Brasil e Uruguai iniciam planejamento de exercício militar
Uma comitiva da Força Aérea Brasileira (FAB) permanece até o dia 8 de outubro no Uruguai para o planejamento do Exercício Binacional URUBRA I, previsto para o período de 25 a 29 de abril de 2011. As reuniões estão sendo realizadas no Comando-Geral da Força Aérea Uruguaia, na Base Aérea Capitão Boiso Lanza, em Montevidéu, capital uruguaia.
O exercício militar tem o objetivo de treinar medidas de policiamento do espaço aéreo contra tráfegos aéreos irregulares e, como enfoque principal, o emprego de radares e aeronaves de interceptação, além de estreitar relações, trocar experiências e aperfeiçoar procedimentos comuns no que se refere à vigilância e ao controle do espaço aéreo próximo à fronteira dos dois países.
A Operação URUBRA I ocorrerá entre os dias 25 e 29 de abril de 2011, no espaço aérea da fronteira entre o Brasil e o Uruguai. O treinamento terá como bases de apoio as cidades de Santa Maria (Brasil) e Durazno (Uruguai). Estão previstas as participações das aeronaves A-29 “Super Tucano”, do Brasil, e A-37 “Dragon Fly”, IA-58 “Pucará” e PC-7 “Pilatus”; do Uruguai.
A Comitiva da FAB é composta por militares do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) e do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER).
FONTE: Agência Força Aérea
Não entendi o motivo de a FAB envolver os Super Tucanos no exercício se no RS não existem esquadrões que operem esses vetores regularmente…
Vinicius Kober disse:
8 de outubro de 2010 às 22:58
A utilização do ST nesse exercicio se dá pelo mesmo ser o principal e mais adequado vetor do inventario brasileiro a missão que se denomina de Policamento Aereo. A não-existencia de um esquadrão operacional de tal vetor na região do exercicio não exclui a possibilidade de utilização do mesmo, haja vista, em outros exercicios internacionais onde vetores de um pais não-sede participa do mesmo (Salitre, Cruzex, Red Flag,…).
Eita… festival de laptop!
O que o próprio GF tem dificuldades (integração sul americana) as FA’s tem tirado de letra…
Parabéns a FAB…
Abs.
Junta A-37 “Dragon Fly” + IA-58 “Pucará” + PC-7 “Pilatus” não dá um A-29! Que barbaridade…em relação ao uruguai, estamos alguns anos à frente…
Em caso de um conflito armado envolvendo Brasil e Uruguai quem levaria o melhor.