Gripen dispara míssil Meteor para o Programa de Integração Sueco
A FMV recentemente realizou com o Gripen o disparo de Separação Segura de um míssil Meteor, na área de testes de Vidsel
Este foi o primeiro disparo com carga real do míssil BVR Meteor no programa de integração sueco. O Gripen também tem sido usado como plataforma de lançamento desde o início do desenvolvimento do míssil Meteor.
O propósito do teste foi verificar o modelo de separação do míssil da aeronave. O impacto do chama do míssil no motor da aeronave também foi estudado. Como parte importante no trabalho de integração, o data-link também foi verificado.
Uma avaliação inicial mostrou que o míssil separou-se do pilone interno de modo natural e o data-link entre a aeronave e o míssil foi ativado. A temperatura do motor da aeronave também foi monitorada. O voo do míssil foi terminado como planejado numa posição predeterminada.
Com este disparo, a primeira de duas fases na integração sueca está completada. A primeira fase foi apoiar o desenvolvimento do míssil e a próxima fase será a total integração do míssil no Gripen. A integração final com o Gripen na Força Aérea Sueca começou recentemente e espera-se estar finalizada em 2013.
O Brasil optando pelo gripen ng este vira com o iris-t e o meteor ja integrados.Com o rafele teríamos que bancar mais essa despesa ou os franceses a bancaram(eu duvido).
PS:A Boeing também pretende integrar o meteor aos super hornet.
num sei não heim, FX-2 tá com cara de GRIPE mal curada. rsrsrsrs
[]’s
olhando os Posts relacionados
1 Míssil Meteor pronto para o Gripen
2 Saab recebe contrato para integrar Meteor ao Gripen
3 Suécia encomenda mísseis Meteor de produção
4 A-Darter será disparado pelo Gripen nos próximos dois meses
5 Gripen supera as 130 mil horas de voo
6 Cooperação entre usuários de Gripen
7 Gripen International reafirma transferência total de tecnologia ao Brasil
8 Saab quer transferir 50% da produção do Gripen ao Brasil
9 Para suecos proposta da Saab está de acordo com o END
Parece que as coisas por lá estão evoluindo….
Gripen, esta trabalhando uma dia de cada vez, mas sempre melhorando.
Quando voa o protótipo do gripen NG? Alguma notícia nova?
Só sei que seguindo a logica de cortar gastos na area militar no mundo inteiro ,
E como FAB disse que os 3 vetores finalistas do fx-2 atendem a todos os requesitos ;
Não dá pra entender não optar pelo gripen ng .
sds
Aurio A. Terloni disse:
8 de outubro de 2010 às 10:13
minha opinião do que vai acontecer:
1 – o FX2 sera cancelado pelo proximo governo.
2 – A SAAB vai montar a fabrica de caças no Brasil, no ABC paulista e fornecerá os caças a Força Aérea.
Meteor e A-darter, que dupla é essa heim…..
Uma pena é que se viesse o Gripen, não viria os meteor ¬¬
abraço
RatusNatus disse:
20 de outubro de 2010 às 13:24
“Quando voa o protótipo do gripen NG? Alguma notícia nova?”
A SAAB pretende dispensar a fase de protótipos e já passar diretamente para os cabeças de série, tendo em vista a comunalidade do Gripen NG com o Gripen C/D, o que dispensaria a homologação da maioria dos sistemas.
Sds.
Vader disse:
20 de outubro de 2010 às 14:01
Sei…
Vou repetir..
Não se homologa nada aos pedaços..
Os “cabeças de série”, no fim serão os protótipos.
Vader disse:
20 de outubro de 2010 às 14:01
e há uma previsão para isso, tipo em 2012 (por exemplo)????
Rodrigo disse:
20 de outubro de 2010 às 14:24
Que seja Rodrigo. O que a SAAB quer fazer é “pular” a fase de protótipos, como a do F-35 (exemplo), o que evidentemente só é possível porque a aeronave não será um projeto 100% novo, mas sim terá pelo menos 50% de comunalidade com o Gripen C/D.
Se vai dar certo ou não são outros 500. Mas os suecos tem bons “precedentes” (como diria NJ).
Sds.
roberto bozzo disse:
20 de outubro de 2010 às 14:26
Honestamente não sei Roberto. Mas deve haver.
Sds.
