Leila Suwwan

SÃO PAULO. A escolha do caça que irá reaparelhar as Forças Armadas, um negócio estimado entre US$ 2 bilhões e US$ 4 bilhões, ficou para novembro, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende se reunir com o presidente eleito para escolher entre os três finalistas da concorrência internacional FX-2. Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) não manifestaram suas preferências durante a campanha eleitoral, mas o governo já indicou preferência “estratégica” pelo francês Rafale (Dassault) e a oposição já pediu que seja respeitado o relatório técnico da FAB, que indicou como vencedor o sueco Gripen NG (Saab). Os americanos também estão na disputa com o F/A-18 (Boeing).

A demora rende prejuízos à FAB, já que a entrega da primeira aeronave, prevista inicialmente para 2014, já foi empurrada para 2016. Enquanto isso, os militares precisam se valer da frota usada e obsoleta de caças Mirage.

Porém, setores do governo preferem o atraso à “solução forçada” pela avião francês, considerada uma “rainha de hangar” entre aviadores, devido à manutenção cara. Dessa forma, em 2011, a troca de comando ministerial poderia render uma saída honrosa ao compromisso já anunciado com Nicolas Sarkozy em 7 de Setembro de 2009.

– O Ministério da Defesa tem posições e sugestões, que apresenta ao presidente. Mas o presidente não quer tomar a decisão agora porque entende corretamente que é uma decisão que tem que ser tomada com o presidente eleito, já que incide no ano 2011. Então a análise será feita no mês de novembro _ disse o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ontem, ao ser questionado sobre o assunto em seminário de reaparelhamento das Forças Armadas na Fiesp, em São Paulo. Ele não quis revelar seus planos políticos, mas brincou que a decisão será de sua mulher.

O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, negou que os atrasos políticos tenham causado prejuízo:

– Estamos ainda dentro do cronograma e pretendemos receber a primeira aeronave em torno de 2016 _ disse o brigadeiro. Porém, a previsão original era de entrega do primeiro dos 36 caças em 2014. Eles deverão voar por três décadas.

Jobim reiterou a distinção entre as avaliações técnica da FAB e seu próprio parecer sobre os riscos das “promessas”. Apesar de as empresas já terem apresentado suas melhores ofertas de preço e financiamento, ele também insistiu que os preços devem ser negociados após a escolha.

Para o ministro, o FX-2 deve seguir o modelo da compra dos submarinos franceses, com negociações que duraram um ano. O Brasil negocia diretamente com a França a redução de preço do Rafale, por fora do processo de concorrência, mas ainda não conseguiu obter um patamar razoável.

O lobby sueco tenta chegar ao presidente Lula e a Dilma Rousseff por outros caminhos. Além de contar também com a preferência da maior parte da indústria aeronáutica nacional, inclusive da Embraer, a Saab, se aproxima do governo por meio do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT-SP). Há duas semanas, anunciaram investimento de US$ 50 milhões em um centro tecnológico no ABC.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

172 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel Rosa

Bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla…….

Vader

Alguns comentários: 1. O mais óbvio: a data para entrega do FX2 já passou de 2014 para 2016. Ponto para os SAAB/Embraer Gripen E/F, que não poderiam estar prontos em 2014; 2. O próprio governo sabe que o Rafale é uma “Rainha de Hangar” (um bom caça, mas caríssimo, e que não sairá do hangar com o mirrado orçamento da FAB). Fica claro que o governo ao adiar a decisão para o próximo governo (pois é isso que ocorrerá) está apenas procurando uma “saída honrosa” para o Ministro Jobim e, principalmente, para o Presidente Lula, que em muitieramá decidiu cair… Read more »

GSV

FX-2 agora é só pegar a pá jogar Cal e terra.

jakson almeida

Agora é só dar a extrema unção e enterrar o rafale.

Clausewitz

Ponto para o Gripen.
Sobre o Mula – tipico vádio que não faz, não decide, e só joga para torcida. Adios.

Paulo

“…um negócio estimado entre US$ 2 bilhões e US$ 4 bilhões…”

Não porque tanto drama prum negocinho de um valor tão pequeno. Com financiamento externo. Com carência de vários anos.
Neste patamar de valores a decisão deveria ficar para os escalões intermediários. Ou então dobrar a compra. Uns 72 aviões.

