores,
esta concorrencia esta mais para tantas outras que acontecem neste pais.
Hum ganha e os outros perdedores correm atras da Justiça para fazer valer transparencia e outros quetais…….aguardem…..a novela mal começou ( O direito de nascer ) hhehehhehehehehheh
Sds
Se o Rafale levar esta, tenho dó da FAB! Aviãozinhummm caro, ruím, uma porcaria! Poucas armas integradas em relação aos concorrentes, sem perspectiva no mercado. Será o maior mico, fechando com chave de ouro o governo do molusco. Ele é o pior dentre todos os participantes do FX-2! Não estou dizendo que ele é o pior entre os finalistas, mas o pior emtre todos os participantes iniciais do FX-2! Jamais teremos mais de 36 aeronaves desse modelo! Ninguém em sã consciência, irá comprar mais unidades para ficarem paradas por falta de peças ou por falta de dinheiro para voar. O… Read more »
Ou é para o dia 15 de Novembro ou say goodbye…
Escolha do presidente: Encomendaremos dois F 16 usados da Venezuela.
🙂
É Zorann,
Não concordo que ele seja o mais ruim dos concorrentes, inclusive até acho um dos melhores, mas quanto ao resto temos que concordar plenamente com suas palavras.
O melhor é garantir por fora as aeronaves disponíveis pelos EAU.
Ao menos nossa FAB não ficará no chão.
Essa coisa de hight low não vai virar.
Vai ser UM modelo só…. e o escolhido será……….. o TIRIRICA F-1!
Desculpem, mas tamanha embromação fazem com que eu perca a fé! Tem gente dizendo que vão cancelar o FX-2 e pular para o 3… na atual conjuntura, e depois de tanta paulada, começo a acreditar que isso pode eventualmente vir a acontecer. Pior que isso só se der Rafale…
Completando:
Comprem qualquer um! Menos o Rafale. Se vier SH ou NG, qualquer um dos dois tem propostas infinitamente superior a proposta da Dassault.
Se for para ser Rafale, torço pelo cancelamento do FX-2. E é bem possível que isto aconteça. Processos na justiça devem atrasar, ou quem sabe, exigir o cancelamento desta compra. Afinal a FAB decidiu por NG e as pressões do Ministério Da Defesa, obrigaram-na a mudar de idéia.
Investigações sobre esta preferência “pessoal” pelo Rafale devem ser feitas.
No comments…
Não dá pra cancelar o FX-2, a decisão vai sair, não dá pra esperar mais, acho que o S Hornet está fora, Gripen e Rafale vão brigar, a capacidade de transportar armas nucleares do Rafale o colocam à frente, mesmo sendo caro; o Gripen também interessa por vários motivos. Não duvido de uma solução totalmente inesperada envolvendo os dois.
Num é querendo ser ruim moçada mas eu assisti a entrevista e ele não falou que a decisão é esse ano, ele disse que vai se reunir com a Dilma e o Jobim depois do descanso dela, e vão discutir sobre esse assunto!
Abraço!
Se fosse o Gripen, tinham anunciado antes da eleição sem problema algum.
Sobram os que constituíam risco político: SH e o Rafale.
Um contraria os eleitores amerifobicos e o outro contaria os eleitores de bom senso.
Sinceramente, estou com medo….
Aquela história de que a esperança venceu o medo, ficou em banho-maria e agora o medo fortificado com queijo roquefort está mais forte que nunca….
Rafale pas, Monsieur le Président!
Brésil, un pays de fous
Veja bem, se for mesmo anunciado ESTE ANO, é porque o governo realmente não tinha dúvidas como diziam, esta decisão está pronta a tempos só aguardando anunciar.
Ou seja: Jaca!!
Pois se fosse outro o escolhido, não sairia nesse ano, concordam?
Seria uma forma de não magoar nossos parceiros ahahaha, afinal eles nos oferecem lixo por preço de luxo.
Wilhelm
Você está completamente enganado, o GF não dá a minima pra opinião publica, mesmo porque o povo não sabe nada e não entende nada de FFAA. Esperou anunciar por causa da eleição e dos riscos, mas não por causa do povo e opinião.
Mas como eu disse se fosse de gripen ou SH, nao sairia esse ano, pra nao magoar os franceis ahahah
O tiririca ao ler a noticia: ohhh!!!!! seus abestados não aquento mais isso, acho que vouuu morreeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!
Acho difícil tomar uma decisão agora, sem a participação dos novos Comandante da Aeronáutica e do Ministro da Defesa…
Esse tópico vai render
uhull ?
Gabriel T. disse:
3 de novembro de 2010 às 15:52
Um doce para quem acertar a escolha.
Acho que vou fazer tal qual um folhetim,faço o seguinte: aposto nos três, registro em cartório, depois quando sair o anúncio (tomara Deus é Pai , que não seja o Roquefort fedido = RAFALE) digo que já sabia, pois tinha tudo regitradim. O que acham …???
JOSEF SIMAS Jr. disse:
3 de novembro de 2010 às 16:13
Eu aposto no binomio Grippen NG + … ?
+ F18 S/H (GREEN ?) + EA 18 Growler ????? Por que sonhar é preciso !!!! 🙂 🙂 🙂
Tem gente que fala que o Rafale é só armamento frances… ledo engano… Eles irao ceder para nós 100% de tecnologia e irao ceder os códigos fonte para que nós integremos qualquer míssil nacional no aviao.
LEIAM ANTES DE FALAR ABOBRINHAS:
http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/Dassault_13out09.pdf
Abraço
Rodrigo, esse cara no seu avatar é o Chuck Norris do Ultimate Showdown?
Se der Rafale, eu teria mais algumas perguntinhas:
A FAB vai ter orçamento reforçado para sustentar esse avião?
Nós poderemos fazer alterações no projeto desse avião como trocar de motor, trocar de avionica para torná-lo mais viável??
Agora vaiiii heim…..Seu lula????/
essa comprar se for com total transferencia de tecnologia compensa o ivestimento no rafale num futuro proximo o brasil pode ter um caça totalmente brasileiro se for uma mera comprar e´ previrevel o caça amerincano
n sejam pessimistas, muita coisa pode ter acontecido por traz e mudado o resultado, ele ja falou q preferia a jaca… ja, mas quem garante q o polvo n mudo de ideia, ao longo desse tempo o brasil assinou varios acordos na area de defesa, alem da França, assinou com os EUA, e com a China, eu n me lembro de outros acordos, mas deve ter tido mais sim… quem garante q isso n aumente a chance de um SH pousar aki, ate de um J10(essa é mais remota, mas o mindef chines visitou a fab), e n esquecendo, o… Read more »
Srs. O adequado era tomar a decisão apenas após consultar o próximo MD? Sim, seria… porém, não duvidem de nada vindo do Governo da “República de Banania – a nova potência mundial anti-imperialista e anti-colonialista e libertadora dos oprimidos pelo capitalismo norte-americano ao redor do globo” Não se iludam com opinião pública – indignação na mídia – nenhum dá qualquer importância ao tema… Se realmente quiserem “entubar” o Rafale goela abaixo, assim será e a FAB que se vire… não se iludam com artigos indignados contra a pior escolha, isso não acontecerá – o importante é q isso não atrapalhe… Read more »
no caso da marinha com o contrato dos submarinos tecnicos brasileiros estao fazendo estagio na frança se acontecer no caso dos caças o brasil vai um grande salto tecnologico