Boa pergunta Bozzo. Considerando que a própria força aérea sueca já disse que NÃO vai comprar este caça, eles vão produzir para quem? Outra, o avião é completamente diferente do gripen. Como eles vão montar uma linha de produção de um avião NÃO testado. E se ele não tiver o desempenho esperado. Me desculpe mas isso não existe. Colocar em produção sem testar. Mas esse loiros de olhos azuis tem muita confiança no próprio taco. É isso que falta ao brasil, loiros com confiança. Acho que deveríamos importar. Pra que protótipo se é muito mais barato produzir direto e vender.… Read more »
Qual é mesmo o alcance deste míssil ?
Ótima notícia sobre o Gripen, C/D ou NG.
Alguém aí tem alguma boa notícia sobre o Rafale? Quando começa a campanha de integração do Meteor nele?
Lembrando:
Gripen = Meteor, Amraam, Mica IR/EM, Derby.
Rafale = Mica IR/EM.
Querem se livrar da dependência dos EUA para ficaram completamente dependentes da França. Sei não, mas eu prefiro continuar dependente diretamente da maior potência mundial do que de seu aliado menor…
Só noticias boas pelos lados da SAAB, imagina se seus caças fossem de verdade heim, hehehe !!!
RatusNatus disse:
20 de outubro de 2010 às 13:24
Bem, aí vai a resposta sobre os PROTÓTIPOS DO GRIPEN NG:
“…estamos falando da Saab, uma empresa com ampla experiência, e o Gripen NG, um modelo que é uma variação de outro anterior e ainda em produção.
Nosso plano é ter os quatro NG cabeça de série protótipos voando em 2011, e os primeiros aviões cabeça de série de produção sendo entregues no ano de 2014.
Ao final do programe de certificação espera–se que três destes quatro “cabeças-de-série”, sejam eventualmente vendidos aos clientes do modelo”.
[ ]s
RatusNatus disse: 20 de outubro de 2010 às 14:37 “Considerando que a própria força aérea sueca já disse que NÃO vai comprar este caça, eles vão produzir para quem?” Mentira. A Flygvapnet já se comprometeu a adquirir Gripen E/F a partir de 2017, e a adiantar estas aquisições caso algum comprador externo o adquira. Tal compromisso foi assumido publicamente pelo Parlamento Sueco. “Outra, o avião é completamente diferente do gripen” Mentira. Foi alterado o trem de pouso e a parte interna das asas, para acomodar aumento no tanque de combustíveis. O Gripen NG é um re-projeto ou “upgrade” (para alguns)… Read more »
O Gripen é igual ao Personal Computer padrão IBM, aceita acessórios de todos os tipos, enquanto outro……..
Sobre o Tiger Meet da OTAN, que o Gripen saiu vencedor, opiniao do comandante: “Our training program and our skills, in conjunction with Gripen has allowed us to win this important award. The reason why Gripen was a star of Tiger Meet is its ability to solve the tasks at the longest possible distance – without a direct dogfight with the enemy” http://www.gripen.com/en/MediaRelations/News/2010/Czech_Gripen_squadron_winners_at_NATO_Tiger_Meet.htm O Gripen tem supercruise com ateh 4 misseis ar-ar. Serah que dois poderiam ser o meteor? Agora, armado com meteor e com supercruise, o Gripen deve alguma coisa p/ algum jet de 4 geracao? Divirtam-se []s! P.S.:… Read more »
Almeida disse:
20 de outubro de 2010 às 14:39
“Alguém aí tem alguma boa notícia sobre o Rafale? Quando começa a campanha de integração do Meteor nele?”
Caro Almeida, com a crise econômica tendo forçado a França a adiar projetos, cortar investimentos, até mesmo a modernização dos Mirage franceses estão em perigo.
Ou seja, você já ouviu falar de São Nunca ??? Pois é !!
Vader disse:
20 de outubro de 2010 às 14:48
Vader, vc foi muuito mais rápido, ainda tava procurando eta informação da compra do NG pela Suécia e vc pimba… rsrsrsrs
Parece que a FAB está usando o FX2 como moeda de troca para o KC-390. O cargueiro brasileiro será definitivamente o maior projeto FAB-EMBRAER. Só que o que a FAB busca não é apenas um usuário do KC-390, como frança e Suécia parecem terem oferecido. O que a FAB quer é um fiador do projeto. Dos três concorrentes, a frança está completamente quebrada, portanto fora. Agora, Suécia. Até que pontos eles querem vender seus Gripens? Eles teriam o dinheiro necessário? EUA. Para a Boing o dinheiro não faltaria mas, existe o interesse? Acho que se isso for verdade a coisa… Read more »
Boa tarde!
