Mais fotos da operação BOLBRA I
Colaborou: Luis Carlos
VEJA TAMBÉM:
- Entenda como funciona a Operação BOLBRA I
- Operação BOLBRA I
- ‘FABs’ realizarão exercício conjunto
- T-33 da Força Aérea Boliviana dispara foguete por engano
- FAB receberá jatos K-8 de treinamento
- Começa a PERBRA IV
- Vídeo da Operação PERBRA III de 2008
- Operação Prata VI começa dia 15 de junho
- Operação PARBRA II
- Começa o exercício COLBRA III
Com todo respeito e sabendo das dificuldades do país vizinho, parece um museu a céu aberto ……
Confederated Air Force?
Eu fico me imaginando, em que estado estão estes T-Bird´s, com relação a torções estruturais e etc…depois de décadas e mais décadas de vôo..
Na bolivia…mais uma geração de pilotos perdidos…e saber que a história aérea da bolivia(e do Paraguai) é riquíssima…
Para FAB, este exercício é Relações Públicas…mas fazer o que…tem que obedecer o chefe…
Mas por quê a bolivia não participará da CRUZEX com seus AT-33? Rsrsrsrsrs…
Madvad disse:
2 de setembro de 2010 às 13:33
Confederated Air Force?
Eu fico me imaginando, em que estado estão estes T-Bird´s, com relação a torções estruturais e etc…depois de décadas e mais décadas de vôo..
Devem estar inteiros, devem voar muito, mas muito pouco…
O Bolívia deveria participar de CRUZEX… como alvo!!!
Fábio Mayer disse:
2 de setembro de 2010 às 14:34
O Bolívia deveria participar de CRUZEX… como alvo!!!
———————————————————————————
faço minhas as suas palavras
Já pensou um dogfight entre um xavante da FAB e um T-33 da FABol?
que radical!!
JC disse:
2 de setembro de 2010 às 14:52
Fábio Mayer disse:
2 de setembro de 2010 às 14:34
“O Bolívia deveria participar de CRUZEX… como alvo!!!
———————————————————————————
faço minhas as suas palavras”
Eu já achei essa postura inapropriada e deselegante.
O que vocês achariam caso ouvissem este tipo de comentário sobre nossa participação na Red Flag?
Justin
“Justin Case supports Rafale”
Justin Case disse:
2 de setembro de 2010 às 14:59
“Eu já achei essa postura inapropriada e deselegante”
APOIADO
aquele helicoptero é equipamento doado dos EUA??
Justin
Muitos falam do suposto imperialismo americano, e esquecem que na Bolívia e Paraguai existe o estigma do imperialismo brasileiro…
se fossem gringos nos mandando ser alvos queria ver a repercussão aqui.
Diferença entre treinar com os gringos e com a gloriosa força aerea boliviana: – Os EUA só aceitam na RF quem realmente possa atender aos requisitos e eles são extremamente curiosos; – Quando o AMX entrou em operação, o que eles fizeram? Convidaram os tupiniquins e conheceram a máquina. – Quando o F-5 virou “M”, o que eles fizeram? Convidaram novamente os tupiniquins…pra quê? Para conhecer o que a máquina podia fazer… É ganho mútuo. Os gringos descobrem(hics!) tudo e fazem Relações Públicas. A FAB ganha, por que precisa agir como uma Força capaz… Deselegante é o “marketing” da FAB,… Read more »
senhores
Belas cores dos PC-7’s!
Vamo doa pra bolivia uns 12 ST?
Apesar das reinarias fiquei com dó rsrsrs.
Creio que inapropriado e deselegante tenha sido todo aquele circo que o governo Boliviano fizeram (com militares tomando as refinarias) quando começaram com o processo de estatização das instalações da Petrobras.
Se o que alguns postaram (para tirar uma casquinha deles) é inapropriável o que foi o ato do governo Boliviano?? Creio que o politicamente correto tem que ser priorizado pelos nossos politicos (sem qq distinção de partido), mas menos gente, aqui é um lugar para discussões (as vezes nem tão amigaveis) onde o respeito deve prevalecer, mas pitadas de humor, são importantissimo..Estou errado?
[]
Não entendi aquela bandeira americana, na porta do UH-1? tudo bem ele é americano, mais pela lógica tinha que ser na Venezuela ou uma folha de coca. Rsrs
esses T-33 são o vetor de “supremacia aérea” da Bolívia…?
