Força Aérea Russa completa programa de modernização MiG-31BM

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A Força Aérea Russa está completando o programa de modificação do seu interceptador MiG-31, para o padrão MiG-31BM.

O MiG-31BM é equipado com aviônicos atualizados e datalinks digitais, um novo radar multimodo, displays multi-função coloridos no cockpit, um novo e mais capaz computador de bordo e a habilidade de transportar novos mísseis ar-ar e a possibilidade de empregar mísseis ar-superfície anti-radiação como o AS-17 Krypton.

O sistema de controle de tiro Zaslon original emprega um radar phased array PESA, com alcance de 110 milhas (203,7km) e capacidade de engajamento simultâneo de 10 alvos. A Força Aérea Russa diz que os melhoramentos dobraram o alcance.

O MiG-31BM também pode usar os novos mísseis ar-ar Novator KS-172 (AAM-L), anti-AWACS, com alcance de 220 milhas (407km). Esta arma foi testada pela primeira vez em 1994.

Diz-se que o MiG-31BM também pode abater mísseis de cruzeiro e futuras aeronaves hipersônicas.

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FONTE: Ria Novosti

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Antonio M

“…Diz-se que o MiG-31BM também pode abater mísseis de cruzeiro e futuras aeronaves hipersônicas. …”

Será?!

Bem, seja como for ainda é uma belíssima aeronave, única. E para poucos! E se realmente fizer o que promete, justifica a manutenção/upgrade de aeronaves como o F15 ……

Pedro

Adoro esse avião!

Infelizmente vai ter um destino semelhante ao Su-15, ou seja, nunca ter sido realmente testado em combate.

O Mig-31 nos anos 80 era o senhor dos céus, com uma avionica, armamento e desempenho que ofuscava qualquer coisa.

ditongo

As respostas não demoram e o equilibrio tende a se manter, apesar das desiqualdades economicas

Lusitanium

E o que faz o Mig-31 que os novos Sukhoi não façam?

david

cara ele e um mostro!
belicimo interceptador!
pena que o tempo deles esta ficando para tras!

Galileu

um dos queridinhos da Guerra Fria!

Raul

De onde o blog tirou esta notícia? De tudo o que eu sei o MiG-31 não tem muito futuro na força aérea russa não. A prioridade lá em primeiro lugar são os Su-27, depois os MiG-29, que a duras penas estão sendo modernizados a um ritmo extremamente lento (de 2002 até hoje, menos de 50 Su-27 foram modernizados). Na minha opinião, se for para os russos gastar seu pouco dinheiro para modernizar alguma areonave, que sejam os Su-27 e Mig-29 ou com aeronaves novas Su-34/35 (como já está sendo feito) e MiG-35 para dar uma ajuda à MiG, caso esta… Read more »

Cláudio

O grandalhão é muito bem armado, mas será que encara um F-14; F-15; F-18 SH, Rafale, ou, NG da SAAB ??? Alguém saberia dizer se estão na mesma altura…!!!????

O ideal é saber dele em relação os três últimos, pois são finalitas do Fx-222222222……

Além do mais, será verdade que ele é caçador de AWACS ???….pois desde 1994 não vimos nenhum AWACS ser abatido pelos tais mísseis KS-172 AAM-L com alcance de 407 Km.

João Paulo Caruso

Sem dúvida em sua época era muito avançado e a capacidade de interceptar mísseis de cruzeiro já estava na primeira versão, mas hoje em dia reflete muito no radar, requer extrema manutenção e os russos sempre prometem que vão ter um míssil de longo alcance que é superior ao AMRAAM, mas que nunca fica pronto. Além de que o “super radar” não ajuda muito contra os F-22 e F-35, mesmo um EF já reduziria a vantagem com sua menor assinatura. Não existe nehum equilíbrio entre a força aérea russa e a USAF, oitenta por cento dos aviões russos estão com… Read more »

João Paulo Caruso

Cláudio Com os R-77 e R-33 ele não tem grande vantagem sobre os EF e SH, na verdade o ECM russo poderia ter até mais trabalho para proteger o Mig que é um alvo grande e reflete muito. Grande parte da vantagem do radar gigante do mig seria conpensada pela menor assinatura e pelo sistema de defesa eletrônico dos caças mais modernos. Eu confiaria muito mais (3 vezes mais) nos AMRAAM e Meteor ocidentais do que em qualquer desses mísseis russos. Acho que os ECMs e ECCMs ocidentais também são melhores. É claro que o desenpenho superior do 31 pode… Read more »

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Raul disse:
14 de agosto de 2010 às 15:58

De onde o blog tirou esta notícia?

FONTE: Ria Novosti

Klevston kstonboner

Linda aeronave, parece ser muito potente.