Lendo os posts recentes sobre integração de armamentos me veio uma curiosidade.
Alguém sabe me responder se já houve algum armamento de origem soviética/russa integrado a algum caça ocidental ou vice-versa?
Se sim, algum exemplo.
Nunão?
Bosco?
Talvez seja uma boa pedida, pra desviar do frutrante assunto FX-N…
O Gripen ainda nao, mas poderah.
Extra Funding To Advance Gripen Missile Integration
“We call it the Swedish smorgasbord. We will integrate whatever you like, even if you want Russian weapons. This is strictly a question of interface, and is totally up to the customer. We offer them fighters. We don’t offer them security policy,” Nilsson said.
http://www.defensenews.com/story.php?i=4547991
[]s!
Nao adianta, caro amigo Sith. Os defensores do GF, dos franceses e do Rafale vão sempre vir aqui com desinformação. É assim que eles trabalham, na falta de argumentos e fatos. Vader disse: 20 de outubro de 2010 às 14:48 RatusNatus disse: 20 de outubro de 2010 às 14:37 “Considerando que a própria força aérea sueca já disse que NÃO vai comprar este caça, eles vão produzir para quem?” Mentira. A Flygvapnet já se comprometeu a adquirir Gripen E/F a partir de 2017, e a adiantar estas aquisições caso algum comprador externo o adquira. Tal compromisso foi assumido publicamente pelo… Read more »
Barata,
Outro dia o Mauricio R. comentou que o sistema de fixação do armamento nos pilones russos/soviéticos são diferentes e portanto incompátiveis….
Mais alguma info?
O grupo Finmeccanica também está trabalhando para obter o contrato que pode levar à substituição do “Super Tucano” – aeronave produzida pela Embraer e utilizada em missões de vigilância e de controle – pelos modernos M346, fabricados pela Alenia Aermacchi, uma das empresas do grupo. Quanto à Marinha, o Finmeccanica pretende construir uma nova frota de fragatas equipadas com sistemas de defesa.
“caipira disse:
20 de outubro de 2010 às 15:11
Boa tarde!
Lendo os posts recentes sobre integração de armamentos me veio uma curiosidade.
Alguém sabe me responder se já houve algum armamento de origem soviética/russa integrado a algum caça ocidental ou vice-versa?
Se sim, algum exemplo.”
Não tenho certeza, mas se não me engano, no conflito Irão x Iraque, o MiG-21 iraquiano usava AAM Sidewinder…lembro de ter lido algo sobre isso…se alguém souber…
Caipira,
Os Mig-21 modernizados da Polônia usavam AIM-9L Sidewinders. Parece que outros operadores desta aeronave também o faziam, como Iraque e Romênia. A modernização feita pelos israelenses possibilta o emprego de armamento ocidental nestas aeronaves.
Dizem também que os SU-30MKI indianos podem utilizar armamento ocidental, graças aos seus aviônicos e computadores franceses e israelenses.
Desconheço armamento russo ter sido empregado em qualquer aeronave ocidental.
Os Mirage F1 sul-africanos e e Mirage 2000 indianos parecem ter o R-73 integrado.
A israelense IAI oferece um programa de nodernização do Mig-21 que conta com a integração do Pyton 4.
F-4 da USN já dispararam mísseis antiradar Krypton.
Os Mig-21 paquistaneses também disparam Sidewinders. De cabeça, é o que lembrei, pra complementar o post do Almeida. Armamento russo em aeronave ocidental, também não lembro.
“Não se homologa nada aos pedaços..
Os “cabeças de série”, no fim serão os protótipos.”
Perfeito Rodrigo. Não tem como você partir para um modelo de série sem passar pelo banco de avaliação. Esse banco nada mais é do que o protótipo.
Hoje há disponível no mercado internacional software’s que permitem “fabricar um protótipo virtual” e assim se acelera o desenvolvimento e se parte direto pras primeiras unidades de pre-serie ou também como são conhecidas unidades de cabeça de serie ,esse processo permite a eliminação dos protótipos(antes que alguem questione esse método, ele é amplamente usado pela Embraer).
