Alemães estão surpresos com o custo operacional do Eurofighter
Os custos operacionais do Eurofighter são significativamente maiores do que o esperado, com o preço de € 73.992 por hora de voo, quase o dobro do inicialmente previsto.
O Tornado, avião mais caro da Luftwaffe, custa € 43.000 por hora. Muito mais caros do que se pensava, também são os voos da Força Aérea, feitos para a indústria alemã. Em fevereiro de 2009, três Eurofighter participaram do show Aero Índia 2009, pois a Índia planeja comprar 126 novos aviões de combate e o Eurofighter está na competição.
O vôo promocional durou 96 horas e custou € 7,1 milhões. A Luftwaffe pediu € 180.000 e o restante foi pago pelo contribuinte. A viagem fazia parte do programa de vôo normal, por isso a Força Aérea justificou o custo.
Este ano, o Eurofighter está sendo testado na Índia. A aeronave é da Luftwaffe novamente.
FONTE: Spielgel Online
NOTA DO PODER AÉREO: o jornalista alemão dividiu o total de € 7,1 milhões por 96 horas, o que dá € 73.992/h. Mas esqueceu de dividir o valor por 3 aviões, o que daria € 24.664 euros/h. Mesmo assim, é um custo alto para um caça, talvez o valor total inclua outras gastos da apresentação na Índia.
€ 73.992 olokoooo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
vamo bota um motor flex nisso ai,assim da nao.
Se isso é verdade e um rafale que tem o desempenho equivalente fizer por 28.000, ta bom demais.
to imaginando quanto vai sair a hora de um F35 entaum… vai ficar mais ou menos $99999999999999.
Por essa e por outras qui a 3º guerra mundial nunca vai acontecer,até o pais que ganhar vai falir.
Nossa???????Eu sabia que o custo da hora de voo do Eurofighter era caro mas isso? me parece um numero demasiado alto.
Tá ! E o Chile que uns desse aí tambem…amram…sei…só que mesmo né.Faz de conta.
Querem andar de ferrari, mas querem pagar o preço de fiat uno com aro 13 e pneu 145?
Quem quer ter o melhor equipamento, no estado-da-arte, não pode se refutar a numeros.
O problema da Europa é a sua moeda comum. Torna tudo mais e mais caro.
Acho que este valor esteja muito dimensionado. Vai ver, é mais um jornalista escrevendo sobre algo que não sabe…isso não é privilégio tupiniquim…
Belissima foto!
QUISSOOOOO!!!!!
€ 73.992
Que absurdo!!!
Estranhíssimos esses números…
A hora vôo de um Tornado custar 43.000 Euros?
Hummm, sei não… tá estranho… tá certo que alemão tem dinheiro, mas é de se duvidar um pouco destes valores…
Sds.
O Vader… vc falou uma verdade…
Os Alemães não estão nadando no dinheiro nem são loucos de pagar isso tudo pela hora de voo.
Levando em conta isso a hora do F-22 ta saindo quanto? 150 mil euros?
Por isso que digo, é melhor o Brasil ir de Gripen, ou F16 C/D( que nem está na disputa), os valores do Eurofighter e da jaca tendem a serem muito proximos, não temos como manter Jaca , nem F-18 sejamos realistas!
Sabre disse:
30 de agosto de 2010 às 15:19
Por isso que digo, é melhor o Brasil ir de Gripen, ou F16 C/D( que nem está na disputa), os valores do Eurofighter e da jaca tendem a serem muito proximos, não temos como manter Jaca , nem F-18 sejamos realistas!
com esse pensamento é melhor ir de xavante, t-25, tucano…será que a bolivia nao tem uns at-33 para nos doar?
o gripen vai sair tao caro quanto…
Torço para o Gripen NG, mas se um rafale custa 30.000 a hora do voo, nao acredito tambem quem um caça tao moderno como o gripen possa sair tao barato a hora de voo como é anunciado. Ainda lembro quando o congresso americano criticava duramente o preço do SH, mas me parece agora até um preço bom…..
Ainda sim fico feliz que o EF 2000 nao tenha entrada na shortlist do FX2…
Que 7 de setembro traga boas noticias as forças armadas e a nós , os entusiastas!!!
