Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel Rosa

Vou acompanhar atentamente este cronograma! Está ai um avião que chegou para ocupar espaço e fazer nome….
Vamos torcer para não haver nenhum percalço…. mas, se tiver, a Embraer conta com um time de primeiro mundo!

Mauricio R.

Infelizmente esse “time de 1º mundo da Embraer”, não está tendo mto sucesso em vender exemplares dessa aeronave que chegou p/ fazer nome.
O que está se vendo, é meio mundo querendo um pedaço, sem ter que adquirir aeronave alguma de preferencia.
Lembrando que diversos programas de aeronaves de transporte, em curso pelo planeta, estão c/ algum problema.
E que a partir de agora, c/ o programa americano C-130AMP em bom curso, vai ficar ainda mais dificil vender aeronaves novas desse porte.

Fuzila

“Mauricio R. disse: 31 de agosto de 2010 às 15:38” O KC-390 está sendo desenvolvido visando os requisitos e necessidades da FAB. O sucesso de vendas para exterior projetado para a aeronave é baseado no fato que existe hoje somente uma aeronave de peso do segmento (C-130 J) e no sucateamento da frota de aeronaves de transporte médio ao redor do mundo. Como todo projeto, tem seus riscos. Entretanto, o dimensionamento correto da aeronave e o enfoque no custo operacional levam a crer que a mesma atingirá um relativo sucesso, ainda que a meio caminho das 700 unidades divulgadas. Se… Read more »

Daniel Rosa

Mauricio R. disse: 31 de agosto de 2010 às 15:38 Mauricio, me perdoe, mas tenho que concordar com meu amigo Fuzila! Veja, o avião esta em faze de finalização de projeto. Todos saber que uma parcela de lucro do nada é igual a nada! Se estão aparecendo vários paises querendo participar, é pq sabem que terão lucro! Ninguem enfia o pé na jaca hoje em dia pq é besta! A Embraer está é certa, tanto no curso que esta dando ao projeto, como em aceitar parcerias. O A400 tem tropeçado até agora, mas os governos envolvidos estão firmes nele, injetando… Read more »

Nick

Caro Mauricio R,

É bom sempre ser cauteloso com projeções de vendas, sem dúvidas. Não acredito em 700 aeronaves vendidas, mas não se deve substimar a capacidade de análise de mercado da Embraer. Um bom número que eu diria que já atingiu sucesso do projeto seria 200/300 unidades vendidas ao longo do ciclo de vida do produto.

[]’s

Sopa

Me esclareçam, a apresentação é em Inglês, e o SW do KC será em Lingua Inglesa, ou em português ?

Att.

Mauricio R.

“…é baseado no fato que existe hoje somente uma aeronave de peso do segmento (C-130 J)…” A concorrência tem 290 unidades vendidas, não chegou aí da noite p/ o dia e nem sem percalços. O ac da Embraer tem garantidos em contrato, somente os 2 protótipos. “…e no sucateamento da frota de aeronaves de transporte médio ao redor do mundo.” Tá e daí??? Não significam vendas garantidas da Embraer. “O A400 tem tropeçado até agora, mas os governos envolvidos estão firmes nele, injetando dinheiro afinal, a independencia, para eles, não tem preço.” Igual a essas emprersas que se aproximam da… Read more »

Paulo

Qualquer empreendimento comercial num país capitalista importa riscos. Portanto, não é coisa de amadores. Como alguém lembrou acima, se tem quem queira fazer parceria, mau negócio não deve ser. No mínimo nos dará uma independência em termos de mobilidade aérea para nossas FAs. E se a Embraer não conseguir fornecer a mais ninguém além da FAB, problema dela. E aos seus acionistas. Só acho muito interessante como o Maurício R. torce contra. Mas entendo que alguém precisa fazer o papel do advogado do diabo (sem ofensa, é claro). Se todos aqui concordassem com tudo, o Blog seria muito chato. Além… Read more »

Rodrigo

Sopa disse:
31 de agosto de 2010 às 17:33

Em aviação o padrão é o inglês, para os labels, instrumentos e até para os manuais de vôo.

Rodrigo

O programa já estará pago somente com as unidades da FAB, o resto vai ser lucro.

Exatamente o que aconteceu com o ST.

Concordo com o Maurício que ufanismo não leva a nada e atrapalha, mas não tem imbecis na EMBRAER.

Que eles levem o programa na surdina, junto com a FAB sem meter o GF que tudo acabará bem rs

Vader

Esse projeto é de suma importância para o EB… talvez até mais que para a FAB, embora vá ser ela a pilotá-lo…

Francisco de Bem

Sobre o potencial de vendas do produto:

Nem uma fábrica de doces monta uma linha de produção para um produto novo sem ter um estudo de viabilidade e de mercado detalhadíssimo e com uma estimativa fiel de capacidade de vendas.

