Líder Aviação adquire o quarto helicóptero S-92 de sua frota
A Líder Aviação anunciou a compra de mais um helicóptero S-92, da Sikorsky Aircraft Corp, em apoio às operações offshore de petróleo no Brasil. O acordo foi firmado em cerimônia realizada na NBAA, feira norteamericana de aviação executiva, em Atlanta/EUA.
Este é o quarto helicóptero de grande porte adquirido pela Líder, que já opera modelos S-92 no país há mais de um ano, tendo sido a primeira a voar com este helicóptero na região. Com a nova aquisição, a frota da empresa soma agora 54 helicópteros e é a maior da América Latina.
Este contrato fortalece o relacionamento de 30 anos entre as duas empresas – a Líder opera mais de 40 helicópteros Sikorsky, modelos S-76 e S-92. “Estamos extremamenteo satisfeitos que a Líder Aviação continue a procurar a Sikorsky para as suas necessidades de transporte offshore”, afirma Carey Bond, presidente da Sikorsky Helicopters Global. “O compromisso com a qualidade de nossos produtos é uma grande prova para a forte relação das duas empresas e o bom desempenho de nossos helicópteros”, completa.
A Sikorsky Aircraft Corp., sediada em Stratford, Connecticut, EUA, é líder mundial em projetos, manufatura e serviços de helicópteros. A United Technologies Corp, controladora da Sikorsky, sediada em Hartford, Connecticut, EUA, fornece uma ampla gama de produtos de alta tecnologia e serviços de apoio aos sistemas aeroespaciais e de construção.
FONTE: Hipertexto Consultoria e Assessoria de Imprensa / FOTO: Gustavo Andrade
Vamos valorizar, o produto nacional que será fabricado pela helibras,
e nao comprar essas bugigangas americanas
Fabricado? Onde? Na “Kabidebras”? Nãoooooooooooooo! Lá só vão montar aquelas traquitanas vindas da França. No máximo vão fabricar algumas peças usinadas aqui no Brézil. As F.A foram obrigadas a engolir aquelas kombis voadoras, mas empresas particulares não tem nada que ficar comprando equipamento defasado, só porque o GF acha que tem que babar ovo dos comedores de lesma. Empresa particular quer lucro, melhor custo/beneficio, estão se lixando para parcerias caracu do GF. No que estão muito certas.
Buginganga que pode ser muito útil em caso de guerra.
E a versao civil dakele EC725 ninguem quer para usar nas plataformas =p
Apos os 50 pedidos do ministerio da Defesa vem o que?
a versão civil do ec-725 ja e operada por 11 paises.
Nem percam tempo respondendo a esse tipo de comentário, don’t feed the trolls.
Por que não o EC225 ? Infelizmente o EC225, é uma aeronave em muito inferior ao S92 e com custo operacional muito superior. O EC225 está em final de produção e o S92 em início, com mais ou menos 3x o nro de encomendas do equivalente francês. —————————————– vplemes disse: 26 de outubro de 2010 às 17:21 Lemes é mais ou menos isto… Temos EC225 operando no Brasil e todas as empresas que operam no Pré-sal terão entre 2-3 unidades deste modelo por exigência do GF. Só que o GF esqueceu de combinar com as empresas e elas já estão… Read more »
Qual é o melhor, a versão militar do S-92 ou o UH-60M ??!!
Caro Fosker,
Olhe para essa “bugiganga” americana. Agora volte para o post anterior e olhe o EC-725. Olhe de novo. Qual dos dois ta com mais cara de bugiganga? 😉
[]’s
EC-725
Capacidade: 28 pessoas + 2 pilotos
Peso carregado: 11.000 kg
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S-92
Tripulação: 3 (piloto, co-piloto, observador)
Capacidade: 19 passageiros
Peso carregado: 12.020 kg
Qualquer um é bom, pra quem não tem nda então é melhor, ou seria melhor espear o FX-XX dos Helis com a FAB espera por décadas.
SdS.
Sopa disse:
26 de outubro de 2010 às 18:46
Embora eu não goste das comparações de Super-Trunfo, fica mais justo comparar com o H-92 com comparar o S-92 com o EC225.
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rodrigo ds disse:
26 de outubro de 2010 às 18:02
São categorias completamente diferentes.
@Sopa A quantidade de assentos é proporcional a área da cabine (Cabin Floor). Não tem mágica. Se tiver dúvidas divida a área pelo número de assentos. CH-47D/F Chinook Cabin volume: 42m3 / Cabin Floor Area: 21m2 Cargas externas: 12t EH101 Merlin Cabin Volume: 29 m3 / Cabin Floor Area: 17 m2 Cargas externas: 6t S-92 Cabin volume: 19,8 m3 / Cabin Floor Area: 11,9 m2 Cargas externas: 4,5t EC-725 Cabin volume: 15,5 m3 / Cabin Floor Area: 10,5 m2 Cargas externas: 5,4t UH-60M Cabin volume: 11,2 m3 / Cabin Floor Area: 8,1 m2 Cargas externas: 9000lb ou 4t (Cabin seating… Read more »
Rodrigo disse:
26 de outubro de 2010 às 19:24
Rodrigo não entendi porque são categorias diferentes??!!, pelos dados do Asimov, parece os dados são bem proximos:
S-92
Cabin volume: 19,8 m3 / Cabin Floor Area: 11,9 m2
Cargas externas: 4,5t
UH-60M
Cabin volume: 11,2 m3 / Cabin Floor Area: 8,1 m2
Cargas externas: 9000lb ou 4t
(Cabin seating for up to 20) ou 11 tropas equipadas + 2 artilheiros + 2 tripulantes
Se não for abusar da sua paciência, poderia postar mais detalhes da diferença utilização/técnica de ambos ??!!
