Esvaziou? Chamem o borracheiro!
Quando o Capitão Honorio preparava-se para a sua saída, foi notado que o pneu da bequilha estava murcho. O FAB 4860 permaneceu no solo e o outro F-5 do elemento (FAB 4867) partiu para casa. Não sem antes abrir o PC e fazer a alegria do grande público que compareceu ao Domingo Aéreo da Academia da Força Aérea.
Corre daqui, corre dali e um novo pneu chega de Santa Cruz. Mas o sol já havia se posto e os sargentos tiveram que trabalhar no início da noite para que o capitão Honorio pudesse “jantar em casa”.
Nada que uma chave de roda, um macaco e muitos curiosos por perto não pudesse resolver.
E lá estava o novo pneu brilhando na bequilha do 4860. “Em vinte minutos eu chego em casa”, comentou o capitão Honorio.
E assim o FAB 4860 partiu para Santa Cruz num belíssimo espetáculo noturno, com direito a passagem baixa (‘pero no mucho’) e PC na escuridão.
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Mesmo depois de anos o F-5 continua com seu charme, muito bonito, além de ser bem cuidado, dificilmente uma aeronave com tantos anos estaria neste estado, belo trabalho do pessoal da FAB!
Estive lá no domingo aéreo mas fui embora cedo, não pude ver a decolagem dos F-5.
O que vi foi o Mirage-2000 cancelando sua apresentação, possivelmente por problemas técnicos. Alguem sabe o que aconteceu?
o F-2000 deu pane no tanque central, o Computador dele não estava reconhecendo o tanque,
Será que esse pneu furado tem a ver com a entrada do público no hangar do F-5?
Ao lado do F-5 havia um S.Tucano que decolou por volta das 15hrs. Por vacilo de alguns militares, o público conseguiu entrar no hangarete do S.Tucano e ter acesso ao F-5. Eu fui um dos que entrou pra tirar foto, mas eu vi molecada mexendo nos pilones e no trem de pouso.
Jaguares, sabe se essa pane já foi concertada?
sera que era pneu REMOLD…
Felipe tudo indica que sim, pois depois ele seguiu voou para a toca dos jaguares (Anápolis).
Será que colaram com michelin de bicicleta? kkkkkkkk
Nem o Plug and Play da Dassault funciona mais ?
Parabéns pela cobertura.
puxa vida, sou leigo e jamais colocaria o dedo em qualquer peça, espero que as pessoas que entraram no hangar não tenham estragado nada ou torcemos para que saibam o que faziam.
Qual será o macaco que se usa para trocar o pneu de um F-5????…huahuahua Brincadeira a parte, ótima oportunidade para que pode assistir a decolagem do F-5, quando eu era da FAB (servia no Campo dos Afonsos – UNIFA) tive a oportunidade de ver os seguintes caças de pertinho (nada de evento não, os bichinhos estavam lá nos Afonsos, cheguei perto, sem tocar e entrar é claro): F-5E (na época não modernizado, mas vi o bichinho decolar e dar um rasante na pista dos Afonsos antes de pagar a reta para Santa Cruz) e Xavante (só vi estacionado, não vi… Read more »
Leandro,
O macaco que usaram pra trocar o pneu do F-5 foi o que eles deram de presente pro Stallone kkkkkkkkkkkkk
Abçs!
como estamos sucateados…..um pena.
Pelo menos o pneu nao estava “careca”, como parece que aconteceu recentemente…
Yeahhh! “Nois” temos bananas, digo, dinheiro p/ comprar 120 Rafales… 8)
[]s!
Se só tem pneu numa base, que logística heim, ahah imagina em caso de guerra, uma dica, arruma uns fornecedores paraguaios.
Será que o peneu do rafale é mais em conta? ahahah
Bom já que não tem dinheiro para os pneus do rafale(quem dirá aeronave) então a FAB deve comprar mais super tucano mesmo!!!!!
Gastaram uma fortuna p/ reformar esses F-5 e nem colocaram o “bico de pato”, igual ao dos F-5 suiços…
Meia boca!!!