Não se esqueçam que a Bolívia adquiriu uns caças de treinamento chineses (K-8 se eu não me engano), quem sabe na próxima edição desse exercício não tenhamos operações entre os A-1 (modernizados) e os K-8 da FABol?
Ps.: O design desses P-7 é horrível hein, o aviãozinho mal desenhado rapaz!
Ps 2.: A foto 1 parece uma daquelas cenas da II Guerra Mundial…os aviões a hélice alinhados para decolar para mais um dia de combate!
“Alvo” , “Segunda Guerra”, “Analógico” !!
Credo, tamu mal na AL hein !!!
sDs,
Michel Lineker disse:
2 de setembro de 2010 às 16:21
“Vamo doa pra bolivia uns 12 ST? Apesar das reinarias fiquei com dó rsrsrs.”
Orra mano, num dá idéia, porque tem esbirro do MAG que lê o Aéreo… se o cidadão ler isso, toca nós financiarmos mais avião pro cocalero vagabundo…
Estes helis foram doados pelo gringos.
O Brasil ia ceder quatro, eles já chegaram lá ?
Uma coisa é o governo boliviano, que na versão de alguns, é ditador etc, para outros, não.
Mas outra coisa é desrespeitar o país alheio, por conseguinte, o povo boliviano. Francamente.
Acho que cada pais se arma como pode e com suas necesidades eles podem ter aeronaves assim meio museus mais voam e seus pilotos estão sendo treinados semanalmente e fasem parte de algumas operações… Acho que quase todos nese blog devem querer o Brasil com A Força aerea com 500 ouF-22 raptor mais pra que??? E como manter??? Nos EUA 50% dos impostos se não me engano vão para os militares… Entaum se vcs quiserem pagar o dobro ou triplo de impostos para ter um isso podem falar….. pra mim eu quero algo bom e economico pelo menos com tecnologia… Read more »
MatheusTS disse:
3 de setembro de 2010 às 0:56
“Nos EUA 50% dos impostos se não me engano vão para os militares…”
Caro Matheus, o gasto militar americano não ultrapassa 3% do seu PIB. É totalmente compatível com o que aquele povo se dispõe a gastar coom sua máquina de guerra.
Sds.
Na verdade, fiz piada com os bolivianos mesmo… mas quem ler os comentários antigos feitos aqui, sabe que defendo inclusive que a FAB doe aeronaves para a Bolívia… até por interesse brasileiro em que ela patrulhe melhor suas fronteiras.
A Bolívia, com 6 tucanos eventualmente disponíveis da FAB, mudaria sua aviação de alvo para patrulha efetiva.
MatheusTS disse: 3 de setembro de 2010 às 0:56 Acho que cada pais se arma como pode e com suas necesidades eles podem ter aeronaves assim meio museus mais voam e seus pilotos estão sendo treinados semanalmente e fasem parte de algumas operações… Acho que quase todos nese blog devem querer o Brasil com A Força aerea com 500 ouF-22 raptor mais pra que??? E como manter??? Nos EUA 50% dos impostos se não me engano vão para os militares… Entaum se vcs quiserem pagar o dobro ou triplo de impostos para ter um isso podem falar….. pra mim eu… Read more »
É, Mas se pensarmos em termos práticos, a coisa não é bem assim. Os bolivianos simplesmente não tem condições de comprar aeronaves que melhorem a patrulha de fronteiras e o Brasil acaba tendo que fiscalizar sozinho os milhares de Km de fronteira com aquele país. A droga entra no Brasil e cria um estrago que em valores, é muito superior ao de Xavantes e Tucanos estocados pela FAB, sem utilização. Não defendo que o Brasil doe aeronaves operacionais, muito menos SUper Tucanos novos. Defendo que se desfaça de equipamentos que estão parados em prol do combate ao crime. Há pelo… Read more »
mateus, não é ter 500 F-22; mas T-33 tb já é mt sacanagem… rs
Quem pode afirmar com certeza que um dogfight entre o T-33 e o A-29B, este sairia melhor ? É só procurar saber os armamentos que cada um pode carregar, incluindo mísseis de curto alcance. Mas esse não é o caso das Operações aéreas que servem desde os anos 30, em conhecer e operacionalizar táticas que serão usadas em comum contra um determinado objetivo, no caso aeronaves ilícitas que voam contrabadeando inclusive drogas entre os dois espaços aéreos. O método operacional do E-99 agora ficou conhecido da FABol, sendo que esta aeronave pode alertar diretamente a FABol além da FAB em… Read more »