Força Aérea Russa completa programa de modernização MiG-31BM
A Força Aérea Russa está completando o programa de modificação do seu interceptador MiG-31, para o padrão MiG-31BM.
O MiG-31BM é equipado com aviônicos atualizados e datalinks digitais, um novo radar multimodo, displays multi-função coloridos no cockpit, um novo e mais capaz computador de bordo e a habilidade de transportar novos mísseis ar-ar e a possibilidade de empregar mísseis ar-superfície anti-radiação como o AS-17 Krypton.
O sistema de controle de tiro Zaslon original emprega um radar phased array PESA, com alcance de 110 milhas (203,7km) e capacidade de engajamento simultâneo de 10 alvos. A Força Aérea Russa diz que os melhoramentos dobraram o alcance.
O MiG-31BM também pode usar os novos mísseis ar-ar Novator KS-172 (AAM-L), anti-AWACS, com alcance de 220 milhas (407km). Esta arma foi testada pela primeira vez em 1994.
Diz-se que o MiG-31BM também pode abater mísseis de cruzeiro e futuras aeronaves hipersônicas.
BATE-PAPO ONLINE: converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.
FONTE: Ria Novosti
“…Diz-se que o MiG-31BM também pode abater mísseis de cruzeiro e futuras aeronaves hipersônicas. …”
Será?!
Bem, seja como for ainda é uma belíssima aeronave, única. E para poucos! E se realmente fizer o que promete, justifica a manutenção/upgrade de aeronaves como o F15 ……
Adoro esse avião!
Infelizmente vai ter um destino semelhante ao Su-15, ou seja, nunca ter sido realmente testado em combate.
O Mig-31 nos anos 80 era o senhor dos céus, com uma avionica, armamento e desempenho que ofuscava qualquer coisa.
As respostas não demoram e o equilibrio tende a se manter, apesar das desiqualdades economicas
E o que faz o Mig-31 que os novos Sukhoi não façam?
cara ele e um mostro!
belicimo interceptador!
pena que o tempo deles esta ficando para tras!
um dos queridinhos da Guerra Fria!
De onde o blog tirou esta notícia? De tudo o que eu sei o MiG-31 não tem muito futuro na força aérea russa não. A prioridade lá em primeiro lugar são os Su-27, depois os MiG-29, que a duras penas estão sendo modernizados a um ritmo extremamente lento (de 2002 até hoje, menos de 50 Su-27 foram modernizados). Na minha opinião, se for para os russos gastar seu pouco dinheiro para modernizar alguma areonave, que sejam os Su-27 e Mig-29 ou com aeronaves novas Su-34/35 (como já está sendo feito) e MiG-35 para dar uma ajuda à MiG, caso esta… Read more »
O grandalhão é muito bem armado, mas será que encara um F-14; F-15; F-18 SH, Rafale, ou, NG da SAAB ??? Alguém saberia dizer se estão na mesma altura…!!!????
O ideal é saber dele em relação os três últimos, pois são finalitas do Fx-222222222……
Além do mais, será verdade que ele é caçador de AWACS ???….pois desde 1994 não vimos nenhum AWACS ser abatido pelos tais mísseis KS-172 AAM-L com alcance de 407 Km.
Sem dúvida em sua época era muito avançado e a capacidade de interceptar mísseis de cruzeiro já estava na primeira versão, mas hoje em dia reflete muito no radar, requer extrema manutenção e os russos sempre prometem que vão ter um míssil de longo alcance que é superior ao AMRAAM, mas que nunca fica pronto. Além de que o “super radar” não ajuda muito contra os F-22 e F-35, mesmo um EF já reduziria a vantagem com sua menor assinatura. Não existe nehum equilíbrio entre a força aérea russa e a USAF, oitenta por cento dos aviões russos estão com… Read more »
Cláudio Com os R-77 e R-33 ele não tem grande vantagem sobre os EF e SH, na verdade o ECM russo poderia ter até mais trabalho para proteger o Mig que é um alvo grande e reflete muito. Grande parte da vantagem do radar gigante do mig seria conpensada pela menor assinatura e pelo sistema de defesa eletrônico dos caças mais modernos. Eu confiaria muito mais (3 vezes mais) nos AMRAAM e Meteor ocidentais do que em qualquer desses mísseis russos. Acho que os ECMs e ECCMs ocidentais também são melhores. É claro que o desenpenho superior do 31 pode… Read more »
Raul disse:
14 de agosto de 2010 às 15:58
De onde o blog tirou esta notícia?
FONTE: Ria Novosti
Linda aeronave, parece ser muito potente.
