Esquadrão Onça, um ‘quarentão’!
O 1º/15º Grupo de Aviação, conhecido como Esquadrão Onça, completa 40 anos de existência hoje, dia 18 de setembro. E por esse motivo, a Base Aérea de Campo Grande promoveu na última sexta-feira, 17, uma solenidade com a presença de diversas autoridades civis e militares.
Dos três esquadrões sediados atualmente naquela Base Aérea, o Esquadrão Onça é o mais antigo de todos. Por ser a única unidade aérea de transporte na região Oeste, cabe ao 1º/15º GAV apoiar não somente a FAB, mas também a Marinha e o Exército.
O 1º/15º GAV foi criado no dia 17 de setembro de 1970 na própria Base Aérea de Campo Grande. Devido à proximidade com o Pantanal, escolheu-se a onça-pintada como símbolo do esquadrão, que acabou por receber o nome ‘Esquadrão Onça’. É tarefa do 1º/15º GAV o transporte de cargas, suprimentos e medicamentos para regiões mais distantes, apoio a destacamentos do Exército e da Marinha e lançamento de paraquedistas das Forças Armadas.
As primeiras aeronaves utilizadas pelo Esquadrão Onça foram os C-115 Búfalo, de fabricação canadense. No início da década de 1980 o 1º/15º GAV recebeu os seus C-95B Bandeirante de fabricação nacional e os Búfalos foram transferidas para o 1º/9º GAV em Manaus.
Há dois anos o Esquadrão Onça recebeu os seus primeiros C-105A Amazonas e desde então começou o processo de substituição dos Bandeirantes. Mais recentemente o esquadrão começou a operar também o C-98A Caravan, largamente empregado em localidades que não são atendidas pelo C-105A.
LEIA TAMBÉM:
Que frota de transporte aéreo é maior que o GTA ?
sDs.