Antes de sentar a lenha na fab vamos analisar primeiro…
O F5M tão sempre por Pira? Pra uma aeronave ficar apenas num hangarete em exposição estatica(só voa pra chegar e ir embora) precisa de uma logistica complexa? Ql a distancia Pira-Santa Cruz? Ql meio foi utilizado pra o transporte do material?
Isso só pra começar, a fab tá fraca das pernas, mas num cava penalti não!
Assim como nos carros,os caças deveriam levar estepe não??? rsrsrs
Só uma dúvida que surgiu após ler a matéria.
Roda de bequilha não são só aquelas que ficam no final do cone de cauda de uma aeronave?
Em relação a brincadeira do Alex sobre pneu Remold, fato interessante que a maioria dos pneus em circulação na aviação realmente são remolds, geralmente a carcaça de um pneu tem uma vida de aproximadamente 50 anos sofrendo apenas a troca de sua banda de rodagem.
QUE VERGONHA!!!
Só notam os defeitos quando o avião está preste a ser acionado, imaginem se fosse alguma emergência, algum ataque aéreo, aviões se aproximando da Base Aérea para bombardea-la e ops, não posso decolar pq o pneu esta murcho!
QUE VERGONHA!!!
“Tio em 03/08/2010 às 10:53”
Tio, aviões se aproximando da Academia da Força Aérea, em Pirassununga, para bombardeá-la num Domingo Aéreo? Acho que você está exagerando um pouco…
No caso de uma emergência, ataque aéreo ao país etc, há caças em alerta para defesa aérea a partir de suas bases de operação. Não é o caso da AFA.
Pois é…
Feio mesmo é o cavalete que usaram.
Não tinhão um macaco hidráulico.
Como é que esses caras levantaram o nariz do avião?
Quem viu a cena?
Digo: Não tinham.?
Não respondam,
Já sei a bequilha do F-5 “se suspende” hidraulicamente.
Roberto,
Selecionamos só algumas fotos da troca do pneu. Foi utilizado um tipo de macaco sim, bem compacto. Para um próximo post com o “walkaround” que fizemos nesse F-5, vou ver se tem uma foto do macaco em ação.
Quanto à suspensão hidráulica da bequilha, acredito que você esteja fazendo piada em relação a esse tipo de emprego…
Nunão, O que eu disse é sério, embora de forma cômica.
O modelo E do F-5,tem um dispositivo, que aumenta a pressão do pistão hidráulico da bequilha (amortecedor), fazendo com a mesma aumente em altura.Isso é usado para alterar o angulo de ataque da aeronave durante as decolagens.Você já deve ter visto fotos do E taxiando com o nariz lá no alto.
Penso que o pino de suporte, fazendo parte da estrutura que sobe, é só dar pressão no sistema, subir a bequilha, encaixar o cavalete e pronto.
Roberto, Se não me engano, para isso teria que acionar a turbina para dar pressão hidráulica no sistema, ou conectar a aeronave a uma fonte externa que dê essa pressão, como é feito nos testes hidráulicos no PAMA-SP. Não vi isso acontecer (embora não tenha visto toda a troca do pneu) e não sei se é prático. E mesmo que fosse, seria uma solução um tanto limitada, pois não serviria para o trem de pouso principal, por exemplo. Sobre a elevação do nariz com esse sistema da bequilha, já vi diversas vezes sim, e o check do acionamento do dispositivo… Read more »
Correto Nunão,
O F-5 não tem acumulador hidráulico.Teria que dar pressão no sistema e seria aquilo que você disse.
Geralmente, numa troca de pneu se aproveita o próprio macaco como suporte.
Porque o pneu furou?
Problemas na pista talves?….se alguem souber me imforme por favor?
Uma coisa é certa, tanto o f-5em — q por acaso, temos o primeiro aviao f-5e a entrar em produção — graças a Deus, depois de sua modernização, eu ao menos nao soube de nenhum q caiu. Somente um incidente q caiu um peça do caça, mas o piloto pousou bem, e a peça nao causou problema a ninguem. Coisa q infelizmente sempre acontece com os mig-21 bison da india. isso mostra, possivelmente, duas coisas: 1- a modernização da elbit-embraer foi muito boa 2 – a manutenção da fab é excelente. e tbm pode significar mais 2 coisa: 1- os… Read more »