Paulo

Desculpem.

Quis dizer “Não SEI porque…..”

Alex

sinceramente, hoje, não acredito que o atual governo, queira uma força militar forte, 8 anos e nada. sei não…. eu tenho lá uns pensamentos de revanchismo contra os militares.

Fabio ASC

Tinha que chamar FX2 mesmo, pois é exatamente igual ao FX….. passa a bola pro outro.

A7X

Vader disse:
7 de outubro de 2010 às 12:00

Olá Vader, concordo com as observações do amio. MAS acho que a possibilidade de dar Rafale infleizmente ainda existe.

Abs.

A7X

errata = amigo.

Rodrigo

Vader disse:
7 de outubro de 2010 às 12:00

Quantas vezes eu disse que o NG não ficaria ponto em 2014?

Os Gripeiros fanáticos disseram que a SAAB é ultra-mega-competente e faz um avião Plug and Play 😀

Ensaio de vôo é coisa séria…

Estão aí a Dassault e a Sukhoi para não me deixarem mentir.

Esqueçam o FX2…

Vamos a uma reformulação e atualização de parâmetros para um FX3 incluindo aparelhos de 5G.

Henrique Sousa

elaia, o que já foi escrito sobre o governo anterior postergar esta decisão…

Nada melhor que um dia após o outro.

grifo

Caro Rodrigo, o Gripen NG tem como ser entregue em 2014. Apenas a FAB fez uma opção que vai atrasar a entrega para 2015 (ou 2016 como disse o comandante), mas que será de benefício da indústria nacional.

Não acho que exista qualquer chance de ser escolhido um “tampão”. Mas quem tem é fontado é você e não eu, então tudo bem…

Francisco AMX

Só disse que me disse… nada de mais… Achei engraçado a parte que fala que “pilotos consideram” o Rafale rainha de hangar…. quais pilotos? da FAB? eles seriam experimentados e teriam acesso ao custos reais para afirmar isso? na verdade esta matéria mostra, com alguns jargões militares usados, que foi escrita por “encomenda”….nada de mais… lobby puro! Queria ler explicações de alguns foristas, acerca do apoio do Marinho à SAAB…, este integrante do “vermelhuxos” virando a casaca! rsrsrs gostaria de saber se vcs acreditam que ele se “purificou” e esta lutando pela nobre causa de defender o país!….rsrssrs espero não… Read more »

Rodrigo

Grifo, Com excessão do você 😀 😀 😀 😀 , todas as fontes que tenho dizem foi este fato das datas que fez o NG inverter de posições com o SH. Diga-se de passagem a FAB tem vasta experiência em ensaio de vôo, não é qualquer Força Aérea chinfrim que não tem como avaliar este tipo de coisa corretamente. Este prazo de 2014 é completamente irreal, levando-se em conta que o NG não tem SEQUER UM PROTÓTIPO PRONTO CONSTRUÍDO, negar isto amigo é cair no fanatismo das Rafaletes. Se tudo caminhar normalmente ele voará no final do ano que vem,… Read more »

Guilherme Poggio

Rodrigo disse:

Este prazo de 2014 é completamente irreal, levando-se em conta que o NG não tem SEQUER UM PROTÓTIPO PRONTO CONSTRUÍDO

Não tem e nem vai ter.
A Saab informou que do demonstrador sairá a versão de linha de produção.

Chico AMX

Para mim, na verdade, compraríamos de prateleira, pelo melhor preço, possível, o F-16B60, 12 para o GDA, 12 para Salvador e 12 para Canoas, que viessem com um míssil anti-navio integrado.

Depois é entrar num programa internacional de um vetor de 5ª geração… o PAK seria uma boa… e lá por 2020 (pouco depois ou junto do que estaríamos recebendo o NG, caso o FX-2 tivesse terminado e escolhido este) poderíamos contra com 36 F-16B60 com AESA e mais 36 SU-50, um HL show de bola!

Sds!

Marcelo

Por que aqui no Brasil essas coisas viram uma novela?