Abraços
Caramba!!!!
Tá certo que o Typhoon é caro de se comprar e manter, mas esses valores são elevadíssimos.
Se um quarta geração custa isso, qual será o custo de um F-35 ou PAK-FA?
Abs.
Pois é, se os alemães ficaram surpresos com o custo operacional do Eurofighter, imagine a gente, acostumado com custo de Mirage 2000, F-5M e A-29…
ao Brasil monomotor basta, é apenas minha opinião, se os alemães sentem, imaginem nós.
minha preferência era o Flanker, mas minha idéia não interessa e sim o mais barato, parece-me o Gripen.
aliás, o FX2 já é passado, infelizmente.
Pois é, agora os valores do Rafale nem parecem tão altos assim heim? E tinha gente querendo o Typhoon no lugar do Rafale na competição da FAB…
Talvez por isso que os yankes querem voltar a fabricar em escala os f-16 e o NG possa ser um grande sucesso de vendas mediante a atual crise na Europa.
Talvez os valores sejam em dólares e o reporter do Der Spielgel tenha se confundido. Agora, se forem em euros mesmo, é uma tremenda bordoada.
Olá,
Realmente os Suecos devem fazer milagres, para ter um caça com um suposto custo de operação tão baixo e capaçidade alegada de ser semelhante ou igual.
Realmente espertos esses Suecos, e burros os Franceses, Ingleses, Alemães, Italianos etc….
Todos devemos aprender com a potencia Sueca, o resto são só amadores….
Abraços,
Pois é Edcreek, se você conhecesse a Suécia e sua história, respeitaria mais sua indústria de Defesa.
Mas o tema do post é o Eurofighter.
a 4º ++ geração está cada vez mais cara.
Olá, Galante
Não sou especialista em Suecia, mas respeito um pais com a dimessão do pais deles, feitos conseguidos e o nivel de desenvolvimento deles, ha uma infinidades de exemplos bons que deveriamos seguir deles.
Mas dai a acreditar que o custo de hora de voo do NG será o informado no FX há uma grande diferença.
Mas tudo bem, vamos voltar ao caça em questão.
Abraços, camarada!!!!
Duvido…….€ 73.992 a hora de voo!! Fala sério fizeram confusão aew.
O jeito é continuar de F5 aha, ou Gripen, se o rei sueco garantiu então tá blz…
O Brasil deveria cancelar de uma vez por todas o Fx-2 e comprar o F-16, pois seria o melhor custo beneficio. Não seriam esses valores absurdos!
Isto tá parecendo a mesma notícia da fragilidade do NH90, que no fim era do protótipo e virou verdade verdadeira absoluta na net depois.
Está aí!
É por isso que a UE está em crise…
Com um dreno desses aberto não tem economia que aguente.
Se 100 EF voarem 300 hrs por ano serão 2,1 Bi por ano, por baixo.
Que sejam 74 mil dólares, é MUITO caro! Tem algo de errado aí…
Estes números estão estranhos, quase 74 mil euros por hora voo!!! É certo que tudo no lado Europeu da zona do euro é mais caro do que quem está fora, mais isto. Se for nesse padrão imaginem o A-400!!! Se estes números estão certos, coisa que duvido, fico a duvidar dos custos já conhecidos dos outros caças biturbina europeus? Querem duas turbinas, paguem pelo custo delas. Assim sendo é melhor um mono voando que um de bi no chão. Euro de hoje = R$ 2,2271, da mais de 164 mil reais. Duas horas de voo e torram um excelente apartamento… Read more »
o.0
74.000 euros a hora/voo??? Isso dá US$93.800 …
Até o a hora/voo do Rafale ta barato comparado a isso… Se custos totais de aquisição e manutenção pesarem lá na Índia, o Typhoon já era.
[]’s
Amigos, isto está com cara de ser a hora do protótipo.
Os custos de operação dos caças modernos é alto mesmo, mas temos que considerar que em média, eles podem (podem, não sei se chegam) executar tarefas de 3 caças antigos. Daí a conta fecha, mais ou menos.
