Quanto custará o Rafale para o contribuinte brasileiro?
Em 2006, o Rafale era 10 vezes mais caro de voar que o F-5
Como já foi amplamente divulgado, os preços dos concorrentes do Programa F-X2 não podem ser revelados, até que o vencedor seja definido. Mas informações disponíveis em algumas fontes podem nos ajudar a estimar com alguma precisão o preço unitário dos caças, com base em contratos firmados anteriormente e de conhecimento público.
O Rafale, favorito do governo brasileiro e considerado o mais caro dos três concorrentes, tem números impressionantes.
Segundo documento da Assemblée Nationale de 2007, o custo unitário do Rafale seria:
- 52,8 milhões de Euros para o Rafale C
- €56,6 milhões pelo Rafale B
- €60,8 milhões pelo Rafale M
Por inferência, cada Rafale C custaria em torno de R$ 132 milhões a unidade (com Euro à cotação de R$2,50). Para adquirir 36 aeronaves, o Brasil pagaria em torno de R$ 4,8 bilhões, sem incluir armamentos e transferência de tecnologia, o que certamente elevará o valor final.
Outro documento do Senado Francês estima o custo total de desenvolvimento do Rafale, em 2008, de €39,6 bilhões (R$ 99 bilhões). O custo unitário do Rafale é apresentado variando entre €64 e €70 milhões a unidade (R$ 160 e R$ 175 milhões), dependendo da versão.
Do custo total de pesquisa e desenvolvimento (P & D), 25% foi pago pelas indústrias (Dassault/Thales/Snecma) e 75% pelo Estado Francês (leia-se, contribuinte francês).
Mais um documento da Assemblée Nationale revela que o custo operacional do Rafale é de 12 a 13% superior ao do Mirage 2000, o que é considerado um bom número, já que o Rafale é bimotor e mais sofisticado.
O custo da hora de voo do Rafale M, em 2006, era de € 35.000 (R$ 87.500) e espera-se reduzir esse custo para € 12.000 (R$ 30.000). Como comparação, temos o custo da hora de voo do F-5 usado pela FAB, segundo o EMAER, que era de US$ 4.251,21 (R$ 7.400) em 2006.
Como se pode verificar, a eventual aquisição do Rafale para a FAB demandará recursos bastante elevados e que estão bem fora da realidade da Força. Se o Governo vier mesmo a optar pelo caça francês, terá de aumentar sensivelmente o aporte de recursos para a FAB nos próximos anos, para que os aviões tenham um nível de operacionalidade adequado.
SAIBA MAIS:
- Portal Exame reafirma valores do custo de hora de voo dos concorrentes
- Dassault envia carta ao Poder Aéreo a respeito do Rafale para os Emirados
- Rafale International esclarece informações sobre sua proposta pra o F-X2
- Rafale: destaques da cooperação e transferência tecnológica ao Brasil
- Detalhes relevantes do Rafale para o F-X2
Se a frança transferir mesmo grande parte do conhecimento do Rafale para o Brasil como prometido pelo governo da frança,vejo como uma grande oportunidade pois estariamos adquirindo conhecimento e tecnologia do segundo melhor caça do Ocidente,quanto gastariamos para adquirir as tecnologias prometidas,e depois teriamos que gastar na fabricação,acho um excelente négocio,o grippen tb é uma oportunidade boa mas ai entra as possíveis restrições americanos,não sou antiamericano apenas tenho o pé atras com ele,se em 2008 eles n~~ao quiseram passar informações sobre o F-5,porque passariam informações completas do F18,será que dentro dessas informações não teria uma bomba Lógica na parte de… Read more »
O custo mencionado da aeronave (média R$ 140 milhas) deve incluir a famosa TT, blz … O pacote de conhecimentos a ser absorvido por instituições e empresas ao longo dos próximos 15 anos vale o preço pago, sem dúvida nenhuma. Tem muita coisa embutido nesse preço … Falta agora mensurar o custo dos armamentos e sua integração no vetor. Sobre a verba para a força manter o caça: essa é uma luta pós resultado. Mas não creio que que a FAB passe penúria maior do que passa hoje por causa do Rafale. Pelo menos, não muita (rs) Talvez seja o… Read more »
o RAFALE é o melhor caça dos 3, não tem perigos de restrições americanas, não tem perigo do avião durar muito tempo pra ser feito pq ele já existe, pode operar no A-12 logo haveria uma integração da FAB com a MB, e a França é a nossa maior parceira; com tudo isso não vejo o pq vcs não querem o RAFALE. A é o preço? é o que se deve pagar por um bom equipamento.