Chico AMX

Marcelo, pq é o país da novela! 🙂

Humberto

Não acredito que neste caso seja loby..
Pelas datas..FIca o NG…
Não tem mais espaço para o Rafale (eu teria apostado nele, mesmo sendo o meu preferido o F-18).
[]

Vader

Uai, tem um Francisco AMX e um Chico AMX??? 🙂 Rodrigo, agora com esse seu “informe” afunhanhou tudo, hehehe… O leasing de fato é uma boa saída. Mas se for pra de fato ir prum MULTIROLE DE VERDADE, Deus do Céu! Eu seria o cabra mais feliz do mundo em ver um dia, ainda que já estivesse com cãs, minha FAB voando de JSF… Grifo: sinceramente não sei mais o que pensar. A chance está dada pra SAAB. Ela tem agora é que arregaçar as mangas e mostrar resultados, senão o cavalo encilhado vai passar pela porta uma segunda vez.… Read more »

Nick

Caro Francisco AMX, Sobre o fato de o Rafale ser considerado uma “rainha de hangar” qualquer um aqui sabe, somando-se 2 fatos: o caça mais caro de se manter+o orçamento minguado da FAB. Sobre o Luiz Marinho, é claro que ele quer mais empregos, impostos e mais relevância com um pólo de componente aeronáuticos na sua cidade. Está errado ele? Aliás é a mesma cidade que projetou o nosso presidente, e onde ele religiosamente vai votar, toda vez que tem uma eleição. E ter dúvidas se ele vai estar voando em 2018…. deveremos ter 12 ou mais deles voando por… Read more »

Fabio ASC

Kd meus comentários?????????

FORAM PEGOS PELO ANTISPAM ANTIPROPAGANDA POLÍTICA, QUE NÃO GOSTOU DA QUESTÃO POLÍTICO-PARTIDÁRIA QUE HAVIA NELES.

Fabio ASC

uai, tá tudo loko aki.

Vamos lá 3 x:

Se Serra ganhar, dá NG, acatando decisão da FAB.

Se Dilma ganhar, dá NG, apoiando Marinho e o PT (Lula em SBC)

Alguns ainda diriam:

Se Dilma ganhar, dá Typhoon, apoiando Viana, seu MD. (Hi Low Typhoon / F35)

Edu Nicácio

“Eu seria o cabra mais feliz do mundo em ver um dia, ainda que já estivesse com cãs, minha FAB voando de JSF…”

Vader, lá pra 2020/2025 eu queria ver um mix low-hi composto por Gripen E/F + Su-50 na FAB… Aí sim seria sonho…

grifo

Com excessão do você, todas as fontes que tenho dizem foi este fato das datas que fez o NG inverter de posições com o SH.

Caro Rodrigo, apenas uma pergunta: esta sua fonte que menciona o “tampão” é a mesma fonte que afirma que a FAB escolheu o Super Hornet no seu relatório?

Fabio ASC

.

LIMA

Bom ao meu ver ponto para o super-hornets e SAAB, o Rafale é ao meu ver o melhor avião destes 3, dinheiro o Brasil têm para compra, mas como disseram como mante-lo em termos de custos operacionais na nossa FAB essa é a questão, há várias dúvidas 1) O Brasil desistiu do Rafale, querendo um dos outros concorrentes ninguém sabe ao certo do assunto de Jobim nos EUA, ao meu ver seria interressante o F-18 PROPOSTO PARA ÍNDIA, IRS-T SEMELHANTE DO F-35, PAINEL NOVO, CFT TANQUES, REDUÇÃO RCS, MOTORES MAIS POTÊNTES E POR AÍ VAI………. MAS E A TRANSFÊNCIA ??????????… Read more »

Fabio ASC

Já entendi o que houve, Anti SPAM. Peço desculpa aos Editores, mas se vcs lerem o meu post verão que não tem nada de propaganda política, aliás só citei o nome dos 2 pq o p´roprio nome da reportagem cita o SUCESSOR. Mas uma vez me desculpem caso tenha transgredido alguma norma deste Blog. Abcs Fábio ASC DESCULPAS MAIS DO QUE ACEITAS, FABIO. O PROBLEMA É QUE OS COMENTÁRIOS EM QUESTÃO VÃO CONTINUAR NO ANTISPAM, PORQUE, MESMO DA FORMA QUE VOCÊ ARGUMENTOU, ELES PODEM INCENTIVAR RESPOSTAS QUE VÃO SER CONFIGURADAS COMO PROPAGANDA POLÍTICA, E COMER MAIS TEMPO DA GENTE PARA… Read more »