Maior problema que vejo no MIG-31 é seu rcs, que mesmo tratado deve beirar, os 3~5m2. Como sua missão seria basicamente eliminar os AWACs, e este possuem escoltas … seria meio complicado, mesmo com misseis de 400km de alcance.
[]’s
ele é um interceptador puro, muito veloz e beberrão, não foi projetado para combate aproximado.
A modernização do cockpit do Mig-31 da versão BM não é nenhuma brastemp….. apenas melhora a visão situacional e diminui um pouco a carga de trabalho do piloto.
Vejam a foto do novo cockpit no link abaixo:
http://www.militarypictures.info/airplanes/mig-31bn.jpg.html
Mas o bixo é imponente e um dos grandes, ainda sobreviventes, do tipo interceptador de longo alcance. Sua entrada em serviço freiou os vôos de espionagem sem ameaças feitos pelos SR-71 “Blackbird” americanos.
Sua função, agora, será possivelmente a de escolta para os bombardeiros estratégicos russos, como os Tu-160.
Sds.
esse é o cara!
O este belíssimo caça é um interceptador por isso não podemos fazer uma comparação direta com os finalistas do F-X, como o Baschera disse ele foi projetado para abater Blackbirds, sem estes sobrou a tarefa de abater AWACS. Não sabemos tudo sobre esta modificação e os russos são bons em esconder segredos militares como estes, mas certamente a tratamento com material RAM que diminuirão sua RCS, e os novos mísseis podem fazer desde BICHO um formidável assassino de AWACS sim. Pô e vamos parar de dizer que tudo que vem da Rússia é ruim ou de má qualidade, se assim… Read more »
Pedro, o Su-15 teve seu “batismo de fogo”: derrubou um 747 da Korean. Espero que o Mig-31 fique sem o seu batismo, se for seguir o exemplo do seu antecessor…
Eu peço aos amigos para, no minimo, fazerem uma pesquisa antes de escrever qualquer coisa…
Se pesquisarem, verão que um Interceptador não é um avião que foi pensado para fazer dogfight… entao nao cabe NENHUMA comparação com qualquer outro avião citado…
E João Paulo…. realmente não podemos comparar os misseis ocidentais com os misseis russos… até pq os ocidentais não possuem nenhum missil ar-ar de longo alcançe…. ao contrario dos russos…
Lembre-se q o armamento padrão do Mig-31, são misseis de longo alcance. E vc nao citou nenhum missil de longo alcance ocidental…
abs
Alfredo, Tá certo que o alcançe era menor, mas se não me engano o F-14 carregava um míssil de alcançe considerável, agora estou com preguiça de pesquisar o nome.
No mais, verdadeiramente uma aeronave imponente, lembra velocistas de 100 mts rasos…
Ignorei os mísseis de longo alcance por que o R-33 parece ser mais destinado a alvos de grande porte e que eu saiba versões mais modernas eletronicamente não foram colocadas em serviço. O R-37 ou seja como chamarem não está em serviço e nem em fase final de testes, por isso não conta. Quanto ao R-27 ER, o histótico do míssil R-27 fala contra e o alcance não é muito superior aos últimos AIM-120s. Também a maioria dos aviões russos não é capaz de dispará-lo contra um caça à distâncias muito longas porque o radar tem menos potência do que… Read more »
O Phoenix já está fora de uso, por isso não citei. Talvez o Meteor conte como de longo alcance.
Lusitanium disse:
14 de agosto de 2010 às 14:37
O MIG-31 é um interceptador, ele não precisa manobrar como um Flanker, precisa apenas ser veloz e ter um bom radar.
Adoro esse avião, pena que ele é uma árvore de natal nos radares hoje em dia…
Ele sempre terá sua utilidade na força aerea russa por esse motivo: Mig 31 Maximum speed: * High altitude: Mach 2.83 (3,000 km/h, 1,860 mph) * Low altitude: Mach 1.2 (1,500 km/h, 930 mph) O MiG-31, codinome da OTAN “Foxhound”, trata-se de um interceptador biposto (2 lugares) para operação em quaisquer condições climáticas. É ainda hoje o maior avião de caça do mundo, com suas últimas versões pesando aproximadamente 50.000 kg com armamento completo e tanques cheios, que podem levar até 16.500 kg de combustível. Este avião não foi construído visando a manobrabilidade, necessária para combates a curta distância, mas… Read more »
Um dos meus preferidos da Guerra Fria.
Se ele conseguir abater um AWACS já é um perda enorme para qualquer adversário.
A capacidade de combater em rede, altíssima velocidade somados ao armamento de longo alcance pode permitir estratégias inetressantes de defesa aérea.