Abraços a todos e feliz ano novo
Se quisermos adquirir e aprender a fazer o melhor caça da 4,5 gerações, existe um preço para isso e não poderemos nos basear pelo que temos hj. Este será o preço da evolução, ou continuaremos na mediocridade de hj achando que estamos arrebentando.
Feliz 2010 para todos
Estes números são desanimadores. No final das contas o FX2 apresenta três candidatos que não cumprem a contento os requisitos do Programa. F18 E/F – Super Hornet – Principal vetor da USNavy, porém com sérias dúvidas sobre acesso a sua tecnologia. Depende do humor do Senado Americano. Se fosse compra de prateleira seria o ideal. Tipo dispare e esqueça. A Boeing fala TT necessária e o COPAC fala em transferência de tecnologia irrestrita. SAAB Gripen NG Brasil – Custo de operação menor de todos, pois as características do projeto são de uma plataforma menor de combate. Custo do Upgrade do… Read more »
Estamos pensando no futuro,não adianta nada adquirirmos um Gripen, que é uma salada e poderá ter sua tecnologia embargada no futuro, ainda mais é um caça que está no papel, precisamos pensar no futuro e também no agora, o quanto mais tivermos um ótimo equipamento em nossa Força Aérea é melhor, não adianta ficarmos esperando ser atacados por alguém, para tomarmos nossas medidas, numa real guerra, temos que estar preparados, todo mundo está de olho no Pre-Sal, e para isto temos que agir mais rapidamente, O Gripen seria uma aposta duvidosa, para muito longe, o F 18 Super Hornet é… Read more »
Se o governo não aumentar, consideravelmente, o aporte da aeronáutica, o Rafale vai se transformar em uma bela rainha do hangar.
Infelizmente, eu estou apostando no cancelamento do FX2, não agora em Janeiro. O que pode acontecer é o FX2 ser ganho pelo Rafale, os termos do contrato serem negociados durante o ano de 2010 e por falta de recursos ser cancelado na seqüência, mas assim o Lula e o Jobim não teriam um revés no ano eleitoral. A decisão pelo cancelamento seria do próximo Governo, com o Lula fez com o FX1. O risco é enorme de ocorrer esta seqüência de fatos. A justificativa oficial seria algum problema no contrato, ou coisa e tal. Assim sendo a FAB se encaminharia… Read more »
http://www.impostometro.com.br/
Antes gastar em Defesa do que deixar os corruptos fazerem a festa.
Gente esses custos do Rfale vão diminuir quando haver uma maior nacionalização de seus componetes,a começar pelo custo da mão de obra envolvida na manutenção,o Rafale é a melhor compra,só não seria se houvesse o Sukkoi 35mb,SUkkoi 47 Berkut oi ainda o lendário F-22.
Vixe! Até o Blog passou a ver a Defesa como custo e não investimento! Que coisa! Onde chegamos, hein?!!! O FX2, assim como os subs etc., são investimentos em tecnologia e em soberania. E depois também tem outra: quem pensa em não gastar mais do que gasta hoje em Defesa, então é melhor desistir de querer investir em equipamentos sofisticados. Apenas acho que o orçamento futuro das FAs precisa ser aumentado de forma planejada e gradativa, e de acordo com os equipamentos que usa. A MB, por exemplo, terá um gasto maior do que tem hoje com o sub nuc,… Read more »
MOKITI
Você tem razão! Eu fico pensando o seguinte: o que seria melhor? Os custos de um dos melhores caças existentes no mundo de hoje (Rafale)ou termos que pagar mais caro por um país atacasse o nosso Brasil, temos que prevenir é melhor do que remediar, é melhor ser previdente do que pagar para ver depois. Um país destruido vai ficar o resto da vida chorando uma independência.Então prevenir é melhor e isso tem que ser o mais rápido possível.Rafale já….
Estaremos dando o pulo do gato. Enquanto a Índia compra 280 Su-30 com construção local e certa transferência de tecnologia, o FX-2 será a nossa salvação com apenas 36 aeronaves inicias e sem garantia de novas compras!