Leo

Rodrigo, O prazo de 2014 é irreal para qualquer um dos concorrentes, basta “pensar” só um pouquinho, vejamos porque: qualquer um dos fabricantes terá que “construir” os caças em terras tupiníquins e para isso precisará montar uma fábrica aqui, terá que capacitar pessoal para tarefas complexas e que exigem altíssima confiabilidade, terá ainda que desenvolver toda uma cadeia logistica e também capacitar a indústria nacional para desenvolver/construir componentes a serem usados nas aéronaves, visto que isso é uma das exigências do programa, só depois de tudo isso os caças poderão começar a serem construídos. Acreditando então que a escolha seja… Read more »

mario Blaya

um periodo complicado esse quando a imprensa se torna partido politico. o uso indecente de mentiras disfarçadas em fontes que pedem sigilo e tão fajuto quanto promessas de fabricante sueco!

emilson

deviamos nos contentar com os mirage 2000-9 do EAU, e torcermos pra virar FX-3 g5….

athalyba

Vai, Grifo, vai !!!

Edcreek

Olá,

Blablablablablabla….

Se der Dilma vamos de Rafale, com grandes riscos por atrazos….Se der Serra cancela tudo e compra tampax até não sei quando….

Abraços,

Leo

Vader,

Eu também gostaria de ver o F-35 voando com as cores da FAB, mas o que o GF quer(e está correto) é que a indústria nacional tenha capacidade de desenvolver um caça por inteiro. A entrada no programa JSF ou no PAK-FA nos capacitaria no máximo a produzir alguns componentes dos mesmos. Por isso, mesmo que as aéronaves oferecidas no FX-2 não sejam as mais capazes da atualidade são a única possibilidade de o Brasil dar um salto rumo a tão desejada independência nessa área. Resumindo, o FX-2 é um mal que virá para o bem.

Abraço

Chico AMX

Vader, todo Francisco é Chico… e se tiver mesmo sobrenome AMX… é a mesma pessoa…
mudei pq achei que tinha acontecido alguma coisa com meu “cadastro” numa postagem… depois vi que era para aguardar a liberação
… mas até que tô gostando do Chico AMX… acho que vou mudar… posso?
não vai enxergar chifre em cabeça de burro viu?

Andre Luis

Pura balela essa história de ToT e de obrigação do caça ser fabricado em terra brasilis. Até outro dia o vencedor era o Rafal, que de modo algum seria produzido aqui. O país – e ai incluo governo federal e forças armadas e algumas empresas – nunca investiu em P&D da forma adequada para fomentar o conhecimento e amadurecimento industrial. Qualquer leigo sabe que o melhor no relatório do FAB foi o SH. O NG só ocupou o 1º lugar pois algum iluminado refletiu sobre a minguada verba da defesa. A MB já disse que comprará do mesmo vetor. Então… Read more »

Fábio Mayer

Se ele consultar Serra, o negócio simplesmente não sai.

Ou seja, o FX-2 só terá encerramento na vitória de Dilma, até porque ela, por ter ocupado a Casa Civil, tem conhecimento dos detalhes da operação, que Serra não tem.

Se Serra vencer, vem aí o FX-3, e mais 4 ou 8 anos de enrolação.

Se Dilma vencer, capaz dela continuar com essa lenga-lenga…

Rodrigo

Peço desculpas por responder em lotes, mas eu estou atolado de trampo aqui e a noite meu saco já estourou. grifo disse: 7 de outubro de 2010 às 14:09 Sim! O Gabriel, não tem as mesmas fontes que eu e confirma a história. Até o PP que não joga no meu time tem a mesma informação. São grupos distintos. Mas se você não acredita é um direito que lhe cabe. —————————————- Guilherme Poggio disse: 7 de outubro de 2010 às 13:08 Sério ?!?! Então não tem o que a Akaer fazer, se ele já está pronto! Pior se for alterando… Read more »

Leo

Rodrigo,

Não tenho dúvida alguma sobre a capacidade de entrega das aéronaves pela Boeing, o que realmente não acredito é ser possível implantar uma fábrica aqui e principalmente capacitar os fornecedores ( o que é uma exigência do programa) nesse espaço de tempo.

sds

GSV

Boa tarde!