Por favor pessoal, se eles dizem 700 e tem certeza de 500 ou 1000, isso é óbvio que eles jamais revelarão. Na minha humilde opinião, acho que eles publicaram 700, eles chegaram, através de seus estudos, a um número maior.

Sopa

Rodrigo disse:
31 de agosto de 2010 às 20:51

Valeu pelo esclarecimento!
——————————————————
Vader disse:
31 de agosto de 2010 às 21:48

Não que não goste da FAB, pelo contrário, mas alem do Sabre agora o KC só pra ela ???

sDs,

Vader

Sopa disse:
1 de setembro de 2010 às 1:33

Sopa, não é porque o gf cag. em dar os mofinos Mi-35 pra FAB que precisa cag. de novo em dar KC-390 pro EB. Um erro não justifica o outro: avião é com a FAB. Heli com o EB.

Sds.

Rodrigo

Eu sou a favor das outras forças terem a sua frota de asas fixas e rotativas.

Muito me incomoda esta restrição da MB só poder usar avião embarcado e o EB asa rotativa.

Tudo é questão de demanda.

A FAB pode suprir 100% da demanda das outras forças e suas funções especializadas ?

Já me falaram que sim e já me falaram que não 😀 😀 😀 😀

Vader

Rodrigo disse:
1 de setembro de 2010 às 9:15

“A FAB pode suprir 100% da demanda das outras forças e suas funções especializadas ?”

Ela TEM que suprir. Senão, de fato, que passe a bola às outras Forças…

E sou totalmente favorável a que a Marinha tenha sua aviação em terra. Chega de Chevetão.

Abs.

Mauricio R.

Alguém aí se lembra que fim levou o Lockheed L-400???
Ou qntas unidades o G-222 vendeu, antes de se tornar o C-27J???
Seria o caso tb de alguns de vcs observarem:
Em que pto do programa dos ERJ-170/175, se iniciaram as vendas???
E os Phenon 100/300??? A Embraer já havia voado algum deles, qndo começou a vende-los???
De estudos mercadológicos bárbaros, mas que não venderam um único avião, a história está cheia.

Rodrigo

Maurício se a FAB já vai garantir o nro mínimo de encomendas para o projeto não ser deficitário já vai valer a pena.

O que eu não acredito são nas 10-12 unidades para os franceses, mas não depende-se deles para o programa ser viável.

Mauricio R.

Rodrigo,

Não será a intenção de adquirir 28 aeronaves, que proporcionará o break even deste projeto.

“…avião é com a FAB. Heli com o EB.”

Eu sou a favor de que deva haver uma “especialização” em algumas das capacidades da FAB.
Então digamos que do KC-390 inclusive e acima, deva ser exclusivo de operação da FAB.
O GTE, incluindo VC-1 e VC-2 e suas atribuições, continuariam sendo da FAB, .
E deixa-se a raia míuda de C-95/-97/-98/-105 p/ a MB e o EB.

Daniel Rosa

Mauricio R. disse: 1 de setembro de 2010 às 13:01 Alguém aí se lembra que fim levou o Lockheed L-400??? Ou qntas unidades o G-222 vendeu, antes de se tornar o C-27J??? Seria o caso tb de alguns de vcs observarem: Em que pto do programa dos ERJ-170/175, se iniciaram as vendas??? E os Phenon 100/300??? A Embraer já havia voado algum deles, qndo começou a vende-los??? De estudos mercadológicos bárbaros, mas que não venderam um único avião, a história está cheia. Mauricio, a história aeronáutica está repleta de empreendimentos que não foram tão bem e não sairam da faze… Read more »

Mauricio R.

“…mas seu pessimismo salta aos olhos…” Daniel Rosa, O que salta aos olhos é a sua ignorância de como se vende avião. Se custa 1,5 milhão USD, se custa 70 milhões USD ou se custa 137 milhões USD, a aeronave tem que ser vendida. Cartas de intenções de compras são bonitinhas p/ marketing, mas não movem o chão de fábrica. Veja se pesquisa, qual era a carteira de pedidos da Embraer, qndo o ERJ-170 voou pela 1ª vez!!! Vai ler a história do A-400M, até chegar nas 180 unidades encomendadas. Mais fácil, se é que vai entender, veja qntos 787,… Read more »

Marcelo

Mauricio R, o EMB-314 foi desenvolvido só com as encomendas da FAB e agora passou a vender. Nada impede que isso aconteça com o KC-390. Além disso acredito que o Chile irá colocar encomendas firmes, assim como Portugal, em troca da participação industrial.

Mauricio R.

“…o EMB-314 foi desenvolvido só com as encomendas da FAB…”

A palavra m-á-g-i-c-a, continua sendo aquilo que o KC-390 não tem, além dos 2 protótipos.

“…e agora passou a vender.”