Meu ar….Meu sonho é você…..Mesmo quando fecho os olhos posso te ver…No céu da minha vida…Você sempre será a estrela…….
http://www.youtube.com/watch?v=mLNKaf-Dcuo
Obrigado….
http://www.youtube.com/watch?v=rCBK7Nd5-fg
“Lusitanium disse:
14 de agosto de 2010 às 14:37
E o que faz o Mig-31 que os novos Sukhoi não façam?”
Funciona com o pós combustor ligado por meia hora e graças a isso pode manter uma velocidade de mach2.3 por esse tempo. Nenhum outro avião, com supercruise ou não consegue cobrir tamanha distância no memso tempo.
A pouco tempo tinha uma promoção num site em que o premio era um vôo nesta fera, com a promessa de chegar quase ao nivel de orbita (ou coisa parecida).
não sei quem foi o felizardo (se realmente houve).
Em geral os mísseis ar-ar para combate BVR podem ser classificados à grosso modo da seguinte maneira. MRAAM entre 40 e 100 km e LRAAM acima de 100 km. O único LRAAM do ocidente foi por muito tempo o Phoenix. Aliás, do mundo. Hoje o Amraam C-7 é considerado LRAAM por ter um alcance nominal maior que 100 km. Inclusive de menor alcance, mas foi pensado pra substituir o Phoenix na USN. Idem do Meteor. A Rússia possui também uma versões de longo alcance dos mísseis R-27, R-33, R-77 com mais de 100 km, além do KS172 que só é… Read more »
Adoro essa aeronave. Sempre lembrando que Mikhoyan-Gurevich nunca fez aeronaves de acrobacia…
Em seus bons tempos era o senhor dos céus. Grande, rápido e poderoso, botava paúra na OTAN. E cada hora voada custava o sangue, o suor, e as lágrimas de um ano de trabalho de uma família soviética…
Mas honestamente não vejo serventia para ela no campo de batalha aérea atual. São alvos fáceis para qualquer caça moderno.
Deveriam ser desarmadas e vendidas para que civis pudessem fazer vôos sub-orbitais.
Sds.
Para os que acham inevitável um combate WVR, como fica o MiG-31 quando o inimigo usa ECM para desviar de seus mísseis?
Numa pesquisa rápida achei dados diferentes do que postei.
MRAAM até 70 km. LRAAM acima de 70 km.
O conceito de “interceptador puro” só tem validade num contexto em que seu inimigo usará bombardeiros grandes e pesados e aviões de reconhecimento estratégico de grande altitude/velocidade. Assim como o Vader também acho esse conceito ultrapassado, já que a principal ameaça não é mais o antigo bombardeiro subsônico com RCS de corveta ou os antigos aviões de reconhecimento. Contra caças de quarta geração pra frente a sobrevivência do MiG-31 ficaria comprometida por ter um RCS muito grande e por não poder atirar de tão longe contra alvos de RCS menor. Acaba que a potência do seu radar e o alcance… Read more »
O MIG-31 é um gigante de quase 23m de comprimento.É uma versão modificada e melhorada do MIG-25 “Foxbat”. O MiG-25 foi concebido para ser um interceptador, que tivesse capacidade para proteger os céus soviéticos dos bombardeiros estratégicos supersónicos que foram anunciados nos EUA nos anos 60, como o Valkirye. Além disso, o avião espião SR-71 «Blackbird», capaz de atingir velocidades superiores a 4.000km/h, os quais eram considerados uma grande ameaça para a ex-União Soviética. O MiG-25, foi uma resposta ao desenvolvimento destas aeronaves. Os projetos norte-americanos foram cancelados, mas os soviéticos não sabiam disso, e prosseguiram o desenvolvimento do seu… Read more »
Agora, se for verdade que terá condições de combater aeronaves hipersônicas, aí claro que voltaria a ter validade, mas tais aeronaves só deverão estar voando para além de 2025.
Já usar um interceptador de alta velocidade/altitude contra mísseis cruise não acho viável não.
Opinião pessoal e de leigo, devo confessar.
A ideia original não era moderniza-los para abaterem satelites utilizando um missel proprio para isso????? lembro que a época os EUA chiaram bastante com esse plano.
cerberosph disse:
14 de agosto de 2010 às 22:17
Foi criada uma versão do MIG31 pra isso a “D”, mas apenas 2 protótipos foram construídos, e com a queda da URSS o projeto foi cancelado. Hj estes protótipos são utilizados para colocarem pequenos satélites em órbitas baixas.