Rodrigo uma pergunta, se voce fosse um pequeno investidor do mercado financeiro, apostaria suas fichas apenas na SAAB, ou Boeing? Ou compraria as duas e adicionaria mais algumas opções na Embraer? Ou guardava tudo embaixo do colchão, pois o FX sera cancelado e qualquer forma!

Sds. desculpe a resposta de outrora.

jakson almeida

A Boeing esta com uma encomenda pra USnavy , o que significa que poderia ser negociado um empréstimo de caças ate o contrato do SH para o brasil ser assinado , tudo e negociavel.

Lucas

Ponham na cabeça que essa transferência de tecnologia não dotará o país a produzir um caça por inteiro… Desculpe-me, mais li por diversas vezes que essa é a intenção do país…. Chega a ser até uma imbecilidade quem acha isso…. Essa hipótese de construir um caça sozinho é impossível, há direitos a serem preservados no Brasil…. Não é igual a china que copiou os su-27 ilegalmente…. Essa transferencia no máximo diz respeito a integrar o armamento do Brasil e melhorar algo na manutenção pra ser feita no país… Essas coisas não se vendem… O Brasil ou faz só (IMPOSSIVEL) ou… Read more »

jakson almeida

Lucas e tão impossível pro Brasil desenvolver um caça , que a FAB ja esta desenvolvendo um motor hipersônico que permitira ao pais desenvolver um caça não de 5ª mas de 6ª geração.

Lucas

Jackson Almeida, nao seja ingenuo… o Brasil nem turbina produz…
Protótipo de turbina tem em vários países… até chegar o estado de arte e produção comercial são outros 500… tou avisando… Sou engenheiro aeronautico… Até a embraer que muitos consideram a joia da rainha, não passa de uma montadora… tudo nos aviões são importados… Turbina, avionica, sistema fly by wire… etc… ou seja… só é fabricado a engenharia aeronautica mesmo no tuneo do vento.

Vader

Leo disse: 7 de outubro de 2010 às 15:04 Então Leo, seguinte: Sempre soube que o que a FAB quer com seu FX2 é colocar suas armas (A-Darter, MAR-1, Piranha 2, etc.) no bicho, a hora em que quiser, e sem precisar dar satisfação pra ninguém. A FAB quer independência de usar e abusar do vetor. E quer ter o poder de atualizá-lo gradualmente, fazer adaptações à nossa realidade e fazer pelo menos um grande MLU, um dia, sem precisar abaixar as calças pra ninguém. Mais ou menos como faz Israel, com fragoroso sucesso, aliás. A FAB só quer liberdade… Read more »

Vader

Lucas, perfeitos comentários.

Grande Jakson, não viaja. 🙂

Sds.

A-1

Não tem com comentar mais isto se ficar raivoso com os politicos, infelismente….
Isto e a podridão do nosso PAÍS infelizmente…. não tem outra explicação….

Lucas

Vader, concordo plenamente e absolutamente com o seu comentário…
Gostaria de ter paciência para escrever muito e tão bem como você… Voce denotou exatamente o que eu penso também… Sua análise pragmática e objetiva é o que a FAB precisa atualmente…

saudações.

Humberto

Caro Lucas, Concordo em termos com vc.. Dá para construir caças aqui no Brasil e fazer algo como os Chineses fizeram (de repente até melhor), só que para isto, precisamos de vontade politica (em termos uma politica de pesquisa & desenvolvimento), uma politica de governo (ou seja, sai governo entra governo a coisa continue) e escala (ao inves de trinta e pouco para algo acima de cento e trinta e poucos). Como NADA dista vai rolar..concordo com vc 100% No mais, por mais que um Rafale seja o mais plus plus por alguns, se é para entrar de cabeça em… Read more »