Viva!
Com qualquer um dos tres caças, o custo de manutenção para FAB será muito superior aos do F5 E/F. O custo de manutenção dos F5-M são muito superiores aos dos sem moderninação. A Aeroeletrônica é contratada só para manutenção da parte eletrônica. Antes, pela simplicidade das aeronaves, não tinha esses custos. Imagina só uma aeronave nova, com motores e sistemas de última geração, quanto será esse custo. Quanto aos custos do Gripen, que ninguem sabe oficialmente, até a FAB e outros possíveis operadores já não acreditam que são os divulgados. outro fato importante é que isso só vai começar a… Read more »
Amigos, pelo andar da carruagem, eu creio que só existem duas hipóteses atualmente. Ou dá rafale, ou o governo empurra a decisão para o próximo governo. E por que isso? Acredito que a decisão politica a favor do rafale já tenha sido tomada, mas a questão do preço do pacote e do valor da hora voada, mais a falta de interesse da Dassault em ToT “irrestrita” estão emperrando o andar da carruagem. O preço de R$ 140.000.000 falado na reportagem, se refere ao valor “seco”, sem pacote de armamentos, sem peças de reposição, sem “ToT”, sem um monte de coisas.… Read more »
Robson Br, aproveitando o gancho de seu comentário: esse revanchismo está mais na mídia (imprensa, ou como queira chamar) que na realidade. Revanchismo por parte de quem? Não dá pra entender isso. O atual governo, a começar pelo presidente e pela candidata a presidente, está cheio de pessoas que combateram a ditadura militar. E pelo o que me consta, foi o governo democrático (pós-ditadura) que mais investiu nas FAs e que criou um norte a ser seguido, com a END. E por parte dos militares, é mais ou menos como vc falou: os que fizeram parte da ditadura ou já… Read more »
Eu vejo o seguinte na oferta francesa,posso até estar enganado,hoje o mundo caminha para a bipolaridade,igual nos moldes do fim da segunda guerra,é só ver as declarações do próprio Obama em relaçao a China,o que a França quer é ser uma terceira via junto com o Brasil a Bipolariade entre Estados Unidos e China,Nenhum se o Brasil souber aproveitar e se realmente as relações internacionais se caminharem para a bipolaridade o brasil pode através da frança construir uma aliança com os princiais países europeus outro país da europa que começa a ensaiar uma aproximação tímida mais forte é a Inglaterra,tímida… Read more »
Do Radar Online: Entrou areia grossa na bilionária compra dos 36 caças Rafale, produzidos pela França. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, tem dito aos mais próximos que o comando da Aeronáutica se decidiu pelos caças suecos, fabricados pela Gripen – recusando-se, assim, a chancelar o negócio com os franceses, como deseja Lula. Nessas conversas, Jobim admite que, quando deixar o ministério, em abril, nenhuma solução terá sido dada. Observar a mancada da troca de SAAB para Gripen. Po, eu quero eh o F18…mas ainda acho q os ex terroristas e sindicalistas darao um jeito de comprar o Rafale, nao… Read more »
Se 36 Rafales forem caro demais pro BRASIL o certo é fazer igual a nova zelandia.Ou não vamos ser uma grande economia?
Fico feliz que o blog abriu os comentarios para os não-membros, acho que vai enriquecer o debate. E quanto aos custo, é o preço do progresso, pergunte aos russos quanto ja gastaram desde de que fizerão o 1° avião ate os vetores ultra-modernos de hoje, e aos EUA, França…etc. Perguntem tambem quanto não gastaram pra desenvolver armas nucleares, foguetes…etc. Entendam, estamos numa corrida de 100 metros e começaremos a 200 metros atras da linha de largada, por falta de visão que tinhamos no passado. Se acham caro o preço de um vetor desses, não veremos a cor de um caça… Read more »
O que seria mais barato de se manter:
Fusca 82
ou
Volvo XC60 – 2010 ?
Tai a diferença.
Se quer ter algo top, pague por isso.
Happy new years!