Nick

Maior problema que vejo no MIG-31 é seu rcs, que mesmo tratado deve beirar, os 3~5m2. Como sua missão seria basicamente eliminar os AWACs, e este possuem escoltas … seria meio complicado, mesmo com misseis de 400km de alcance.

[]’s

luiz otavio

ele é um interceptador puro, muito veloz e beberrão, não foi projetado para combate aproximado.

Baschera

A modernização do cockpit do Mig-31 da versão BM não é nenhuma brastemp….. apenas melhora a visão situacional e diminui um pouco a carga de trabalho do piloto.

Vejam a foto do novo cockpit no link abaixo:

http://www.militarypictures.info/airplanes/mig-31bn.jpg.html

Mas o bixo é imponente e um dos grandes, ainda sobreviventes, do tipo interceptador de longo alcance. Sua entrada em serviço freiou os vôos de espionagem sem ameaças feitos pelos SR-71 “Blackbird” americanos.

Sua função, agora, será possivelmente a de escolta para os bombardeiros estratégicos russos, como os Tu-160.

Sds.

robert

esse é o cara!

Fabio Silva

O este belíssimo caça é um interceptador por isso não podemos fazer uma comparação direta com os finalistas do F-X, como o Baschera disse ele foi projetado para abater Blackbirds, sem estes sobrou a tarefa de abater AWACS. Não sabemos tudo sobre esta modificação e os russos são bons em esconder segredos militares como estes, mas certamente a tratamento com material RAM que diminuirão sua RCS, e os novos mísseis podem fazer desde BICHO um formidável assassino de AWACS sim. Pô e vamos parar de dizer que tudo que vem da Rússia é ruim ou de má qualidade, se assim… Read more »

Marcelo

Pedro, o Su-15 teve seu “batismo de fogo”: derrubou um 747 da Korean. Espero que o Mig-31 fique sem o seu batismo, se for seguir o exemplo do seu antecessor…

Alfredo.Araujo

Eu peço aos amigos para, no minimo, fazerem uma pesquisa antes de escrever qualquer coisa…
Se pesquisarem, verão que um Interceptador não é um avião que foi pensado para fazer dogfight… entao nao cabe NENHUMA comparação com qualquer outro avião citado…

E João Paulo…. realmente não podemos comparar os misseis ocidentais com os misseis russos… até pq os ocidentais não possuem nenhum missil ar-ar de longo alcançe…. ao contrario dos russos…
Lembre-se q o armamento padrão do Mig-31, são misseis de longo alcance. E vc nao citou nenhum missil de longo alcance ocidental…

abs

Alexandre

Alfredo, Tá certo que o alcançe era menor, mas se não me engano o F-14 carregava um míssil de alcançe considerável, agora estou com preguiça de pesquisar o nome.
No mais, verdadeiramente uma aeronave imponente, lembra velocistas de 100 mts rasos…

João Paulo Caruso

Ignorei os mísseis de longo alcance por que o R-33 parece ser mais destinado a alvos de grande porte e que eu saiba versões mais modernas eletronicamente não foram colocadas em serviço. O R-37 ou seja como chamarem não está em serviço e nem em fase final de testes, por isso não conta. Quanto ao R-27 ER, o histótico do míssil R-27 fala contra e o alcance não é muito superior aos últimos AIM-120s. Também a maioria dos aviões russos não é capaz de dispará-lo contra um caça à distâncias muito longas porque o radar tem menos potência do que… Read more »

João Paulo Caruso

O Phoenix já está fora de uso, por isso não citei. Talvez o Meteor conte como de longo alcance.

Heyarth

Lusitanium disse:
14 de agosto de 2010 às 14:37

O MIG-31 é um interceptador, ele não precisa manobrar como um Flanker, precisa apenas ser veloz e ter um bom radar.

Adoro esse avião, pena que ele é uma árvore de natal nos radares hoje em dia…

BARCA

Ele sempre terá sua utilidade na força aerea russa por esse motivo: Mig 31 Maximum speed: * High altitude: Mach 2.83 (3,000 km/h, 1,860 mph) * Low altitude: Mach 1.2 (1,500 km/h, 930 mph) O MiG-31, codinome da OTAN “Foxhound”, trata-se de um interceptador biposto (2 lugares) para operação em quaisquer condições climáticas. É ainda hoje o maior avião de caça do mundo, com suas últimas versões pesando aproximadamente 50.000 kg com armamento completo e tanques cheios, que podem levar até 16.500 kg de combustível. Este avião não foi construído visando a manobrabilidade, necessária para combates a curta distância, mas… Read more »

Groo

Um dos meus preferidos da Guerra Fria.

Se ele conseguir abater um AWACS já é um perda enorme para qualquer adversário.

A capacidade de combater em rede, altíssima velocidade somados ao armamento de longo alcance pode permitir estratégias inetressantes de defesa aérea.