Não sou nenhum expert, apenas fiz a comparação pq. o post é sobre o S-92, e falam do EC-725, pra mim, antes 50 voando com as “estampas” das nossas FA´s do que centenas de H-92, UH-60, Mi-17 em outras FA´s.
Bom mesmo seria ter um Heli de respeito como todos os outros citados sendo 100% feito aqui, ou pelos menos 90% 80% ai sim seria bom!
Ou todos preferem os Equilos/Fenec´s montados aqui ??
SdS.
Rodrigo disse:
26 de outubro de 2010 às 19:24
Ops… Comparação entre a versão militar do S-92 com UM-60M
O Canada que “não entende” nada de operações de longa alcance com helicópteros preferiu utilizar o AW 101 Merlin(CH-149 Cormorant) e o Sikorsky S-92(CH-148 Cyclone),daria uma interessante materia pra colocar aqui.
rodrigo ds disse: 26 de outubro de 2010 às 19:56 Rodrigo, o S-92 foi um desenvolvimento do BH, de um heli médio para pesado se você observar existem algumas semelhanças frontais… O S-92 tem rampa de carga traseira que é importantíssima e impensável para os EC725. O interessante é que ele e o novo S-76D, possuem muitos componentes em comum com o BH, que joga a manutenção lá para baixo. —————————————- Sugiro a todos lerem este fórum: http://www.pprune.org/ Neste fórum vocês vão encontrar muitas informações sobre o S-92, EC225, etc.. É um fórum de pilotos e não de sábios teóricos… Read more »
Como disse no post da kombi,preferia pagar por esses corvetes do que pelas kombis,as tres armas deveriam ter batido o pé e optado pela versão militar desse bixão
Querem conhecer um pouco do espaço interno do S-92 e compara-lo com a familia puma dêem uma olhada nessas fotos que estão no Alide.
http://www.alide.com.br/wforum/viewtopic.php?f=3&t=1777&start=2587
Um deles vindo para o Brasil, ainda com a pintura da Bristow( dona da Líder), pousando em St. Maarten para reabastecer.
http://www.airliners.net/photo/Lider-Taxi-Aereo/Sikorsky-S-92A-Helibus/1730001/L/&sid=31faf68ab2afae0d5078f4a4d7816b19
Galante publica as fotos do link para todos verem a “maravilha” que é a familia PUMA de helicópteros.
Apesar de que por essa imagem interna do super puma ele é muito mais baixo que os super pumas (cougar) do EB.
Mas é incontestável concluir que uma versão militar do S-92 seria uma opção superior para as FA’s brasileiras, primeiro que daqui dos hangares do 1° BAvEx eu nunca vi um cougar decolar full pax e segundo que a configuração interna favoreceria muito mais o lado “mão amiga” da missões do EB nos céus da Amazônia.
Querem apostar que o Governo Federal vai mandar a Líder Aviação e congêneres ENTUBAREM uns EC225 !!!!!!!!!!
A Líder Aviação, que não é boba nem nada, comprou os S-92, mas logo, logo, será avisada que para prestar serviço para a PETROBRÁS, poderá voar qualquer helicóptero, contanto que seja o EC225 (versão civil do EC725).
[ ]s
ZE disse: 27 de outubro de 2010 às 4:03 É simplesmente a questão de ter um “similar nacional”, e vai ficar muito caro importar algo diferente do EC225, só que o GF na sua infinita sabedoria esqueceu de um detalhe. Por exemplo: A Líder e BHS da CHC, que são respectivamente da Bristow Helicopters e da CHC respectivamente, simplesmente irão transferir, já transferiram alguns, EC225 para o Brasil de outros lugares do mundo, antes que a linha de montagem aqui seja aberta e até terminarem os 51 das FFAA, todas já terão EC225 suficientes. A Petrobrás, só homologou 3 aeronaves… Read more »
Rodrigo disse:
26 de outubro de 2010 às 21:11
Rodrigo então é correto afirmar que o S-92 é da mesma categoria do EC 225 e suas versões militares são também da mesma categoria, e para o transporte de tropas o melhor entre os dois seria o S-92(versão militar), pois possui rampa de embarque e desembarque e possui comunidade de peças com o BH e portanto melhoraria e muito a logística de peças, isso está correto??!!
rodrigo ds disse: 27 de outubro de 2010 às 10:45 100% e ainda o S-92 tem partes da sua estrutura fabricadas no Brasil, sem alarde e sem frescura através de uma subsidiária da EMBRAER que é uma das sócias de risco do projeto! A Sikorsky abriu uma fábrica de BH´s na Polônia… Seria tão impossível assim de abrirem uma no Brasil ? Este site é sempre atualizado e quem quiser jogar no Excel para ver os nros esteja a vontade.. http://www.rotorspot.nl/pt.htm Com o imenso parque de aeronaves Sikorsky no Brasil, há anos eles já tentam montar aqui o seu parque… Read more »
A empresa é privada e ela deve comprar o que é melhor pra ela em termos de desempenho, custos de aquisição, termos do financiamento e custo operacional.
Essa patriotada de reserva de mercado tira a nossa compeitividade e só pejudica o país.
É uma pena ainda haver tante gente ignorante neste país.
Aposto que o infeliz ainda torçe para o Gripen, Rafale, F8…
Mau sabe ele que não teremos nenhum dos tres!
😀