Mas não esperem um caça voando por menos que os 15 mil dólares por hora do Gripen, se é que esse número é verdade. A FAB não vai conseguir manter nenhum dos 3 aviões da disputa com o orçamento que tem…a verdade é esta.
Também acho que tem algo de errado aqui. A minha impressão é a de que este é o custo para o Typhoon voar as 96 horas na Índia, e não o custo da hora de vôo “normal” do avião na Luftwaffe.
Guerra de palavras entre Eurofighter Typhoon e Lockheed Martin F-35 Aproveitando a má imprensa do avião Lockheed Martin F-35, a Eurofighter europeia lançou uma campanha que afirma a superioridade do Typhoon sobre o F-35 em combate aéreo apontando para várias simulações que expõe a superioridade do seu aparelho se este for confrontado com um número superior de F-35s. A campanha do Typhoon é contudo, mais reativa do que agressiva, já que surge apenas depois dos norte-americanos terem alegado que o F-35 usufruía de uma “vantagem de 6 para 1 no combate aéreo contra qualquer caça moderno”. O outro alvo dos… Read more »
caramba mesmo que o reporter tenha se confundido
a cotação do euro dollar entre 1.2692
ainda seria 58.298 euros a hora do voo
presso muito acima que qualquer um dos seus concorentes.
me corigem se eu estiver errado
mais oque disem por ai no blog e que
a hora do voo do rafale 14000 dolares
hora de voo do super hornet 10000 dolares
hora de voo do gripen 6000 dolares
tem alguma coissa erada ae
É…as evidências apontam para mais um jornalista que não faz a menor ideia do que está escrevendo…estes numeros estão errados, se assim fosse, a italia já tería pedido água!
O pior de tudo é que isso é um sofisma…um sofisma…
Galante, boa sugestão de matéria: o custo da hora de voo(do F-100 ao F-22. Do Lightning ao Eurofighter. Do Gloste Meteor ao A-1)
O que pode ter acontecido é a revista ter somado a hora voo normal,com os salários da equipe de manutenção,e outros custos,e ter chegado uma média dessa,eu dúvido muito que isso seja verdade!
Vou no mesmo caminho que o Barca.. Chute MEU.. Foram gastos para irem a India, € 7,1 milhões e como o reporter diz, foram gastas 96 horas..Dividindo 7,1M por 96 horas dá € 73.992 (descontando o que foi pago pelo fabricante). Mas CREIO que nos € 7,1 milhões está alocado não só os custos para hora voo dos caças mas também todos os custos envolvidos numa empreitada destas, acho que foram enviados equipes que precederam a apresentação, um ou mais avião de apoio e uma porrada de militares, desde relações públicas aos mecanicos passando pelo pessoal que vai fazer a… Read more »
Concordo com o Barca.
A informação foi de que “o vôo promocional durou 96 horas e custou € 7,1 milhões”.
O jornalista deve ter, simplesmente, sem qualquer análise, dividido o custo total da campanha de demonstração pelas 96 horas voadas.
Se tivessem voado apenas 10 horas, o valor da hora de voo, pela metodologia empregada, chegaria facilmente aos 150 mil euros.
Se o Typhoon ainda estivesse no FX-2:
36 caças x 200 horas/ano x 74.000 euros/hora = 532,8 milhões de euros ano!!!
Multiplica-se isso por 40 anos (vida média do caça) e teremos absurdos 21,312 bilhões de euros!!! Totalmente irreal!
Para 120 aeronaves, multiplica-se isso por aproximadamente 3 e teríamos mais de 1,5 bilhão de euros/ano para 120 aeronaves, e mais de 63 bilhões em 40 anos!