Cor Tau

Meu ar….Meu sonho é você…..Mesmo quando fecho os olhos posso te ver…No céu da minha vida…Você sempre será a estrela……. 🙂

http://www.youtube.com/watch?v=mLNKaf-Dcuo

Cor Tau
Jonas Rafael

“Lusitanium disse:
14 de agosto de 2010 às 14:37
E o que faz o Mig-31 que os novos Sukhoi não façam?”

Funciona com o pós combustor ligado por meia hora e graças a isso pode manter uma velocidade de mach2.3 por esse tempo. Nenhum outro avião, com supercruise ou não consegue cobrir tamanha distância no memso tempo.

Dell72

A pouco tempo tinha uma promoção num site em que o premio era um vôo nesta fera, com a promessa de chegar quase ao nivel de orbita (ou coisa parecida).
não sei quem foi o felizardo (se realmente houve).

Bosco

Em geral os mísseis ar-ar para combate BVR podem ser classificados à grosso modo da seguinte maneira. MRAAM entre 40 e 100 km e LRAAM acima de 100 km. O único LRAAM do ocidente foi por muito tempo o Phoenix. Aliás, do mundo. Hoje o Amraam C-7 é considerado LRAAM por ter um alcance nominal maior que 100 km. Inclusive de menor alcance, mas foi pensado pra substituir o Phoenix na USN. Idem do Meteor. A Rússia possui também uma versões de longo alcance dos mísseis R-27, R-33, R-77 com mais de 100 km, além do KS172 que só é… Read more »

Vader

Adoro essa aeronave. Sempre lembrando que Mikhoyan-Gurevich nunca fez aeronaves de acrobacia… 🙂

Em seus bons tempos era o senhor dos céus. Grande, rápido e poderoso, botava paúra na OTAN. E cada hora voada custava o sangue, o suor, e as lágrimas de um ano de trabalho de uma família soviética… 🙁

Mas honestamente não vejo serventia para ela no campo de batalha aérea atual. São alvos fáceis para qualquer caça moderno.

Deveriam ser desarmadas e vendidas para que civis pudessem fazer vôos sub-orbitais.

Sds.

Bosco

Para os que acham inevitável um combate WVR, como fica o MiG-31 quando o inimigo usa ECM para desviar de seus mísseis?

Bosco

Numa pesquisa rápida achei dados diferentes do que postei.
MRAAM até 70 km. LRAAM acima de 70 km.

Bosco

O conceito de “interceptador puro” só tem validade num contexto em que seu inimigo usará bombardeiros grandes e pesados e aviões de reconhecimento estratégico de grande altitude/velocidade. Assim como o Vader também acho esse conceito ultrapassado, já que a principal ameaça não é mais o antigo bombardeiro subsônico com RCS de corveta ou os antigos aviões de reconhecimento. Contra caças de quarta geração pra frente a sobrevivência do MiG-31 ficaria comprometida por ter um RCS muito grande e por não poder atirar de tão longe contra alvos de RCS menor. Acaba que a potência do seu radar e o alcance… Read more »

Seal

O MIG-31 é um gigante de quase 23m de comprimento.É uma versão modificada e melhorada do MIG-25 “Foxbat”. O MiG-25 foi concebido para ser um interceptador, que tivesse capacidade para proteger os céus soviéticos dos bombardeiros estratégicos supersónicos que foram anunciados nos EUA nos anos 60, como o Valkirye. Além disso, o avião espião SR-71 «Blackbird», capaz de atingir velocidades superiores a 4.000km/h, os quais eram considerados uma grande ameaça para a ex-União Soviética. O MiG-25, foi uma resposta ao desenvolvimento destas aeronaves. Os projetos norte-americanos foram cancelados, mas os soviéticos não sabiam disso, e prosseguiram o desenvolvimento do seu… Read more »

Bosco

Agora, se for verdade que terá condições de combater aeronaves hipersônicas, aí claro que voltaria a ter validade, mas tais aeronaves só deverão estar voando para além de 2025.
Já usar um interceptador de alta velocidade/altitude contra mísseis cruise não acho viável não.
Opinião pessoal e de leigo, devo confessar.

cerberosph

A ideia original não era moderniza-los para abaterem satelites utilizando um missel proprio para isso????? lembro que a época os EUA chiaram bastante com esse plano.

Fabio Silva

cerberosph disse:
14 de agosto de 2010 às 22:17

Foi criada uma versão do MIG31 pra isso a “D”, mas apenas 2 protótipos foram construídos, e com a queda da URSS o projeto foi cancelado. Hj estes protótipos são utilizados para colocarem pequenos satélites em órbitas baixas.