Grato pelas respostas!
Forte abraço!
Gabriel e Rodrigo, Pela avaliação dos amigos o programa Gripen NG terá que gerar um ou mais protótipos para validar a aeronave, antes de partir para produção do Gripen E/F. É este o entendimento de vcs? Se for é ÓTIMO. Seria a oportunidade de fabricar o protótipo (ou parte dele) no Brasil e levar adiante boa parte dos testes. Isto para um caça supersônico moderno. Os ganhos agregados seriam muito maiores que os ganhos com o AMX. 🙂 Temia qua a janela de oportinudade para entrar no programa Gripen NG estivesse se fechando. Mas, conforme a visão dos amigos, ainda… Read more »
Maism uma boa notícia Sueca….. aliás, elas são linda e cheirosas……
“(antes que alguem questione esse método, ele é amplamente usado pela Embraer).”
Negativo. Existem softwares que ajudam a engenharia no desenvolvimento de partes importantes de um avião e a EMBRAER faz amplo uso disso. Mas JAMAIS a EMBRAER usou um software para pular um protótipo. Nenhum país que atua no setor aeroespacial fez isso porque nenhum país é louco de gastar bilhões em nada.
“Excelente notícia… he he he.”
Oi Ivan. Então, esse é um entendimento que você criou só para você. Vai em capslock. EU NÃO DISSE NADA DE PROTÓTIPO NA SUÉCIA E NO BRASIL. Não foi isso que eu quis dizer. E mesmo se fizéssemos um protótipo, o ganho seria maior não porque o AMX é subsônico, mas sim porque o AMX jamais foi um programa de T. de tecnologia e o FX sim.
Boas noticias do Gripen F/F toda a semana. Esta semana foi vitória dos Gripens tchecos no Tiger Meet 2010 da OTAN e agora mais um passo na integração do míssil Meteor. Tudo dentro do cronograma, sem atrasos. Parabéns também a FWV pela competência (http://www.fmv.se) com que trata das questões de desenvolvimento e tecnologia de defesa. Seria interessante imaginarmos uma agência civil de administração de defesa, seria e comprometida, dentro da estrutura de defesa do pais. “FMV, Swedish Defence Materiel Administration, is an independent, civil authority. Our primary task is to provide the Swedish Armed Forces with materiel, systems and methods… Read more »
Olá,
Muito bom para o JAS-39 e a Suecia….
Quanto ao NG não existe compradores, nem mesmo a Suecia, compromisso de compra é igual ao Russo deu start na produção de SU-35 com 48 unidades, isso que eu vou comprar em 2017 é muito incerto faltam ainda 16 anos é muito tempo, e esperam alguem para pagar a conta de desenvolvimento do caça “colcha de retalhos” Anlgo-Americano de produção Sueca.
Abraços,
Adoro este avião. Seria fantástico vê-lo com as cores da nossa FAB. Uma dupla Meteor/A-Darter equipando-os seria fantástico. Espero que nosso governo acabe logo com essa longa novela das 8, e anuncie nosso futuro vetor de combate. Vejo como vantagem o Gripen já ter integrado, ou em fase de integração, os dois misseis que citei acima. O primeiro pq o vejo como superior ao AIM-120, e o segundo, pq será produzido aqui no Brasil, e também estará entre os melhores de sua classe… melhor que isso só se anunciarem que o Brasil entrará para o clube do Meteor, fabricando-o aqui!
Edcreek disse:
21 de outubro de 2010 às 8:38
“isso que eu vou comprar em 2017 é muito incerto faltam ainda 16 anos é muito tempo”
Ed, não faça isso… São apenas 6 anos, tendo em vista que estamos “praticamente” em 2011… E seis anos não são nada para receber uma aeronave dessas… Lembre-se que ele não estará voando antes de 2015, então…
Quem sabe os três “cabeça de série” propalados pela Akaer já não fiquem por aqui no final de 2014???
Go Gripen, go!!!
É mesmo Ricardo_Recife, os Gripen da República Checa venceram o Tiger Meet 2010 da OTAN !!!!!!
[ ]s
eu si o gri vinhesi eu ia fica felis melhor do que nada