Hornet e Pessoal, a grande sacada do FX2 está mesmo na capacitação técnica dos Centros de Pesquisa e Indústrias Aeroespaciais Nacionais. E o contrato com a empresa ganhadora do FX2 deve estabelecer critérios de acompanhamento da evolução destas transferências, metas, multas para atraso, e um objetivo claro no final do processo. Lembro que a Embraer é uma indústria privada hoje, com capital na Bovespa e Wall Street, portanto alguma contra partida deve ser cobrada pelo Governo a estas indústrias e Centro de Pesquisas. Chega desta história de pesquisa a fundo perdido no País. Se não for para ter este ganho… Read more »
Na minha visão, Qualquer dos 3 caças darão algum poder de dissuação a nivel regional, mas não nessas quantidades. Como bem colocou o Wolfpack ae em cima, todos os tres tem prós e contras. E sinceramente os três estarão obsoletos ou melhor dizendo, defasados tecnologicamente com a entrada massiva de caças de quinta geração a partir de 2020-25. Acharia melhor agora um caça tampão para operar até 2025, e ao mesmo tempo o desenvovimento em conjunto com alguma industria/pais de um projeto de 5ª geração. Poderia ser a Suecia/Saab com um Gripen NG Sthealt(perdoem se não estiver escrito corretamente), o… Read more »
A questão não é quanta custa… As questões são: 1) Quando a aeronave decolar em um conflito ela vai vai ser capaz de vencer??? 2) A aeronave vai gerar DISSUASÃO??? 3) A aeronave escolhida vai gerar absorção/geração de tecnologia nacional que poderá ser aproveitada até em outras áreas, até mesmo na esfera civil??? 4) A aeronave escolhida vai gerar a tão sonhada “Padronização” entre a FAB e a MB??? Mesma escola básica de pilotos, mecânicos, técnicos, peças de reposição, ARMAMENTOS(inclusive integração com arm. nacionais com TT), EMPRESAS FORNECEDORAS DE PEÇAS E SERVIÇOS(de preferência nacionais), etc que gerarão GRANDE ECONOMIA para… Read more »
O Lula e o Jobim só não bateram o martelo a favor do rafale pelos seguintes motivos: 01- O Marido da Carlinha prometeu ToT “irrestrita” e preço mais baixo. Mas a Dassault, e os outros participantes do consórcio que controi o rafale não estão interessados em baixar preço e transferir sua tecnologia a preço de banana. 02 – A FAB não quer nem ouvir falar de produtos franceses. Ela já esta para lá de escaldada com o pós-venda, e os preços de upgrades dos equipamentos franceses. Ela prefere, em 1º lugar o gripen, e em 2º lugar o F/A 18.… Read more »
O problema Rodrigo BR é que esta dissuasão não virá somente como o resultado do FX2, os SNB da Marinha e ou os Guaranis do EB, é um conjunto muito mais amplo que passa pelo profissionalismo nas três forças, solução do problema crônico de pensão e reserva nas Três Forças e por ai vai. Fizemos o END, mas ainda não existe um pensamento comum convergente das três Forças, algo desenvolvimentista. O FX2, os Guaranis e o SNB são no meu ponto de vista algo muito puntual.
Abs
Uma coisa é certa , independentemente da escolha vamos passar o ano inteiro vendo o governo sendo bombardeado pela mídia e pelos partidos de oposição ,sobre a escolha muitos questionando se foi a escolha correta dizendo que W era melhor que X e vice versa ,ainda mais em ano eleitoral ,sabe se que em muitos países compra de equipamentos militares influenciam nas eleições ,só esperar para ver qual vai ser a escolha do Brasil e suas possíveis conseqüências. Sobre o impacto no orçamento da FAB se o Rafale for o escolhido , dinheiro ( orçamento do ano que vem +-… Read more »
Por qual motivo os Sukhoi foramd esclassificados?
Wolfpack, pois é meu amigo. Aí é que está a questão toda e que pelo visto muitos (incluindo a imprensa que, ou não entende porque é burra, ou se finge de morta ou sei lá) não entendem: o FX2 é investimento em tecnologia. Basicamente isso. Ou se faz esse investimento direito ou não se faz. Não adianta ficar com esse papo que tal caça é mais barato, o outro é isso ou aquilo. Quem apresenta uma garantia mínima que a TT poderá se dar ao longo dos próximos 10-15 anos sem interrupção e sem as variações de homores do Congresso… Read more »
Flanker em 31 dez, 2009 às 15:42
a posição oficial da FAB é: não se predispôs a trasnferir tecnologia.
essa é a posição oficial da FAB. Mas sei lá…
abraços
Robson Br,
na minha opinição vc traçou muito bem os pontos que importam no FX2. Especialmente a questão da TT, nacionalização e padronização dos meios (o que inclui a MB, no futuro), além do importante aspecto geopolítico, de parceria mesmo (entre países).