Passou a vender somente depois que a Colombia matou o cara das FARC, na fronteira c/ o Equador.
Mas perdeu concorrências em Cingapura, na Turquia, no UAE, etc, etc…

“Além disso acredito que o Chile irá colocar…”

É somente especulação sua, não fato concreto.

Mauricio R.

E falando em A-350XWB…

“Airbus has commenced production of the latest Airbus product, the A350 XWB, in Germany.”

(http://www.defense-aerospace.com/articles-view/release/3/117725/airbus-begins-a350-xwb-production.html)

“The A350 XWB is a new family of widebody airliners (A350-800, A350-900 and A350-1000) for which Airbus currently has 528 confirmed orders.”

Qndo vc tem 528 pedidos confirmados, vc vai ao mercado e inicia as compras de matérias primas, turbinas, hidráulicos, aviônicos, trens de pouso, interiores, galley, etc, etc, etc…
E o 1º exemplar sequer voou ainda!!!
Enquanto vc tem somente contratados 2 protótipos e 58 intenções de compras, vc reza, mas reza c/ mto fervor!!!

Vader

Mauricio R. disse: 1 de setembro de 2010 às 15:42 “E deixa-se a raia míuda de C-95/-97/-98/-105 p/ a MB e o EB.” Caro Maurício, quanto à MB não sei, mas quanto ao EB, pergunto: pra quê? O EB não quer e nem precisa se tornar uma “mini-FAB”; quer apenas que esta o ajude, dentro de suas atribuições diretas, a cumprir a sua missão: colocar a tropa, pelo menos a nível Brigada (mas preferencialmente em nível divisionário), e seu Mat Bel, em qualquer ponto do território nacional ou além, com brevidade e segurança. Essa é a missão prioritário do KC-390.… Read more »

Daniel Rosa

Mauricio, não sou ignorante, mas você é! Em primeiro lugar, o fato de o avião não ter vendido AINDA nenhuma unidade ao exterior, além daquelas já acordadas com a FAB, não significa que o avião será um fracasso. Já que vc é tão provido de sabedoria, vide a estória do Bandeirante. Segundo lugar, otimismo, pessimismo não ganham jogo, e sim vendas, e isto COM CERTEZA VIRÁ COM O TEMPO! Regras de boa educação valem até no meio mais humilde. Em nenhum momento fui ofensivo a você, respeitei sua opinião e tão somente discordei, portanto, tente ser no minimo educado. Nunca… Read more »

Daniel Rosa

PS: sendo vc tão sabichão e tão interado sobre como se vende avião, postar dizendo que temos “somente a encomenda de dois protótipos”, e não consederar a notícia amplamente divulgada da já fechada venda de 28 anvs para a FAB só mostra como esta desatualizado! Quanto a intenção de compra por parte da Colombia dos aviões, parabéns para a Embraer e para o Governo Colombiano, mais um apostador nos sucesso desse avião.

NOTA DOS EDITORES: TRATAR COM RESPEITO OS DEMAIS LEITORES.

Rodrigo

Mauricio R. disse:
1 de setembro de 2010 às 15:42

Se as unidades garantidas para a FAB ainda está abaixo do mínimo para pagar o programa ai eu concordo com você.

Corre-se o risco de ficar com um mico nas mãos.

Cartas de intenções, estão muito longe de se tornar encomenda concreta.

Me repetindo..

De intenções boas o inferno está cheio e no MD transbordando!

Vader

Prezado Daniel, sem querer ser advogado do Maurício, mas:

1. Ele não disse que o KC-390 seria um fracasso;
2. Ele está correto: promessa de aquisição não é “venda-confirmada”. Isso inclui a promessa do gf de comprar num-sei-quantas pra FAB.

Isto posto, acho que o KC-390 será um sucesso, ainda que seja vendido só pra “periferia”. Mas pode ser que realmente as estimativas da Embraer estejam um pouco exageradas. Ou não. O futuro dirá.

Sds.

Daniel Rosa

Vader disse: 2 de setembro de 2010 às 9:11 Prezado Daniel, sem querer ser advogado do Maurício, mas: 1. Ele não disse que o KC-390 seria um fracasso; 2. Ele está correto: promessa de aquisição não é “venda-confirmada”. Isso inclui a promessa do gf de comprar num-sei-quantas pra FAB. Isto posto, acho que o KC-390 será um sucesso, ainda que seja vendido só pra “periferia”. Mas pode ser que realmente as estimativas da Embraer estejam um pouco exageradas. Ou não. O futuro dirá. Sds. Bom dia Vader. Concordo com tudo o que vc diz, claro. A minha opinião é de… Read more »

Mauricio R.

“O EB não quer e nem precisa se tornar uma “mini-FAB”; quer apenas…”

Vader,

Vendo por esse angulo, temo que somente 30 X KC-390, deixarão a desejar.