MN-QS

Não sei…mas o que eu sei é que a unica vitória aérea do Iraque na tempestade no deserto foi um Mig-25 (Foxbat-B, radar com válvulas, ísso mesmo, antes dos transitors) abatendo um F/A-18B. Detalhe à longuíssima distância. A incrível capacidade de funcionar como mini-AWACS torna esse vetor muito perigoso. Olhem o tamanho da Rússia, mais de 22 mil Km².

Abraço a todos!

cerberosph

Pensando aqui , como um leigo, em dar utilidade a essa belíssima aeronave num cenário de guerra atual postarei uma idéia a ser esclarecida. Imagine um ataque aéreo a um grande pais, as forças inimigas vindo com seus aviões f22 e f35, começa o combate aéreo e esses aviões são combatidos com os PAK FA, SU35, Rafales ou equivalentes. Se esse pais tivesse uns MIG 31em hangares subterrâneos no centro do pais poderia esses MIG alçarem vôo a grande velocidade e, mesmo sendo detectados pelos radares, passarem por “cima” dos f22 e f 35, graças a grande altitude e velocidades… Read more »

Heyarth

MN-QS disse:
14 de agosto de 2010 às 22:52

Esse F-18B estava desarmado e voltando para casa, muitos MIG-25 foram abatidos…

aquino

essa ideia de abater satelites era real na época da guerra fria começou com os eua usando caças f-15 em testes mas moscou tinha uma arma similar si naõ tó enganado era o mig-31 ou su-27 ocorreu varios testes mas ouve um acordo entre americanos e russos sobre essa arma os testes param continuaram os testes em terra com misseis para abater satelites mas ja si fala no uso do mig-31 dinovo agora voltando um pouco no tempo o mig -31 naõ tenho muita certeza o mig usa um radar de varredura eletronica aesa e naõ pesa mas vou pesquisar… Read more »

Gabriel T.

Bosco, o AIM-54 não era só para alvo grandes e lentos. Muito pelo contrário, ele foi usado em combate contra caças Mig-21, Mig-23, Mig-25 e Mirage F1 iraquianos. Alguns desses caças fizeram manobras evasivas antes de serem atingidos pelos AIM-54 disparados pela força aérea iraniana. Sugiro os livros escritos pelo Tom Cooper que acaba com esse mito do AIM-54 ser usado só contra alvos grandes e lentos.

Bosco

Gabriel,
Sem dúvida que era capaz. Ele possivelmente podia atingir até um AS-4, quem dirá um caça.
O que quis dizer é que no limite do seu alcance, 100 NM, somente alvos grandes eram possíveis de serem interceptados pelo F-14 usando o Phoenix. Na década de 70 e 80 era quase impossível um caça ser detectado além de 70/80 km por um radar de caça, mesmo pelo APG-71 do F-14.
O grande alcance do Phoenix era contra “bombardeiros” como por exemplo o Backfire, etc, que podia ser detectado a 300 km.

Gabriel T.

Tá certo Bosco, confundi mesmo capacidade x alcance. Sorry.

X-nobe

Sem sombra de duvida, esse caça põem respeito até em esquadrão de F-22. Só que gostaria de saber quantas unidades do Mig-31BM foram modernizadas.

Heyarth

Estava pesquisando sobre o motor do MIG-31 e encontrei o site da fábrica:
http://www.avid.ru/eng/products/military/D-30F6/

Incrível, esse motor deve ficar atraz somente do motor do F35 e F22 em potência, mas bebe muito combustível…
Uma coisa que achei interessante é que a Russia tem vários fabricantes de motores aeronauticos, Klimov(mig-29), NPO Saturn(Flanker), Aviadvigatel(mig-31), Ivchenko-progress(Antonov 225), Моторостроитель(Tu-160) etc… Que invenja..rsrs

cerberosph

….essa ideia de abater satelites era real na época da guerra fria começou com os eua usando caças f-15…..

Só que o MIG 31 leva ampla vantagem já que ele só precissaria usar os canhões hahahahhhahahhahaha

Fabio

Para quem acha que os Russos estão “desaparelhados” em relação à USAF… remodelando Mig 31, O PAK FA T50 já está aí. fora os SU35. e um imenso poder nuclear capaz de acabar com o planeta.
Quem realmente anda sem calça é o Brasil que mal consegue combater entrada de contrabando e drogas… que dirá pensar em se defender contra qualquer pais da america do Sul… Somos um gigante sem dentes… Voando com sucatas, e arrotando modernidade… Enquanto isso nosso nobres dirigentes ainda mantém o discurso arcaico de porta de faculdade da decada de 60…

Vader

cerberosph disse:
14 de agosto de 2010 às 23:00

“e graças a essa altitude atacar com eficácia os aviões AWACS, os aviões de reabastecimento etc”

Tem razão, poderia acontecer. Mas seria uma missão kamikaze (sem volta). 😉