Eu acho, tenho certeza, que tem coisa errada… o que me estranha é os atacantes do Rafale, dizerem: “estranho isso”… quando apareceu uma bobagem dizendo que a hora voo do Rafale era 28mil euros, eles nem questionaram! já foram pauleando… qual a saída? fechar a FAB…terceirizar a demanda! rsrsrs, pois podem ter certeza, se isso for verdade ou perto dela, o F-16, o mais barato de comprar e operar, deve sair por uns 20mil dólares a hora! e Gripen C/D não ficaria por menos de 30mil… o Rafale por uns 45… o F-15 por uns 50mil…, SH por uns 37mil…… Read more »
“Não sei como será a Terceira Guerra Mundial, mas poderei vos dizer como será a Quarta: com paus e pedras..” Albert Einstein Se esses custos podem inviabilizar um sistema de defesa e tempos de paz, inviablizam muito mais uma guerra! E é um bimotor, provavelmente contribui muito para esse alto custo contudo, concordando que deve haver erro sim nesse valor. E quanto à jaca, basta lembrar que no próprio relatório do senado ou câmara de deputados franceses, sua hora voô era de 36000 euros e se de fato está em 38000 ou 26000 é graças aos subsídios do governo francês.… Read more »
tá caro hein…
Se eles que “tem” pra gastar tão achando os olhos da cara, imagina nós com o Rafale?
para efeito de comparação, quanto está a hora voada do F22?
Ô loko meu, mais caro que a do Rafale, afffffff
[]s
Só bla bla bla, histórias contadas como esta em pleno andamento de projetos como o FX-2 e o MMRCA, com o MMRCA ainda da pra se fazer lobbie, agora com o FX-2 o que uma coisa tem a ver com a outra, o que o EF2000 e o Rafale tem em comum, motores, sistemas?? Absolutamente nada senhores, por isso a comparação destas 2 aeronaves é completamente discabida. Além do mais, é lamentável que um Editor do Poder Aéreo entre em discusões, isto literalmente acaba com a imparcialidade do assunto e também abala a imagem do site. Agora, o certo é… Read more »
Pessoal para uma crítica – crítica = analise, não a crítica = blá,blá – ser verdadeira, precisamos saber dos detalhes, assim aproveito o assunto para colocar uma dúvida: Quais seriam os componentes de custos de uma hora-vôo? alguém poderia ajudar, acredito que não só a mim. Por exemplo uma decolagem de um helicóptero Robin (+/- isso), desses que acompanham o trânsito nas grandes cidades, custa uma vela ( de ignição – igual a automovel ), alguns caças navais só decolam com mangueira(s) nova(s) no motor a cada sortida. Isso, por exemplo é custo hora-vôo. Consumo de combustíveis / óleos, pastilhas… Read more »
Até acho que essa noticia esta errada, mais se isso for verdade, o Typhoon, com 200 unidades, tendo um custo de hora de voo tão cara imagina o Rafale com apenas 82 un.
Excuse-me tira “sortida” e leia-se “surtida”. Sorry!!
Bem, daqui a pouco a Luftwaffe deve soltar uma nota confirmando ou negando isso. Mas todo mundo fala que esses aviões são caríssimos mesmo, não acharia impossível não.
E se vamos querer brincar de gente grande não vai ter jeito, tem de botar dinheiro
E’ muito…
Creio que e’ o “running cost” total da hora de voo que inclui tudo, isto e’ custos de capital (CC) devendo incluir aquisicao do aviao mais os custos de operacao e manutencao (CO&M) com o juros do custo de oportunidade do capital empatado. Ai e’ uma loucura …
Mesmo assim, o Grippen e o F-16 devem ser menos da metade. E’ isso ai !
A FAB estava certa devemos ir de Grippen !
O Humberto matou a charada já. O repórter comeu bola.
Dividindo-se € 7,1 milhões (valor gasto na apresentação na Índia) por 96 horas dá exatos € 73.992.
Evidente que nestes custos estão incluídos todos os gastos: publicidade, transporte, hospedagem dos militares e funcionários das companhias, etc.
Nada a ver. Mas acontece nas melhores imprensas (inclusive na alemã).
Sds.
Lanterna Verde disse: 30 de agosto de 2010 às 19:43 “Além do mais, é lamentável que um Editor do Poder Aéreo entre em discusões, isto literalmente acaba com a imparcialidade do assunto e também abala a imagem do site.” Não sou advogado do Galante ou dos demais editores não, mas eu acho o fim da picada nego vir dar pitaco em como deve ser o trabalho dos outros. Oras, a Trilogia é do cara e ele não pode comentar? Tem graça… E ainda que não fosse direito dele comentar o que quisesse no site dele, qual o problema em o… Read more »