é isso aí.
abração
Será que a desclassificação russa não foi justamente para não por o Rafale em cheque-mate? (diferente de muitos que acham que foi pressão política americana)
Wolfpack, só pra concluir meu raciocínio: se o FX2 não for assinado neste governo, não sai nunca mais. E aí meu amigo, a FAB terá que se virar com o que tem por muito tempo. Pois mesmo que o próximo (ou próximos) governo(s) resolvam reabrir o “FX” (qualquer número), vai mais um século e pra tomar a decisão, mais um século (isso se tomar, pois na gestão anterior ficamos mais de 6 anos na embromation do FX e não se decidiu nada). Então eu vejo assim: é agora ou nunca. Ou se decide essa geringonça agora, ou então a FAB… Read more »
Fico vendo alguns dos colegas falando de transferencia de tecnologia, de fabricação de caças no Brasil e coisas do gênero. Gostaria de ser tão otimista como vocês, mas infelizmente sou muito pé no chão para isso. Não consigo imaginar uma empresa como a Dassault, depois de gastar quase duas décadas e vários bilhões de euros no desenvolvimento de um caça (sem contar nos outros parceiros do consórcio: Thales, Snecma, etc…), e sem mais nem menos resolverem transferir toda a tecnologia desenvolvida a duras penas, para um país como o Brasil. Principalmente quando se lembra que a quantidade de vetores a… Read more »
Vplemes
eu poderia retomar toda a discussão que se fez sobre TT, mas iria demorar muito.
Vou responder de outro modo pra vc: a Dassault não tem muitas alternativas. Ou vende o Rafale para nós, da forma como estamos negociando, ou então seus diretores terão muito o que explicar para os acionistas da empresa.
Como é que vcs deixaram a empresa falir? Vcs estavam louco!!! O que custava vender os caças ao Brasil e lucrar depois na Índia, nos EAU e no Kuwait? Bando de burros!…hehe
abraços
Pois é Vplemes, brasileiro gosta das coisas muito fáceis (modo de falar, não estou generalizando). Os caras tiveram o trabalho de desenvolver a tecnologia toda e construir o avião, agora o Brasil cogita a possibilidade de comprar 36 vetores (Nossa! Quanta aeronave!) e quer que a tecnologia seja transferida de brinde.
Feliz 2010 para todos do blog!
lembrem-se que a própria Dassault afirmou que o 36º Rafale já teria 50% de componentes brasileiros…logo ESSE 36º caça e outros antes dele, progressivamente, não custará (ão) R$ 132 milhões. Esse é o preço do primeiros feitos na França, certo? E a hora de voo mostrada é do Rafale M (os navais custam mais mesmo em h/voo) duvido que uma aeronave 50% nacional tenha R$ 87.000 de hora/voo.
abço!
Flanker,
é como eu disse ao amigo Vplemes, existiu toda uma discussão no blog sobre TT, não sei se vc acompanhou.
Acho que não acompanhou, pois se tivesse acomapnhado saberia que a TT não vem de brinde. E saberia que numa parceria como estamos propondo, os dois lados saem ganhando, pois a idéia é desenvolver ainda mais o Rafale depois, em conjunto. Entre outras coisas mais, que não vem ao caso retomar aqui. A Dassault não é uma instituição de caridade e nem o Brasil é um parceiro dispensável do ponto de vista de negócios ($$$).
forte abraço
Estou começando a achar que infelizmente o F-X2 ja era. Se o governo optar pelos caros Rafinhas vai dar munição a oposição. Vai ser difícil explicar , principalmente ao povão, o porque da escolha de um caça tão mais caro que os outros dois concorrentes. Alem disso se a decisão da FAB não for favorável ao caça frances vai ficar mais difícil ainda a explicação. Enquanto isso mais ao norte o maluco do ditador Venezuelano Chaves esta comprando material bélico superior ao nosso. Mesmo os Su-30 deles sendo “capados” e de segunda mão (estavam em estoque apodrecendo na Rússia)ainda assim… Read more »
Boa Noite!
Um pequena colocação.
A grande maioria quer ter Ferrari com custo de fusca.
