Participação da Embraer no mercado de aviação executiva
Em 2009, a Embraer era responsável, em valor, por 6,4% das vendas de aviões executivos no mundo. Em 2008, esse número passou a ser 4,1%. Se for considerado como critério o número de aeronaves executivas vendidas, o salto é maior. Em 2009 a empresa vendeu 14% das aeronaves executivas do mundo, ante 3,3% em 2008.
As encomendas de aviões executivos da Embraer também mostram que a empresa está recuperando suas vendas.
Neste ano, há 137 aviões executivos encomendados, ante 127, de 2009. Apesar de os aviões executivos representarem apenas cerca de 20% do faturamento da empresa, o vice-presidente da Embraer, Luís Alberto Afonso, diz que o resultado de crescimento das encomendas em um mercado mundial em encolhimento mostra a força da Embraer.
A empresa acredita que as vendas de aviões executivos voltem a aumentar apenas em 2012.
No entanto, prevê que o comércio dessas aeronaves se normalizará no segundo semestre de 2011, quando as vendas devem chegar ao mesmo patamar de 2008, ano da crise que afetou o setor.
Julgamos que os números voltem a patamares normais no segundo semestre do ano que vem.
Nessa oportunidade as vendas devem ser retomadas com mais força espera Afonso.
Reavaliação As vendas do setor de Aviação executiva, que atingiram no mundo US$ 23 bilhões em 2008, caíram para US$ 17 bilhões em 2009. No início do ano, a Embraer estimava que em 2010 esse número cairia para US$ 14 bilhões.
No entanto, o vice-presidente ressaltou que a empresa está reavaliando sua previsão.
Hoje, a nossa estimativa é um pouco mais otimista.
Imaginamos que esse número será superior a US$ 14 bilhões, chegando até a US$ 16 bilhões.
Ainda assim, representaria um encolhimento do mercado no ano passado diz Afonso.
FONTE: Jornal do Brasil, via Notimp