FAB localiza helicóptero desaparecido na Serra do Mar
Operação envolveu um SC-105 e um H-34 Super Puma
Nota à imprensa
O Comando da Aeronáutica informa que por volta das 10h50min, horário de Brasília, uma aeronave SC-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB) avistou destroços de uma aeronave a noroeste da fazenda Mambu, no Município da Itanhaém – SP.
Por se tratar de um local de difícil acesso, um helicóptero H-34 Super Puma da FAB desembarcou uma equipe do PARA-SAR na região e, no início da tarde, foi confirmado que os destroços são do helicóptero Robinson R-44, matrícula PT–YON, desaparecido desde a tarde de ontem (10/09). Até o presente momento uma vítima foi localizada e não há indícios do outros desaparecidos.
A tripulação do H-34 está realizando o resgate do corpo localizado para a fazenda Mambu e o entregará às autoridades policiais.
Sob coordenação do SALVAERO Curitiba, participam dessa operação de busca e resgate 15 militares da FAB distribuídos em duas aeronaves, um SC-105 Amazonas e um helicóptero H-34 Super Puma.
A investigação das possíveis causas do acidente será realizada pelo Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA-4).
Brasília, 11 de setembro de 2010.
MARCELO KANITZ DAMASCENO – Coronel Aviador
Chefe Interino do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
FOTO: R. Petterson/ Futura Press
Uma boa matéria seria sobre o PARA-SAR no Brasil, como estamos, fotos, videos e comparações com outros países ! se é que temos fotos e videos deles !
Sds,
Existe noticia de quantas pessoas estavam no helicoptero?
Duas pessoas que faleceram.
Existe alguma estatística para acidentes com Helicopteros Robinson ? Não sei se é pelo número de aeronaves, mas que o número de quedas destes equipametos é grande.