Fica difícil
Abraço
A política de Estado (longo prazo) tem que estar separada da política de governo (curto prazo).
Lucas Calabrio em 31 dez, 2009 às 18:03
E o que vamos fazer com ameaças a curto prazo como Venezuela?
olá amigos,
Se fosse somente custo do equipamento seria fácil digerir o RAFA, problema maior é o custo dos misseis (os mais caros do planeta), de manutenção a mais cara e menos eficiente, o custo hora/vôo (proibitiva) … porém, na minha visão o maior problema serão os custos de integração com nossos EWs, os demais vetores (F-5, A-1 e A-4) o futuro sistema de radares link-BR, além dos armamentos de nosso inventário … Edouard Guillaud deixou claro que o preço do Rafale dependerá das modificações / integrações q
Desculpem … continuando …
Edouard Guillaud deixou claro que o preço do Rafale dependerá das modificações / integrações que a FAB exigirá … considerando a baixissima comunalidade do Rafale com tudo que temos operando no Brasil (exceção Mirages) os custos dessa integração serão inimagináveis …
Ponto para o Gripen, que nascerá no Brasil já integrado a tudo que temos.
abc
kaleu
Não seria mais interessante a FAB comprar um tapa buraco, talvez até o SH umas 24 ou 30 unidades já q é um avião comprovadamente testado em combate com uma manutenção um pouco mais barata e abrir mão da transferencia de tecnologia, entrar num desenvolvimento de uma caça de 5 geração como por exemplo com a russia q já vem fazendo, mas a verdade é a seguinte tamos ferrados os unicos q tem experiencia sao USA e RUSSIA muitos nao querem ficar nas mãos dos americanos e a RUSSIA tem aquele velho problema de manutenção e suporte, alguem pode me… Read more »
Prezado Jorge
A Venezuela não é esse bicho todo que a grande mídia teima em faze-la.
Feliz Ano Novo pra todos
Abraço
Jorge e A-Bomb,
Vcs estão preocupados com a Bolívia e a Venezuela?
Eles não tem capacidade nem de enfrentar uma guerra com a atual situação de nossas forças armadas!
Eles são como aqueles cachorros Pinchers(está certo?), latem, latem, mas na hora do vamos ver, correm! 😀
A Venezuela praticamente vive do Petróleo. Se nossa força aérea reduzir a capacidade deles de produção, eles “quebram”. Destruindo algumas plataformas de petróleo e refinarias a Venezuela jah era…
Kaleu, duas observações sobre seus comentários recentes: 1. A integração de sensores e armamentos do inventário brasileiro é requisito do RFP. Assim sendo, todos devem ter ofertado e tudo deve estar incluído no preço final. 2. A FAB não é um ou outro personagem que quer ou prefere aviões. A FAB precisa de um vetor para cumprir sua missão. O Schetinni, que você considerou ser um representante da vontade da FAB, sempre esteve ligado à área de desenvolvimento e, por muito tempo, trabalhou na EMBRAER, onde foi chefe da equipe de ensaio. Outros estão mais ligados à área operacional, outros… Read more »
Hornet, eu acompanhei a discussão sobre TT. E como seria de esperar ela ficou inconclusa, afinal, como tudo que diz respeito a este FX-2 estamos mais congecturando do que que qualquer outra coisa. Afinal não tivemos ainda acesso a nenhuma das propostas, tudo que temos são conversa de vendedor. Mas o meu ponto continua sendo que, a Dassault não depende do Brasil para sobreviver. Se ela abrir as pernas para o Brasil por causa de 36 caças, imagina o que os indianos, os árabes e demais possiveis clientes não vão pedir?! Com certeza a TT não vem de graça, mas… Read more »
Caro RodrigoBR Da Bolívia não da para ter medo mesmo pois é a mesma situação do Paraguai. 100% de dependência do Brasil. Basta fechar as fronteiras e o Evo prantador de Cocaína cai em menos de uma semana. Paraguai em menos que isso. Venezuela da um certo incomodo. Embora o que eles estão comprando esta muito longe do que a Rússia tem a oferecer de melhor pelo menos esta chegando rapidamente. Enquanto isso no Brasil….. Prova da nossa Lentidão e o F-X2. Até agora nada. E ja ficou para o ano que vem. E pior pode ser cancelado. Se não… Read more »