Na quarta-feira passada, 15 de setembro, a Base Aérea de Edwards da USAF (Força Aérea dos EUA) divulgou que o 418º Esquadrão de Testes de Voo conduziu um teste de formação de sete aeronaves C-17 Globemaster III. Os testes, realizados no dia anterior, serviram para avaliar as modificações realizadas no sistema de formação em voo da aeronave (FFS – Formation Flight System), e necessitavam de múltiplas aeronaves voando em formação para validar o desempenho do sistema.

Segundo o informe, o sistema permite que o piloto monitore e voe a aeronave em formação com outros C-17 numa mesma altitude e distância em qualquer condição de tempo. O voo de aviões C-17 em grandes formações, tanto em céu limpo quanto nublado, tem o propósito de despejar uma grande força de pessoal e equipamentos em ambientes hostis, rapidamente e com precisão. Trata-se de um requerimento básico de missão da aeronave.

Na formação, o líder é responsável por mandar pelo sistema, eletronicamente, informações para os demais C-17, para que todos voem na altitude e velocidade apropriadas. Desde 2008, o sistema vem sendo testado com formações gradualmente maiores a cada teste. O último foi realizado no ano passado, com seis aeronaves (veja primeiro link da lista abaixo).

Para esse novo teste com sete aviões, seis C-17 (três da Base Aérea de McChord, estado de Washington e três da Base Aérea de Charleston, Carolina do Sul) somaram-se ao C-17 de Edwards.

FONTE / FOTOS: Edwards AFB – USAF

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Darkman

Alguns desses aqui não seria ruim !!!

Abs.

Joao

Sera que os KC390 terao algo parecido?

Mauricio R.

Ah, não pode, não é ac nem da Embraer e nem da Airbus, então a FAB que se dane e não pode não.
Aliás seria bastante didático a leitura de como a USAF, ao procurar por um substituto a jato p/ o C-130, chegou no C-17.

Alex

que avião lindo….

Rique

Atenção: requerimento é petição,pedido ou reivindicação ;requisito é qualificação ou exigência de ordem legal para determinado fim. Tem sido comum por vício semântico ou deficiência de tradução, a troca desses substantivos.

Edu Nicácio

Não seria nada mal a FAB operar pelo menos 12 desses mas, tendo em vista que cada belezinha dessas custa US$ 200 milhões e transporta ‘apenas’ 70 toneladas, sou mais os Antonov An-124-150, que custam a metade e transportam 150 toneladas…

12 An-124 como cargueiros/transportadores estratégicos seriam ótimo ao Brasil!

Daniel Rosa

E como seriam Edú! Precisamos de visão estratégica! Nossos KC-390 como transporte tático serão maravilhosos! Apesar de terem capacidade de RV, necessitariamos de algo muito maior para o transporte estratégico. Envolvimentos na policita mundial, e a necessidade de presença em outras terras, a exemplo cito o Haití, em muito seriam facilicatos os deslocamentos com esses super-cargueiro!
Abraço.