Não sei…mas o que eu sei é que a unica vitória aérea do Iraque na tempestade no deserto foi um Mig-25 (Foxbat-B, radar com válvulas, ísso mesmo, antes dos transitors) abatendo um F/A-18B. Detalhe à longuíssima distância. A incrível capacidade de funcionar como mini-AWACS torna esse vetor muito perigoso. Olhem o tamanho da Rússia, mais de 22 mil Km².
Abraço a todos!
Pensando aqui , como um leigo, em dar utilidade a essa belíssima aeronave num cenário de guerra atual postarei uma idéia a ser esclarecida. Imagine um ataque aéreo a um grande pais, as forças inimigas vindo com seus aviões f22 e f35, começa o combate aéreo e esses aviões são combatidos com os PAK FA, SU35, Rafales ou equivalentes. Se esse pais tivesse uns MIG 31em hangares subterrâneos no centro do pais poderia esses MIG alçarem vôo a grande velocidade e, mesmo sendo detectados pelos radares, passarem por “cima” dos f22 e f 35, graças a grande altitude e velocidades… Read more »
MN-QS disse:
14 de agosto de 2010 às 22:52
Esse F-18B estava desarmado e voltando para casa, muitos MIG-25 foram abatidos…
essa ideia de abater satelites era real na época da guerra fria começou com os eua usando caças f-15 em testes mas moscou tinha uma arma similar si naõ tó enganado era o mig-31 ou su-27 ocorreu varios testes mas ouve um acordo entre americanos e russos sobre essa arma os testes param continuaram os testes em terra com misseis para abater satelites mas ja si fala no uso do mig-31 dinovo agora voltando um pouco no tempo o mig -31 naõ tenho muita certeza o mig usa um radar de varredura eletronica aesa e naõ pesa mas vou pesquisar… Read more »
Bosco, o AIM-54 não era só para alvo grandes e lentos. Muito pelo contrário, ele foi usado em combate contra caças Mig-21, Mig-23, Mig-25 e Mirage F1 iraquianos. Alguns desses caças fizeram manobras evasivas antes de serem atingidos pelos AIM-54 disparados pela força aérea iraniana. Sugiro os livros escritos pelo Tom Cooper que acaba com esse mito do AIM-54 ser usado só contra alvos grandes e lentos.
Gabriel,
Sem dúvida que era capaz. Ele possivelmente podia atingir até um AS-4, quem dirá um caça.
O que quis dizer é que no limite do seu alcance, 100 NM, somente alvos grandes eram possíveis de serem interceptados pelo F-14 usando o Phoenix. Na década de 70 e 80 era quase impossível um caça ser detectado além de 70/80 km por um radar de caça, mesmo pelo APG-71 do F-14.
O grande alcance do Phoenix era contra “bombardeiros” como por exemplo o Backfire, etc, que podia ser detectado a 300 km.
Tá certo Bosco, confundi mesmo capacidade x alcance. Sorry.
Sem sombra de duvida, esse caça põem respeito até em esquadrão de F-22. Só que gostaria de saber quantas unidades do Mig-31BM foram modernizadas.
Estava pesquisando sobre o motor do MIG-31 e encontrei o site da fábrica:
http://www.avid.ru/eng/products/military/D-30F6/
Incrível, esse motor deve ficar atraz somente do motor do F35 e F22 em potência, mas bebe muito combustível…
Uma coisa que achei interessante é que a Russia tem vários fabricantes de motores aeronauticos, Klimov(mig-29), NPO Saturn(Flanker), Aviadvigatel(mig-31), Ivchenko-progress(Antonov 225), Моторостроитель(Tu-160) etc… Que invenja..rsrs
….essa ideia de abater satelites era real na época da guerra fria começou com os eua usando caças f-15…..
Só que o MIG 31 leva ampla vantagem já que ele só precissaria usar os canhões hahahahhhahahhahaha
Para quem acha que os Russos estão “desaparelhados” em relação à USAF… remodelando Mig 31, O PAK FA T50 já está aí. fora os SU35. e um imenso poder nuclear capaz de acabar com o planeta.
Quem realmente anda sem calça é o Brasil que mal consegue combater entrada de contrabando e drogas… que dirá pensar em se defender contra qualquer pais da america do Sul… Somos um gigante sem dentes… Voando com sucatas, e arrotando modernidade… Enquanto isso nosso nobres dirigentes ainda mantém o discurso arcaico de porta de faculdade da decada de 60…
cerberosph disse:
14 de agosto de 2010 às 23:00
“e graças a essa altitude atacar com eficácia os aviões AWACS, os aviões de reabastecimento etc”
Tem razão, poderia acontecer. Mas seria uma missão kamikaze (sem volta).