Treinador colombiano voará ainda em agosto

20

O primeiro voo do protótipo do novo avião de treinamento básico colombiano Synergy deverá ocorrer ainda no mês de agosto. Em fase final de construção pela CIAC (Corporación de la Indústria Aeronáutica de Colombia), empresa estatal colombiana responsável pela manutenção e reparos das aeronaves da Força Aérea, a aeronave é derivada do Lancair Legacy FG, porém com área alar 15% maior e cockpit totalmente digital.

A CIAC pretende fabricar 24 exemplares do avião na razão de um por mês. No segundo trimestre de 2011, a cadência passará para duas unidades/mês. O Synergy substituirá o Cessna T-41D Mescalero na instrução básica na Força Aérea da Colômbia. É intenção da Colômbia exportar também uma versão desmilitarizada da aeronave.

FONTE: Flightglobal/Lancair

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leamartine Pinheiro de Souza

Para quem defende a supremacia militar norte-americana, veja a notícia mais do que embaraçosa publicada no Globo Online sobre o Afeganistão ?!!

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/08/13/sem-apoio-americano-forcas-do-afeganistao-nao-devem-resistir-ao-taliba-diz-jornal-917390748.asp

Vinicius

Leamartine Pinheiro de Souza disse:
“…”

O que isso tem a ver com a noticia?

Leamartine Pinheiro de Souza

Prezado Sr Vinícius,

Com a notícia, obviamente nada, no entanto, é assunto corrente neste Blog a supremacia que os EUA possuem sobre as demais nações do planeta, o que, pela noticia veiculada, não corresponde de todo à verdade !!!

NOTA DOS EDITORES:
LEAMARTINE, É PERTINENTE O QUESTIONAMENTO DO OUTRO LEITOR.
SE O LINK NÃO TEM NADA A VER COM A NOTÍCIA, NÃO O COLOQUE EM SEU COMENTÁRIO.
NUMA PRÓXIMA VEZ, PROCURE UMA NOTÍCIA ONDE O LINK TENHA A VER COM O TÓPICO E COM A DISCUSSÃO.
AQUI O ASSUNTO É O NOVO TREINADOR COLOMBIANO.

Rodrigo

O todo bem intencionado MD e a toda poderosa ANAC, poderiam investir em um projeto semelhante para substituir os Boeros e um heli nacional para reduzir subsidiado para reduzir o custo da formação básica. O Brasil está com UM DÉFICIT DE PILOTOS QUE ESTÁ CHEGANDO EM SITUAÇÃO CRÍTICA. Se hoje em dia a Petrobrás( sem o Pré-sal) fizesse uso de tudo o que precisa de helicópteros não tem piloto e nem aeronave o suficiente no Brasil. A aviação de asa fixa segue o mesmo problema, as companhias abusam das tripulação, porque não tem gente o suficiente para os rodízios. Mas…… Read more »

Biel

A Colômbia esta ganhando autonomia aos poucos !
Vejam só a FAC contará com um avião de treinamento básico fabricado por seu próprio país , estes projetos pioneiros quando bem sucedidos
podem acabar por incentivar o investimento da indústria privada em vários projetos futuros .

Caipira

Bonito…

Sopa

E no Brasil ? Neiva !

sDs,

Cláudio

Ao ler a chamada achei que a supremacia do Super Tucano estava em risco. Todavia, ao ver a fotografia do Avião fiquei convicto de que o Super Tucano ainda tem vida longa.

Foi um simples degrau galgado pela Industria Colombiana, mas, muito significativo para eles.

Leandro

Falando em treinadores básicos, a quantas anda a nossa frota de T-25 Universal? Se não me engano a AFA faz uso deles para o treinamento básico, certo?
Há previsão de substituição dessa aeronave? Poderiam ser substituidas pelos T-27 que forem sendo substituidos pelos T-29?

Paulo

Como lembrou o Sopa, a Neiva poderia fazer algo semelhante. Resta saber se a Embraer identifica um mercado interno que compense o investimento. Como o Ipanema está compensando.

Mauricio R.

A Neiva não existe mais.

“Ao ler a chamada achei que a supremacia do Super Tucano estava em risco.”

Nesse mercado em questão, a supremacia é do Hawker T-6.

Paulo

Prezado Maurício R.

Indústria Aeronáutica Neiva Ltda.
Av. Alcides Cagliari, 2281
Botucatu – SP
CEP 18600-971
FAX (14) 3811-1936
TEL (14) 3811-2000

Paulo

Caro Maurício R.

Esqueci de citar ainda o telefone 0800 7728426. Por ele você pode ligar de graça e tirar todas suas dúvidas.

Abraços

Mauricio R.

“…se a Embraer identifica um mercado interno que compense o investimento.”

E o que uma eventual necessidade da FAB teria a ver c/ a Embraer???
A FAB compra de quem tem p/ fornecer, aquilo que ela necessita e não pq a Embraer fabrique esse ou aquele tipo de aeronave.

SABRE

Existe um projeto de um treinador básico o Pelegrino( creio que o nome da empresa seja Novac), já esta bem avançado! Basta a FAB tem interrese em comprar um novo treinador basico!Em relação ao bichinho da foto bem bonito , perceberam que as assas aparentemente passasm por baixo da fuselagem, como uma estrutura única?

Paulo

Prezado Maurício R. Claro que a Neiva é uma subsidiária da Embraer, assim como a Audi é da Volkswagen, mas nem porisso a gente diz que a Audi não existe. Em nenhum momento me referi a FAB. Apenas que para a Neiva fabricar um treinador civil, a Embraer precisaria ver se o mercado interno comportaria esta aeronave. E o comentário foi feito aproveitando o gancho dado pelo Rodrigo, que lembrou do déficit de pilotos que já começa a se fazer sentir no Brasil. Quanto a relação entre FAB e Embraer, na área de defesa é bom para o País que… Read more »

Rodrigo

A Neiva só faz o Ipanema hoje em dia e os projetos que ela fabricava aqui eram projetos estrangeiros.

O Brasil há muito já tem capacidade para projetar um treinador primário totalmente nacional, senão faz é porque “teco-teco” não traz manchete.

Nem que fosse com um motor estrangeiro já valeria a pena.

Leandro

Alguem ai conhece a história desse avião aqui?
YT-25B Universal II

http://gustavoadolfo.flogbrasil.terra.com.br/foto16734322.html

Mauricio R.

YT-25B Universal II Perdeu p/ um tar de EMB-312… “…o porquê deste seu sentimento contrário a tudo que diga respeito à Embraer.” Não é função da FAB, ou de qq uma das forças singulares, bancar o capacho dos produtos da Embraer, ou da Avibrás ou da Helibrás. Como eu insisto em escrever, as ffaa adquirem aquilo que mediante avaliação técnico-financeira, lhes atenda alguma necessidade. E não pq é produto de algum fabricante nacional. Então como já aconteceu, se a FAB foi ao mercado, avaliou e selecionou o Learjet 60 p/ mobiliar o GTE, a bancada do PT de SJC não… Read more »

toni

na verdade ele apenas sera um avião montado na colombia ,e acho 2 por mes um numero muito pequeno deveria ser pelo menos ums 10 por mes The Lancair Legacy, a modernized version of the Lancair 320, is a low-wing two place retractable-gear composite monoplane, manufactured by USA company Lancair. It is available as a kit, costing $64,900. There is also a fixed-gear version, the Legacy FG, which cruises at 276 mph at 8,000 ft. In 2009 the Colombian Air Force ordered 25 modified Legacy FGs to be used as basic trainers. The aircraft feature 15% more wing area than… Read more »